Revistas de games. Bacanas? Ultrapassadas? Relevantes ou irrelevantes?

Old!Gamer, a “resistência retrogamer” no meio editorial

Sempre que o assunto é revista de games, surgem as mais variadas opiniões. Uns dizem que amam revistas, que nunca vão deixar de comprar, que gostam de ter uma revista física em mãos. Outros querem tudo digital, acham que revistas já eram e não têm como competir com a velocidade do mundo online.

É difícil discordar que as revistas impressas que tratam sobre games modernos perderam a função de levar as últimas notícias ao jogador. De fato, não dá para competir com a internet nesse sentido: quando a (outrora) esperada edição de sua revista impressa com a cobertura da E3 chega às bancas, você já assistiu ao evento ao vivo pela internet, já comentou com os amigos no Twitter…

Mas hoje nós temos um nicho diferente de revistas de games: as que tratam de retrogames. Suas maiores representantes são a brasileira Old!Gamer e a britânica Retro Gamer. A proposta aqui é diferente: não há “notícias”, os jogos são antigos mesmo.

A britânica Retro Gamer. Tenho umas edições aqui, pena que o frete sai tão caro

A ideia dessas revistas não é só ficar na nostalgia, mas sim buscar informações sobre os clássicos que ficaram perdidas na história, dizer coisas que ninguém nunca disse sobre esses jogos que todo mundo já jogou. Ou ainda, como eu gosto de pensar, levar o profissionalismo e a profundidade do jornalismo gamer atual para o passado, preenchendo a lacuna que o amadorismo do meio na época deixou para os fãs de Ataris, Mega Drives e afins. É como colocar essa turma que hoje produz conteúdo de alta qualidade em uma máquina do tempo e recontar (com muito mais profissionalismo) a história dos retroconsoles que mais amamos.

Bonito isso, hein? *vou mostrar para a minha avó, ela vai ficar orgulhosa de mim*

Mas qual é o motivo dessa lenga-lenga? Bom…

Tá-dá! Enquete!

É o seguinte: o bom velhinho Gagá ficou sabendo que um certo grupo muito popular está começando um projeto de revista IMPRESSA sobre retrogames. A revista seria colorida, mensal, teria textos e acabamento profissionais e seria vendida por no máximo dez reais.

Antes que alguém pergunte, não, não sou eu que estou fazendo a revista e também não sou parte da equipe. O tal grupo (que também aviso, não é o grupo Game Sênior) não tem nada a ver com editora nenhuma, e é composto por fãs apaixonados por retrogames como eu e vocês, e é gente que entende do riscado. Um dos idealizadores me disse que quer levar a coisa muito a sério, encarar como sua profissão de tempo integral, e não como um projeto para as horas vagas.

Sei que algumas pessoas são completamente avessas a projetos com fins lucrativos tocados por fãs. Respeito a opinião de todos, mas tenham em mente que a revista será impressa, o que obviamente custa caro. Acho que dez reais é um excelente preço; na verdade, tenho até alguma dificuldade em acreditar que com esse preço a revista consiga “se pagar”, porque a impressão de tiragens pequenas custa uma grana preta, especialmente para tiragens coloridas. E a julgar pela capa que eu vi, lindíssima, acho que a parte visual vai ser caprichada.

Isso nos leva à enquete de hoje:

Você compraria uma revista impressa sobre retrogames por dez reais?

  • Sim, eu compraria se a qualidade fosse boa (94%, 189 Votes)
  • Não, eu não compraria, mesmo que a qualidade fosse boa (6%, 13 Votes)

Total Voters: 202

Carregando ... Carregando ...

O voto de vocês é muito importante para que o “grupo misterioso” decida que rumo vai dar a esse projeto, portanto agradeço muitíssimo a todos que votarem. Comentários também serão extremamente bem-vindos, porque podem oferecer perspectivas interessantes aos nossos amigos com aspirações editoriais.

Rumor: nova revista impressa sobre retrogames
Tags:

47 ideias sobre “Rumor: nova revista impressa sobre retrogames

  • 22/12/2011 em 2:59 pm
    Permalink

    Eu votei “não compraria”. Primeiro porque eu já abolí qualquer tipo de material impresso, como além de revistas, jornais e quadrinhos. A única coisa que eu ainda compro são livros.

