Nos Estados Unidos e no Japão o NES foi o grande vencedor na briga entre os consoles de 8 Bits, mas no Brasil e na Europa, o Master System também fez um grande sucesso. Mas e entre o público que visita o Gagá Games? Qual destes dois sistemas de 8 Bits é o preferido da maioria?

ENQUETE ENCERRADA: E os resultados foram:

E o Master System “vence” com a “esmagadora” diferença de dois votos! 8)

O resultado da enquete mostrou que ambos os sitemas, NES e Master System, são muito queridos pelos leitores do Gagá Games. Agradeço a todos os que participaram! Até a próxima enquete!

ENQUETE ENCERRADA: Qual sistema você prefere: NES ou Master System?
Tags:         

90 ideias sobre “ENQUETE ENCERRADA: Qual sistema você prefere: NES ou Master System?

  • 04/11/2010 em 10:33 am
    Permalink

    Eu resumiria da seguinte forma: o NES foi pioneiro, foi incomparavelmente mais importante do ponto de vista histórico, foi o console que definiu sua geração e ostentou a maior parte dos jogos mais icônicos da época.

    Porém: 1) Indiscutivelmente, o Master System era um console tecnicamente superior; 2) O suporte do console aqui no Brasil era incomparavelmente melhor e com maior apelo do que o NES; 3) As adaptações de games multiplataforma geralmente eram bem melhores no Master; 4) A dedicação da Sega ao console era incrível e quase compensava a falta de apoio das third-parties; 5) O Master teve uma “sobrevida” (talvez por estar escorado no Game Gear) depois que o NES já estava morto; 6) O Master ganhava adaptações simplificadas de quase tudo o que era lançado para o Mega Drive, o que não se verificava na relação Super Nes/Nes.

    Portanto, fui obrigado a votar no Master System.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 em 11:07 am
    Permalink

    krmba…. qdo eu votei o master tava com 25 e o nes com 14 ou 15….. huaehuaeuhaeuha
    até que tá acirrada a disputa!!!!! (vou entrar e votar pelo iphone! hehehe)
    Master sem dúvida nenhuma, nem paro para pensar. Mario é legal, Final Fantasy teve seu começo alí, meu querido Mega Man X não existiria se não tivesse um Mega Man no nes… outras tantas franquias ótimas só que….. Master tem um lugar no meu coração, pois foi o VG que eu mais joguei qdo era criança =D e além do mais, eu tenho um master system, não um NES. Isso já diz qual seria minha escolha, né? =D

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 em 12:03 pm
    Permalink

    Master System all the way! Joguei muito os dois mas não dava pra comparar os ports de arcade feito para ambos. O Master System sempre foi muito mais fiel e potente. Costumo dizer que enquanto o NES sempre teve uma biblioteca de jogos invejável a SEGA desenvolvia títulos com uma qualidade impressionante, ou seja, poucos mas bons.

    Me diverti bastante com Chip’n Dale, DuckTales, SMB3, Turtles II, TigerHeli, TinyToon, Ninja Gaiden e MegaMan mas, pra mim, Alex Kidd, Psycho Fox, GhostBusters, WonderBoy, Disney’s (Castle of Illusion / Luck Dime Caper), Dinamite Duck, RC Grand Prix, Shinobi, Cloud Master, Safari Hunt, Y’s e principalmente PHANTASY STAR estão entre os melhores títulos 8 bits já feitos.

    Go Master, Go!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 em 12:40 pm
    Permalink

    Fernando Lorenzon :
    Analisando friamente, prefiro o Nes. Vejam que não tive nenhum dos 2 consoles e o fator nostalgia não me afeta neste caso.
    O problema do Master System na minha opinião é que ele teve poucos jogos originais. Grande parte de seu acervo foi lançado depois do Mega Drive. Portanto, muitos jogos eram meros “demakes” do Mega, que por sua vez eram “demakes” dos arcades.
    Já o Nes lançou muitas tendências e foi nele que muitas séries clássicas surgiram. Mas tenho que admitir que não curto muito a geração 8 bits.

    Cara, vou discordar um pouquinho no quesito “meros demakes”.

    Pra mim, a maioria das adaptações eram jogos praticamente novos. Sonic 1 e 2 do Master System possuem cenários inéditos, chefes de fase inéditos e até histórias inéditas. Quem jogou apenas as versões do Mega Drive teve uma experiência incompleta. Ótima, mas incompleta.

