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Este post é parte da série Dossiê Sonic, na qual o Gagá vai jogar todos os jogos clássicos da série Sonic (e alguns menos conhecidos também) e preparar posts especiais sobre cada um deles. Para acessar o índice com links para outras partes da série, clique aqui.

Muitos fãs de Sonic correm a apontar Sonic 2 como o melhor título da franquia. Lançado apenas um ano depois do arrasa-quarteirão Sonic the Hedgehog, o que esta continuação poderia oferecer para merecer tanta adoração? É o que vamos tentar descobrir neste post.

Com o incrível sucesso do primeiro jogo, a SEGA fez uma propaganda enorme em cima do lançamento de Sonic 2. Lançado em 21 de novembro de 1992 no Japão, ele chegava aos Estados Unidos e à Europa apenas três dias depois, numa terça-feira que o marketing tratou de rotular como “Sonic 2sday”, brincando com a palavra “tuesday” (terça-feira). Se pudermos confiar na Wikipédia, foi não só o jogo mais vendido da série como também o mais vendido do Mega Drive.

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A Emerald Hill Zone já abre o jogo em grande estilo, com um cenário bonito e trilha empolgante

Sabendo que a mecânica do primeiro Sonic era muito boa, a SEGA não tentou reinventar a roda. Em vez disso, aprimorou o que já havia dado certo no primeiro jogo e tornou tudo ainda melhor. Os gráficos ficaram mais coloridos e variados, com movimentação de vários planos e elementos de cenário que ficam à frente do protagonista, dando a impressão de que Sonic se mistura aos cenários, um efeito muito impactante.

A música continua excelente e animadíssima. Os programadores até abusaram um pouco, e alguns instrumentos somem quando outros efeitos sonoros ocorrem simultaneamente, o que não chega a prejudicar a experiência, mas mostra que a equipe quis extrair até a última gota de poder do console.

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Momento pinball na Casino Night Zone. O jogador controla os rebatedores com o joystick

Mas também temos algumas pequenas novidades. A primeira delas é um novo movimento que faz Sonic, parado, virar uma bola, ganhar impulso e sair em disparada. É bastante útil para aqueles momentos meio irritantes do primeiro jogo em que você não tinha impulso suficiente para subir uma rampa. O novo movimento contribui para fazer o jogo parecer ainda mais rápido.

A segunda novidade é a estreia de Miles Tails, a raposinha de duas caudas que segue Sonic o tempo inteiro. Mario já tinha seu parceiro Luigi fazia tempo, mas a Nintendo ainda não tinha bolado um jeito razoável de colocar os dois personagens juntos na mesma tela nos jogos de plataforma que lançava — diga-se de passagem, salvo engano da minha parte, ela só conseguiu com o recente lançamento de New Super Mario Bros. Wii. A SEGA apresentou uma solução bastante elegante: Tails repete todos os movimentos de Sonic, porém com um ligeiro atraso. Como ele geralmente está um pouco atrás do protagonista, isso faz com que, teoricamente, ele salte e realize seus movimentos na hora certa. Sim, teoricamente, porque na prática o bichinho morre umas três vezes por minuto 🙂

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O modo de dois jogadores é ousado, e tem lá suas falhas, mas até que diverte

Tails pode não ser incrivelmente útil, e até atrapalhar às vezes (já passou minha frente e “roubou” uma valiosa bolha de ar na parte submersa da Aquatic Ruin Zone), mas o bichinho é carismático. Vez ou outra ele pode acertar um inimigo que você perdeu, e até acertar umas boas bordoadas nos chefes de fase. Uma coisa muita divertida é que outro jogador pode controlar Tails usando o segundo controle. O foco do jogo continua sendo Sonic (é ele quem controla a movimentação da tela) e Tails às vezes sai da tela, mas dá para se divertir bastante controlando os dois na mesma tela. Diga-se de passagem, o futuro Kirby’s Epic Yarn da Nintendo parece utilizar um truque parecido, o que mostra como a SEGA estava mesmo à frente de seu tempo.