    Segundo: Acho difícil, muito difícil aparecer um fato novo sobre algum jogo antigo que já não esteja na internet há tempos. Para conseguir algo de novo (tipo, preencher as lacunas) somente se o pessoal da revista tiver acesso as empresas (documentação, story boards, concept arts) e aos criadores dos jogos (entrevistas, depoimentos, diários de produção), coisa que eu acredito que eles não irão ter (já que nem as gringas tem).

    Ao invés disso, o pessoal da revista poderia seguir os passos do Garret e escrever um livro. Sou louco pra ter um catálogo ilustrado tipo, os jogos do Mega Drive ou jogos da Sega por exemplo, tipo aqueles guias de DVD do Rubens Edwald Filho. Bom, esta é minha opinião.

    Falow! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 3:15 pm
    Permalink

    Compraria sim. Na verdade até compro a Old Gamer, gosto da periodicidade, uma revista sobre retrogames não dá pra sair em menos de três meses, até por conta do fator qualidade. Só acho um porre pra encontrar, nunca mais andei na capitar, então nunca mais vi.

    Só acho que depende muito, pq ao meu ver já existe a Old aqui no Brasil, então uma outra meio que dividiria o público. Eu mesmo mudaria de revista se fosse mais fácil de encontrar que a old, mas se ambas fossem disponíveis, seria uma ou outra.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 3:16 pm
    Permalink

    Eu compraria SIM.

    Eu curto as revistas de games impressas e compro sempre a EGW. Razão: por mais que boa parte de seu conteúdo saia antes na Internet, é sempre legal curtir um material organizado. Na Internet nem sempre tenho tempo de ler TUDO sobre games, então a revista preenche essa lacuna, trazendo tudo que foi relevante para os games naquele determinado mês, de forma funcional e/ou resumida. Se vejo algum jogo ou reportagem que me interessa mais, aí me aprofundo na Internet. Pago pela revista impressa mais como um guia, um mapa para não deixar passar nada relevante em branco.

    Também é interessante para ler versões resumidas de resenhas de games atuais, que na Internet às vezes se alastram por páginas e páginas detalhando coisas que eu não tenho tempo nem necessidade de saber.

    Já sobre os retrogames, comprei todas as Old Gamers até agora, e aplaudo a iniciativa desse grupo, de colocar mais uma revista sobre retrogames nas bancas. É ótimo encontrar tudo sobre retrogames na net, mas é sempre legal ter um documento impresso e organizado. Se o pessoal é apaixonado por retrogames, só pode sair coisa boa dessa iniciativa. Torço por vocês.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 3:19 pm
    Permalink

    Bem, gostaria que fizessem como o Guia Games da Editora Nova Cultural já extinta. Seria legal a beça.
    Votei a favor mas que tivesse um preço baixo pois com minhas aquisições hoje tenho muitas coisas mais interessantes a gastar.
    Não sendo a questão o pão-durismo mas sim falta de dinheiro, pois hoje tudo é investimento em família e quando não temos isso de compromisso fica mais fácil né.

    Abraços

    Ulisses Old Gamer 78

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 5:04 pm
    Permalink

    Sim, compraria com certeza. Sinto falta de outras publicações sobre retrogames. Gosto demais das matérias que se aprofundam na história da criação do game (como a do Gagá sobre Phantasy Star, e a do Donkey Kong Country, na Old Gamer).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 5:09 pm
    Permalink

    eu compraria 🙂

    mas achei estranho…se tem a OLD GAMER que é praticamente 15 reais com aquela qualidade excepcional, porque vai surgir uma revista melhor ainda por 10 contos?

    não sei dizer, só quando ver pelo menos a capa é darei um pitaco maior.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 5:25 pm
    Permalink

    Não acredito na extinção da mídia impressa. Existe uma vantagem nos jornais e revistas que a internet não oferece que é a oportunidade de se aprofundar nas análises e de se oferecer muito mais informações. Talvez as revistas que não resistiram não tenham atacado por essa frente, não sei dizer porque fazem anos que não coloco as mãos em uma desde os tempos da Super Dicas Playstation.

    Se a nova revista oferecer conteúdo tão bom ou melhor que a Old nesse sentido, e não tropeçar nos prazos (como a Old parece que deixou de fazer, preciso colocar a minha coleção em dia) vai ter um consumidor fiel aqui.

    Até porque eu sou bem pé atrás com a tal blogosfera retrogamer. Dá para gente notar que existem muitos blogs com conteúdo nesse sentido e a coluna de recomendados daqui não me deixa mentir. Mas de 100 eu só consigo gostar de 5, 10%. Muitos são desatualizados ou se prestam a bater em cima de modelos ultrapassados, como reviews com notas, outros são atualizados uma vez na vida e outra na morte.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 8:04 pm
    Permalink

    Compraria nem que fosse ruim.

    Esses dias atrás eu fui numa locadora comprar uns jogos e vi um impresso no melhor estilo zine sobre jogos, falando inclusive sobre a série Valis. Era de graça, mas o material não tinha qualidade, tanto do papel quanto do texto e matérias, mas mesmo assim achei bacana a iniciativa.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 8:14 pm
    Permalink

    Eu compraria, mas só se desse uma olhada no material antes. Sei lá, com alguma prévia, algo assim. Comprar revistas não dá mais para mim, vi que é algo não muito prático no espaço escasso que tenho aqui. Sem falar que as revistas pegam poeira, amassam e molham, explodem, etc.

    A Old! Gamer tem um material (ou tinha) que favorece o colecionismo, então você ali não tem só texto e informação, tem também um trabalho meio artístico no design, nos pôsteres, etc. Então justifica guardá-las.

    Agora, quanto a essa nova publicação, seria interessante dar uma olhada, disponbilizar uma prévia, por aí.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 8:20 pm
    Permalink

    Eu compraria SIM, com certeza!!

    AMO de paixão a Old Gamer! Só que me frustra muito a inconstância na periodicidade de lançamento de novas edições! Um time dedicado a uma publicação nesse estilo faz MUITA falta!

    Apóio a idéia e espero MUITO que essa iniciativa seja levada adiante!

    Seria legal cada edição impressa vir com uma espécie de “redeemable code” único onde fosse possível informá-lo no site da revista e ter acesso ao PDF das edições pra poder ler no tablet ou no celular! 🙂

    PS: Acabei de receber uma mala direta da Old Gamer! Nova edição em pré-venda! Aumentaram o preço! 🙁

    []s

    bootsector

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 8:34 pm
    Permalink

    Votei em sim. Mas acredito q vai ser dificil vender a revita por r$10, devido aos custos + frete por conta do comprador. Sugiro uma versão digital paga por esse preço. Mais facil de adquirir, paga os custos e mantem o profissional.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 9:18 pm
    Permalink

    Compraria sim.

    Deixando de lado as razões mercadológicas e congêners; agora existe o nicho de mercado mais ou menos definido – retrogamer trabalha e tem algum dinheiro para gastar – gosto da sensação de ter o papel nas mãos e o cheirinho da revista nova. Se o conteúdo for de qualidade, então o pacote está completo! Algo assim não deve ser desperdiçado.

    Aos idealizadores deste projeto ambicioso desejo boa sorte e tem meu apoio.

    E minha grana!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 9:26 pm
    Permalink

    Eu compraria as primeirs 3 edições, se a revista mantiver o mesmo nivel por todo esse tempo eu começo a comprar assiduamente. Eu ja compro a OLD! Gamer pois as vezes eu sinto falta de uma revista desse tipo, e porque sou pobre e não possuo um tablet.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 9:41 pm
    Permalink

    Depende da distribuição e a forma de pagamento. Se for com boleto… beleza. Se for em banca, beleza. Qualquer outra forma de pagamento eu estou fora.

    Mas sempre gostei de revistas. Não me fazem ficar no quarto boa parte do dia e ficar afastado dos meus familiares em casa. Dá pra ler e levar pra todo lugar e parar a leitura para conversar com pai, mãe, irmão, etc…

    Ficar enfurnado no Pc me faz pensar que sou um idiota completo (há a necessidade dessa palavra no fim da frase).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/12/2011 em 11:13 pm
    Permalink

    @piga
    Votei em Sim, mas concordo com tudo o que você escreveu. Inclusive eu já tinha pensado o quanto seria legal esta idéia de catálogo, para listar todos os jogos de um determinado sistema com um pequeno review e algumas fotos e artworks.

