A internet está cheia de sites e blogs de alto nível, mas poucos entram naquela seleta lista de “essenciais”. O Data Cassete é um deles, e se você ainda não o conhece vai ficar de queixo caído em 3… 2… 1…

Eu tinha muita, mas MUITA revista de videogame aqui em casa. Comprei a primeira edição da Videogame na banca e dali em diante fui comprando de tudo: GamePower, SuperGame, Ação Games e a minha favorita, a Gamers. Era revista que não acabava mais.

Acontece que como (quase) todo mundo, um dia eu conheci uma linda garota e decidi me casar com ela. E aí ficou complicado manter aquela pilha gigante de revistas. Foi então que descobri o Data Cassete, que me deu forças para jogar tudo aquilo fora. Minto: guardei umas poucas que tinham valor sentimental, mas a grande maioria foi embora mesmo.

Um acervo online de revistas clássicas de videogame

O Data Cassete é um grande repositório de revistas antigas em PDF, como foco nas publicações brasileiras sobre videogame. Eu já considero o site como um quarto extra aqui da minha casa, onde eu guardo a minha revistada toda. Se quero ler alguma edição antiga da SuperGamePower, é só ir até lá e “pegar”. Simlpes assim, de graça e sem cadastro.

Parte do baú de preciosidades do Data Cassete

O site é tocado pelo Leonardo Rosa, que começou reunindo jogos do velho computador TK2000 (que eram em fita K-7, daí o nome do site) que encontrava espalhados pela internet, com medo de que os sites fossem saindo do ar e os jogos se perdendo. A mesma motivação o levou a reunir scans de revistas encontrados pela internet, e o Data Cassete acabou chegando ao ponto em que chegou hoje.

Como só distribui PDFs de revistas antigas, até hoje o Leonardo não teve problema algum com as editoras dessas publicações. “Pretendo preservar a história brasileira da informática e dos videogames, e não tirar o dinheiro de quem está produzindo o material”, explica ele. O Leonardo até já conquistou elogios de Pierluigi Piazzi, figura lendária no cenário micreiro nacional, autor de diversos livros sobre o MSX que hoje figuram no Data Cassete.

Como contribuir?

O acervo do site é grande, mas não é completo. Segue abaixo uma listinha com edições que ainda não estão no Data Cassete. Se você tem scans dessas edições, suba para um site de compartilhamento de arquivos (megaupload, rapidshare, mediafire ou o que você preferir) e mande o link para o Leonardo e também para os dois fóruns listados abaixo.

Puuuutz, eu tinha esse livro!

Mas se você tem as revistas e não tem scanner, atenção:

“Manter o site atualizado com todos os scans já me toma bastante tempo. Se você tiver revistas antigas mas não tiver scanner, vale mais a pena enviar as revistas para o pessoal dos fóruns que digitalizam revistas de videogame. Estes são os dois fóruns que conheço que mais contribuem com scans atualmente:”

Quanto à qualidade dos scans, não há muita burocracia. Mas o Leonardo dá umas dicas gerais:

“Por padrão, 200 dpi para revistas coloridas é suficiente. O que deve existir é sempre um comprometimento entre qualidade e o tamanho do arquivo PDF final. O que aprendi na prática foi que o tamanho do PDF (em MB) deve ficar sempre maior que a metade do número de páginas de uma revista colorida.

Por exemplo: para uma revista de 40 páginas, o PDF final deve ter mais de 20MB. Se esse tamanho ficar menor, pode ter certeza que a qualidade das imagens ficará comprometida. Por outro lado, se o tamanho do pdf ficar maior que o número de páginas, faltou alguma otimização. Ah, e muita gente também não gosta de ver aquelas bordas brancas da tampa do scanner em volta das imagens. :D”

Quer ajudar? Então aí vai a lista de edições que o Data Cassete ainda não tem (lista atualizada em março de 2012):

