2009 já está aí, e após ficar completamente recuperado das festas de reveillon, eu, o “incanssável” André Breder venho trazer para os leitores do Gagá mais uma edição do Recordar é envelhecer. O game que vamos relembrar desta vez é o Batman Returns, um jogo onde a porrada come solta, e que foi lançado para o saudoso (e eterno) Super NES! Bem, tenham todos uma boa leitura!

Primeiramente vamos falar um pouco sobre o filme!

É hora de trabalhar Batmã!

É hora de trabalhar Batmã!

Batman Returns foi a sequência de Batman (1989) nos cinemas, e trouxe novamente o ator Michael Keaton no papel do Cavaleiro das Trevas. Tim Burton, que também havia dirigido o primeiro longa-metragem do homem-morcego, conseguiu fazer um filme que foi ainda mais obscuro e gótico que o primeiro, e que trouxe dois dos vilões mais carismáticos do universo de Batman: a sensual Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) e o horrendo e asqueroso Pinguim (Danny DeVito).

Ainda hoje Batman Returns é um dos filmes preferidos entre os fãs de Bruce Wayne e seu alter-ego mascarado. Eu particularmente prefiro o primeiro, mesmo gostando bastante de Batman Returns. É uma pena que demorou até o lançamento de Batman Begins (2005) para que fosse feito um filme de qualidade sobre o homem-morcego, pois na minha humilde opinião, Batman Forever (1995) e Batman & Robin (1997) são ruins de lascar!

Bem, mas chega de falar dos filmes, agora esta análise será focada no jogo baseado em Batman Returns, e que foi lançado para o Super NES em 1993.

Batman Returns… a melhor versão foi a do Super NES!

Voadoras pra cima desses palhaços!

Voadoras pra cima desses palhaços!

Batman Returns (o jogo) é uma produção da Konami e se enquadra no gênero Ação/Luta (Beat-’Em-Up), bem similar a jogos como Final Fight (Capcom) ou Streets of Rage (SEGA).

Mas como Batman “gosta” de trabalhar sozinho, não há a opção para dois jogadores, o que acaba deixando o jogo mais difícil, pois neste gênero os inimigos vem de todos os lados para cima do herói, e a possibilidade de ter dois jogadores simultâneos na tela acaba facilitando as coisas.

Outros consoles também tiveram jogos baseados no segundo filme do homem-morcego, mas a versão que foi lançada para o Super NES conseguiu ser a melhor de todas na minha opinião, sendo muito superior aos seus concorrentes em todos os quesitos.

História

Um ano após Batman ter livrado a cidade de Gotham da presença maligna do insano Coringa, o mal novamente surge para atrapalhar a paz que reinava até então.

Durante as comemorações de Natal no centro da cidade, uma gigantesca caixa de presente é misteriosamente deixada no local do evento, e bem no meio de discurso do prefeito de Gotham, membros da gang “Red Triangle Circus” saem de dentro do suposto presente, causando medo e terror em todos os presentes.

O Bat-Sinal é acionado, e Bruce Wayne deve novamente se transformar no herói mascarado conhecido como Batman, para assim livrar Gotham novamente das garras do mal.

Jogo quase que 100% fiel ao filme!

No total, são 7 fases, sendo que a maioria estará dividida em 3 partes, sendo que na última etapa será necessário enfrentar um chefão. Agora um dos pontos mais legais do jogo Batman Returns do Super NES na minha opinião, é que ele é bastante fiel ao roteiro do filme!

Muitos eventos ocorridos no filme serão quase que fielmente reproduzidos neste jogo! Isto foi considerado como algo negativo para alguns, que reclamaram na época que isso acabou por deixar o jogo com uma trama sem surpresas ou mistérios.

Eu particularmente prefiro um jogo baseado em um filme que seja fiel ao mesmo, do que um que na verdade traga uma trama totalmente nada a ver com a que foi vista no filme. Bem, no fim das contas, tudo é uma questão de gosto mesmo.

Batman está mais bom de briga do que nunca!

Toma um soco na cara, seu palhaço!

Toma um soco na cara, seu palhaço!

Já no jogo Batman lançado para o NES, vimos que Batman era bom de briga, apesar de poder contar também com uma boa varieade de armas e acessórios.

Em Batman Returns do Super NES, o homem-morcego está ainda melhor quando o assunto é “dar porrada”!

Os seus rápidos e potentes socos continuam sendo a “arma principal”, mas agora ele também pode dar voadoras, agarrar seus inimigos e dar joelhadas em seguinda, bater com seus adversários no chão ou simplesmente lançá-los contra a parede, entre outros movimentos possíveis!

Nem parece que é o franzino e baixinho Michael Keaton que está vestindo a roupa do Batman, tamanha é a força do herói!

Algumas Bat-Armas também se fazem presentes!

Mas nem só de socos e voadoras pode viver o Cavaleiro das Trevas. Algumas Bat-Armas também estão presentes no jogo, mesmo que em tamanho reduzido. A mais comum é o Bat-Bumerangue, que poderá ser utilizado para atingir inimigos a distância, e em determinadas fases do jogo passará a ser a arma principal, tendo então seu poder aumentado, eliminando os inimigos de forma rápida e precisa.

Há também o Bat-Guancho, arma muito útil para que o herói possa passar por obstacúlos como o fogo, ou mesmo atravessar abismos sem fundo. Mas esta arma só estará disponível em determinadas partes do jogo.