    A questão da qualidade e conteúdo interessante é importante. Se seguir a linha da OLD! com reportagens de verdade e não somente reviews, eu compro. Porém, algo que não me agrada neste tipo de publicação é a diversificação do conteúdo na mesma edição. Acho que a OLD! e a Game Senior seriam mais interessantes se focassem num único tema por edição, e não misturar várias reportagens de jogos aleatórios de eras e sistemas também aleatórios. Na edição 2 da OLD! sobre Phantasy Star, poderiam dedicar a revista inteira pra falar de todos os jogos da série e reportagens sobre seus criadores e curiosidades de cada versão de PS, nada mais. Outra edição poderia se dedicar somente aos beat’em ups. E assim por diante. Cada edição seria um verdadeiro dossiê sobre um assunto.

    Acho isso muito melhor que falar de Kid Chameleon, Goldeneye e Mickey numa mesma edição, sendo que não há relação nenhuma entre os games.

    Ou seja, não basta fazer com qualidade. Tem que ser diferente do que já existe aí no mercado.

    Fica a dica para o futuro editor da futura revista.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/12/2011 em 12:05 am
    Permalink

    bom tenho talvez umas 2 ediçoes da Old!gamer que nao e nem por eu nao ter gostado do trabalho deles e sim pq a distribuiçao da revista por aqui e pessima acreditem,e as que chegam da pra saber ate na mao de quem for parar.
    acho super valido uma revista sobre retrogamer a mais no mercado pq eu simplesmente amo esse materia que e lançado e gosto de ter guardado em casa,pode ter certeza que se tiver como comprar eu irei com certeza adiquirir

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/12/2011 em 8:10 am
    Permalink

    Os comentários de vocês estão ótimos, tem tanta coisa interessante aí que é até difícil citar trechos específicos… valeu, pessoal!

    Estou surpreso com o resultado até agora. Vejo muita gente dizer que não liga mais para revistas impressas, mas parece que no meio retrô a situação é bem diferente. Tem esse lance do colecionismo que o Rafa falou, a turma gosta de guardar a revista e tal. Legal mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/12/2011 em 10:01 am
    Permalink

    Se realmente a revista conter esses aspectos, comprarei com certeza. Acho muito mais bacana revista impressa pra ler em mão mesmo e colecionar. Todo dia aindaa pego uma das minhas Gamers pra dar uma lida haha.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/12/2011 em 8:13 pm
    Permalink

    @Fernando Lorenzon
    Já penso diferente… acho que as revistas não deveriam focar em um único console, jogo, sério ou o que for…. para evitar os “ISMOS” que infezlimente existem… Eu particularmente não compraria uma revista que a matéria fosse toda focada em rpg… respeito quem gosta mas eu particularmente não suporte…

    E outra…

    Justamente por conta disso as revistas que tivessem menos aceitação seriam menos vendidas e poderia acabar prejudicando o andamento do projeto..

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/12/2011 em 6:36 pm
    Permalink

    @unsponsored
    Eu concordo com isso caso fosse uma publicação focada em notícias de games, mas uma revista de nicho é diferente.

    Outra coisa, não entendo porque você não leria uma edição focada num assunto que você não se interessa. Eu não leio a OLD! só pra ver meus games preferidos lá. É justamente o contrário! Eu leio pra conhecer coisas que nunca vi e aprender mais sobre games que nunca terei paciência de jogar.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/12/2011 em 7:11 pm
    Permalink

    Não tem nada mais retrogame que comprar revista impressa e ler no banheiro, eu compraria na hora como ja compro a old e compraria tambem uma terceira hehehe sou retro alias nem jogo videogames novos parei no nintendo 64 vai fundo pessoal boa sorte.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/12/2011 em 1:04 am
    Permalink

    @Fernando Lorenzon
    Ótimo, tenho essa opinião quanto ao aprender e conheçer velharias novas… é sempre bom vê ou lembrar de algum jogo que sempre tivemos vontade de jogar e nunca lembramos o nome… mas como te disse… não compraria uma revista que a matéria fosse focada em apenas um jogo, principalmente se for um rpg.. respeito a quem gosta mas não é para mim…
    Acredito que as revistas não adotem esse comportamente por conta da vendagem mesmo… iriam ter um prejuízo tremendo..

