bann-tvbengala
A internet é mesmo uma coisa maravilhosa… lembro que há uns (bons) anos eu fazia plantão em frente à TV para assistir a um minutinho do Master Dicas, porque ver alguma coisa na TV sobre videogame era cool e raro demais. Hoje o que não falta é programa sobre games no YouTube. Por isso, vou começar a destacar alguns programas legais para a velharada que frequenta o nosso Retiro dos Artistas e que ainda enxerga razoavelmente bem.

Para começar…

Matt Chat

Corta esse cabelo, Matt!
Corta esse cabelo, Matt!

Matt Barton, co-autor do excelente livro “Vintage Games” (e nós já falamos desse livro por aqui), é uma fera quando o assunto é “jogo velho de computador”. O cara conhece tudo. Além de escrever livros interessantíssimos sobre o assunto, ele ainda faz um programinha de dez minutos de duração e que recebe novos episódios toda semana, o Matt Chat.

O Matt Chat não fala exclusivamente sobre jogos de computador (há um episódio sobre Metroid), mas a esmagadora maioria dos programas trata mesmo dos clássicos que rodavam no Apple II, no Amiga e em outros computadores da época — o que cai como uma luva para mim que, à exceção do MSX velho de guerra, passei batido pelos games de computadores antigos. O melhor de tudo é que além de mostrar vídeos do jogo, o cara vai falando sobre a época do lançamento do jogo, dando contexto à coisa toda.

O episódio sobre o clássico “Elite” foi muito interessante

Acredito que muita gente que visita o Gagá Games também tenha passado batido por todos esses jogos fantásticos de computador, e o programa do Matt serve não apenas para enriquecer sua cultura gamer, como também para incentivar umas partidinhas. Afinal de contas, hoje dá até para jogar games do AppleII online, “de grátis” e sem ter que configurar o emulador. Mais fácil do que isso, impossível.

Se você curtir, aproveite e faça uma visita ao site que o cara tem com seu amigo Bill Loguidice (com quem escreveu “Vintage Games”), o Armchair Arcade.

TV Bengala: Matt Chat
Tagged on:         

6 thoughts on “TV Bengala: Matt Chat

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *