Eu já comentei outras vezes por aqui sobre o Bruno Freitas, vulgo bootsector. Ele é uma espécie de Professor Pardal, e já inventou várias coisas bacanas para a turma retrogamer.

Agora o Bruno abriu oficialmente sua lojinha online, e mandou uma unidade de cada item vendido para que eu analisasse. Devo dizer que estou tremendamente satisfeito com o resultado! E não estou ganhando comissão não, é do fundo do coração mesmo ^_^

Foto da loja em em 12/03/2012

RetroVGA

Este talvez seja o invento mais interessante do bootsector: um gerador de scanlines.

Lembra de quando você jogava na velha TV de tubo (CRT) e via aquelas linhas bem pequenas na tela? Geralmente a gente só notava olhando de perto. Aquelas linhas eram típicas das TVs de tubo, e ajudavam a cobrir certas deficiências na imagem dos jogos antigos, que não tinham alta resolução, deixando-os com uma cara mais bonita. Essas linhas se chamam “scanlines”.

Acontece que quando você liga um Mega Drive, um NES e outros retroconsoles a uma TV de LCD essas linhas não aparecem, e como consequência, a imagem fica uma b*&%@. Tipo, não uma b*&%@ incrivelmente fedida, mas quem já jogou em TV de tubo sabe que a imagem dos consoles antigos ficava melhor nela. Afinal, esses jogos têm baixa resolução e não foram feitos para as TVs tchananãs poderosonas de hoje em dia.

Pois adivinhe só o que o gerador de scanlines do bootsector faz? 

Holy shit! Shoryuken da minha TV de LCD, sem e com scanlines! Clique nas imagens para ver maior!

Gente, quase dá para sentir o cheiro da minha velha TV de tubo! Vejam como o Sonic fica bem mais bonito com scanlines! Clique nas imagens para ver maior!

Texto sem scanlines = not retro enough! As scanlines dão aquela carinha de coisa velha aos nossos clássicos favoritos! Clique nas imagens para ver maior!

O RetroVGA ainda tem botões que permitem dobrar a espessura das linhas, o que pode ser útil para TVs e consoles com resolução maior! O resultado é simplesmente excelente!

O procedimento é o seguinte: em vez de ligar o console diretamente à TV, você o liga ao Retro VGA, e em seguida liga o Retro VGA à TV. Mas atenção: o RetroVGA só aceita conexões VGA, tanto na entrada quanto na saída. A saída não deve ser problema, acho que todas as TVs de LCD têm entrada para cabo VGA. A entrada já pode exigir alguma ginástica…

Meu Wii, por exemplo, é ligado à TV por meio de um cabo de vídeo componente. Eu tive que comprar uma placa conversora vídeo componente/VGA (esta aqui), que também serve para outros consoles com saída de vídeo componente. Eu ligo meu Wii à placa VGA usando o vídeo componente, ligo a placa VGA ao Retro VGA com um cabo VGA e finalmente conecto o Retro VGA à TV também com um cabo VGA. Pesquisando bem no eBay você encontra placas para ligar Mega Drives e Super Nintendos a saídas VGA também, mas você vai precisar de um adaptador SCART. E eu nem imagino que diabos seja um SCART.

O resultado final é ultrarretrô, como vocês podem ver nas fotos acima. A imagem fica até com cara de arcade, é um barato! Eu adorei. Agora só uso os emuladores do meu Wii com o Retro VGA.

Visite a página do RetroVGA

Wii Retro Pad Adapter e USB Retro Pad Adapter

Estes dois acessórios são um sonho para a turma da emulação. Você aí que curte jogar emuladores no PC ou no Wii e queria poder usar os controles originais que tem guardado no armário, agora já pode!

O controle de seis botões do Mega ligado ao USB Retro Pad Adapter

O Wii Retro Pad Adapter, como o nome indica, permite plugar os controles antigos no Wii. Se você quiser usar um controle de Atari, Master System ou Mega Drive em emuladores no seu Wii, por exemplo, é tudo bem simples: basta ligar o controle em questão à entrada DB9 do Retro Pad e conectar o Retro Pad ao Wiimote — ele tem um plugue igual ao do nunchuk.

O USB Retro Pad Adapter é igualzinho, mas em vez de um plugue para conectar ao Wiimote, obviamente temos um plugue USB para ligar ao PC ou até mesmo ao Playstation 3! Não pude testar no Play3 porque não tenho o console, mas no PC o sistema reconheceu o adaptador numa boa, e o controle funcionou facilmente sem a necessidade de instalar nenhum programa especial. A peça também tem um conector adicional para você ligar os fios de controles de arcade caseiros — muita gente monta esses controles por conta própria. Caso esse recurso não te interesse, você pode preferir comprar a versão Lite do acessório, que vem sem essa entrada e sai um pouco mais barata.

O Gens/GS aqui no meu Linux listou direitinho o controle que conectei usando o USB Retro Pad Adapter, sem necessidade de instalar nada. Só tive, naturalmente, que definir a função de cada botão nas configurações do emulador. O Kega Fusion, no Windows, fez o mesmo. Segundo o bootsector, funciona também no MAC.

Por padrão, os dois adaptadores só aceitam controles com conectores DB9 (Atari, Master System, Mega Drive). Mas se você quiser usar outros controles, não vai ficar a ver navios não: também estão à venda cabos que fazem a ligação de controles de vários consoles diferentes à entrada DB9 do Retro Pad. No momento em que escrevo este post, cinco cabos diferentes estão à venda, para os seguintes controles: Super Nintendo, NES (aquela entrada do NES original, também usada no Bit System da Dismac aqui no Brasil), Playstation 1 e 2, Nintendo 64 e Gamecube.

Esses cabos milagrosos permitem ligar uma pregada de controles diferentes no Retro Pad

Não testei tudo porque não tenho esses controles todos aqui, mas meus testes com controles de Mega Drive, Master System e Gamecube foram um sucesso, tanto com o Wii Retro Pad Adapter quanto com o USB Retro Pad Adapter. Vale dizer que os mesmos cabos valem para os dois acessórios, não precisa comprar um adaptador de SNES para ligar ao PC e outro para ligar ao Wii não.

Nota: o Retro Pad aceita o controle oficial “antigão” do Mega Drive sem problemas. Mas quando testei com uns controles genéricos de três e seis botões do Mega, o Retro Pad não aceitou alguns botões. Falei com o bootsector e ele me disse que podia ter relação com um lance de tensão, que é diferente nos controles genéricos do console. Ele me mandou outra unidade com uma adaptação e aí sim funcionou direitinho! Portanto, quem for comprar… leia isto antes.

Visite a página do Retro Pad Adapter

Resumindo…

Eu passei alguns anos da minha vida procurando exatamente esses acessórios que o bootsector está vendendo na lojinha dele. São acessórios engenhosos, muito bem feitos e com um acabamento legal. Eles funcionam direitinho e os preços são bem menores do que os que eu costumo ver em peças com menos opções nos sites de leilões da internet — especialmente no caso do gerador de scanlines, os modelos que vi por aí custam uma fortuna.

Os acessórios da loja do bootsector foram aprovados com louvor aqui nos meus testes. Fiquei tão satisfeito que até fiz questão de colocar o banner da lojinha dele ali na barra lateral — não ganho comissão não, é só por “filantropia” mesmo. Vale muito a pena conferir! Eu agora fico imaginando o que mais esse camarada vai inventar para a turma retrô… sugestões?

Visite a loja do bootsector

Retroloja vende pequenas maravilhas a preços bacanas!

86 ideias sobre “Retroloja vende pequenas maravilhas a preços bacanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.