Agora a mais poderosa Bat-Arma do jogo chama-se “Teste Tube”, uma espécie de bomba que ao ser lançada no chão cria um imenso clarão de luz sendo capaz de eliminar todos os inimigos menores que estiverem na tela, ou então tirando bastante energia dos chefões do jogo.

Venha dar um passeio no Bat-Móvel!

Quem nunca quis dirigir este carrão!?

Quem nunca quis dirigir este carrão!?

Batman Returns do Super NES é praticamente 100% um jogo de ação com lutas, mas a 5ª fase do jogo reserva um momento especial para os fãs do homem-morcego que sempre quiseram dar uma volta no Bat-Móvel, mesmo que virtualmente! É isso mesmo!

Na quinta etapa do jogo será possível pilotar o carrão preto do herói-mascarado, e pisar fundo no acelerador enquanto manda bala em um bando de motoqueiros com máscaras de caveira!

É uma fase bem divertida, onde o único porém é que ela é bem curta e traz uma pista bem simples. Mesmo assim dá pra se divertir “um bocado”!

Gráficos

Mesmo hoje os gráficos de Batman Returns do Super NES são muito bonitos! Para a época em que ele foi lançado então… eram magníficos! O jogo traz até mesmo algumas cut-scenes durantes as fases, que mostram cenas do filme, e que ficaram muito bem reproduzidas pelo Super NES!

Os cenários são muito bem variados e detalhados, e há até mesmo o efeito de neve caindo em algumas fases, algo simples, mas que ajuda a dar “vida” ao jogo.

A animação dos personagens está muito boa, bem como o design dos mesmos, que ficaram bem fíeis aos personagens vistos no filme. Gotham já havia sido retratada em outros jogos do homem-morcego, mas foi em Batman Returns do Super NES que a cidade pode ser mostrada em detalhes antes nunca vistos! É como você estivesse fazendo uma “tour” numa das cidades fictícias mais famosas de todos os tempos, e podendo então presenciar todos dos detalhes de suas ruas e praças, tamanha é a qualidade gráfica do jogo!

Efeitos e Trilha Sonora

Lutando contra a sensual mulher-gato!

Lutando contra a sensual mulher-gato!

Os efeitos do jogo estão todos muito bem feitos. Nada mais gostoso do que ouvir o som dos golpes de Batman atigindo seguidamente os seus inimigos! Realmente não há do que reclamar dos efeitos sonoros do jogo, e se alguém o faz, é porque gosta de criticar tudo ou então é surdo.

As músicas do jogos são simplesmente fantásticas! A Konami não erra quando o assunto é Trilha Sonora, mas em Batman Returns ela conseguiu se superar, trazendo todo o clima “dark” do filme para o jogo do Super NES! Todos os temas são orquestrados e são de uma qualidade suprema! A maioria dos temas são bem empolgantes e agitados, principalmente as músicas que rolam durante os confrontos contra os chefões do jogo, o que só ajuda a deixar a adrenalina do jogador às alturas!

Jogabilidade

A jogabilidade é bem simples e prática, com todos os comandos podendo ser executados de forma rápida, segura e precisa.

Além de socar, dar voadoras ou atirar bumerangues nos inimigos, Batman também pode dar um golpe especial que é essencial para aqueles momentos onde os inimigos estão cercando o herói por todos os lados e literalmente descendo o “braço” no homem-morcego: trata-se de um movimento com a capa do herói, que é acionado ao se apertar ao mesmo tempo os botões que fazem Batman socar e pular, e faz com que os inimigos que estiveram em ambos os lados do herói sejam atingidos praticamente ao mesmo tempo. Este movimento é similar ao que é encontrado na série Final Fight, e assim como ocorre na série da Capcom, a barra de energia do personagem principal diminui um pouco cada vez que este movimento acerta um inimigo, portando deve-se usá-lo com cautela.

Batman pode ainda se proteger dos golpes dos inimigos, ficando em modo de defesa, mas mesmo assim os golpes ainda causam dano, mesmo que em menor escala.

Dificuldade

Chutando a bunda do Pinguim!

Chutando a bunda do Pinguim!

O jogo traz 5 modos de dificuldade, deixando que cada jogador escolha aquele que está mais condizente com suas habilidades. Em todo caso, o jogo é difícil mesmo no Easy, e traz fases cheias de inimigos, que variam de simples palhaços que utilizam apenas os seus punhos, até outros armados com poderosas bazucas!

Os chefões também são complicados, destacando-se entre os mais apelões a ágil Mulher-Gato e o maldito Pingüim, que adora usar seus guarda-chuvas nada inocentes para machucar, e muito, o homem-morcego.

Conclusão

Como já disse antes nesta análise, o Super NES foi agraciado com a melhor versão de um jogo feito sobre o filme Batman Returns, na minha opinião. Ele traz um desafio bem alto, gráficos lindos e uma trilha sonora para se escutar no volume máximo!

Normalmente jogos baseados em filmes (ainda mais filmes de sucesso) resultam quase sempre em jogos medíocres, feitos apenas para arrecadar dinheiro de maneira fácil. Felizmente este não é o caso de Batman Returns, que pode ser considerado sem medo de errar, como um dos melhores jogos baseados em filmes de todos os tempos! Palmas para o competente time da Konami!

Recordar é envelhecer: Batman Returns (Super NES)
Tags:                     

5 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Batman Returns (Super NES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.