    E-Swat do Master é diferente do Mega.

    Castle of Ilusion são bem diferentes.

    Shadow Dancer é outro jogo.

    Claro que existem versões iguais, mas acho que a maioria das conversões possuem seu brilho próprio.

    GLStoque :
    O Nintendinho é o melhor console da história!
    O Master é só um sopro enquanto o outro é um furacão!
    Não… não estou morto. Obrigado.

    Isso magoa, Gabriel hehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 em 3:31 pm
    Permalink

    Sobre essa história do Master ter muitos “demakes”, é preciso contextualizar isso. Vamos nos imaginar em 1991, sem ter grana para ter um todo-poderoso Mega Drive. As versões dos games de Mega para Master eram claramente inferiores, mas mesmo assim davam de relho em qualquer coisa semelhante no NES. Eu não me recordo, no NES, de um jogo de plataforma visualmente tão bonito quanto o Sonic – The Hedgehog do Master. E pesa também o fato de que quase todos os jogos existentes para os dois sistemas eram bem melhores no Master, como Prince of Persia, Double Dragon, Shinobi, Star Wars, Ghostbusters, etc. Havia até alguns casos sem qualquer possibilidade de comparação, como Jurassic Park (sensacional no Master, horrível no NES). Isso sem falar em alguns games que o NES jamais chegou sequer a conhecer, como Mortal Kombat I e II, que quebravam um baita galho na época para quem não tinha grana para ter um Mega ou Super Nes.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 em 3:36 pm
    Permalink

    O que garantiu a dominação quase total do NES na maior parte do mundo foram apenas dois fatores: 1) Super Mario; 2) o quase monopólio que a Nintendo tinha sobre as third-parties.

    Se não fosse pela trilogia Super Mario, e se o Master tivesse recebido as séries Mega Man, Castlevania, Final Fantasy, Turtles e Ninja Gaiden na mesma época em que o NES, o Master acabaria atropelando o 8-bits da Nintendo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/11/2010 em 6:53 pm
    Permalink

    @Leo S.
    Rs… olha, tá tão acirrada a votação que para mim é como disse o Gamer Boy, empate técnico. Não importa quem vai ganhar, porque já está claro que os dois consoles são igualmente queridos.

    Eu acho que a enquete é encerrada automaticamente após um número x de dias. Vamos ver. Mas por mim o resultado é esse aí mesmo: empate. Se mudar muito foi algum espertinho que apareceu e entupiu um dos dois lados de votos só para mudar o resultado.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/11/2010 em 12:41 am
    Permalink

    Pelo visto meu voto foi o último, votei no pc da faculdade, quando cheguei em casa fui votar de novo no master mas a enquete ja estava encerrada. Se não me engano essa foi a enquete mais disputada feita pelo André!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/11/2010 em 1:01 am
    Permalink

    André Breder :

    Elielson :
    Essa enquete teve o mesmo efeito que comercial de cerveja: Me deu muita vontade de jogar um bom 8 bits agora!

    É exatamente o que eu estava fazendo agora a pouco… me divertindo com o primeiro Asterix do Master System.

    Esse Asterix é divertido mesmo. Mas eu sempre achei estranho que ele não tem um chefe final, como a maioria dos jogos de plataforma. Apesar disso, o cenário da arena é legal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/11/2010 em 11:07 am
    Permalink

    Bah… seu eu tivesse seguido meu coração – e não minha razão – eu teria votado no Master e teria terminado 160×160. Nunca imaginei que meu voto faria diferença!

    Mas o fato é que, mesmo que você goste muito de um, você no mínimo sempre vai ter um baita respeito pelo outro.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/11/2010 em 5:44 pm
    Permalink

    Temos que lembrar que essa enquete reflete a opinião dos frequentadores do Gagá, e que o blog terá um público parecido com o conteúdo, que PODE SER “levemente” puxado para um dos dois consoles… Faz a mesma enquete lá no Nintennerds, por exemplo…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/11/2010 em 6:29 pm
    Permalink

    Eu discordo sobre o Gagá Games ser um site seguista, quem fala isso é só porque tem uma faixa escrito “Sega 92” na cabeça do avatar do Orakio que todo mundo conheçe por gostar muito de Phatasy Star sendo que o blog não é feito só por ele também. Eu sempre vi por aqui reviews e matérias sobre vários jogos das mais variadas plataformas, alem disso o gaga esta fazendo a Cruzada NES que por sinal esta muito boa!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/11/2010 em 9:26 am
    Permalink

    leo_jiraya :

