Respondam se suas lágrimas não os impedirem: quantos vezes vocês já compraram jogos mocorongos por impulso no Steam e se arrependeram depois?

Agora vamos voltar no tempo… para uma época não muito distante, segundos antes daquela sua última compra infeliz… não seria bom ter um amigo ao seu lado que, no último instante antes do clique fatídico do mouse, gritasse “PAREM O CASAMENTO”?

Pois bem, meus velhos amigos, aqui estou eu!

gaga_curando_geral_no_steam

http://store.steampowered.com/curator/6859844/

Eu explico.

Como todos sabem, o Steam está entupido de jogos. E como todos sabem, achar algo que preste em meio a tanta porcaria é uma dureza, certo?

Acontece que nesta semana, o Steam implementou um novo e interessantíssimo sistema de curadores. O Houaiss explica para vocês o que é um curador:

“quem se encarrega de organizar e prover a manutenção de obras de arte em museus, galerias etc.”

Traduzindo para o contexto do Steam: curadores são pessoas que navegam naquele oceano de porcarias, separam o que realmente presta e colocam tudo junto numa galeria de jogos recomendados. Aí, essas pessoas descrevem com apenas 152 caracteres o que torna esses jogos tão especiais. É mais ou menos como se sua namorada dissesse “você tem cinco segundos para explicar essa marca de batom no seu colarinho”!

E ser curador no Steam dá dinheiro? Rende alguma coisa?

NOOOO, but it’s fun as hell!!!

Por isso, montei minha página de curador por lá. Assim, vocês, loucos perigosos que acham que minha opinião vale alguma coisa, podem ver os jogos que eu recomendo.

Tentei fazer algo bem específico, porque acho que listas de recomendações muito abrangentes não fazem muito sentido, a não ser que você idolatre a pessoa que fez a lista e realmente esteja interessado em tudo o que ela recomenda, certo?

No meu caso, a lista do Gagá Games traz preferencialmente jogos lançados até o ano 2000 e que rodem facilmente em PCs vagabundos. Volta e meia eu me permito incluir algo lançado um pouquinho além de 2000, mas só se o jogo tiver muita cara de coisa velha ou se tiver sido lançado para Dreamcast ou Playstation, que são consoles que eu considero retrô. Remakes estão valendo também, independente do ano de lançamento.

gaga_curando_geral_no_steam2

Algumas das minhas recomendações…

“Cadê Half-Life?” Sei que é famoso, todo mundo ama, mas não joguei direito, então não coloquei. Só incluo jogos que eu realmente joguei e curti. A ideia não é listar todos os jogos velhos do Steam, mas sim os jogos velhos que eu curto e recomendo pessoalmente a vocês que joguem.

Outra coisa: minha lista não tem indies. Adoro esses jogos, mas quase todos os indies usam a estética retrô, e se eu começar a incluir esses jogos na lista, o que menos vai ter lá é jogo velho, aí a lista perde o sentido.

Enfim, só vim aqui hoje para promover minha página de curador no Steam. Fiquem de olho, devo colocar mais jogos até o fim da semana. Quem curtir, por gentileza, clique lá no botão “Seguir” no lado direito da tela. Observem que algumas das minhas recomendações têm links para posts meus aqui no Gagá Games. Se muita gente me seguir por lá, eu certamente vou me sentir tentado a fazer posts sobre os jogos que estão na lista mas que ainda não estão aqui no Gagá Games.

E vocês? Alguém aí também está “curando” no Steam? Postem seus links nos comentários! Seguem abaixo alguns curadores interessantes que já encontrei por lá:

  • Gagá Games: sou eu, he he! Só velharia. Seu PC fuleiro que não roda o novo Batman nem nas configurações gráficas mais humilhantes vai adorar!
  • Jim Sterling: ex-Destructoid. Um cara inteligente, ácido e meio pentelho às vezes, mas isso é parte do charme dele.
  • RETROPLAYERS: Sabat na área! Mais um retrô!
  • Vida de Gamer: do meu amigo Dori Prata, do Meio Bit Games. É, já comecei com o jabá ^_^
  • Clube da Navinha: esse é só com jogos de nave, ótima ideia! É de outro amigo, mais um jabá do Gagá, he he!
  • Brazilian Hits: o Leo Sanchez fez uma lista só com jogos desenvolvidos ou co-desenvolvidos por brasileiros!
  • Hardcore Gaming 101: as indicações de um dos melhores blogs retrô da galáxia!
Gagá “curando” o povo do Steam!
Tagged on:         

12 thoughts on “Gagá “curando” o povo do Steam!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *