Um dos assuntos mais batidos aqui do Gagá Games é o GOG.com, a grande loja que vende downloads de jogos velhos de PC. Quando a gente já está tão acostumado com o funcionamento de uma coisa, é fácil esquecer que para muita gente aquilo é uma novidade pra lá de confusa. Neste post, vou dar uma geral no GOG.com, explicando qual é a do serviço, como comprar jogos nele e ainda dar umas dicas bacanas para você se divertir com os recursos da comunidade da loja.

1. O que é o GOG.com?

O GOG (sigla para “good old games”, algo como “os bons joguinhos das antigas”) é uma loja online que vende jogos antigos de computador. Os jogos rodam em Windows, mas alguns também funcionam no Linux com o uso de alguns truques.

2. O GOG.com vende jogos com caixa e manual?

Não exatamente. Você não compra uma caixinha que vai chegar pelo correio. Quando paga, você compra o download do jogo. Ou seja, compra o direito de entrar no site e baixar o jogo que comprou. Mas pode baixar o manual em PDF.

3. E quais são as vantagens de comprar no GOG?

  • Preço: os jogos no GOG costumam ser baratos, custando em média seis dólares (os lançamentos mais badalados, como Baldur’s Gate, saem a dez dólares);
  • Sem DRM/proteção contra cópia: você pode baixar os jogos que comprar quantas vezes quiser, e instalar em quantos computadores der na telha. Se o GOG falir e fechar as portas, você continua podendo jogar os jogos que baixou;
  • Extras: na maioria das vezes, além do jogo em si, o GOG também disponibiliza alguns extras para download: o manual em PDF é o padrão, mas é comum poder baixar a trilha sonora do jogo, mapas, papéis de parede e outros mimos.
  • Jogos adaptados para funcionamento em PCs modernos: nos sistemas Windows modernos, normalmente você precisa instalar e configurar emuladores para jogar jogos antigos de DOS. O GOG cuida disso, e o pacote do jogo já vem com o emulador configuradinho. É só rodar o jogo normalmente que ele inicia o emulador “nos bastidores”, sem te dar trabalho; a equipe também afirma estar trabalhando na compatibilidade de todo o catálogo com o Windows 7.

4. Mas eu conheço um site que oferece piratões desses jogos de graça!

  • Quer apoiar a pirataria? Então porque está perdendo seu tempo lendo um post sobre uma loja?
  • Piratões muitas vezes vêm entupidos de vírus. O risco é seu.

5. Seis dólares por um jogo velho? Eu acho caro.

  • O GOG também vende “pacotões” . Que tal comprar os seis primeiros jogos da série Might & Magic por dez dólares? Ou os dois primeiros Realms of Arkania por seis dólares?
  • O GOG costuma fazer promoções relâmpago nos fins de semana. Há pouco tempo eu comprei um pacotão com a trilogia Gobliiins, a quadrilogia Ishar, a edição “turbinada” do clássico shooter Raptor e os dois jogos da série Robinson’s Requiem, tudo por apenas doze dólares, veja só!
  • Tem jogo de graça também! É só se cadastrar e baixar!

6. Minha conexão é ruim, como vou baixar os jogos?

É para isso que existe o GOG Downloader. É um programinha porreta que gerencia o download dos jogos do GOG. Se sua conexão cair no meio do download, ou se você tiver que desligar o computador, pode retomar o download mais tarde do ponto em que parou.

Para baixar o GOG Downloader, clique aqui. Para instalar o GOG Downloader, é preciso instalar também o Adobe Air (que você baixa aqui).

7. Como eu me cadastro?

Moleza: acesse o site do GOG e clique em “Accout Login” na barrinha no topo da tela. Vai abrir uma janela no meio da tela. Clique em “Sign up for GOG.com” e preencha os campos com o nome de usuário desejado, seu email, a senha desejada e sua data de nascimento. Aí é só clicar no botão verde “Create my Account” e pronto. É de graça, e você não se compromete a nada.

8. E como eu pago pelo jogos?

Sinto informar, mas tem que ter cartão de crédito internacional. Ou pagar via Paypal, mas para ter conta no Paypal você precisa ter cartão internacional ou conta em banco norte-americano. Não, não tem outro jeito, a não ser pedir para o seu amigo que tem cartão internacional pagar para você. UPDATE: tem gente que diz que conseguiu cadastrar cartão nacional no Paypal e fazer compras internacionais. Se é boato eu não sei, mas você pode tentar.

