Olá meus queridos amigos, leitores e retrocompatriotas! Está edição ficou um pouco grande, porém se faz necessário. Meu Playstation 3 clama por minha presença, e confesso que já estou enjoado de jogar tanta porcaria. Mas como um bom soldado não foge à luta, estamos quase no fim. O caminho continua difícil… mas vamos em frente!

Raiden

Apresento-lhes o segundo melhor jogo do Atari Jaguar, só perdendo para Aliens VS. Predator na minha humilde opinião.

Raiden é um shooter vertical, e esta versão é a mais fiel possível ao game de arcade. Tudo nesse jogo me agrada, a começar pelo logotipo no cartucho: a fonte usada para escrever “Raiden” é baseada na fonte do logotipo do Iron Maiden, aquela banda inglesa de heavy metal que, aliás, é minha segunda banda predileta, perdendo apenas para o Megadeth.

Os gráficos são espetaculares, com grande variações de cenários e inimigos. As animações estão muito bem feitas, principalmente as explosões e os tiros, com especial atenção às armas especiais. Falando nas armas especiais, existe uma “bombinha” aqui que quando usada limpa a tela. Muito boa na hora do aperto. A jogabilidade é muito legal, só o que peca é ter que ficar apertando indefinidamente o botão de tiro. Cansa. Nesse caso seria bom ter a opção de quando o botão de tiro ficasse pressionado, atirar sem parar.

O grande trunfo desta versão é que dois jogadores podem jogar simultaneamente, o que facilita as coisas, já que a dificuldade é alta. O som é show, tanto as músicas como os efeitos sonoros, bastantes diversificados e criativos. Sem dúvida nenhuma, obrigatório para quem possui um Jaguar.

Rayman

Lindo! Colorido! Uma fofura! Até a menina mais fresca da face da terra se renderia ao charme de Rayman, um personagem bastante carismático. As mãos e os pés do protagonista não são ligados por pernas e braços, o que fez das animações dele um espetáculo à parte

Com gráficos 2D coloridíssimos, cheios de florzinhas pra lá, borboletinhas pra cá, os cenários são tão doces que beiram a meiguice, de tão bem desenhados que ficaram. Durante o jogo, você pode fazer carinho nas plantinhas pra elas crescerem e através delas ter acesso a áreas até então inatingíveis. O som contribui para o clima “mamãe tô apaixonada”, com músicas alegres e melosas. Os efeitos sonoros são cuti-cuti. A jogabilidade é no estilo Super Mario Bros. 3, e o jogo tem uns mapas onde você pode escolher os estágios. Você também pode revisitar as fases concluídas e salvar seu progresso no jogo. Os controles são simples e eficientes. Rayman é um jogo calcinha que muito cueca irá gostar de jogar!

Ruiner Pinball

Outro bom jogo de pinball para o gatinho da Atari. Temos apenas duas mesas contra quatro do Pinball Fantasies, porém as daqui são maiores e mais desafiadoras.

A primeira mesa, que dá título ao cartucho, tem temática de guerra. Possui dois níveis, é decorada com aviões, armas, mísseis, bombas e duas gostosas, uma loura e outra morena. Está cheia de metas, e a mais legal delas é a Defcom, que vai do nível 1 ao 4. A segunda mesa se chama The Tower e possui um tema gótico-medieval. É decorada com olhos, poças de sangue, um prisioneiro em torutura, uma bruxa e uma torre. Essa mesa é maior que a Ruiner, pois possui três níveis e muitas e dificílimas metas.

A física está razoável, não é tão boa quanto a de Pinball Fantasies mas não compromete o game. O único ponto negativo é o som. A música é muito ruim e os efeitos sonoros são secos e apagados. Há também a manha de inclinar a máquina igual a Pinball Fantasies, porém parece que você pode abusar um pouco mais deste recurso, o pinball demora muito a dar pau. Em resumo, é um bom jogo.

Skyhammer

Muitos fãs da Atari, principalmente os “apreciadores” do Jaguar tecem elogios a torto e a direito sobre este título. Lembro também de algumas revistas na época elogiarem bastante Skyhammer, mas pra mim ele não passa de outro rascunho nojeto de Descent (PC).

Li um review uma vez no qual o autor disse que os cenários deste jogo eram “fotorrealísticos”, os cenários de fundo “tão lindos quanto os do filme Blade Runner”. Tá tirando uma com a minha cara? Tá me chamando de palhaço? Os cenários do jogo são feios de doer. Um monte de prédio cinza com janelas brancas, e como o jogo se passa à noite, o background é preto.

A jogabilidade é bisonha, seu avião voa como se não existissem leis da física. Além disso, você pode bater à vontade nos edifícios que nenhum dos dois sofrem danos. Os inimigos aparecem nos lugares mais insólitos e os tiros deles parecem fazer curvas, pois você demora pra achar de onde estão vindo. O estilo de jogo é não linear, você pode escolher as missões que quer fazer e ganhar dinheiro com elas, equipando sua nave com novos motores, armas e equipamentos, mas isso não foi o suficiente pra eu me empolgar. O radar mostra sua localização, porém não diz a direção na qual você está indo, o que o torna quase inútil, salvo algumas referências que você possa deduzir em situações específicas. Não há músicas e os efeitos sonoros podiam ser melhores.

Soccer Kid

A essa altura do campeonato eu já desisti de achar algo do nível do Saturn ou do Playstation, ambos de 32 bits. Achar algo que lembre alguma coisa feita em 64 bits é utópico no Jaguar. É mais fácil um ET pousar um disco voador no seu quintal, bater à sua porta e pedir pra entrar e tomar um café.

Soccer Kid é mais um jogo de plataforma 16 bits com um único diferencial: a arma do seu protagonista é uma bola de futebol. Tudo que define um jogo desse tipo está aqui. Plataformas, buracos, coleta de itens e uma gama de inimigos. A história é a mais sem noção possível: um meteoro caiu na terra e “destruiu” a copa do mundo, como se a copa fosse um objeto. E como um objeto, você deve coletar as peças e juntá-las para que o mundo tenha novamente uma copa. Fala sério.

Os graficos são tocos e o cenário de fundo não te dão a mínima sensação de profundidade (aliás, nada aqui dá). Os sprites parecem todos chapados, colocados um em cima do outro. A paleta de cores é pobre e os inimigos parecem sobras de outros jogos, tamaho o “nada a ver” da coisa! O som está uma porcaria, as músiquinhas são boçais, os efeitos sonoros são “flat” e parecem todos iguais. Os controles são outra tristeza, principalmente o pulo, muito truncado. A dificuldade é muito alta, fazendo com que este jogo já ruim por toda sua concepção fique realmente um porre.

Space Ace

Mais um jogo de FMV. Mais uma vez o Jaguar CD não conseguiu fazer melhor que o Sega CD e ficou uma porcaria, de tão granulado e desbotado que está o vídeo.

Ao contrário de Braindead 13 e Drangon’s Lair, aqui até o áudio ficou ruim, completamente fanho e abafado. Como de praxe, seus comandos são cima, baixo, esquerda, direita e atirar. Só que o jogo não te dá dicas do que fazer e descobrir quais comandos usar na tentativa e erro é frustrante. Como se não bastasse, o tempo de carregamento aqui é muito alto. Space Ace é mais uma “pérola” que só irá testar sua paciência.

Spacewar 2000

Este game tem um grande potencial, mas deve ter sido lançado às presas, pois parece um protótipo.

A nave está bem desenhada e texturizada, e no início há umas animações psicodélicas com o nome do jogo que eu desgosto. Outra coisa que eu desgosto é do calvo de três olhos e cavanhaque que aparece na contagem de bônus. Bizarro e desnecessário. As opções estão “bugadas” e muitas delas não funcionam. Os controles são muito parecidos com os do Hover Strike, também de Jaguar. Logo, é uma grande meleca. O mesmo vale para o radar, que parece ter sido “xerocado” de lá. Confuso e inútil. Seus inimigos na maior parte do tempo são asteróides e algumas naves.

