Olá amigos do Gagá Games, aqui é o retrogamer André Breder para trazer até vocês a sétima parte do Especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master System. Nesta parte o foco será a modalidade BMX, a minha preferida! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

O que raios significa a sigla BMX?

Foto do Campeonato Europeu de BMX em 2005
Foto do Campeonato Europeu de BMX em 2005

BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta que geralmente fazem o uso de rodas de 20 polegadas de diâmetro. Recentemente foi descoberto um artigo de jornal, fotografias e um vídeo que comprovam que o BMX e as corridas de BMX organizadas não nasceram nos anos 60/70 na Califórnia (EUA) como se pensava, mas de fato em Amersfoort (Holanda) no ano de 1957.

O BMX, que para alguns é um esporte e para outros estilo de vida, é caracterizado pelas manobras que vão desde as simples às arriscadas, e sempre onde é praticado chama a atenção do público pelo belo visual conferido pelas manobras e pela emoção que é sentida a cada manobra arriscada. O BMX chegou com toda a sua força no Brasil em 1978, sendo chamado de bicicross.

Atualmente o BMX já está entre os maiores esportes de ação do mundo, sendo inclusive um dos que mais crescem em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo e também no Brasil , existindo inclusive, a “copa do mundo” de BMX, o Campeonato Mundial de BMX, realizado anualmente.

O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras). Já o Freestyle (estilo livre) também é dividido em modalidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas as manobras.

E como as coisas funcionam no jogo?

No game a modalidade usada é o Freestyle, seguindo a linha da sub-modalidade Dirt Jumping, que é aquela que é praticada em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podendo ser rampas únicas, doubles, ou sequencias chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no estilo vert, com os grandes saltos do bicicross.

Aqui não há um limitador de tempo, mas sim um contador de tempo, sendo que assim como na modalidade Skating, existe um fim para a pista. Desta forma quanto mais rápido o jogador conseguir terminar a prova, mais pontos ele ganhará no final, numa espécie de bônus. Outros pontos podem ser conseguidos através de diversas manobras, sendo que quanto mais “radical” e perigosa for o salto ou a manobra, mais pontos ela irá render ao jogador.

Agora assim como a maioria das modalidades de Jogos de Verão, existe um limite de quedas/erros que o jogador pode cometer. Sendo quedas mais “brandas”, ele poderá errar até 3 vezes. Mas caso o acidente seja muito grave, ele pode ser eliminado automaticamente da prova, indo direto para o necrotério. Manobras mais complicadas como o “Psycho Flip”, por exemplo, exigem um certo cuidado por parte do jogador, pois ela é algo bem arriscado de ser feito, e o pobre competidor pode acabar rachando sua cabeça no areia da pista… literalmente!

A modalidade BMX é entre todas as outras de Jogos de Verão, a que mais utiliza as funções do controle do Master System, pois como contém muitas manobras diferentes, existem vários comandos que são inexistentes nas outras competições. Para iniciar a prova basta apertar qualquer um dos botões, que depois possuem funções específicas: enquanto o botao 2 faz com que o jogador pedale sua bike, ganhando desta forma velocidade; o botão 1 é responsável pela execução dos saltos. O botão direcional tem as mais variadas funções, de acordo com a situação: no solo ele serve tanto para direcionar a bike para cima e para baixo, como para empinar a bicicleta, o que rende pontos também; e já durante um salto, todas as 4 direções possíveis (esquerda ,direita, cima e baixo) executam um tipo de manobra diferente.

Para complicar um pouco a vida do jogador, existe na pista alguns obstáculos, mesmo que não tão em excesso como na modalidade Skating. O jogador também deve-se manter na pista, pois basta encostar nas laterais de madeira que limitam o espaço da prova, para sofrer uma queda.

Questões técnicas

Em relação aos gráficos da modalidade BMX, tudo está muito bem feito. A prova se passa em um grande deserto, o que facilita as coisas, mas ainda sim a equipe por trás de Jogos de Verão resolveu da um toque especial neste cenário: aqui a paisagem de fundo possui um interessante efeito parallax, o que ajuda na sensação de movimento do game. A parte sonora está no mesmo patamar de qualidade das outras modalidades do jogo, com uma música bacana e empolgante para dar o clima correto e efeitos sonoros simples, mas eficientes.

A jogabilidade é ótima, com todos os comandos funcionando de maneira perfeita, e a dificuldade é algo que vai mesmo variar muito de jogador para jogador, pois enquanto alguns podem acabar morrendo na tentiva de uma manobra mais radical, outros jogadores mais habilidosos serão capazes de acumular muitos pontos, sendo até capazes de terminar a prova sem cometer um erro sequer.

