Olá visitantes do Gagá Games! Aqui é o seu amigo André Breder trazendo para o blog mais uma edição do Recordar é envelhecer! Hoje vou relembrar um game de ação bem bacana lançado para o NES em 1990: G.I.Joe – A Real American Hero. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Introdução

Quem foi criança nas décadas de 80 e 90, com toda certeza adorava colecionar os bonecos de plástico da série G.I.Joe (Comandos em Ação aqui no Brasil). Era uma diversidade absurda, com soldados cheios de armas e acessórios, que realmente fizeram a cabeça da criançada na época (eu, inclusive). Havia ainda veículos bem bacanas dos personagens, tudo para aumentar ainda mais as despesas dos pais da garotada fanática pela série. Haja dinheiro! Quem viveu essa época até hoje se recorda como era comum o polegar da mãos dos bonecos quebrarem… ah, bons tempos!

G.I.Joe fez sucesso também com sua série animada para TV, que servia para apresentar os personagens à criançada. Havia os mocinhos (G.I.Joe) e os vilões da organização COBRA, um grupo de terroristas que pretendia dominar o mundo.

O sucesso dos G.I.Joe foi tanto na época, que não podia dar outra: dois excelentes jogos de ação baseados na série acabaram sendo criados e lançados para o NES. Nesta análise estarei me focando no primeiro deles, que foi publicado pela TAXAN, uma subsidiária da companhia japonesa Kaga Electronics, e que recebeu o nome de G.I.Joe – A Real American Hero.

Sobre o game

A história do jogo começa com o General Hawk avisando aos heróis que foi descoberto a localização de várias bases da organização COBRA espalhadas pelo mundo, e que os G.I.Joe devem então invadi-las e destruí-las, enfraquecendo assim as forças do inimigo.

Ao todo serão 6 missões, cada uma dividida em 3 estágios, cada estágio com um chefe no final. No primeiro estágio você estará no território onde fica a base inimiga, já na segundo estágio você estará dentro da base e deverá espalhar bombas em pontos específicos(marcas tipo um “V”nas paredes) para posteriormente mandá-la pelos ares, e no terceiro estágio você terá que passar por mais uma fase cheias de inimigos até encontrar o último chefe da missão e consequentemente dar o fora daí antes que tudo exploda!

Existem 5 personagens iniciais para escolher (Capitão Grid-Iron, Rock & Roll, Blizzard, Snake Eyes e Duke), sendo que sempre será determinado automaticamente aquele que irá liderar cada missão. O jogador poderá então montar um time de auxilio para o líder, escolhendo outros dois personagens para ajudá-lo. Durante os estágios poderá se trocar de personagens a qualquer momento, bastando apertar o botão Start para fazer a troca, e depois Start novamente, para continuar o jogo. Isso será de grande ajuda quando algum personagens estiver morrendo, pois então você poderá trocá-lo por um que esteja com mais energia.

Cada personagem tem suas características e armas próprias. Pode-se escolher entre duas formas de atacar: o ataque simples(que não gasta munição, e consiste na utilização de socos ou o uso de armas brancas) e o ataque com armas, onde o uso é limitado, pois exige munição para tal. Para alternar entre os dois modos de ataque basta apertar o botão Select.

Durante a aventura, o jogador poderá pegar itens diversos que serão de grande ajuda. Alguns irão restaurar a energia do personagem que estiver em uso durante o jogo, outros já aumentam a munição das armas. Existem ainda aqueles que melhoram as características dos personagens, como aumentar os pontos de energia e melhorar o poder das armas de fogo. Haverá ainda alguns veículos que podem ser encontrados durante os estágios que ajudaram um pouco o jogador.

Na última missão o líder do grupo será o General Hawk, que pode voar graças ao mini-foguete que é preso em suas costas. Ele é sem dúvida o melhor personagem do jogo. E nos últimos estágios do jogo haverá itens suficientes para deixá-lo com suas características no máximo! Não hesite em usá-lo contra o maldito Comandante Cobra!