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A “metade seca” da Aquatic Ruin Zone. Descendo um pouco mais a ladeira, Sonic entra com tudo na parte aquática. Note a vegetação na parte da frente da tela, que contribui para a sensação de profundidade

Quem se empolgar em jogar com um amigo pode se interessar pelo modo de competição. Você escolhe a fase, e o jogo divide a tela em duas metades horizontais. Os jogadores competem por vários objetivos simultâneos: maior quantidade de anéis, menor tempo de conclusão da fase, tudo ao mesmo tempo. É verdade que as fases foram simplificadas e apresentam gráficos confusos e falhos, mas botar o Mega Drive para processar as duas telas ao mesmo tempo é esnobar a concorrência, não é não?

A chegada de Tails é muito bem-vinda, mas não é por causa dele que Sonic 2 é tão popular. O grande lance é que o jogo oferece tudo o que o primeiro oferecia, só que com maior complexidade, maior variedade e maior dificuldade, um prato cheio para os chamados “jogadores hardcore”, que já haviam debulhado o primeiro Sonic de trás pra frente e de frente pra trás, e que agora buscavam desafios (e recompensas) maiores.

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Se Sonic for agarrado por este badnik, você pode usar Tails para libertá-lo

O design das fases é o principal responsável por isso tudo. Para começar, o número de atos por estágio foi diminuído para dois, o que é ótimo, já que era meio maçante passar por três atos usando o mesmo cenário no outro jogo. Mas o número de áreas aumentou de sete para doze, e cada uma exige um estilo diferente de jogabilidade: na Casino Night Zone, Sonic praticamente vira uma bola de pinball, e você controla os rebatedores; a Chemical Plant Zone é quase uma grande pista de corrida, cheia de loopings; na Mystic Cave Zone você precisa ser cauteloso com espinhos e pilares móveis que podem esmagar Sonic, puxando cordas que abrem novos caminhos. Cada fase traz não só uma mudança de cenário, mas também uma mudança de estilo de jogo.

Vários estágios aproveitam ideias do jogo anterior. A Emerald Hill Zone, por exemplo, é quase uma recriação da Green Hill Zone. A Casino Night Zone lembra bastante a Spring Yard Zone, com seus fossos em “U” e cenário noturno e iluminado. Um dos caminhos da Aquatic Ruin Zone passa por baixo d’água, e estão de volta as infames bolhas de ar da Labyrinth Zone.

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Super Saya-jin Sonic decolando na Mystic Cave Zone

Todas as fases oferecem caminhos alternativos. Geralmente é mais difícil alcançar o caminho mais alto, mas ele costuma ser o mais recompensador. Muitos itens só podem ser alcançados por rotas secretas bastante difíceis de se encontrar. Sonic 2 ainda zomba do jogador, e por vezes, enquanto nosso herói rola por algum tubo ou é lançado por uma sequência de canhões, podemos ver uma área que ainda não conseguimos alcançar, um monitor intocado, uma vida extra… como chegar a essas regiões? Só procurando muito, o que é um prato cheio para quem comprou o jogo e quer que ele renda bastante.

Não foram só as fases que receberam um upgrade: os inimigos (ou “badniks”) aprenderam a se defender, e esse pequeno detalhe altera todo o funcionamento do jogo. É quase certo que quem jogar pela primeira vez vai começar a primeira fase pegando a primeira meia dúzia de anéis, saltando sobre o macaquinho inimigo na árvore… e levando um coco na cabeça! Logo de cara você percebe que agora as coisas não vão ser tão fáceis. Vagalumes ficam invencíveis quando brilham; gafanhotos disparam suas garras quando você salta sobre eles (é quase impossível evitá-las); um dos inimigos tem até um escudo, que maneja com destreza para bloquear ataques por todos os ângulos. Não dá mais para sair correndo e pulando em cima do que vier pela frente como no jogo anterior: você precisa aprender o modus operandi de seus inimigos e se aproximar deles com cuidado, e muitas vezes é melhor evitá-los. Obviamente ainda temos os bons e velhos segmentos de alta velocidade, mas os intervalos entre eles ficaram bem mais perigosos.

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À esquerda, o primeiro inimigo do jogo se prepara para acertar um coco bem na cabeça do nosso herói. À direita, um badnik com escudo e armadura!

Enquanto as fases de bônus de Sonic the Hedgehog tiravam onda com o Super NES, exibindo seu efeito de rotação de cenário, aqui temos fases em corredores totalmente tridimensionais, renderizados em estações gráficas e transportados para o Mega Drive. A câmera fica atrás de Sonic e Tails, e os dois precisam correr para reunir a quantidade de anéis exigida a cada checkpoint para conseguir uma das sete esmeraldas. E olha, não é nada fácil… a velocidade é alta, há obstáculos que o farão perder anéis e não dá tempo de reagir sem memorizar o percurso. Geralmente, ao entrar em um novo estágio de bônus, a primeira reação é achar que é impossível. Depois você repete, repete, repete e acaba decorando onde estão as curvas, os anéis e os inimigos. Leva tempo, mas é muito divertido. E não tem moleza não: saiu da fase de bônus, perdeu todos os aneis coletados antes de entrar nela. Você meio que troca suas chances de conquistar vidas e continues com a pontuação no final da fase pela oportunidade de garantir uma nova esmeralda.

Para completar, as esmeraldas não servem mais apenas para mudar uma tela no final do jogo. Recolher todas as sete  habilita a transformação de nosso herói em “Super Sonic”: coletando cinquenta anéis e saltando, o ouriço fica todo amarelo e ainda mais enfezado, disparando em altíssima velocidade pelos estágios, com imunidade aos ataques inimigos. Poder decolar pelas fases, só curtindo e descobrindo novas áreas graças às novas velocidades alcançadas, é como uma recompensa para o jogador que investiu dias, provavelmente semanas, na repetição dos mesmos estágios para conquistar as sete esmeraldas.

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Mais uma vez, as fases de bônus mostram do que o Mega Drive é capaz

Este jogo é um exemplo de uma feliz união de talentos. Os programadores, os designers dos personagens, o compositor da trilha sonora, a turma da criação dos estágios, toda a equipe é brilhante e faz um trabalho fabuloso. Sonic 2 é uma grande vitória da SEGA, uma lembrança dos saudosos tempos em que a empresa contava com um time incrivelmente talentoso sob sua tutela e ditava os rumos dos corações de jogadores do mundo inteiro. Bons tempos.

Dossiê Sonic: Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)
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44 ideias sobre “Dossiê Sonic: Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)

  • 04/10/2010 em 9:14 am
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    esse foi o primeiro jogo que joguei no mega drive… foi paixão a primeira vista… aquele modo de 2 jogadores realmente divertia e as musicas… nossa, as musicas… chemical plant tá no hall das minhas musicas preferidas… e eu cheguei a achar que o mega drive tinha graficos melhores que o snes… viva o sonic 2!

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  • 04/10/2010 em 9:35 am
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    Incrível… sensasional… fantástico!!!! O q? A resenha??? Também! Mas Sonic 2 é digno de todos os elogios possíveis!!!!

    Talvez foi a continuação de um game que mais me deixou na espectativa: eu comprava todas as revistas que tinham pelo menos uma notinha com rumores do jogo, e as relia a exaustão.

    Na época, eu tinha um mega drive emprestado, e o meu minha mãe pediu pra uma amiga dos EUA trazer pra mim. Eu tava contando os dias pra chegar meu video game, dando as ultimas jogadas no meu master, e rodando as locadoras da região: nada de chegar o sonic 2 nelas. No dia que chegou meu console, eu tava metade feliz, metade triste: Finalmente tenha um Sega Genesis soh meu, mas… sonic 2 não existia ainda nas locadoras. Mas… abrindo a caixa do console, uma caixa de um cartucho caiu no meu colo: ERA O SONIC 2!!!!! Vcs acham que o menino do Blastoise ou do Nintendo SIXTYYYY-FOOOURRR eram escandalosos??? Pois se tivessem me gravado gritando e correndo pela casa com o cartucho na mão, eu seria eternizado no You Tube! hehe

    Nem preciso falar que não dormi nessa noite, alias… soh dormi depois de virar o jogo, umas 20hs depois… rs!

    Mais que o melhor jogo de todos os tempo pra mim, Sonic 2 marcou uma fase na minha vida, muito especial, a melhor das nostalgias.

    Obrigado Sega! ^^

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  • 04/10/2010 em 11:36 am
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    Kra, fico feliz do meu amigo ter me dado o mega drive 3 dele, com o sonic 2 \o/
    agente jogou MUITO!
    na época do colegial, emprestei meu snes e ele me emprestou o mega com o sonic…. minha irmã ficava me ajudando anotando a sequencia dos anéis das 7 fases de bonus e peguei a manha que se desse reset no md e não desligasse e ligasse, as esmeraldas que você tinha continuava!!! então eu pegava o super sonic logo na emerald hill zona 1, que tinha 4 telas de salvar a progressão =D

    lembro tb que nessa época que viciei, ninguém ganhava de mim no versus, até pq eu decorei todas as coisas boas das fases então se ganhavam de mim por tempo, eu ganhava no todo o resto! hahahahaha

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  • 04/10/2010 em 12:06 pm
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    Taí um jogo do Mega praticamente “perfeito”. Nessa análise do Gagá ele mostrou aquilo que muitas revistas de games da época (Supergame, Ação Games, Videogame, etc…) mostravam: a SEGA superou ela mesma! Nunca antes um jogo havia evoluído de tanta forma como esta “passagem” do Sonic pro Sonic 2. Tudo no jogo era uma “evolução” do primeiro: aparição do movimento “spindash”, transformação do Sonic no “Goku” ao pegar as sete esmeraldas, aparição de um “aliado” pro solitário Sonic, etc. E sem contar as músicas, praticamente todas tem o seu “brilho” (eu curto mais as da fases: Chemical Plant, Metropolis, Sky Chase, Wing Fortess, e a ultima antes do Robo Sonic: Death Egg… som muito loco!!!).
    Gagá, merece um parabéns enorme. Esse review foi um dos melhores já feitos aqui! No aguardo do resto dos jogos do ouriço azul mais legal q já aparaceu (vc me fez lembrar da minha época de SEGUISTA, KKKK).

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  • 04/10/2010 em 12:52 pm
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    Também o considero o meu Sonic favorito!

    O que sempre achei mais genial era o Tails! Quem dividia o videogame com um irmão sabe como é dificil conseguir joga-lo sozinho – principalmente se seus horarios eram parecidos e se tinha que alugar o jogo na locadora.

    A Tails (tenho problema de chama-la de “o”) resolvia esse problema! Cada um pegava uma fase com o Sonic e o outro seguia de Tails!

    O mais legal eram as brigas! Qdo ocorriam, quem tava com o Sonic fazia de tudo para deixar a Tails fora da tela… e haja corrida! Quem tava com a Tails fazia de tudo para atrapalhar – quebrar pontes, pegar bolhas de ar, perder os rings na fase de bônus…

    Gagá, não sei se vc teve a oportunidade de fazer isso, mas se não, faça: jogue tretado com alguém!

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  • 04/10/2010 em 1:06 pm
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    Sonic 2 çe bom, não vou negar. Entretanto, considero os gráficos do S1 melhores e mais surpreendentes, principalmente no quesito parallax. O cenário é composto de peças menos duras.
    Continuo considerando o combo S3&K imbatível, embora na questão de impacto visual seja difícil superar o primeiro jogo da série.
    De S2 quarto a lembrança de ficar competindo quem conseguia ficar mais tempo caindo no buraco sem fundo em Metropolis, hehehehe

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  • 04/10/2010 em 2:09 pm
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    Olá Orakio , a quanto tempo hein ?