Na próxima parte!

Na próxima e última parte deste especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master, vamos focar na sexta modalidade do game: Flying Disk. Até Sábado que vem com mais uma edição especial do Recordar é Envelhecer!

* Nota: As informações referentes ao esporte BMX foram retiradas do Wikipédia.

Recordar é envelhecer: Jogos de Verão (Master System) – 7ª Parte
Tags:                         

11 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Jogos de Verão (Master System) – 7ª Parte

  • 19/03/2011 em 2:59 pm
    Permalink

    Era a modalidade mais legal do game, na minha opinião, a manobra mais desafiadora era a ‘cambalhota pra frente’, como costumávamos chamar na vizinhança e também era preciso uma certa experiência para não passar da linha de chegada e cair de cara na areia no final da prova. Ótimas lembranças dos tempos do Master System, muitas tardes jogando Jogos de Verão, ou então Gangster Town com a pistola Light Phaser. Ainda preservo meu console e cartuchos, guardados em suas devidas caixas, e ainda tive a sorte de receber outro Master System como doação de um amigo, também na caixa, ficarão para os filhos/netos ou então para algum museu, jogar fora, nunca !

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/03/2011 em 11:47 pm
    Permalink

    @Daniel “Talude” Paes Cuter

    Espera aí… você terminar a prova desta modalidade somente uma vez tudo bem, mas faltando 5 segundos para terminar o tempo? Como você fez uma “façanha” dessa? O tempo nesta modalidade é progressivo, e parece que pelos caracteres na tela, tem um limite de 9 minutos e 99 segundos.

    Joguei agora pouco só pra testar e ver se era realmente possível não conseguir terminar a prova antes disso ou então gastar tanto tempo que poderia correr o risco do tempo limite da prova acabar antes de chegar no fim da pista: sem dar nenhuma pedalada ou salto, e ainda diminuindo a velocidade durante o percurso, ou seja praticamente me rastejando pela pista e não andando e muito menos correndo, gastei 4 minutos e 1 segundo para chegar no final dela. Agora volto a te perguntar: como você conseguiu gastar tanto tempo nesta prova, que se demorasse mais 5 segundos não seria capaz de terminá-la? Tem certeza que estamos falando do mesmo jogo?

    @Jonathan Bau

    Realmente as manobras do tipo “cambalhota pra frente” são muito perigosas… se cometer um erro é “caixão” na certa.

    E bacana você ter dois consoles Master System… o meu já foi para o limbo há muito tempo.

    @kleber

    É preciso tomar cuidado mesmo com as manobras perigosas… e só fazê-las quando pular rampas bem altas ou estar com a bicicleta que se ganha nas fases bônus do game, e que já pula bem mais alto do que a bicicleta normal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/03/2011 em 1:24 pm
    Permalink

    @Paulo Mateus

    Meu irmão que é cinco anos mais novo, já da geração Super Nintendo e PSX ,assistindo a uma partida minha no BMX logo comentou: ‘C%%alho, nessa época da pedra já existiam front flips !’
    Mais um que foi contaminado pela febre Dave Mirra BMX e Tony Hawks no playstation, ele perdeu a época de ouro onde não existiam ‘front flips, back flips ou no hands’ e sim ‘cambalhotas pra frente, empinadas e tchauzinhos saltando’. Pretendo conservar meus consoles para o resto da vida, até mandei fazer um pequeno móvel sob medida para guardá-los. Tenho além dos Master System, um Philips Odissey, 03 Mega Drives, Sega CD, um 3DO FZ-1, N64, Dreamcast, Saturn e 02 Playstation ‘tijolão’. A não ser pelo 3DO, que ultimamente não está exibindo imagem, todos os outros funcionam bem. Bom é isso aí galera, preservem a história dos antigos videogames e seus jogos e assim preservem também um pedaço legal da própria história, pelo menos no meu caso.

    abraço

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/03/2011 em 8:06 pm
    Permalink

    O BMX era uma baita modalidade mesmo, e divertia pra caramba.
    Me lembro que aqui o mortal pra frente nós chamavamos de “Quebra pescoço” imagina porque hehehe
    Muito boa essa materia sobre o jogos de verão, principalmente quando você não se prende só ao jogo, mas fala da própria modalidades com pitadas até historicas hehehe
    muito bom o post valeu

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.