  • Ação Games = 18, 36, 44, 48, 50, 51, 52, 57, 58, 59, 60, 61, 63, 67, 68, 69, 73, 78, 84, 86, 94, 96, 101
  • Cinevideo Games = 1, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10 em diante
  • Computer Games = 1, 3, 9, 11, 13, 14, 15, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 36, 38, 39, 40 em diante
  • Detonando = 1 a 4, 6 em diante
  • GameX = 1, 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 28 em diante
  • GameX Especial =  1, 4, 5, 8, 11 em diante
  • Game Boy = 1, 3 em diante
  • Game Over = 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 em diante
  • Game & Vídeo = 1, 3 em diante
  • Game Power = 7, 9, 10, 12, 19
  • Gamers = 2, 73, 81, 86
  • Gamers Book = 2
  • Gamers Especial = 1 a 8, 10, 11, 13 a 24, 26, 29 a 34, 36, 40 em diante
  • Gamers Golpes = 1, 2, 3, 9 em diante
  • Gamers Pró-Dicas = 16, 22, 23, 25 a 32, 34 em diante
  • Games Feras = 3 em diante
  • GameShock Guide = 1, 2, 4 em diante
  • Gamestation Especial = 3, 4, 11 em diante
  • Players = 3 em diante
  • Playstation Magazine = 4, 7, 8, 9, 15 em diante
  • Plug and Play = 3, 4, 7, 9 em diante
  • Power Game = 1, 2, 4 em diante
  • Star Games = 1 a 4, 7 em diante
  • Super Game = 13, 19, 30, 32, 33, 34
  • Videogame = 16, 31, 33, 35, 37, 39, 41 a 47, 49 a 57, 60, 61, 62, 64 em diante
  • World Games = 2, 4 em diante

Parabéns pelo ótimo trabalho, Leonardo!

Data Cassete, o asilo das revistas clássicas de games
Tagged on:     

43 thoughts on “Data Cassete, o asilo das revistas clássicas de games

  • 05/09/2011 at 8:19 am
    Permalink

    açao games e video game tambem tive desde o numero 1, eram muito uteis na epoca tanto para nos ajudar em uns jogos como para mostrar algumas novidades da epoca, tinha uma das tartarugas ninja que comprei na praia e ficava la lendo e e relendo querendo de qualquer jeito o jogo, acho que era a açao games 1 se nao me engano.
    muito legal esse site vai ser mais um novo site de cabeceira

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 8:31 am
    Permalink

    cara esse site eu ja conhecia pq queria recuperar umas ediçoes minhas q perdi a muito tempo eu tenho minhas pilhas de revistas até hj casei mas minha esposa não liga de eu guarda las pq tenho um valor sentimental tenho akelas ainda da ação games q vinha com VHS da animes das series da SNK (meu precioso VHS do samurai showndow) tenho varias revistas acho q vou contribuir na verdade nem sabia dava pra contribuir tenho varias revistas aki (inclusive uma afirmava q ia sair uma maquina q podia simular cheiro nos games heheehhe) ate hj quando sobra um tempinho eu sempre leio novamente as noticias antigas ^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 8:35 am
    Permalink

    Gagá! Que achado cara!
    Se não me engano, acho que já tinha ouvido falar disso, mas achei que era lenda!

    Vai ser ótimo! Eu tenho um bocado de revistas lá em casa (mas não me desfaço delas nem se eu for casar! uhahua)

    Vou ver se por acaso tem alguma lá que de repente não tem na lista, pra poder contribuir!

    Adorei isso! Obrigado mesmo!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 9:10 am
    Permalink

    É isso aí Gagá, mostre a todos os velhos do blog que existe vida após o fim do papel…xD
    Lembro eu que quando fui buscar informações sobre “revistas de videogames antigas” na Internet há uns 2 anos atrás me deparei com o Datacassete. E eu fiquei espantado por eles já terem “no acervo” quase todas as revistas antigas para download, sem cadastros ou aporrinhações desta natureza, e eu fui baixando tudo que tinha no site. Como naquela época eu comprei uma multifuncional e aqui na minha cidade existem pelo menos 3 sebos “decentes” (com um pessoal q me conhece bem para essas coisas de “nerd”), eu fui comprando as revistas que o site não tinha e fui scaneando pra “posteridade” (e as revistas depois disso eu levava pro sebo de volta). Daí pelo Orkut descobri a comu (mantida pelo MCS) e comecei a postar as revistas que fui scaneando. Fiquei famoso, oras!!! Meu nome apareceu no site com os meus scans (e outros gamers tbm). Isso é bem bacana, o reconhecimento por um “trabalho” bem feito.
    Dito isso, eu confirmo o pedido do Gagá: se vc gamer em geral q possua (ou sabe alguém q tem) um scanner e tenha algumas dessas edições da lista acima, faça a gentileza com todos de scanea-la e enviar para a “net” (pelo Leandro no site ou na comu msm). Todos ficaram agradecidos e vc irá para o céu dos gamers xD.
    PS: Fiquei chateado por ter visto alguns sites de downloads por aí colocando links de download das revistas sem os devidos créditos, e ainda um cara de pau do ML “vendendo” os PDF’s! Vendendo algo que é “de graça”…
    Enfim, que a memória dos gamers se mantenha firme ainda por muitos anos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 9:12 am
    Permalink

    quer dizer que esse data cassete também tem revistas em PDF para qualquer um ler? eu achava que poucos sites tinham essa opção. quando moleque, ficava seco para comprar revista de games, mas era tão viciado que nem juntava dinheiro para comprar. e olha que na época, as revistas não custavam uma fortuna como é hoje. vou conferir esse site depois do trampo aqui.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 11:23 am
    Permalink