Quesitos técnicos

Os gráficos do jogo são excelentes e bem coloridos. Os cenários de fundo são bem detalhados e muito bem elaborados e desenhados. Os personagens apesar de serem pequenos na tela, possuem uma boa animação.

Os efeitos sonoros são igualmente excelentes! O som dos tiros, explosões, socos, etc, tudo é muito bem feito e está bem no padrão de um jogo de ação como este.

As músicas do jogo são muito boas! A trilha sonora é bem extensa e possui músicas com os mais variados climas. Aumente bem o volume quando estiver jogando e curta! As músicas dos chefes são bem tensas, levando a adrenalina do jogador ao máximo!

A jogabilidade é mais que perfeita. Os comando são simples, bem fáceis de usar, e todos os comandos respondem de maneira rápida e precisa. A troca do modo de ataque e dos personagens é simples e rápida. Além de atirar e pular, os personagens podem ainda se agarrar nas plataformas laterais.

A dificuldade do jogo é crescente, ou seja, vai aumentado mais e mais no decorrer da aventura. As fases em que se deve colocar as bombas na base inimiga, por exemplo, no início será moleza, mas depois o número de bombas a serem colocadas aumentará muito, fazendo com que estes estágios se tornem grandes labirintos! Os chefes possuem um modo básico para atacar. A melhor forma de vencê-los é primeiro observar isso, para saber a hora certa de desviar de seus ataques. E ataque sempre, não economize munição nos chefes!

Conclusão

G.I.Joe – A Real American Hero é um dos grande jogos de ação que foram lançados para o NES. Trouxe grandes qualidades e novidade em relação aos demais jogos gênero. Extremamente difícil, é um jogo que proporciona horas e horas de diversão! E alguém aí já viu o filme que fizeram do G.I.Joe no ano passado? É assistível? Ainda não tive coragem para assistí-lo… espero que tenha ficado no mínimo bom!

Recordar é envelhecer: G.I.Joe – A Real American Hero (NES)
Tags:                 

15 ideias sobre “Recordar é envelhecer: G.I.Joe – A Real American Hero (NES)

  • 06/03/2010 em 7:05 am
    Permalink

    Flávio :

    Sim, o filme não é assim “O Filme”, mas é legalzinho, só estranhei o Black Eyed Peas tocando a música nos créditos.

    Bom saber. Um amigo já me havia dito que o filme era bom, só que ele falou que era bom demais, “filmasso”, etc. E como o gosto dele para filmes é bem duvidoso (Já que ele achou o filme “A Noiva de Chuck” uma maravilha), queria ouvir a opinião de outra pessoa. 🙂

    GLStoque :

    Arrasou no Texto!

    Valeu GLS!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/03/2010 em 5:35 pm
    Permalink

    Quando joguei esse ae eu era pirralho de tudo!!
    Ainda colecionava bonequinhos dos comandos (e playmobil’s tb kkk) e foi por causa deles e do desenhoq ue eu aluguei o jogo, mas nem cheguei a jogar direito, lembro que na época não havia gostado. Mas como eu era MUITO muleque, criança mesmo, de repente foi por causa disso que eu deixei ele de lado pra jogar os outros games queeu havia alugado junto!

    Vo joga denovo pra ver qualé XD

    obs: Gagá, eu ODEIO seu captcha code Òó SEMPRE tenho que escrever denovo o comentário inteirop pq ele teima em me chamar de cego analfabeto kkkk Vou contratar um hacker pra arrancar ele daí!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/03/2010 em 11:26 pm
    Permalink

    Mais um jogo de NES que eu vou conhecer 20 anos depois… Se naquela época eu tivesse ganhado um Nes além do Master system, com certeza eu teria repetido várias séries na escola hehehehe

    Gostei desse lance de trocar de personagens, isso deve dar ao jogo mais variedade.

    Pergunta cretina: a maioria dos jogos nesse estilo possuem o menu de informações (barra de energia e pontos) na parte de cima ou na parte de baixo? Do que eu me lembro, era raro ver esse menu na parte de baixo. E acho que fica pior assim. Ou deve ser só frescura minha 😀

    Breder, gostei da análise, mas acho que faltou falar qual a empresa que fez o jogo, só pra ter uma “base”. Por exemplo, se esse jogo fosse da Konami, eu logo compararia com Contra. Mais uma vez, talvez seja só frescura minha 😀

    Minha opinião sobre o filme: várias cenas de ação, lutas bem coreografadas e ótimos esfeitos especiais. Tem um carinha que fez aqueles filmes de comédia como Todo mundo em pânico e as branquelas (fracos) mas em GI Joe ele tá realmente engraçado, porque não tem nada forçado. A história é boazinha, bem clichê, mas não chega a decepcionar. Agora, concordo em 100% com o P.A., a Baronesa é linda mesmo, ganhou da Megan Fox PQP

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/03/2010 em 11:53 pm
    Permalink

    Elielson :

    Mais um jogo de NES que eu vou conhecer 20 anos depois… Se naquela época eu tivesse ganhado um Nes além do Master system, com certeza eu teria repetido várias séries na escola hehehehe

    Sorte minha que na época pude ter tanto um Master quanto um clone de NES. E mais sorte ainda porque eu não repeti de ano na escola mesmo tendo os dois consoles… hehehehehehehe 🙂

    Elielson :

    Pergunta cretina: a maioria dos jogos nesse estilo possuem o menu de informações (barra de energia e pontos) na parte de cima ou na parte de baixo? Do que eu me lembro, era raro ver esse menu na parte de baixo. E acho que fica pior assim. Ou deve ser só frescura minha :D

    Isso varia mesmo de game para game, mas para mim esse lance do menu de informações é um mero detalhe, e nunca tive problemas com isso ou com sua localização na tela. Super Mario Bros 3 é um dos maiores clássicos do NES, por exemplo, e também tem o menu na parte inferior da tela.

    Elielson :

    Breder, gostei da análise, mas acho que faltou falar qual a empresa que fez o jogo, só pra ter uma “base”. Por exemplo, se esse jogo fosse da Konami, eu logo compararia com Contra. Mais uma vez, talvez seja só frescura minha :D

    Realmente eu esqueci de citar isto no texto, mas já coloquei esta informação na análise: G.I.Joe – A Real American Hero foi lançado pela TAXAN, que publicou nas décadas de 80 e 90 alguns games para NES e para o Game Boy, como Burai Fighter, Low G Man e Burai Fighter Deluxe.

    Elielson :

    Minha opinião sobre o filme: várias cenas de ação, lutas bem coreografadas e ótimos esfeitos especiais. Tem um carinha que fez aqueles filmes de comédia como Todo mundo em pânico e as branquelas (fracos) mas em GI Joe ele tá realmente engraçado, porque não tem nada forçado. A história é boazinha, bem clichê, mas não chega a decepcionar. Agora, concordo em 100% com o P.A., a Baronesa é linda mesmo, ganhou da Megan Fox PQP

    Sobre o filme vou ver se o assisto em breve então.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/03/2010 em 8:42 pm
    Permalink

    Joguei muito esse game, terminei uma vez, só que quando você termina se eu não estou falando bobagem (afinal de contas fazem uns vinte anos isso), você começa o game tudo de novo só que podendo escolher somente dois personagens no time. Me corrija se eu estiver errado.
    Mas é um baita jogão mesmo, e quem colecionava os bonequinhos mais um motivo para jogar pois é possível reconhecer muitos deles durante as fases sem contar os veículos.
    Os gráfico são um dos melhores no NES. E a música nem sem fala também.
    Agora quanto ao filme do GI JOE assista sem esperar nada, pois na minha opinião é um filme que só vale pelos efeitos especiais pois é uma estorinha bobinha pra criança mesmo.

    E encerrando vou deixar uma dica de jogo do NES: Zen Intergalatic Ninja.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.