Momentos Inesquecíveis (parte 1/6)

consoles-todos BANNER

Leia todos os posts desta série clicando aqui.

Olá leitores do Gagá Games! Em uma série de seis posts, pretendo resumir um pouco as sensações que tive ao experimentar alguns dos principais consoles que marcaram minha vida até a geração 32 bits. A narrativa compreende um período de 10 anos, começando com o Atari 2600 em 1984 e terminando em 1994 com o 3DO. Espero que gostem!

Capítulo 1: Atari 2600

consoles-atari

O primeiro console que vi na vida, aos 6 anos, não era meu na verdade; pertencia ao meu irmão mais velho. Apesar disso, usufrui bastante do brinquedinho.

Lembro que ao embalar a caixa escondido do aniversariante, meu pai pediu para que eu mentisse, dizendo ser um cobertor em vez de um videogame. Não era o caríssimo Intellivision que meu brother ansiava, mas mesmo assim ele ficou bem feliz ao ver a marca Atari estampada na caixa, entendendo a situação financeira limitada da família naquele momento. A embalagem também continha dois cartuchos: PACMAN e Missile Command.

atari-jogos

Com isso, o aclamado COME-COME foi meu primeiro contato com games eletrônicos caseiros (já conhecia fliperamas). Conseguimos emprestado na mesma noite uma fita do Enduro, uma corrida estilo Fórmula 1 que despertou paixão em todos, inclusive nos meus pais. Por incrível que pareça o Atari 2600 foi o único videogame, até o lançamento do Nintendo Wii, que trouxe interesse aos meus pais. As gerações subsequentes começaram a introduzir mecânicas mais complexas, afastando-os dos joysticks.

Características marcantes da época: troca-troca de cartuchos com amigos e colegas. Assoprar a fita quando o console não conseguia ler o jogo também era uma prática comum. Nossos responsáveis não deixavam que a gente jogasse muito com medo de estragar o tubo de imagem da TV. Dividir a TV entre o videogame e a hora da novela/jornal. Jogos de poucas fases, que se repetiam até o game over.

atari-jogos2

Games preferidos deste aparelho:

- H.E.R.O.

- Seaquest

- Adventure

- Enduro

- Congo Bongo

- Moon Patrol

- Megamania

- Pitfall

- X-Man

- Frosbite

- River Raid

E você, gostaria de compartilhar como foi sua experiência com o Atari 2600?

Próximo capítulo: ZX Spectrum.

About Tandrilion, O Matusalém