    @edu
    Lembro de reler a primeira edição da Videogame pelo menos umas cinco vezes no dia da compra ^_^

    @Cledson
    @Ulisses Old Gamer 78
    De nada, he he…

    @Erik Serra
    Não tem jeito, Erik, sempre que alguém faz algo com boa vontade pinta um espírito de porco para tentar manchar a coisa toda… vender PDF é sacanagem mesmo!

    @Doidao66
    Pois é, tô ficando corajoso 🙂

    Eu tava enrolando por séculos para fazer um post sobre o Data Cassete, e o seu e-mail deu um empurrãozinho, he he… além disso, nosso amigo Felix/Plínio/Gamer Boy do POBRE Rom Hacking me mandou um email sugerindo a matéria também, então juntei o útil ao agradável.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 1:43 pm
    Permalink

    Faz um tempo que conheço o site. Da primeira vez que o vi, o acervo ainda era beeeeeem pequeno, com um número de revistas que podia contar nos dedos. Quem diria que essa quantidade aumentaria tanto!

    É realmente um ótimo trabalho, resgatando parte da história gamer nacional. Tenho algumas revistas, vou ver se tenho alguma que eles não têm.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 6:39 pm
    Permalink

    Eu já conhecia o site e ele realmente é muito bom, a primeira vez que reli a minha revista favorita a videogame número 2 foi nesse site. Mas não sabia que ainda dava continuidade nesse projeto.

    Vou dar uma olhada na minha coleção que tenho agora, o que eu tiver duplicado e estiver na lista eu vou fazer o scan com certeza e enviar.

    Ótima iniciativa Gagá e parabéns Leonardo!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 9:00 pm
    Permalink

    Esse site é muito bom viu andei frequentando a um bom tempo atrás de informações sobre umas revistas antigas de games viu é uma boa pedida pra quem quer se lembrar dos bons tempos que se comprava revistas de games nas bancas .

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 9:05 pm
    Permalink

    Conheci o DataCassete faz 1 ano por aí,fiquei entusiasmado com a proposta do site e desde então acompanho suas atualizações.
    É sempre bom lembrar que este site maravilhoso existe,valeu Gagá pela dica,tenho certeza que o dataCassete já conquistou mais adeptos 🙂

    OBS:Quando for baixar as revistas,respeite o limite máximo de 3 downloads simultaneos,para mim dava erro se tentasse mais.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 10:56 pm
    Permalink

    eu tenho cerca de 1.100 revistas de game em casa são o meu xodó e eu sempre estou comprando mais e tal …até ja pensei em fazer uma pequena série de videos caseiros falando das particularidades de algumas delas e tals…

    interessante é que eu acabei curtindo mais colecionar as revistas do os proprios consoles….vai entender….
    mas o datacassete é algo importantissimo para manter viva essa lembrança tão saudavel das revistas em quem não tem espaço em casa ,ou mesmo oportunidade de encontra-las por aí facilemnte em sebos ( vai dizer que vc trombou com a gamepower n° 16 ou a ação games n° 4 por acaso num sebo hj ?? )

    confesso tbem que devo ter umas 30/40 edições entre as que faltam para o datacassete..

    se alguem de BH tiver scanner e quiser entrar em contao para combinarmos um final de semana e brincar de ajudar a galera upando algumas eu tô dentro

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 11:02 pm
    Permalink

    Eu tenho uma penca dessas revistas antigas de games!
    Tirando uma outra que, por alguma razão “sumiu”, todas as que comprei ainda estão aqui comigo.
    Numa época pré internet, o conteudo dessas revistas valia ouro… bons tempos que não voltam mais.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 11:06 pm
    Permalink

    Como o tempo passa. Quando vi a VideoGame nº1 neste site, lembrei que comprei essa revista a 20 anos!!!!! A SuperGamePower era otima, umas das melhores.

    Gostei muito da ideia, e bom guarda a historia dos “games” nacional. Eu devo ter ainda algumas revistas na casa de meus pais, se encontrar alguma e for das que estiverem faltando vou enviar para a galera.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/09/2011 at 11:22 pm
    Permalink

    Tenho um ARMÁRIO (digo ARMÁRIO mesmo) lotado de revistas velhas, não dou, nem vendo e nem empresto nenhuma pra ninguém. Quando casei, há dois anos atrás, deixei lá no quartinho da casa da minha mãe, mas ainda estou estudando uma forma de trazê-lo pra cá.