    Muita paz e feliz natal!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/12/2011 em 2:33 pm
    Permalink

    Sim
    10 reais não é muito mais frete deve dar 7 reais da 17 o que torna um pouco mais salgada
    a old gamer não compro daria uns 30 reais quase o que é muito
    mas por exemplo comprei a edição especial da mundo estranho sobre videogames ela foi bem feita
    e creio que se ela sair com esse preço muita gente vai comprar-la

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/12/2011 em 5:02 pm
    Permalink

    Bom,tenho 2 montanhas de revistas na qual compro desde 1991.Aqui em casa tenho da Ação Games à Joystick;da Gamers à Super Game Power.

    Uma mistura de colecionsmo com carinho pois guardo em um lugar especial próximo a minha coleção de consoles.Parei Abruptamente com as revistas quando anunciaram as últimas matérias sobre o saudoso Sega Dreamcast.

    Não sei….acho que foi essa a minha forma de luto quando a SEGA anunciou que ia produzir jogos em outras plataformas e encerrar a produção do Dreamcast.Só depois de 8 anos foi que voltei aos poucos a comprar outras revistas e me “interar” novamente.Mas não é a mesma coisa mesmo tendo um PC bom,PS3 e Wii.

    Nada substitui a SEGA de outrora e poder comprar revistas como a old Gamer e outras que surgirão retratando o universo retrô é simplesmente sublime.Não é a mesma coisa que voltar no tempo pois isso é impossível.Mas é o mais próximo que podemos sentir e compartilhar com a old School e entender como éramos felizes…e já sabíamos.

    Valew Gagá…você é o cara!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/01/2012 em 8:24 am
    Permalink

    Eu sou sincero em dizer que não compraria, pois perdi o hábito de comprar qualquer revista impressa, independente do assunto. Entretanto, achei sensacional a idéia do @piga, de publicar um catálogo ilustrado de games para as diversas plataformas. Eu me lembro de uma antiga publicação em volume único da Editora Abril chamada Guia Games, que vinha com um monte de pequenos walkthroughs dos jogos lançados para os consoles da época (Game Boy, NES, Master System e Mega Drive). Só tinha uma ilustração de cada jogo (que era somente da tela de abertura), mas já me deixava doido para jogar. Podia ser uma versão parecida, só que melhor trabalhada (mais screenshots, mais informações sobre os bastidores do jogo, etc.) Eu até nem acho que esse catálogo deveria ser separado por plataforma (o que seria mais “lógico”), mas sim por ano de lançamento de cada jogo (tipo um catálogo “Games 1994”, falando de todos os jogos lançados neste ano para todas as principais plataformas da época). Eu sei que seria bem mais complicado, mas acho que também apresentaria um diferencial interessante, além de garantir uma certa “periodicidade”.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/01/2012 em 11:57 am
    Permalink

    Sexta comprei a Old!Gamer. Provavelmente será a minha última se a editora insistir em manter o preço nas alturas. 20 reais é preço que se paga em especial volumoso ou até livro. Chamou a atenção até do dono da banca.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/01/2012 em 1:48 pm
    Permalink

    Sérgio :
    Sexta comprei a Old!Gamer. Provavelmente será a minha última se a editora insistir em manter o preço nas alturas. 20 reais é preço que se paga em especial volumoso ou até livro. Chamou a atenção até do dono da banca.

    Foi a mesma coisa que eu disse em outro artigo, isso é uma falta de respeito tremendo, eu achava muito cara 14 reais, quando fui comprar a ultima quase cair para traz quando o dono falou que era 20 reais, só não voltei atráz porq tava doido pra ler, mais isso tirou muito o tesão da revista fiquei extremamanete desanimado, como tudo nesse país temos q pagar o dobro, triplo para ter as coisas. Sinceramente paraei de colecionar, costumava ser assalatado na rua e não em bancas de jornais.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/01/2012 em 8:57 pm
    Permalink

    Compraria SIM. Compro a Old!Gamer e só tenho a reclamar do valor mesmo. Tá meio salgado. As matérias mais interessantes, de fato, são as que dizem respeito a detalhes da produção dos games ou análises de seus diferenciais no contexto histórico. É interessante lembrar (meu caso) ou conhecer jogos que marcaram época pela introdução de uma nova tecnologia, conceito ou simplesmente porque eram geniais.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.