    Sonic 2 é o meu jogo favorito de toda a série , mas faltou só uma “coisinha” pra deixar o seu dossiê nota 1000 : Mostrar fases deletadas do projeto original (Hidden Palace , Dust Hill , Wood , Genocide , etc …) devido ao pouco tempo estipulado para o lançamento do jogo , tenho certeza que se tivesse sido incluídas , seria o maior épico de todos tempos (bem , um pouquinho de exagero é bom de vez enquanto hehehhe).

    Veja aqui algumas fases deletadas:

    http://info.sonicretro.org/Dust_Hill_Zone

    http://info.sonicretro.org/Genocide_City_Zone

    http://info.sonicretro.org/Hidden_Palace_Zone

    http://info.sonicretro.org/Wood_Zone

    Então valeu …

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  • 04/10/2010 em 2:33 pm
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    Usou filtro de scanlines nas imagens Orakio? Ficou bacana, acho que vou adotar esse efeito nas minhas jogatinas.

    E Sonic 2 dispensa comentários, já perdi as contas de quantas vezes terminei com todas as esmeraldas, virar Super Sonic não tem preço que pague!

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  • 04/10/2010 em 3:22 pm
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    @Edwazah
    Eu também fui na decoreba. Numa das últimas, ficava contando: quatro sequências de aneis na esquerda, pula para a direita, nove sequências em zigue-zague…

    @Edmundo
    Pois é, esse modo de dois jogadores na mesma tela é meio subestimado por muita gente. É divertido pra caramba!

    @Washington
    Na verdade faltou muita coisa. A minha ideia foi fazer um post mais focado numa análise do jogo, e não nas informações. Tem tanta coisa bacana sobre o desenvolvimento de Sonic 2 que dá para encher uns três posts!

    @Cosmão
    Usei scanlines de 25% no Gens/GS para bater as fotos. Joguei no Wii, e quando fui bater fotos no PC achei o resultado muito diferente, então tentei deixar a imagem com mais cara de TV. Gostou?

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  • 04/10/2010 em 4:07 pm
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    Cara, esse Sonic 2 me rendeu muitas horas. Foi o game que veio no Mega Drive 3 do meu primo, ele ganhou o console antes de mim então eu tava lá na casa dele direto. Acho que foi o primeiro game de Mega Drive que pude por as mãos. Era tudo fantástico ! Nossa, muita cor, muitos planos de fundo, música pra caramba, muitos detalhes, era tudo harmonioso. Pouco mais de seis meses depois conheci o verdadeiro clássico quando ganhei o meu MD3.. Sonic 1…

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  • 04/10/2010 em 8:49 pm
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    Antes de mais nada também ADOREI os scanlines nas capturas. Não precisa nem dizer o por quê – acho que você acaba de definir um padrão para reviews da blogosfera 🙂

    O Sonic perfeito, que começa em muito grande estilo como você comentou. Lembro da primeira vez de tê-lo jogado, estava apreensivo porque era apaixonado, tocava de cabo-a-rabo e etc. a música da primeira fase de Sonic 1; quando tocou emerald hill eu tive um troço: “eles conseguiram… de novo?”

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  • 04/10/2010 em 9:37 pm
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    @Tadeu “Segaga”

    Já discordo em parte. As fases bonus do Sonic 3 são mais técnicas e complexas. Conseguir um perfect em algumas exige bastante inteligencia, mas, apenas o suficiente pra consiguir uma esmeralda já é um tanto mais facil.

    Já no sonic 2 não, por mais que vc decore o percurso, ele exige mais destreza que técnica. Por exemplo: no ultimo percurso (fase cinza), por mais que vc decore nas subidas os “circulos” de bombas, vira e mexe tu pode ser acertado pelos mesmos pelo fato de eles serem super velozes. Já nos special stages do sonic 3 seguindo os estágios (que na maior parte das vezes são lineares) não muitos contratempos. É só não se perder.

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  • 05/10/2010 em 8:08 am
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    Apesar de preferir Sonic3 & Knuckles, admito que esse jogo me rendeu muita diversão e é excelente.

    Os jogos originais do Sonic (tanto os do Genesis quanto os do Master) são alguns dos únicos jogos que eu continuo rejogando até hoje. Para mim, os Sonics dessa geração são os jogos com maior fator replay da história.

