Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para trazer até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! Hoje vou recordar um belo jogo de boxe lançado pela própria Nintendo no ano de 1994, para o seu console de 16 Bits: trata-se do viciante Super Punch-Out!! Tenham todos uma boa leitura e atré a próxima!

Introdução

No início deste ano, eu já publiquei aqui no Gagá Games uma análise sobre o meu game preferido do gênero Boxe: Mike Tyson´s – Punch-Out!! do NES! Nunca fui muito fã de games esportivos, salvo algumas exceções, e o game de luta protagonizado pelo valente Little Mac foi realmente um caso a parte. Além de Mike Tyson´s – Punch-Out!! ser muito divertido, pesou também o fato do boxe ser um dos poucos esportes que me agradam (sim, eu detesto futebol). A oportunidade de poder estar, mesmo que virtualmente, frente a frente do excelente pugilista Mike Tyson, e desafiá-lo para um combate sem correr o risco de ir parar no hospital, era a realização de um sonho de criança!

Demorou alguns anos, até que em 1994, a tão esperada continuação de Punch-Out!! viu a luz do dia: Super Punch-Out!! foi lançado para o Super NES, e trouxe para o universo dos consoles de 16 Bits um novo game de boxe com boas pitadas de humor! Afinal de contas, qual outro game de boxe traz personagens tão carismáticos e ao mesmo tempo malucos como os games da franquia Punch-Out? E para alegria dos saudosistas, Super Punch-Out!! traz três lutadores da versão do NES: Bald Bull, Mr. Sandman e Super Macho Man, que novamente dão as caras como campeões, cada qual de um dos três circuitos iniciais do campeonato mundial de boxe.

Sobre o game

Ao iniciar o game o jogador deve escolher o Championship Mode, fazer o registro de seu nome, e então escolher de forma obrigatória o único circuito disponível, neste caso o Minor Circuit, e somente depois de vencer esta etapa inicial do game poder seguir para os circuitos Major, World e Special. Cada circuito possui um total de 4 lutadores a serem vencidos.

Se o Punch-Out!! do NES tinha muitos lutadores estranhos e engraçados, Super Punch-Out!! consegue ir além nesta questão, apresentando tipos como o canadense Bear Hugger, o chinês Hoy Quarlon, o jamaicano Bob Charlie, entre outras figuras cômicas. O bacana é que cada lutador possui suas particularidades em termos do seu estilo de boxear, sendo que alguns chegam a usar golpes e artimanhas que não poderiam existir dentro do boxe profissional. Mas é exatamente neste ponto que Super Punch-Out!! consegue ser tão divertido: não é só um mero game de boxe, e sim algo muito maior, diversificado e interessante.

Como já visto nos games anteriores da série, a jogabilidade tem que ser afiada, pois como os combates ocorrem de maneira rápida e os lutadores adversários atacam de forma precisa, o jogador tem que possuir uma forma de contra atacar à altura. Felizmente em Super Punch-Out!! a jogabilidade continua sendo muito, muito boa: todos os comandos podem ser executados com extrema precisão pelo jogador, fazendo com que ninguém possa culpar os controles por “apanhar” no game.

A quantidade de comandos possíveis em Super Punch-Out!! está maior do que a vista no game do NES, trazendo a possibilidade de se defender tanto de golpes altos quanto de golpes baixos, e a capacidade de aplicar golpes também nestas duas posições do corpo do adversário.

No game do NES, os ataques executados pelas mãos esquerda e direita não faziam tanta diferença, sendo que era possível jogar apertando apenas um dos botões de ataque, ou seja, optando por atacar somente com a mão esquerda ou com a direita (se bem que é mais fácil acabar com a raça do Dom Flamenco com o combo de um golpe pela direita e outro pela esquerda, atacando de forma alternada sucessivamente até o pobre coitado ter sua energia zerada).

Já em Super Punch-Out!! muitas vezes o adversário irá se esquivar para um dos lados, fazendo com que o jogador só seja capaz de atingí-lo se atacar com a mão contrária da direção que o adversário está se posicionando (ou seja, se o oponente se esquivar para a esquerda, será necessário utilizar a mão direita para acertá-lo, e vice versa).

Uma boa mudança que influencia a jogabilidade de Super Punch-Out!! está na forma que se consegue aplicar o golpe especial: enquanto que no Punch-Out!! do NES o jogador devia conseguir atingir o oponente em momentos específicos para assim ganhar estrelas (que era um limitador de quantas vezes o golpe especial poderia ser utilizado), em Super Punch-Out!! existe uma barra na parte de baixo da tela, que vai se enchendo a medida que o jogador atinge de forma certeira seu adversário.

Com a barra completa, um símbolo com a letra “S” ficará piscando, possibilitando assim que o jogador aplique dois tipos de golpes em seu oponente: sequências rápidas ou um golpe mais lento mas em contrapartida bem mais contundente. Os golpes especiais podem ser desferidos tanto com ataques altos (na face do oponente) ou baixos (na barriga do adversário).

A possibilidade de usar os golpes especiais em Super Punch-Out!! é contínua, só acabando caso o jogador venha a ser atingido com um golpe do oponente, fazendo com que desta forma seja necessário começar a socar o adversário novamente até que a barra “S” fique mais uma vez completa.

