Bom dia, amigos leitores do Gagá Games! Hoje damos um pequeno salto e aportamos no fim dos anos 90, analisando um FPS que passou batido por muitos – ofuscado por grandes títulos como Quake e Unreal, mas nem por isso menos importante. Estamos falando de “Jedi Knight”, da Lucasarts.

Apesar de breves momentos em baixa, a franquia Star Wars nunca deixou a desejar e não passa um ano sem que alguma novidade nos chegue ao alcance. Desde filmes remasterizados até jogos, quadrinhos e todas essas belezas que formam o “universo expandido” (aquele que vai além do que conhecemos nos filmes).

Em 1998 comprei meu primeiro Pentium 100 – já então ultrapassado. A consequência natural foi buscar em bancas pelas famosas revistas com CDs de brinde – afinal baixar 650 mega de demos de jogo era coisa futurista! E foi com uma dessas revistas da época que tive meu primeiro contato com Jedi Knight. Eu já havia jogado Unreal, Quake e os FPS pareciam estar tomando força, mas o título contava com ajuda da força e, consequentemente, tinha um algo a mais… 

Contexto histórico (nos games)

Saudosamente me lembro da época em que os donos de diferentes placas 3D (placas aceleradoras eram realmente coisa de rico) disputavam para provar que uma Voodoo era melhor que uma TNT e por ai vai. No fim dos anos 90 a batalha pela então nova fatia de mercado de hardware de placas 3D era uma coisa quase épica. Antes do mundo passar a conhecer apenas os nomes “Geforce” e “Radeon”, gigantes do panteão 3D atendiam por nomes não menos “irados”, como Savage, Rage, Voodoo e palavras como “extreme” sempre acompanhavam cada nova tecnologia.

Jedi Knight surgiu em tempos que a falecida 3Dfx dominava o mercado com sua tecnologia Glide – concorrente do Direct3D. Porém, de forma curiosa, o título já veio com suporte ao Direct3D e trazia de sua própria maneira gráficos muito interessantes. Não eram os mais avançados para o seu tempo, mas eram caprichados e passavam longe de fazer feio.

Um detalhe interessante, talvez não tanto no contexto de jogos, mas que eu não poderia deixar de comentar, as cenas entre fases em JK foram as primeiras tomadas com sabres de luz a serem feitas desde “O Retorno de Jedi”, em 1983.

O sabre de luz era meio pontudo… mas cortava que era uma beleza!

História / Gameplay

Você é Kyle Katarn, um espião da Aliança Rebelde (não confundir com RBD) que, como todo bom protagonista (herói ou anti-herói), desenvolve sua história na trilha da morte de seus pais. Porém, lembro a vocês que JK é a continuação de Dark Forces, então as coisas podem não ficar muito claras num primeiro momento para quem não tiver contato prévio com o jogo anterior. O que fica claro logo nas primeiras fases é que você está atrás de um lendário “Vale dos Jedi”.
Como é de se esperar, a trilha sonora é de fazer fãs de Star Wars vibrarem logo de cara. Toda a história entre as fases é dada por cut-scenes filmadas e bastante competentes. Mas o que chama a atenção acima de tudo é o level design.

um Jedi por caminhos não ortodoxos…

Em JK encontramos tanto cenários abertos quanto extremamente fechados, e cada qual tem seu ponto forte. A ligação entre salas, montanhas, naves, tudo é de muito bom gosto e mostra que um bom level designs às vezes fala mais alto do que a própria história – contraditoriamente, pesquisando um dia desses, li um post num fórum antigo em que o autor detonava exatamente as fases do jogo. Gosto realmente é algo que varia.

Algo que talvez pareça banal hoje foi bastante legal em JK: de acordo com suas ações no jogo, conforme você perseguia os caminhos Jedi, poderia se tornar um Jedi bom ou um Dark Jedi, modificando o desfecho da história.

Kyle irá se deparar com sub-vilões bastante batidos – temos que ser sinceros – e, na verdade, o desafio mesmo são as fases. Os chefes valem mais a pena pelas cut-scenes, mas acho que todo jogo deve ter seus pontos fortes, o que por si só implica na existência de pontos… não tão fortes assim.

Ao final de cada fase você ganha estrelas de acordo com quão bem você foi e poderá então distribuí-las em diferentes poderes da força – super pulo, super velocidade, arremessar objetos, esse tipo de coisa que te faz desejar ter nascido com midi-chlorians em abundância no sangue :D.

Kyle não está sozinho nessa luta…

Nosso herói conta com a ajuda de Jan Ors, pilota de sua nave e dona de um timing perfeito para te tirar de encrencas… e talvez uma queda por Kyle, porém isso já é interpretação de quem lhes escreve. Jan é uma personagem que não faz nada efetivamente ao longo das fases, porém é sempre interessante ver que um jogo se preocupou com sua história, ainda mais quando falamos de um título da saga Star Wars.

Quem decepciona um pouco – ou talvez bastante – é o antagonista, Jerec, um Dark Jedi que busca encontrar o tal vale com intuito de recriar o Império Galático, aquele mesmo que Luke Skywalker derrotou nas telonas. Jerec é uma espécie de Darth Maul: um vilão com mais maquiagem do que carisma e, num universo onde todos temeram Darth Vader, não há lugares para antagonistas de segunda… em outras palavras, não é bem derrotar Jerec que te motiva a jogar. Você joga para viver um pouco no universo de Star Wars e, por sorte, há outros fatores no jogo que te motivam.

Já imaginou rebater lasers com seu sabre de luz?

Os controles são responsivos e seguem o padrão da época. Na primeira vez que joguei terminei sem usar o mouse para mirar – resquícios de anos jogando Doom – e só aprendi que era possível jogar como um FPS contemporâneo depois de aprender O QUE é um FPS contemporâneo. A coisa chata de falar sobre FPS é exatamente essa: os controles? Bem, são os mesmo de sempre e funcionam que é uma beleza. A não ser que haja uma grande anomalia, a jogabilidade no gênero é uma formula que não tem muito como inovar.

Já que os controles não inovam, vale lembrar algo que, além de inovador, caiu muito bem para o game: JK foi um dos primeiros títulos a adotar sons 3D, o que, quando feito direito, contribui muito para a imersão do jogador. Aqui a coisa foi desenvolvida sem preguiça, fazendo com que valesse a pena jogar sozinho em casa trancado no quarto e com luzes apagadas.

Conclusão

Se você é fã de Star Wars, Jedi Knight vai ser um jogo inesquecível – seja pela alegria de se usar um sabre de luz num FPS, pela trilha sonora extremamente cativante ou mesmo pela experiência de vivenciar um pouco do universo expandido da série. Se você é um fanático por FPS, o que definirá se o jogo vale ou não a pena é o caso de você simpatizar com a ambientação sci-fi, independente de ser Star Wars. Sejamos francos, em FPS ambientação é tudo.

Opa! Conheço esse cara ai…

No meu caso, joguei e re-joguei incontáveis vezes. Uma revista da época elogiou o título pelo fato de você poder dar grandes pulos e fazer coisas que não são convencionais em outros games de tiro, o que é bem verdade.

JK conta ainda com uma continuação oficial, “Mysteries of the Sith” que, embora tenha satisfeito em partes meu desejo por saber um pouco mais da força, decepcionou exatamente no ponto em que JK triunfa: o level design, antes tão cuidadosamente pensado, agora apareceu de forma nitidamente não preocupada e fez com que eu largasse o jogo pela metade.

É isso ai, meus amigos. Boa jogatina, e que a força esteja com vocês!

Vai se arriscar com um AT-AT a essa distância?

Jedi Knght – Dark Forces II (Windows 9x)
Tags:     

23 ideias sobre “Jedi Knght – Dark Forces II (Windows 9x)

  • 03/05/2012 em 9:46 am
    Permalink

    Esse foi um jogo que eu não joguei. Talvez por que eu estava jogando Quake, Unreal, etc… Na verdade era tanto jogo que as vezes títulos como esse passavam batidos….