    Eu discordo sobre o Gagá Games ser um site seguista, quem fala isso é só porque tem uma faixa escrito “Sega 92″ na cabeça do avatar do Orakio que todo mundo conheçe por gostar muito de Phatasy Star sendo que o blog não é feito só por ele também. Eu sempre vi por aqui reviews e matérias sobre vários jogos das mais variadas plataformas, alem disso o gaga esta fazendo a Cruzada NES que por sinal esta muito boa!!

    Pois é. Blog seguista fazendo Cruzada NES é dose, hein? 🙂

    Bacana, eu gostei do resultado. Pensei que um dos dois consoles ia acabar ganhando disparado, e esse empate técnico me surpreendeu.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/11/2010 em 11:41 am
    Permalink

    Eu acho que se fizéssemos essa pesquisa entre um grande público, o resultado seria parecido. Não sei se houve no mundo um lugar onde o Master System foi tão forte quanto aqui no Brasil. No geral, a superioridade da dominação do NES é absoluta e inquestionável, mas aqui é totalmente racional preferir o NES. A qualidade dos produtos da Tec Toy (e de seu marketing) era incomparavelmente superior ao que se via nos clones nacionais do NES. Aliás, até onde eu sei, todos esses clones e suas linhas de cartuchos eram simplesmente piratas “oficializados”, e não tinham licença da Nintendo. Enfim, o Brasil é provavelmente o único país do mundo no qual houve um “empate técnico” na terceira geração de videogames, e eu, que vivi aqueles dias, acho que é um fenômeno local totalmente compreensível.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/11/2010 em 12:56 am
    Permalink

    não votei em nenhum, pois nem tomei conhecimento dessa enquete. mas eu seim levo em conta o fator nostalgia (afinal, se vocês pararem pra pensar, muita coisa gira em torno disso)

    eu poderia afirmar que o nes é otimo, tem os melhores titulos e muitos mimimis. mas o videogame que me tras nostalgia é o master system. ele sem duvida é o “meu videogame”. e mesmo não tendo tantos exclusivos, os jogos que eu tinha e que alugava estão guardados até hoje na minha memória! alias, fiz melhor: recentemente comecei a recolecionar os videogames que ja tive. o master system foi o primeiro que readiquiri. porque quando eu lembro da minha infancia, jogando videogam, eu não lembro de mario bros…eu lembro do sonic.não lembro de donk kong…lembro de castle of illusion e land of illusion.

    garanto que quem jogou nes na infancia vai dizer o contrario. e essa pessoa está errada? claro que não! marcou a infancia dela ué.

    não existe videogame melhor ou pior. numeros não me interessam nem um pouco. me interessa eu jogar e me divertir.

    tanto é verdade que hoje em dia jogo emuladores aqui, procurando algum jogo novo antigo (ou seja, jogo que na epoca eu não tive oportunidade de jogar) e eu ja achei varios titulos tanto na biblioteca do nes quanto do master.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/08/2011 em 7:22 pm
    Permalink

    mesmo esse enquete tenha se encerrado na vitória do Master, vou escrever aqui.olha,realmente é uma escolha difícil de fazer, pois assim como para mim SNES e MEGADRIVE são os meus consoles(e emuladores)favoritos, o NES e o Master também são os meus xodós do meu pc e notebook aqui em casa. na minha infância joguei muito SNES e pouquissímas vezes joguei MEGADRIVE. porque por aqui em Recife, o super nintendo era mais famoso, se bem que as fitas do Mega estavam mais em conta na época. agora com os emuladores do Pc, estou descobrindo os jogos da Sega e admito, no Master a qualidade de imagem é maior. mas sei lá, joguei nintendo quase a minha vida gamer até agora…mas conhecer cada novo game da Sega é para mim uma aventura, pois nunca sei o que posso esperar do jogo. e eu só conhecia Street of Rage,Golden Axe e Sonic no máximo e na Nintendo conhecia uma pancada de jogos….

    já que a votação encerrou mesmo e o meu voto para um não vai valer, prefiro votar em ambos 🙂
    e ambos tem Shin Megami Tensei(SNES/MEGA CD), o que me faz querer votar no NES ou MASTER.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.