    Quanto mais rejogo esses jogos, mais fico triste com os rumos que a série tomou. Por mais que tenham vindo alguns títulos para GBA e o SOnic4 esteja a caminho, sei que nunca mais verei um Sonic com essa qualidade e esses mesmos gráficos.

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  • 05/10/2010 em 10:33 am
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    @Tadeu “Segaga”
    As do 3 eu achei fáceis (aliás, post sobre Sonic 3 ainda esta semana aqui no blog), mas as do Sonic & Knucles parecem bem mais difíceis.

    @Eric Fraga
    Que bom que gostaram das scanlines, eu fiquei meio na dúvida se as fotos tinham ficado boas. Acho que vou manter o estilo então.

    @Hideto
    Eu vou comentar sobre isso no post de Sonic 3. Quanto mais a gente joga e conhece as fases, mais divertidos os jogos ficam.

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  • 05/10/2010 em 2:23 pm
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    Engraçado, Sonic 2 é o último na minha lista de preferência. Deve ser porque eu não tinha o cartucho do megadrive e só joguei na compilação do saturn, por isso não tem o fator nostalgia de ter jogado muito durante minha infância.

    Ótimo review! Esperando o de Sonic 3!

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  • 05/10/2010 em 3:18 pm
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    Eu ganhei o Mega-drive e veio o SONIC 2 com ele.
    Primeirão que joguei, zerei umas 20x, quando descobri o super sonic… nossa… alegria total.
    joguei quase todos os SONIC que existem, faltam os do Wii(horriveis..) e o SONIC 2 é disparado o primeirão, depois sonic 3 e depois os combos com o Knucles.
    os da geração 3d perderam muito carisma, muito chato as vezes, mas nao são podres, jogaveis.

    SONIC 3 tem qualidade visual, mas sofre alguns bugs. Normal.

    valeu turma do GAGA.

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  • 05/10/2010 em 5:38 pm
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    Legal saber que o Gagá gostou do Sonic 2. Claro que o resultado não seria outro hehehe

    E é legal também ver que a galera é bem dividida quanto ao seu Sonic preferido: muitos preferem o 3, alguns o 1, outros o 2, pra mim, isso representa o mesmo nível excelente de qualidade que a Sega manteve em seus jogos para Mega Drive. E se a Sega conseguiu essa façanha 4 vezes, não seria impossível outra equipe recuperar esse prestígio.

    Bom, Sonic 2 é a minha versão preferida!

    Abraços!

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  • 06/10/2010 em 7:20 am
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    Elielson :
    Legal saber que o Gagá gostou do Sonic 2. Claro que o resultado não seria outro hehehe
    E é legal também ver que a galera é bem dividida quanto ao seu Sonic preferido: muitos preferem o 3, alguns o 1, outros o 2, pra mim, isso representa o mesmo nível excelente de qualidade que a Sega manteve em seus jogos para Mega Drive. E se a Sega conseguiu essa façanha 4 vezes, não seria impossível outra equipe recuperar esse prestígio.

    Exatamente amigo… discutir qual eh o melhor sonic talvez seja um desperdício de tempo… pois todos são excelentes, e fazem os jogos do Bigodudo no snes parecerem brincadeirinha de jardim da infancia! Mesmo pq, Genesis does what nintendon’t! euheuheu

    Pra mim o sonic mais legal e divertido eh o 2… mas cah entre nós: o melhor enredo e melhor história eh a do Sonic 3 and knuckles. História “armagedonica” com personagens “Hyper”??? soh podia dar coisa boa! hwhw
    Bom, Sonic 2 é a minha versão preferida!
    Abraços!

    Elielson :
    Legal saber que o Gagá gostou do Sonic 2. Claro que o resultado não seria outro hehehe
    E é legal também ver que a galera é bem dividida quanto ao seu Sonic preferido: muitos preferem o 3, alguns o 1, outros o 2, pra mim, isso representa o mesmo nível excelente de qualidade que a Sega manteve em seus jogos para Mega Drive. E se a Sega conseguiu essa façanha 4 vezes, não seria impossível outra equipe recuperar esse prestígio.
    Bom, Sonic 2 é a minha versão preferida!
    Abraços!

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  • 06/10/2010 em 3:05 pm
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    Hummmm… fiquei com uma dúvida agora: qual o modelo de Mega Drive que vinha com Sonic 2? Era vendido como Mega Drive 2 ou Mega Drive 3?

    A única certeza que tenho é que o Sonic 2 vinha com aquele console mais compacto. Outra certeza é que o MD 1 era vendido com Altered Beast… É isso mesmo???

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  • 06/10/2010 em 8:16 pm
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    Sonic 4 já está disponível para Iphone e Ipod Touch (pelo menos o craqueado).

    Pelo que eu li, são 17 levels, 2 levels exclusivos da versão Iphone, e a volta do bonus Stage de Sonic1.

    Assim que eu testar essa versão, eu direi minhas impressões sobre este jogo que é tão aguardado.

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  • Pingback:Gagá Games » Dossiê Sonic do Gagá!

  • 07/10/2010 em 6:53 pm
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    Não tenho palavras pra descrever esse jogo. Foi o primeiro jogo de mega drive que joguei, e é o melhor de todos (ok, ok, sem contar Phantasy star 4…. :p ). Melhor sonic que já joguei em toda minha vida. E acho que vai continuar assim até eu morrer =\

    Os sonic´s novos me passam mto uma impressão “bad boy”…. estranho demais

    Excelente o post hein orákio!

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  • 07/10/2010 em 8:33 pm
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    O Melhor Sonic!!! Jogar competindo no modo versus é o máximo!! Minha irmã é páreo duríssimo nesse jogo. Toda vez que jogamos ela sempre perde por pouco sendo que ganha de mim em muitas fases. Adoro esse jogo!!!

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  • 08/10/2010 em 8:31 am
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    Sonic 2 vinha no mega drive 2 (o compacto com controle de 3 botões) pelo menos o meu que era esse veio com o sonic 2
    Depois que li essa analise joguei novamente, mesmo passando 15 anos que joguei pela primeira vez esse jogo ainda me diverte muito, lembro de todas dificuldades que passava..eahea, na Chemical Plant Zone chegava ao ponto de botar a tv no mudo para não escutar aquela musica maldita que dava quando ficava muito tempo debaixo d´agua..ficava muito nervoso..eahaeha, ou então em tentar matar o dr robotinik na cassino night, hj passo tão facil mas essas fases me proporcionaram tanta alegria e raiva..eaeaha

    Melhor sonic na minha humilde opinião

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  • 09/10/2010 em 12:29 pm
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    Sonic 2 é uma lacuna em minha vida. Não consigo absorver toda essa maravilha que dizem. Já estou ficando repetitivo por isso. Esse bônus é pura ilusão… são desnecessariamente difíceis. E acho que a magia do primeiro não alcança o 2. Prefiro o completão, S&K3!

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  • 10/10/2010 em 12:48 pm
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    O Sonic 2 é o meu preferido, de longe. Mas tenho duas pequenas ressalvas para ele:

    1) Se você jogar sozinho, é praticamente impossível pegar o Super Sonic jogando com o Tails, já que ele também perde anéis quando é atingido nas fases bônus;

    2) Talvez seja só eu, mas acho que falta um encadeamento nas fases. Tipo, no Sonic 1 você saia da floresta (Green Hill), ia para uma mistura de floresta com construções que pareciam antigas (Marble Zone) etc. Já no Sonic 2 você saia da floresta (Emerald Hill), ia para um lugar todo high tech (Chemical Plant) e depois VOLTAVA para uma zona mista floresta/construções (Aquatic Ruin). Talvez seja por eu ter entrado em contato com a versão demo antes do lançamento (quando a Chemical Plant ainda era a Death Egg), mas acho que a Chemical Plant ficaria melhor colocada depois da Hill Top (de preferência logo antes da Metropolis).