O pior de tudo é o jogo dando “crash” a cada 20 minutos de jogatina. Incrível mesmo é que SpaceWar 2ooo foi lançado em cartucho e teve gente que comprou!

Super Burnout

Aqui está um jogo despretensioso. Super Burnout é um jogo rápido, de jogabilidade simples bem estilo arcade. Porém, na era dos 64 bits, fazer um jogo com uma mecânica de 8 bits e gráficos não muito melhores que os de Super Hang-On de Mega Drive não é algo para se aplaudir.

Continuando com os gráficos, eles são legaizinhos, mas bastante simples, bem básicos. O destaque vai para o aúdio, muito bem feito, com roncos realistas das motocicletas e vozes digitalizadas muito boas. Há quatro modos de jogo. Championship é o campeonato, você compete contra a máquina em todos os circuitos. Record é como o nome diz, correr contra o relógio e marcar recordes. Trainer te permite conhecer os circuitos. Já o modo Versus permite jogar com um amigo com a tela dividida. E aí ocorre um problema: a divisão de tela não achata sua moto, que fica no mesmo tamanho do modo single player, só que você fica sem a visão do “horizonte”. Como não se vê a pista, fica injogável. Com os controles respondendo bem, Super Burnout é indicado para quem quer passar o tempo sem muita pretensão.

Supercross 3d

Eu tenho um ódio mortal desse lixo. Fui um infeliz proprietário desse dejeto em formato de cartucho. Como eu xinguei a mãe, o pai, a avó do infeliz, do miserável que fez este game horroroso. Se foi uma equipe, essa turma não devia trabalhar mais nem limpando latrina!

Supercross 3d é o fundo do poço do Atari Jaguar. Foi a pior coisa lançada pro sistema, e olha que não falta porcaria. Os gráficos são abomináveis, nojentos de dar ânsia. O som é um punhado de ruidos, algo como um chiado tuberculoso que sugere que sua moto está em movimento. Falando em movimento, as rodas da sua moto não giram. O framerate é baixíssimo, algo como 5 frames por segundo. A lentidão é total e você só consegue pilotar a sua moto quando está em último lugar e os adversários já sairam da tela. Caso contrário os controles congelam.

Até a arte do cartucho e seus manuais são igualmente mal feitos, coisa de moleque. Este jogo fez com que eu desgostasse da Atari como empresa. Se você por um acaso tiver esse cartucho, faça um favor a você mesmo: marrete-o até virar farelo. Estarás prestando um grande serviço à Humanidade.

Syndicate

Um game de bastante sucesso no PC que ficou tosco no console da Atari. Syndicate é um RTS (Real Time Strategy) onde você controla quatro agentes e deve cumprir missões específicas.

Como no computador usamos teclado e mouse, jogar Syndicate pelo joystick do Jaguar ficou muito complicado. O direcional substituiu o mouse na interface point and click do jogo, mas o cursor sofre do mal de Parkinson e não para de tremer. O teclado foi substituído pelo teclado numérico do controle, e como não poderia ser diferente, os comandos se tornaram bizarros, pois você precisa fazer muitas combinações diferentes para se executar uma função, tornando o gameplay um fiasco. Como se trata de um jogo de estratégia em tempo real, até você dominar os comandos, uma paciência digna de santo lhe será requisitada.

Os gráficos estão na média para o Jaguar, porém comparando com a versão original de PC, mais antiga por sinal, deixam muito a desejar. As músicas contribuem para o clima tenso proposto, mas os efeitos são ridículos. Mas o maior aborrecimento deste cartucho são as intermináveis telas de loading durante o jogo. Isso mesmo meus amigos. Cortesia da Atari. Tela de loading em cartucho. São essas coisas que só a Atari faz por você. Só de sacanagem.

Bom pessoal, até a próxima.

Cruzada Jaguar: E tem coisas que só a Atari faz por você

21 ideias sobre “Cruzada Jaguar: E tem coisas que só a Atari faz por você

  • 22/08/2011 em 8:27 am
    Permalink

    É… Até que essa rodada reservou boas surpresas no Jaguar…

    Mas vejo que alguns jogos não são nem substrato de pó de merda.

