banner-shinmegamitensei

Cara, agora é oficial: eu amo este jogo. Putz, a história está muito interessante. Se minha esposa não tivesse feito aquela festa de Phantasy Star para mim eu pensaria em divórcio só para ter mais tempo para jogar.

"As frases deste jogo não expressam as opiniões dos editores dete blog etc etc etc..."
"As frases deste jogo não expressam as opiniões dos editores dete blog etc etc etc..."

Eu ia conversar com Lady Echidna, lembram? Pois bem, sintam o nível da “mocinha” na foto aí do lado… Echidna é uma deusa. Sinistríssima, diga-se de passagem! Ela conta uma história muito louca para o pequeno Kazuya. Separei uns trechos para vocês, mas já vou avisando: se você tem convicções religiosas sensíveis, pode ficar um tanto furioso. A mocinha vai descer o malho em Deus (ou YHVH). Não olhe para mim com essa cara feia, não fui eu quem fez o jogo! Com a palavra, Lady Echidna:

Talvez você não saiba, mas aqueles que adoram YHVH, o Deus da Lei, planejam impor sua vontade sobre o mundo, conquistando-o em sua totalidade. Enquanto vociferam mentiras perversas sobre seu desejo de salvar a humanidade, mantém sua agenda secreta de invocar o Deus da Lei aqui na Terra para que ele a conquiste. A catedral na baía de Tóquio está sendo construída com esse propósito: é lá que eles vão invocar YHVH.

Se YHVH vier à Terra e conquistá-la, a humanidade sofrerá ainda mais, oprimida pela tirania de sua mão de ferro. Ele não se satisfará com nada que não seja a submissão total em mente, alma e corpo, e fará com que todos façam um juramento de lealdade a ele em nome da “fé”. Todos se tornarão robôs sem vontade própria, psicologicamente escravizados por ele. O Reino dos Mil Anos é para aqueles que se submeterem totalmente ao Deus da Lei desta forma, e para mais ninguém… quem se recusar será morto ou enviado para o inferno para ser torturado por toda a eternidade. Essa é a verdadeira natureza do seu plano. O Deus da Lei assumiu o poder em tempos antigos, transformando os deuses que se opunham a ele, eu inclusive, em demônios, lançando-nos ao Abismo e massacrando nossos adoradores.

(…)

Pô, mas eu ia à missa todo domingo, não serve não?

Pô, mas eu ia à missa todo domingo, não serve não?

Os seguidores de Gaia adoram os deuses e deusas antigos, oprimidos pelo Deus da Lei, e com nossa ajuda, estão tentando ocupar a catedral. Eu vim à Terra do Destino para ajudá-los. Para concluir a catedral, os messiânicos estão enviando trabalhadores de Shinagawa. Eles os fazem trabalhar até a morte, dizendo que quem o fizer irá encontrar Deus diretamente após a morte. O cabeça desse plano é um anjo em Shinagawa. A primeira etapa do plano consiste em destruir esse anjo.

Resumindo: em SMT, Deus é um pilantra que transformou os outros deuses em demônios para ficar com a pizza toda só para ele, e quer que sejamos todos seus escravos. Caçarola, e pensar que eu rezava para esse cara quando fiz comunhão… Bom, parece que não foi tão ruim assim escolher o lado do Caos. Aí, como ocorreu quando eu tive que escolher entre Gotou e o embaixador, tenho que levar um lero com a turma da lei para escolher um lado e…

Amanhã, no diário de bordo, uma baita surpresa na sede dos messiânicos! Não percam, vai ser demais!

Diário de bordo: Shin Megami Tensei, 03/08/09
Tags:                     

10 ideias sobre “Diário de bordo: Shin Megami Tensei, 03/08/09

  • 03/08/2009 em 2:43 pm
    Permalink

    Baralho, Deus nesse jogo tem nome de gripe: YHVH.

    Valeria uma pesquisa para sabermos se os caras que criaram esse enredo são ateus ou não.

    Fico imaginando o que seria da história se vc tivesse seguido o caminho da luz…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/08/2009 em 3:01 pm
    Permalink

    Eu não sei como explicar direito YHVH então vai a wikipedia ai mesmo:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetragrama_YHVH
    É basicamente um outro nome pro Deus dos católicos e judeus.Acredito que eles tenham se baseado no antigo testamento pra criar Deus em SMT.
    E se você achou que já tinha blasfêmias demais, espera até jogar o SMT II.O final do I vai deixar você querendo mesmo.
    Vale um replay do I depois já que além do Chaos tem também o caminho Law e Neutral.Cada caminho muda o final, os dialógos, poucos chefes e alguns demônios que podem entrar na sua equipe.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/08/2009 em 3:03 pm
    Permalink

    Pois é, Daniel, eu estou adorando esse negócio de SMT. E pensar que eu nunca tinha jogado nenhum jogo da série, um clássico desses passando em branco na minha carreira gamer… e comecei a jogar meio desconfiado, na dúvida se ia curtir.

