Land of Illusion

Sistema: Master System
Produtora: SEGA
Ano: 1992
Jogadores: 1

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Minha história com Land of Illusion é de stress e amor à primeira jogada.

Vou explicar: o amor foi instantâneo, acho que, como todos que jogaram e amaram Castle of Illusion, Land of Illusion foi uma espécie de continuação mais do que perfeita. O stress era devido ao meu console, um Master System II na época, dar problema com esse cartucho e com Phantasy Star. Ambos não funcionavam de primeira, o console precisava ESQUENTAR antes de começar a jogar. Sim, era um martírio, mas, mesmo dessa forma, consegui terminar esse game ainda no Master System, diferente do caso do Phantasy Star, mas isso fica pra uma outra postagem (Orakio, lembrei de você agora huahuahuha).

Como eu disse, o jogo é tudo que uma continuação deveria ser: mesmo protagonista (no caso, nosso querido Mickey), mesma mecânica de jogo (pegar e arremessar blocos, itens e baús), fases inéditas e um mapa pra se orientar, segredos espalhados por todas as fases, temática das fases muito interessante, movimentos mais amplos pro Mickey, etc…

o furacão aí é apenas uma das novidades
o furacão aí é apenas uma das novidades

Uma das maiores inovações talvez tenha sido a inclusão de mais ESTRELAS para serem coletadas. No Castle of Illusion, tínhamos um limite de 5 estrelas, sendo que já começávamos com 3. Achadas as outras duas, só faltava se preocupar com as gemas coloridas.

Nesse Land of Illusion, são 14 estrelas, mas não temos gemas. As estrelas estão muito bem escondidas em todas as fases do game. E é aí que entra a segunda inovação interessante do game: os poderes de Mickey.

Durante o jogo, vencendo alguns chefes, consegue-se alguns itens valiosos, que permitem que Mickey execute alguns movimentos inéditos. Como por exemplo, o frasco que o faz ficar pequeno, minúsculo, aproveitando assim para entrar em fendas ou buracos pequenos atrás de itens ou estrelas. Outro item que expande as possibilidades de exploração é a corda, usada pra escalar paredes. Juntando isso com a possibilidade de se voltar nas fases através do mapa, temos um bom game com uma boa dose de exploração e duração.

História do jogo

mickey-mouse-land-of-illusion_004A história de Land of Illusion não gira em torno especificamente de salvar a Minnie, como era de praxe. Mickey estava lendo um livro sobre contos de fadas, quando adormece e acaba indo parar nessa Terra das Ilusões. Muitos de seus amigos aparecem ali para ajudá-lo, muitas vezes entregando itens ou dando dicas. A primeira a aparecer é Margarida, vestida à rigor, dizendo que um poderoso Cristal, responsável pela paz naquele mundo foi roubado por um misterioso fantasma. Sem esse Cristal, tudo ali vai acabar sendo destruído, então, pede a Mickey que os ajude a recuperar o Cristal, indicando um castelo nas nuvens. Mickey decide ir atrás do tal fantasma, se embrenhando numa aventura onde nem ele sabe onde vai dar…

Controles

cuidado com o fogo DETRÁS DE TI, IMBÉCIL
cuidado com o fogo DETRÁS DE TI, IMBÉCIL

Como eu disse, Mickey agora tem alguns novos movimentos, muitos deles vindos através dos itens conseguidos nas fases. A corda serve para escalar qualquer tipo de parede, bastando enconstar nela para que Mickey tome posição, aí, é só subir. O frasco mágico serve para Mickey ficar minúsculo e passar por fendas e buracos antes impossíveis. Outro item são os sapatos mágicos, que permitem que Mickey ande nas nuvens. Mas, além disso, Mickey agora pode pegar um bloco e se abaixar com ele nas mãos, antes impossível em Castle of Illusion. Não que isso vá fazer muita diferença, mas é, de certo modo, uma boa adição e variação.

Outra novidade fica por conta do próprio sprite do personagem: muito mais animado e com novos movimentos, tanto parado, quando pulando ou caindo. Além de tudo isso, o resto é como vimos em Castle of Illusion: baús por todo canto, escadas, saltos, as famosas bundadas, etc.

Dificuldade

um dos lances mais legais (e difíceis) do jogo é procurar por essas estrelinhas perdidas
um dos lances mais legais (e difíceis) do jogo é procurar por essas estrelinhas perdidas

Talvez o maior desafio seja procurar e achar todas as estrelas perdidas. É uma tarefa meio árdua, eu mesmo nunca consegui achar todas. O melhor a ser feito é pegar todos os itens principais e depois sair à caça, fase a fase, explorando cada cantinho em busca das estrelas.

Outro ponto que pode dificultar um pouco são alguns labirintos, os finais, principalmente.

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O último castelo pode dar alguma dor de cabeça, dependendo do caminho escolhido. Rios de lava ou de ácido matam Mickey na hora, exigindo saltos precisos se quiseres ver o final do game.

Pra finalizar

mas que coisa mais meiga...
mas que coisa mais meiga...

Land of Illusion, apesar de tardio no mercado, fez jus ao primeiro game e ainda expandiu as possibilidades. É um jogo carismático, com boas fases, muitos segredos e uma jogabilidade precisa, cortesia da Sega naquela época. Como o jogo não tem password nem saves, é bom reservar aí cerca de 1 hora ou mais pra conseguir fazer tudo nele.

JT jogou e aprovou: Land of Illusion (Master System)
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8 ideias sobre “JT jogou e aprovou: Land of Illusion (Master System)

  • 18/06/2009 em 1:17 pm
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    Ainda me lembro dos dias em que jogava este jogo…
    Na época meu pai tinha acabado de separar da minha mãe e vivia nos hotéis… Eu estava no interior, sem nada para fazer quando fui jogar este jogaço na locadora!
    Bons tempos!!
    E otima matéria JT! Bem vindo a cúpula secreta dos senhores da galaxia ou Staff do Gagá games!!! Você escreve muito bem e bolo de rir com suas piadas!!!

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  • 18/06/2009 em 9:52 pm
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    Clássico, me lembro que aluguei esse junto com Dynamte Dux (alguém jogou esse?). Pior que joguei tanto ele que deixei o Dynamte Dux de lado!Hahaha!! Tinha aquele também com o Donald? Esqueci o nome!! Adorava aquele jogo também!!
    Parabéns novamente!! Pela matéria!!

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  • 18/06/2009 em 10:59 pm
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    Ivo :
    Clássico, me lembro que aluguei esse junto com Dynamte Dux (alguém jogou esse?). Pior que joguei tanto ele que deixei o Dynamte Dux de lado!Hahaha!! Tinha aquele também com o Donald? Esqueci o nome!! Adorava aquele jogo também!!
    Parabéns novamente!! Pela matéria!!

    Esse do Donald deveria ser o Lucky Dime Caper, pretendo escrever sobre ele mais pra frente. Ótimo game.
    Obrigado 😀 !

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