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  • 25/04/2011 em 10:11 am
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    @Limão:
    No Brasil, o Megadrive 1 vinha com o Altered Beast (e dois joestiques). O MD 2 tinha desenho igual ao primeiro e vinha com o Sonic 1 (e apenas um controle). E o MD 3 tinha o visual compacto –sem encaixe para o adaptador do Master System– e trazia junto o Sonic 2 (e, de novo, um só controle).

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  • 25/04/2011 em 3:07 pm
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    Ah, sim!!! Acabei de lembrar: o “Sonic 2” era danado pra dar “bugs”! O jogador progredia, passava estágio após estágio… Pro jogo travar! De repente, tudo parava, só a música continuava. Era danado de isso acontecer na 7ª fase (Oil Ocean) ou na 8ª (Metropolis).

    Achava que isso só acontecia com o meu cartucho, quando vi acontecer com o de um vizinho do meu irmão… E mais tarde com uma rom que eu jogava no emulador Genecyst! Graças a Deus, Alá, Zeus, Xangô e todo o Panteão pelas “savegames” desses emuladores…!

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  • 09/03/2012 em 9:34 pm
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    OLHA SÓ NA ÉPOCA EU JOGUEI MUITO MEGA DRIVE EXATALMENTE QUERENDO VENVER O SONIC 2 NA VERDADE EU TENHO VIDEO GAME QUE CHAMA XBOX 360 QUE TEM SONIC 2 MAIS EU SOU BOM JOGARDOR DESSE SONIC 2 SERIO VOU DE FALAR CONSEGUIR CHEGAR A RETA FINAL CHEFE 22 TÍTULO É VERDADE E EXTRA VIDA CHEGOU 70,60 E 50 CONTRA EXTRA VIDA PRINCIPALMENTE 1 FASE É MELHOR QUE PEGAR TODOS ANÉIS E ESMERALDA TAMBÉM, NA VERDADE CONSEGUIR PEGAR 7 ESMERALDA 26 TTÍTULO DO SONIC 2 APRENDI ISSO NO VIDEO YOUTUBE FOI FAÇIL FAZER ISSO SOZINHO FUI MUITO BEM E JOGUEI BEM E NA VERDADE TÔ JOGANDO SONIC SOZINHO E TIRAR TALS ANTES DO PLAYER 2 TEM QUE MUDA CONTROLE CERTO NA DIRETA OK JOGO SONIC TRANQUILO ,MAIS CONSEGUIR PEGAR 1,2,3,45,6,E 7 ESMERALDA ISSO TUDO FOI BOM JOGAR BEM O QUE FOI DÍFICIL TAMBÉM SUPER SONIC MUDA COR AMARELO PRA MIM É DÍFICIL ALGUÉM CONSEGUIR JOGAR TODA FASE SOZINHO MAIS EU SOU ÚNICO JOGARDOR JÁ MAIS NÃO PERDER NUNCA A FASE DO SONIC 2 DIZ A VERDADE SOU CAMPEÃO OK PESSOAL NA 1 FASE É MELHOR JOGO BEM MAIS EU SEMPRE TO MUITO CUIADO AS VEZ NA QUELE E PISKA SONIC E PERDE TODOS ANÉIS É ACHADO PRA CARAMBA PORIÇO TEM SE CUIDAR BEM DIREITINHO EU CONSIGO CUIDO MUITO BEM SERIO UMA VEZ JÁ CONTECEU QUANDO SONIC MORREU CHEGOU 9:59 QUE CHAMA TIME CERTO ISSO É QUE VC JOGOU BEM NA HORA QUERER PEGAR MAIS ANÉIS OU POR CAUSA DA ESMERALDA A Emerald Hill Zone CERTO JOGO MAIS MIL VEZ DESSA FASE É BOM DEMAIS GOSTO AS VEZ EU TENHO MAIS REPETIR VARIAS VEZ QUANDO PEGO 7 ESMERALDA DE PRIMEIRA GOSTO DE JOGAR ESMERALDA PORIÇO SÓ PRIMEIRO CAMPEÃO DO SONIC 2 DA AMINHA VIDA OK PESSOAL ABRAÇO…

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