    Aliás, saudades da época que FPS se jogava SEM o mouse!!!

    Falow! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2012 em 10:28 am
    Permalink

    parece um joguinho bem bacana, vou ver se acho para baixar. e se joga-lo, irei para o lado negro, que achava mais legal ser Sith 🙂

    e saudades dos tempos que a “Força” era algo que qualquer podia ter, não esses midi-chlorians. talvez meu irmão goste e se rebele um pouco a esses jogos modernos e jogue algo assim para variar

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2012 em 1:18 pm
    Permalink

    Pra quem é fã de Star Wars, este jogo é obrigatório.

    Foi a primeira vez que o jogador teve uma experiência interessante ao empunhar um sabre-de-luz (experiência que foi sendo aprimorada nos jogos seguintes).

    Como dito no texto, a ambientação é singular, como não poderia deixar de ser.

    Eu tenho esse jogo, comprado na época, naquela edição da Brasoft, com os diálogos dublados.

    Tenho toda a série Jedi (Knight, Outcast, Academy) instalada em um notebook. De tempos em tempos, relembro um pouco destes excelentes jogos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2012 em 3:57 pm
    Permalink

    um clássico da época das revistas cd rom…me lembro de alguma revista com esse jogo demo!!!naquela época eu tinha uma lapada de revistas com jogos demo e joguinho DOS…hoje em dia é mais joguinhos em flash,,,acredito que tiraram muita coisa dai para fazer a ameaça fantasma…bons tempos e boas recordações….saudades dessa época de revistas pc!!!!!falou star fox!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2012 em 9:36 pm
    Permalink

    @piga
    Pois é, também fui um dos maníacos por Unreal e Quake (mais especificamente Action Quake 2 nos servers brasileiros rs).
    Compartilho de sua nostalgia – bons tempos descendo a mão no teclado :D.

    @leandro(leon belmont)alves
    Hehehe, às vezes acho bom eu ser o caçula – nunca vou ficar desejando que meu irmão venha para o lado velho da força hehehe!

    @Cidraman
    O Outcast acabei parando pela metade me arrependo até hoje… Claro que sempre é tempo de correr atrás, mas com minha infindável lista de jogos a serem jogados… Vida de retrogamer é cheia rs.
    O seu era um Brasoft “Hits”? Foi o que acabei comprando – versão com caixa mais simples e manual… Puts, nesse nem manual veio!

    @cis_negro
    Jogue que vale a pena mesmo! Sempre coloco o CD novamente no drive e relembro as melhores fases – destaque para a que você começa na cobertura de um prédio, muito boa!

    @helisonbsb
    Será que conhecemos o jogo pela mesma revista? Lembro que era uma com capa arroxeada e que também fazia review de um audacioso (ao menos para a época) jogo com conteúdo adulto. Mas não consigo lembrar o nome, eram tantas revistas de CD.

    @Robson
    Pois é. Nada como um teclado numérico no colete de sua armadura :).

    @Leon
    Como comentei acima, o Jedi Outcast parei pela metade! Um dia vou me redimir com a força e termino de jogar.

    @Randolph
    Lembro que até o XP rodava numa boa, mas Windows 7 talvez dÊ uma dorzinha de cabeça…

    @Juliano
    Obrigado, Juliano! Mas não seja por isso, se tem um PC agora dá tempo de conhecer muita coisa boa ainda.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2012 em 10:10 pm
    Permalink

    Li uma vez que as primeiras cenas em filme gravadas desde O Retorno do Jedi eram as do Rebel Assault 2, de 1995 ou 1996.