    As blasfêmias não me incomodam porque sou ateu mesmo 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/08/2009 em 9:33 pm
    Permalink

    Eu gosto das “blasfêmias”, pois para mim são nada mais do que uma maneira diferente de interpretação, permitindo o surgimento de histórias únicas e inovadoras como a de SMT, que vão muito além de salvar o mundo e matar o senhor do mal ou algo assim, coisa que grande parte dos RPGs adoram. Acabo chamando de blasfêmia para irritar os fanáticos mesmo.
    A série SMT tem MUITOS jogos, a maior parte deles sendo spin-offs e suas
    continuações. Grande parte deles tem histórias bem originais, que não se preocupam em tocar em temas considerados controversos. Ora, um deles conta até com a presença do famoso Hitler e seu exército nazista!
    Posso ajudar você depois se quiser algumas recomendações 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/08/2009 em 9:28 am
    Permalink

    Mas rapaz, que enredo sensacional! Tenho que jogar esse Shin Megami Tensei logo! Mesmo se eu ainda fosse cristão estaria adorando a história.

    E tudo o que Lady Echidna disse nada mais é do que a igreja católica fez com muitos povos e suas religiões, demonizando seus deuses, seus rituais, etc.
    Os japoneses em maioria seguem o Shinto, uma religião politeísta, portanto faz sentido eles terem tal visão da igreja católica devido à história da mesma. Não é blasfêmia, nem mesmo crítica aos cristãos em si, mas ao passado sombrio da igreja, e à forma de pensar de boa parte dos fanáticos, que adoram impor sua vontade dizendo ser a vontade de Deus.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/08/2009 em 12:10 am
    Permalink

    Yep. É isso aí Fernando.

    Só para ficar aqui nos comentários, YHVH é a forma que os judeus encontraram de falar o nome de Deus sem citá-lo de fato. Tanto que na Bíblia judaica (e na cristã por conseqüência), eles substituíram desde aquela época por Adonai (traduzido por “Senhor”). Assim como não se pode ter imagens de Deus para adorar construções humanas e não o Criador, assim tmabém não se podia dar um nome a ele. Tanto que quando Moisés pergunta quem fala pela sarça ardente, Ele responde: “Eu sou o Eu sou”.

    E um detalhe, críticas à igreja que podemos ver como blasfêmias ou heresias (que, na minha opinião, só merecem tal alcunha se desrespeitam a fé de modo categórico e não somente criticam a Igreja – que é saudável que até os cristãos façam), é normal no Japão. Lá tem pouco cristão, mesmo com a forte influência portuguesa (catolicismo) e holandesa (protestantismo) na época das Navegações. Devo dizer até que tem certo preconceito com relação a eles lá; não tanto como na China, mas tem de certo modo. Tanto que fico contente quando algum anime ou jogo traz isso de modo menos pejorativo; acho mais original (ainda que menos verídico com a realidade oriental).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/09/2009 em 11:20 am
    Permalink

    que merda 1 o nome yhvh ou ihvh ou ioha é o tetragrama do nome de DEus que é a expresão do verbo ser e estar na lingua hebraica portanto significa :aquele que é ,que era , e que ha de fir os judeus chamam de o eterno esse é o nome que nos conhcemos como:jeová ou javé o nome que foi traduzido como Senhor ou adonaí que significa meus SEnhores que dá a ideia de onipresensa ou sejá estar em todo lugar ao mesmo ntempo e quanto ao jogo como com pleto o logim se eles dizem:que o meu e-mail esta sendo usado aguardo

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/04/2011 em 9:23 pm
    Permalink

    e quando eu entrei nesse site pela primeira vez, eu vi o diario de bordo com shin megami tensei. e vi ele todinho só de curiosidade, e quando li essa parte com a lady echidna,tipo, CARA,UM JOGO QUE ESCULHAMBA DEUS? PARA TUDO Q VOU BAIXAR AGORA ESSE JOGO!!! o que ela falou nessa parte do jogo foi tão chocante que pedi para os meus amigos darem uma olhada nessa parte,uns ficaram chocados. mas a maioria da galera tá jogando(a versão PERSONA para PS2…tsc,tsc,tsc.) e olha q alguns deles vão a igreja todo domingo…eu sei q é apenas um jogo e não devemos nos infuenciar. mas o que echidna falou me faz pensar,até parece se Deus desceçe finalmente a Terra, ia rolar toda essa sacanagem que tá hoje em dia.tipo,vc pode ser um cristão veneroso. mas se por um segundo pensar na sua vizinha tomando banho enquanto vc espiava pela janela,cê vai pro inferno direto. e ai se vc tentar argumentar…caraca! ISSO SIM É JOGO!!!e sobre blasfêmias,que se dane! um jogo bom danado desse vou deixar de jogar por isso? NEM VEM! tô loco pra zerar esse jogo para ir no SMT 2! say your prayers,Gabriel! hahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.