9. Meu computador roda Linux. Os jogos vão rodar nele?

Embora os jogos do GOG não sejam adaptados para rodar no Linux, felizmente a grande maioria deles roda sim! Via de regra, os jogos de DOS rodam numa boa, pois usam o emulador DOSBOX (que também tem versão para Linux). O mesmo vale para jogos no estilo adventure que usem o Scumm (cujo emulador, o ScummVM, também tem versão para Linux).

Quanto aos outros jogos, você pode tentar a sorte usando o WINE, que roda alguns programas de Windows no Linux. Eu rodo vários jogos no meu Ubuntu Linux aqui em casa usando o WINE, dentre eles: Giants (que é um jogo tridimensional com ótimos gráficos), Myst, Fallout, Baldur’s Gate, Planescape Torment…

Para uma lista de alguns jogos do GOG que rodam no Linux, clique aqui.

Só para constar, o Adobe Air também está disponível para Linux, o que significa que o GOG Downloader funciona numa boa.

10. Gagá, dá uma geral aí sobre coisas bacanas do site do GOG!

Pensei que você não ia pedir! Vamos lá que o GOG está cheio de coisas bacanas.

Vê aquele “Community” na barra no topo do site? Ele leva ao fórum do GOG, que é um estouro. Cada jogo lançado ganha uma sala própria no fórum, e as discussões são de alto nível. Na sala de Fallout, por exemplo, um usuário postou uma extensa lista de mods que podem ser baixados para aumentar a resolução dos gráficos e aprimorar elementos da jogabilidade. São comuns também dicas para jogadores novatos, e a turma costuma ser muito atenciosa com aqueles que chegam no fórum perguntando “nunca joguei esse jogo, vale a pena comprar?” Ah, mas tem que perguntar em inglês, que é o idioma corrente por lá.

E a estante do GOG, com os seus jogos? É muito style, vejam só a minha:

A foto cortou, mas embaixo ainda tem Jagged Alliance, Baldur’s Gate, Planescape Torment e Raptor

Outra coisa legal são os GOGmixes. Você pode montar listas de jogos em torno de um tema e passar o link para seus amigos. Por exemplo, tem o GOGmix com as protagonistas femininas mais memoráveis. É bem divertido.

11. Tá, me convenceu. Quais ofertas você me recomenda?

Tem muito jogo bom à venda no GOG: Fallout, Giants, Moto Racer, Phantasmagoria… mas vou indicar aqui uns pacotões que estão por um precinho bem camarada:

  • Pacotão Might and Magic: obrigatório para os fãs de RPGs de computador antigos. Tem os M&M de 1 a 6 por apenas dez dólares. É diversão para meses, sem exagero… ótimo para quem curte desenhar uns mapinhas em papel quadriculado. A compra dá direito ao download dos manuais, de mapas, guias de dicas, trilha sonora… imperdível;
  • Ishar Compilation: outro para fãs de RPGs. São os três jogos da série Ishar, mais o prequel Crystals of Arborea. Mais fácil de jogar do que Might & Magic, e mais barato também: seis dólares pelos quatro jogos!
  • Tex Murphy 1 + 2: lembra daqueles joguinhos de detetive que propagandeavam o uso de vídeo? Sim, era uma revolução para a época! E a série Tex Murphy é um dos maiores exemplares desse período. Estou quase terminando o primeiro, e posso dizer que o jogo é muito envolvente e bem sacado. Só seis dólares pelos dois primeiros títulos. Detalhe: consegui de graça numa promoção do GOG. Talvez você conheça a sequência mais famosa, Under a Killing Moon (também à venda no GOG).
  • King’s Quest IV + V + VI: três dos maiores clássicos do gênero adventure, num pacotão só? Tá de sacanagem? Só se for agora!
  • Mega Race 1 + 2: lembram do Mega Race, aquele joguinho de corrida futurista que também se gabava de suas “impressionantes” sequências de vídeo? Aí vão os dois jogos por apenas seis dólares;
  • Duke Nukem Atomic Edition: dose falar de jogos velhos de PC e não falar de Duke Nukem, né? Encaixei aqui na lista de pacotes porque esta é a Atomic Edition, com um episódio extra e novas armas e inimigos. E por seis dólares é irresistível, né?
  • Neverwinter Nights Diamond Edition: sozinho, este clássico RPG já valeria os dez dólares, mas o pacotão inclui ainda três expansões (Shadows of Undrentide, Hordes of the Underdark and Kingmaker). E dá para jogar online com os amigos.

E fiquem ligados: no mês de dezembro, o GOG promete uma surpresa todos os dias!

Mais dúvidas? Postem aí que eu vou respondendo e atualizando o post, conforme a necessidade.

GOG.com: como comprar e se divertir no maior lojão retrô da internet
Tags:     

29 ideias sobre “GOG.com: como comprar e se divertir no maior lojão retrô da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.