    Como já comentei, a Atari tem toque de Midas invertido.

    Abraços

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 10:42 am
    Permalink

    Pô, esse Raiden aí me deu vontade de caçar um emulador de Jaguar, só pra ver como ficou.
    E quanto ao Rayman, eu sempre tive dúvida de
    Como ficou a versão do Jaguar comparada à dos consoles de 32 bits..

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 11:53 am
    Permalink

    mas o cursor sofre do mal de Parkinson e não para de tremer. KKKKKKKKKKK

    Rayman é o melhor jogo do Jaguar, é o único jogo com cara de 64bit
    Alien Vs Predator é bom também, mas granuladão
    Pinball Fantasies seria melhor que o do Amiga se não fosse o som fanho
    Raiden foi superestimado nesta análise, mas não é de todo ruim, dá pra engolir

    Tem a demo do “Native”´que é muito boa, mas ainda não foi apresentada

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 12:46 pm
    Permalink

    esse Rayman é show de bola mesmo! e eu achando que a versão do Jaguar iria ser inferior a versão do PS1..é igual ou melhor até. quase me interessei em zera-lo. o Raiden Densetsu é outro que eu e meu irmão passamos a tarde inteira jogando, depois de Gaiares e Gradius, nunca me diverti tanto num joguinho de navinha.

    super burnout é massa de jogar. mas o snes ou o megadrive poderia ter feito aquilo. e esse jogo de motocross não pegou a Rom dele aqui. mas como o Piga tá malhando muito esse jogo,fez eu não ter jogado ele. Skyhammer me fez lembrar de um game do N64 que era parecido….mas o do N64 era melhor. e vou baixar esse Space war,Soccer kid e Space Ace para dar uma conferida. Syndicate dizem que é bom,vou baixa-lo também.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 1:28 pm
    Permalink

    *Achar algo que lembre alguma coisa feita em 64 bits é utópico no Jaguar. É mais fácil um ET pousar um disco voador no seu quintal, bater à sua porta e pedir pra entrar e tomar um café. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ganhei a tarde ^^
    *um meteoro caiu na terra e “destruiu” a copa do mundo, como se a copa fosse um objeto. sahshashhsahhshashshah
    *um chiado tuberculoso que sugere que sua moto está em movimento kkkkk
    a mas eu to a fim de conferir pra ver se é tão ruim assim esse SUPERCROSS 3D só vendo pra crer a sua angustia amigo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 4:22 pm
    Permalink

    Essa cruzada me fez pesquisar mais sobre outros consoles que não são tão famosos e eu só havia ouvido falar, o tanto de FAILs, vi um pouco sobre 3DO, Sega CD, CDI, Apple Pippin. O 3DO ainda tem uns joguinhos legais, o SegaCD/x32 foi um erro da Sega (cria um acessorio, mas sem nada que justifique a compra), o CDI e o Pippin não deviam ter existido. Ainda bem que hoje a M$, Sony e Nintendo são experientes, o que vier é lucro.
    O Rayman é o jogo mais bem desenvolvido pra plataforma, comparar o gráfico com qualquer outro jogo é covardia, o que nos faz pensar que poderia ter vindo muitos jogos a nível. A ubisoft lançará o Rayman Origin, no mesmo estilão desse aí.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 4:49 pm
    Permalink

    Eu joguei o Syndicate para SNES e me divertiu durante um bom tempo, não parei até terminá-lo, gostava muito do sistema que ia evoluindo as partes dos agentes deixando eles mais rápidos, com uma precisão melhor de tiro e essas coisas. Ruim era saber a próxima coisa a fazer, pois o texto dizendo se era pra matar alguém ou persuadir ficava bem embaixo da tela, e na minha tv mal aparecia, geralmente eu fazia a missão dos dois jeitos, falhando num eu tentava o outro.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 7:46 pm
    Permalink

    Deixarem Raiden Trad e Rayman ruins, teriam que fazer um fazer trabalho descomunal para conseguirem isto… mas, em seu tratando de Jaguar, já não duvido de mais nada! Rss!
    A cada review publicado nesta cruzada, eu fico cada vez mais convencido que a Atari perdeu o timing no lançamento de seu console… a meu ver, ele foi desenvolvido para bater o Mega Drive e o Super Nes em uma época que já se aventuravam em jogos vetoriais e simulacros de ambientação 3D. Ainda assim, tentaram lançá-lo assim mesmo dizendo se tratar de um 64 bits… e deu no que deu.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2011 em 9:59 pm
    Permalink

    Caramba piga, conseguiu provar que esse Supercross 3D é pior que o Motocross Championship do 32X (estou fazendo a Cruzada 32X), que é uma merda sem tamanho, com imagens parecendo JPG gerado no paint e tudo mais.

    Último post da Cruzada 32X: http://memoriasdeumlobodemadeira.blogspot.com/2011/08/cruzada-32x-estamos-so-no-comeco.html (O jogo do Motocross está no primeiro post da Cruzada, este é o segundo)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2011 em 11:15 am
    Permalink

    Galera, só pra lembrar que o Rayman SURGIU no Jaguar. Depois q ele foi portado pra outras paltaformas…
    É o melhor jogo do console, sem dúvidas. E por falar em emu do Jaguar, o Jagulator aqui não funciona nem com macumba…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/08/2011 em 8:54 pm
    Permalink

    @Man On The Edge
    Disse tudo.

    @Pedro @ Quero Jogar
    Com certeza você não jogava a versão de Jaguar. Caso contrário, você teria más recordações.

    @Rafael Neves
    São dois jogos que vale apena emular.

    @Fernando
    É questão de gosto. Eu acho AVP o melhor jogo do Jaguar, não por alguma coisa isolada, mas pela soma do conjunto. Native é um homebrew, e como na cruzada só estou falando dos jogos lançados oficialmente. Logo Native vai ficar de fora.

    @helisonbsb
    Valeu pelo comment!

    @leandro(leon belmont) alves
    Se quiser jogar Syndicate, recomendo jogar a versão de PC mesmo, que é muito show por sinal.

    @Tonshinden
    Pode ficar a vontade pra emular esta desgraça. Depois me conta!

    @Leandro MOraes
    Pra mim a copa do mundo é um evento, assim como um mundial de volei ou de F1. O troféu é só o troféu. O que vale mesmo na premiação é o título, que é algo intangível. Logo não pode ser destruído. Minha opinião.

    @Fagner
    O Sega CD e o 32X pode ter sido um fracasso comercial, mas tem seu valor. O mesmo vale pro 3DO. Agora o CDI e Pippin são tosqueira mesmo. Desses, só não consegui emular o Pippin ainda. Tenho o fullset mas não achei emulador que funcione. Aliás nem sei se existe um.

    @Douglas Deiró
    Com certeza. A Atari é mestre em perder o timing e desde o 2600 que ela não implaca nada. O Jaguar foi a última pá de terra.

    @Lisandro
    Obrigado!

    @Lobim
    Fala Lobim. Eu ainda vou comentar lá na sua cruzada. Estou sem tempo de ler direito, mas a cruzada 32X me interessa muito (Sega fan detected). Supercross 3D é uma afronta!

    @André Breder
    Syndicate de PC é a meçhor versão, sem dúvida alguma. Quando puder, experimenta a versão do Raiden pra Jaguar.

    @Erik Serra
    Entre na página oficial do desenvolvedor e baixe a última versão de lá. Veja a lista de compatibilidade dos jogos e tenha certeza que seu processador tenha as intruções SSE2, senão não funfa! E não espere uma emulação perfeita.

    @†Yciero†
    Bizarro. O calvo deve ser o “orgulho” de algúem!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/08/2011 em 12:23 pm
    Permalink

    Você tem muita coragem, Piga! Eu não consigo encarar uma Cruzada dessas, hehe. Li todos seus outros posts, e fiquei impressionado com a quantidade de jogos ruims. Me parece que fora Alien vs Predator, Raiden e Rayman mais nada se salva neste console.
    E já vi muita coisa bizarra em jogos, mas o et careca bate muitas delas…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.