Sobre os combates, há uma diferença crucial entre Super Punch-Out!! e o game da franquia lançado para o NES: enquanto em Punch-Out!! havia até três rounds de 3 minutos cada, no jogo do Super NES há apenas um round de 3 minutos! De um lado a ausência de mais assaltos em Super Punch-Out!! é bom, pois o jogador fica praticamente 100% do seu tempo fazendo o que existe de melhor no game: lutando. Nada de intervalos longos, mantendo o foco do jogador na ação empolgente do game.

Após cada luta, haverá uma tela onde mostrará o resultado do combate, onde cada tipo de golpe aplicado no adversário ajuda numa somatória de pontos, bem como a quantidade de energia restante do jogador, o tempo restante do assalto, e outros detalhes. A pontuação obtida após cada luta serve para fazer com que o jogador ganhe “continues”, podendo assim, caso venha a perder um combate, ter mais chances de ser capaz de vencer um adversário que esteja dando trabalho.

E quanto mais rápido o jogador vencer uma luta, melhor, pois além de ganhar mais pontos, como já mencionei, ele também terá seu nome incluído em um “TOP 8”, que mostra o nome de vários jogadores virtuais, que derrotaram os lutadores do game gastando pouco tempo para isso.

Em relação aos gráficos, Super Punch-Out!! é fabuloso! O design dos personagens esquisitões do game, bem como do personagem principal, estão todos dentro do estilo “cartoon”, dando a sensação de você estar controlando um desenho animado e não um game! A animação dos personagens é perfeita, e não poderia ser diferente, pois estamos em um game de luta onde tudo tem que fluir com grande rapidez na tela.

Sobre os cenários, bem, como é um game de boxe, não teria como ser diferente: sempre o jogador estará em um ringue, cuja lona mudará de cor de acordo com o circuito em que ele estiver jogando, e só. A torcida ou expectadores da luta, serão sempre as mesmas figuras levemente animadas, que aparecerão combate após combate na tela de fundo do jogo. Algo bacana foi o fato do personagem principal ficar transparente na maior parte do tempo do jogo (ele só fica “sólido” quando é atingido), pois desta forma fica mais fácil para tanto aplicar golpes no adversário, como se defender dos ataques inimigos.

A sonoridade de Super Punch-Out!!, assim comos os gráficos, é excelente! No Punch-Out!! do NES há apenas uma música para todo o jogo, já em Super Punch-Out!! cada um dos circuitos possui seu tema musical específico, dando então muito mais variedade ao game do Super NES se formos compará-lo com o game anterior da franquia lançado para o NES. As músicas são todas bem empolgantes, ajudando a aumentar a adrenalina do jogador durante os combates. Nos momentos em que o juiz abre contagem após um dos lutadores “beijar a lona”, um tema bacana surge, que passa uma gostosa sensação de expectativa.

Mas apesar da tilha ser boa, é em relação aos efeitos sonoros que o jogo chega a chamar a atenção: a grande maioria dos personagens possuem vozes digitalizadas, que mesmo sendo apenas “resmungos” ou pequenas palavras ditas antes ou depois dos combates, dão um charme todo especial ao jogo. É possível também ouvir os gritos da torcida/platéia durante as lutas, bem como a voz do narrador do game, que faz o anúncio do nome de cada lutador antes do combate acontecer, e também é quem faz a contagem durante os períodos em que um dos lutadores é derrubado na lona.

Em relação a dificuldade, Super Punch-Out!! é bem mais complicado do que o Punch-Out!! do NES. O primeiro circuito é moleza, mas a partir do segundo as coisas ficam bem mais difíceis. Mesmo tendo uma jogabilidade muito boa, o jogador tem que ser bem rápido no joystick se quiser sobreviver em Super Punch-Out!!. Os lutadores adversários vão ficando mais complicados a medida que se avança no game, sendo que muitos, à primeira vista, parecerão até mesmo invencíveis. Só que como no game do NES, em Super Punch-Out!! cada um dos oponentes possuem seus pontos fracos, e podem sim, serem vencidos pelo jogador. Se bem que eu até hoje nunca fui capaz de vencer o maldito campeão do circuito especial chamado Nick Bruiser… este sim parece ser impossível de vencer!

Algo que o jogador deve ficar atento, são para as “falas” que surgem durante os combates, que são tanto da parte adversária, quanto da parte amiga (provavelmente do técnico do lutador). Estas mensagens dão dicas ou indicam que um adversário vai tomar uma atitude mais “drástica” na luta. E caso venha “beijar a lona” o jogador deve apertar os botões com rapidez para fazer com que seu lutador volte para o combate. Na primeira queda isto nem será necessário, pois o vigor do lutador ainda estará alto, e mesmo sem apertar os botões de ação o lutador voltará dentro do tempo para a luta, mas na segunda e na terceira vez que for ao chão pelo oponente, o jogador terá mesmo que mostrar rapidez nos botões ou poderá não conseguir que seu lutador levante dentro do pouco tempo disponível para isso.

Conclusão

Super Punch-Out!! é um grande game de boxe. Divertido e difícil, pode propocionar dias e dias de diversão, pois você sempre terá vontade de voltar a jogá-lo. Meu game preferido de boxe continua sendo o Punch-Out!! do NES, mas Super Punch-Out!! vem em um honroso e merecido segundo lugar!

Recordar é envelhecer: Super Punch-Out!! (Super NES)

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