Em 2010 eu fui convidado a escrever posts para o GameBlog, que na época era o blog de games da Editora Europa. Ficou acertado que eu faria alguns posts exclusivos para eles, e como na época eu não falava sobre Saturn e Playstation aqui no Gagá Games decidi fazer um diário de bordo de Panzer Dragoon Saga para não “trair” os leitores do meu blog.

De lá para cá o GameBlog saiu do ar, e o Gagá Games passou a cobrir também essa geração de games. Portanto, decidi trazer para cá o conteúdo do diário. Se você não acompanhou na época, vai poder acompanhar agora. Se já acompanhou, ou se não pretende acompanhar, legal ^_^

Como o Cosmão encerrou seu diário de Landstalker às segundas, mr. André Breder está de férias em sua coluna semanal aos sábados e eu estou meio que curtindo férias aqui do blog também, vou começar lançando os posts às segundas, às quartas e aos sábados. Se o Cosmão lançar outro diário e quando o Breder voltar de férias eu mudo os dias. Lembrando que estes posts são repetecos do velho GameBlog, só devo fazer pequenas modificações aqui e ali.

Este diário é interessante porque além de mostrar um jogo absolutamente fenomenal que muita gente não jogou, está entupido de vídeos (legendados por mim em português, é coisa fina!). Vamos lá…

* * *

A SEGA começou dividindo dois times: um para trabalhar em Panzer Dragoon II e outro para trabalhar em Panzer Dragoon Saga. Os dois projetos foram iniciados ao mesmo tempo. Só que, quando Panzer II foi concluído, PDS ainda estava em franco desenvolvimento e sem sinais de conclusão, com os desenvolvedores tendo as ideias mais loucas para incrementar a jogabilidade. Com a conclusão de Panzer II, a SEGA mandou que sua equipe se unisse à equipe de PDS.

O jogo continuou crescendo, passando a ocupar dois, depois três, e por fim quatro CDs! O resultado foi um RPG tridimensional como o mundo jamais havia visto. Duvida? Então dá uma espiada na foto do combate:

O fato é que tanta demora na produção fez com que o jogo fosse lançado no finzinho do “reinado” do Saturn, de modo que muita gente ficou sem conhecer essa pérola. Mas quem conheceu amou e tece elogios rasgados ao jogo — assim como o disco da banana do Velvet Underground: vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda depois 🙂

PDS consegue unir o estilo do Panzer Dragoon original, um sensacional shooter tridimensional lançado para o Saturn anos antes, aos sistemas de exploração e batalhas dos RPGs. O resultado é explosivo e completamente diferente de qualquer jogo que você já tenha visto. Um verdadeiro trabalho de mestre.

O jogo está cheio de CGs faladas em japonês e também em um idioma próprio, criado especialmente para o jogo. Todas essas CGs estão devidamente legendadas em inglês. Eu poderia narrar de forma entediante a abertura cinematográfica do jogo, mas achei que seria maldade… por isso, legendei a abertura em português para quebrar o galho de vocês. Nunca legendei nada na vida, então sejam razoáveis nas críticas… e minha mãe não tem nada a ver com isso, hein!

Gostou do vídeo? Clique no “Gostei” lá no YouTube e contribua para que eu vire um astro do rock na internet

E então, vamos jogar Panzer Dragoon Saga? Suba no seu dragão e acompanhe o nosso diário de bordo!

Diário de bordo Panzer Dragoon Saga (1/30)

26 ideias sobre “Diário de bordo Panzer Dragoon Saga (1/30)

  • 04/01/2012 em 8:28 am
    Permalink

    Opa, e eu aqui pensando que o Gagá era mais um herege que nunca tinha jogado o Panzer Dragoon Saga (“arguably” o melhor RPG do Saturn).

    Jogaço msm! Os gráficos pra época eram de cair o queixo (pelo menos pra mim), e o fato de ter 4 cds dava td um charme. Até “recentemente” eu achava que ele era o jogo com o maior número de CDs pro Saturn (até eu descobrir o Phantasm, que tem 8 :O)

    E o lance do jogo ser TODO falado (msm que a maioria das falas seja na língua dos Sims XD)tbm era mt bacana. Pra o quem era acostumado com Rpgs 100% em texto… O máximo que eu tinha visto de “voz” em Rpg até então era o barulho do texto rolando no Shining the Holy Ark.
    E eu me divertia com aquela parada de vc acelerar ou deixar lerda a velocidade das falas usando o L e R(não lembro se tinha que zerar primeiro pra liberar isso)

    O sistema de batalha do PDS tbm é mt foda, pena que mts vezes torna o jogo um pouco fácil (salvas algumas batalhas mais chatinhas). Inclusive esse sistema influenciou uma batalha que tem no Final Fantasy XIII-2 (não no gameplay, mas na ação em si, é mt “a cara” do PDS).
    Eu tbm me amarrava naquele lance de vc poder “customizar” o dragão (mudando os atributos e talz). Lembro que se vc colocasse td na defesa ficava um dragão MT feioso XD

    Agora, não sabia desse lance de ele ter começado a ser feito junto com o Panzer Dragoon Zwei. Isso explica pq o save do Zwei influencia no Saga (lembro que rolavam uns itens extras pra quem tivesse o save completo do Zwei na memória)…

    Mas agora me lembrei de uma das minhas maiores decepções gamísticas… Foi qdo anunciaram o Panzer Dragoon Orta do XBOX como SHOOTER!!!!
    E eu esperando ansiosamente um novo PD Rpg… Mas ainda tenho fé de ver um PDS2 num futuro.
    Quem sabe depois que sair o Shenmue 3, ou o Phantasy Star 5?
    XD

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 9:02 am
    Permalink

    ah, eu me lembro que você era do GameBlog mesmo,Gagá.

    você tinha até feito um detonado do Valkyrie Profile por lá. e eu lia, quando você saiu, parei de ler o blog. e eu ainda não era retrogamer,mas já dava meus primeiros sinais na época.

    depois de Landstalker e ainda jogando Starflight,SMT Devil Survivor e Phantasy Star 2, vou ter acompanhar e zerar Panzer Dragoon também. baixando já aqui no emulador. 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 11:31 am
    Permalink

    Lembro-me que na época, essa idéia de um jogo com 4CD’s ou até mais, geralmente nos deixava assustado. Mas o jogo que depende disso, com certeza sempre é um game bom !

    Saturn tbm tem suas pérolas !

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 12:18 pm
    Permalink

    @leandro(leon belmont)alves
    Leandro! Você comentou a respeito de um emulador ai pra saturn, eu gostaria de saber mano, existe uma maneira de emular esse jogo num pc?!?! Faz anos que eu tento emular jogos de saturn e não consigo! haha, se você, ou o gagá seila, puder passar alguma dica de emulador que realmente funcione, eu agradeço desde já! ;D

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 12:24 pm
    Permalink

    @Patrick
    Patrick, quando zerei esse jogo eu nem tinha Saturn, foi via emulador mesmo! Mais precisamente o SSF. Tem um tutorial em inglês aqui:
    http://www.racketboy.com/retro/sega/saturn/2009/04/ssf-a-nearly-perfect-sega-saturn-emulator.html

    @Jorge Chernicharo
    > Mas ainda tenho fé de ver um PDS2 num futuro.

    Duvido. Acho que a Sega não tem mais cacife para grandes RPGs, eles custam uma fortuna… é uma pena, porque esse PDS é um estouro mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 1:10 pm
    Permalink

    @Patrick
    Patrick, se escolher o emulador SSF, escolha os mais antigos. pode não ter lógica. mas a atualizações desse emulador não pegam todos os jogos. eu mesmo vou do SSF 0.08 para baixo e pega todos muito bem. tenta aí que você consegue.

    e ainda estou procuram uma ISO do Panzer Dragoon Saga que preste pra jogar

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 2:06 pm
    Permalink

    Providenciando “queimação de ISOs” agora mesmo para tentar acompanhar este diário de bordo no Saturn. Desde Phantasmagoria no PC não jogo um título com tanta troca de discos, vamos lá! 🙂

    Por sinal, se não me engano, a versão americana de PDS é caríssima hoje em dia…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 3:19 pm
    Permalink

    Finalmente, Gagá! Esse jogo inrível sofreu por ter saído junto com Ocarina of Time e FFVIII, que por serem séries mais conhecidas, ofuscaram os poucos jogadores do Saturn que ainda insistiam no console.
    Um jogo incrível que valeu a pena ter jogado. Não esquece de SEMPRE fazer carinho no seu dragão cada vez que estiver “acampando” para poder fazer tudo no jogo!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 4:45 pm
    Permalink

    Que bom que resolveu portar o Diário pra ca Gagá, assim mais pessoas podem aproveitá-lo.

    Já dei uma lida na época no Gameblog, mas vou acompanhar de perto aqui no Gagá Games.

    Sobre diários, tirarei umas merecidas férias, acabei de postar a última parte do StarTropics e vou passar algum tempo sem diários/detonados/etc.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 5:57 pm
    Permalink

    Eu não acredito! vou chorar! Muitíssimo obrigado, senhor Orakio, por essa pérola que será a jornada através dessa série maravilhosa. Até hj ainda jogo os títulos do Saturno e o Orta para Xbox clássico. São todos espetaculares e não podia recomendá-la mais a todos os que acompanham o site.

    Boa sorte na jornada. E estamos acompanhando com força!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 7:38 pm
    Permalink

    Quando o diário de bordo do Landstalker tava só la na metade que tive uma idéia, quando surgisse o próximo eu iria acompanhar jogando junto. Só que agora em um download aqui e outro acolá fui juntando e jogos e tem muita coisa boa aqui pra aproveitar,

    tem o Bastion que joguei um pouco só pelo navegador do chrome mesmo e já me empolgou,

    depois cliquei nos mais baixadão do site bom aquele e vi um nome japonês estranhão, fui ver e não sei muito sobre o jogo, dizia de aviso que era impróprio para menores, eu achando que era uma baixaria bizarra de japonês, era leve e baixei pra conferir, pelo pouco que começou o jogo ainda não deu nada de proibidão, a história até tá bacana, é sobre um garoto que foi encontrar uma garota mas lá ele teve uma parada cardíaca, daí passou 4 meses no hospital e quando finalmente saiu, tiveram que colocar ele em uma escola especial, aos poucos ele vai descobrindo que ali cada um tem um problema. Chegando na escola o professor te apresenta pra turma, depois você faz um grupo para terminar um trabalho, ali ele descobriu que uma menina era muda, e aos poucos vai se conhecendo o ambiente, no momento ele estava indo para o salão de almoço. Na primeira vista mais me pareceu como se tivesse assistindo um anime mas que você vai escolhendo as opções, não sei o que virá pela frente mas que parece uma história boa isso parece.

    E por último surgiu Trine 2, jogo perfeito só na primeira batida de olhos, lembra Lost Vikings por ser 2D em que se usa três personagens e cada um tem sua utilidade ao longo da jornada, sem falar que os gráficos são extremamente lindos.

    Com vergonha de amar tanto Chrono Trigger mas nunca ter jogado Chross, é outro que está ali, bem no início do jogo, e tá ficando difícil escolher.

    E essa emulação de Saturn será que não é difícil de executar?

    Lembro que jogava Kof 97 na locadora e tinha que colocar o jogo com um cartucho, depois trocar o cartucho que o jogo funcionava, uma coisa estranha pra mim e não sei bem pra que serve aquilo, só sei que eu odiava loadings dos videogames de cd, já que meu snes não tinha loadings, achava que o Saturn deveria usar só cartuchos e não Cds.

    Então é isso Gagá, to nessa encruzilhada do que jogar, tudo ao mesmo tempo dá merda, tem que ser um de cada vez. (e quando quero relaxar e jogar vagamente pouco me importando com histórias de jogo, sempre estão ali SSFII, Fifa12 e Skyrim)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 7:46 pm
    Permalink

    Taí um jogo que eu sempre quis jogar. Na verdade, eu nunca joguei em um saturn na vida, mas alguns títulos sempre me interessaram só que ainda não arrisquei emular.

    Vou acompanhar o diário de bordo e adicionar esse a fila. Antes eu preciso terminar de me redimir por não ter aproveitado a saga phantasy star, ela já tá na fila faz tempo e como não gosto de jogar mais de um RPG ao mesmo tempo vai ter que esperar um pouco mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 9:37 pm
    Permalink

    @Juliano
    tmb jogo bastante skyrim juliano mas eu acho que ele tem uma baita historia a não ser que você virou baixa as traduções das falas na gamevicio e você entendera porque esse jogo não é só goty por causa da sua diversão mas tmb pela ótima historia

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/01/2012 em 10:42 pm
    Permalink

    bons tempos de sega saturn…joguei poucos e bons jogos de saturn na época de ouro do console seganiano, e… é sempre bom lembrar clássicos do video game da sega da vida!!!!a verdade é essa: o futuro vive do passado e o passado estará sempre no futuro!!!!valeu!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » Diário de bordo Panzer Dragoon Saga (2/30)

  • 07/01/2012 em 8:37 am
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Cara, tive uma alegria gigante quando consegui juntar todos o jogos da Série (originais) – Inclusive o do Game Gear. Hj, na minha coleção, só falta o Saga – o único que tenho “não original”. Infelizmente, nunca achei uma versão americana que atendesse ao meu padrão de exigência ( ao contrário da versão JP, mais facil de achar).

    E já que prece existir, por aqui, um grande número de fãns de Panzer Dragoon, deixo vcs com o site “Will of the Ancients”: Recheado de informações, concept arts e material fanmade da série.

    http://www.thewilloftheancients.com/

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.