    Meu primeiro PC comprei no finzinho de 1997, era um Pentium 200 MMX. Rodava praticamente nada. Uma vez encomendei um CD-R com jogos que um cara gravava. A maioria ficou só na vontade hehe. Se não me engano tinha o Shadows of the Empire, aquele que tem pro N64 também.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/05/2012 em 12:23 am
    Permalink

    @Randolph
    po cara, esse game (e outros fps da epoca, doom, hexem, duke nuken, outros lá…) é muito mais complexo que os games modernos, não existiam setas indicando a cada instante qual caminho seguir, os mapas eram muito mais amplos e os pluzzes eram parte essencial do genero, mesmo nos mais voltados para ação. FPSs (e muitos outros generos) modernos são extremamente scriptados, é praticamente uma experiencia guiada

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/05/2012 em 12:52 pm
    Permalink

    @Cássio “Pé na Cova” Raposa
    Exatamente, é a edição “Brasoft Hits” que tenho.
    Tenho ainda Dark Forces, Rebel Assault 2, Shadows of the Empire e Full Throttle, todos da mesma coleção (faltou The Dig, mas um dia consigo).

    @Sérgio
    Você está certo, as primeiras cenas “live action” após “O Retorno de Jedi” foram aquelas filmadas para Rebel Assault 2.
    Entretanto, como foi dito no texto do Cássio, as primeiras cenas com sabres-de-luz filmadas após o Episódio VI foram justamente estas de Jedi Knight.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/05/2012 em 9:00 pm
    Permalink

    Joguei demais esse jogo, tenho até hoje na caixinha.
    O mais impressionante é que peguei a versao dublada, inclusive dialogos e in game, muito bom.
    Fora que colocar o CD do jogo no aparelho de som e toca as musicas do Star Wars que estao no jogo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/05/2012 em 11:43 am
    Permalink

    @Mateus

    Devo dizer que é mesmo um jogão!

    @Sérgio

    Shadows of the Empire foi outro grande jogo e muito legal pois expande o universo não antes nem depois da trilogia inicial: expande a história correndo na mesma época dos três filmes!

    @Qui Gon @Henri Zombie
    Parece que todos tivemos a mesma versão dublada 🙂

    @Ultimecia
    É mesmo? Pô, conta mais! Não sabia que ele era meio importante, achava que ficava mais nos games mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/05/2012 em 3:24 pm
    Permalink

    Joguei bastante o Jedi Knight 2, era muito bom.

    Mas os ques sempre me deixam com sentimento de nostalgia são o Rebel Assault 1 e 2.

    Era simplesmente inimaginável na época ter coisa mais bem feita que aquilo… 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/07/2012 em 5:13 am
    Permalink

    @Cássio “Pé na Cova” Raposa
    Nossa, só vi agora o seu comentário

    A primeira aparição do Kyle foi no livro Dark Forces: Soldier for the Empire escrito por William C. Dietz. Não cheguei a ler ainda, mas fala de quando ele se graduou na Academia Militar Imperial, descobre q o pai morreu e durante o livro ele descobre q os culpados foi o próprio Império. O segundo livro ( Dark Forces: Rebel Agent) e o terceiro ( Dark Forces: Jedi Knight) resumem a história do Jedi Knight: Dark Forces 2.

    Durante a história da expansão, o Mysteries of the Sith, Kyle é encarregado de treinar a Mara Jade, ex-assassina e discípula secreta do Imperador que acabou se apaixonando pelo Luke quando devia mata-lo (normal) e veio para o lado da Luz da Força. Durante o treinamento, coisas aconteceram, ele chegou a ir para o lado escuro mas conseguiu voltar (parece até a casa da mãe joana, todo o mundo vai pro lado escuro e volta -_-)

    Ele continuou sendo instrutor, participou de outras 2 guerras e acabou se tornando um membro do novo Conselho Jedi e um dos membros mais sensatos por sinal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/03/2014 em 9:20 am
    Permalink

    O post é antigo mas fui, praticamente, obrigado a deixar um comentário. Esse jogo é um dos melhores, do Star Wars, que já foram lançados. Na minha opinião, só o Jedi Outcast vence ele !!!

    É uma pena que os novos jogos não sejam bons como esse Dark Forces II. Hoje em dia eles trabalham demais nos gráficos e acabam esquecendo o resto. E também, os jogos de hoje estão muito sentimentais.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.