    Já conhecia o site, mas infelizmente não posso contribuir, pois não tenho um scanner decente, mas vou dar uma pesquisada no meu acervo pra ver se não tenho algum desses números.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/09/2011 at 2:07 am
    Permalink

    Eu tenho uma coleção de Ação Games e HQs DC Comics dos anos 90 com mais de 500 revistas no total, mas devido ao rumo que minha vida está tomando vou ter que me desfazer delas.. 🙁

    Será que vale a pena tentar leiloar num MercadoLivre da vida?

    As HQs ainda tem cheiro de revista nova.. Guardo cada uma embalada em um plástico individual… Já têm mais de 15 anos e nem parece que sairam da banca.. Chega a dar uma dor no coração saber que minhas revistas vão ter que ir embora.. 🙁

    Abraço!
    pingflood .no. g.m.a.i.l . com

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/09/2011 at 11:30 am
    Permalink

    O melhor são as sessões de cartas: “qual é o nome do adaptador dos jogos de Nintendo no Master System?”

    E também uma clássica classificação do ET (sim, o da Atari!) como 4 estrelas na videogame nº 3, mesma classificação que o Zelda teve na 1ª edição.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/09/2011 at 3:00 pm
    Permalink

    baixei algumas revistas video game e sgp…clássicos, bons tempos de bancas e coleção,,,,graças a internet temos a oportunidade de continuar a saga!!!!!particularmente eu adoro a revista video game,,,me traz boas lembranças e saudades da época do 8btis!!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/09/2011 at 4:30 am
    Permalink

    Eu colecionava quase todas as revistas do meu tempo: Ação Games, Supergamepower, Gamers, Dicas&Truques para Playstation, os spin-offs de cada uma (SGP Especial, Gamers Book, Pró-Dicas, etc) e mais um monte. Ainda tenho todas (não muito bem conservadas mas em bom estado em sua maioria, talvez apenas empoeiradas) na casa do meu irmão..

    Vou ver se crio coragem pra scannear e completar o acervo da DataCassete 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/09/2011 at 6:45 pm
    Permalink

    Caraca, finalmente pude “folhear” a VideoGame número 1! Não conhecia o site e só fui descobrir com esse post! Obrigado, Gagá!

    Comecei a comprar na época a partir da número 2 em diante e desde então sempre tive a curiosidade de vê-la, hahaha

    Também tenho várias Ação Games (inclusive a número 1) e algumas SGP antigas nas gavetas do meu quarto. As últimas que comprei foram umas 20 ou 30 Nintendo World até 2001, quando me desfiz do meu N64. Depoia disso, só comprei Old! Gamer anos depois, haha

    A pergunta mais clássica de todas é uma que tem na VideoGame número 4, onde o indivíduo pergunta como fazer para encaixar uma fita de Mega Drive no Atari dele, rio dessa pergunta há mais de 20 anos, hahaha

    Clássico.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 10/02/2012 at 8:31 pm
    Permalink

    Adorei esse site eu tambem devo ter a mesma mente do criador dessa pagina olhando minhas revistas antigas numa caixa que eu guardo eu pensei como era bom aquele tempo do snes e do mega entao eu decidi procurar as que faltam e encontrei o datacassete .gostaria de colaborar tenho a edicao 30 da supergame.obrigado pela iniciativa datacassete.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/02/2012 at 7:47 pm
    Permalink

    Novos Scans

    05 Feb 2012 – 23:30
    Mais 98 revistas

    ——————————————————————————–

    Grande variedade de revistas novas no site!
    Postado por: leonardo
    Açao Games: 17, 32, 33, 95

    Ação Games Especiais: 92e; especiais 5, 9, 10, 11, 13, 14, 17, 20; playstation 1, 5; especial playstation 1

    Game Sênior: 12

    Gamers: 67, 69, 76, 85, Melhor da Gamers 1

    Gamers Especial: 9, 12, 25, 27, 28, 35, 37, 38, 39

    Gamers Pró-Dicas: 1 a 10, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21, 24, 33

    Gameshock Guide: 3

    Guia Oficial MK3: 1, 2

    Informativo Rede News: 1 a 20

    Jornal Sega Mania: 24

    Micro & Vídeo: 17

    SuperGamePower Especiais: 69a, 83a, 90a; sgp especial 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 23, 24, 25

    World Games: 3

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/05/2012 at 9:08 pm
    Permalink

    Ih, eu tenho um monte dessas revistas de games que faltam, vou separá-las e escanear.
    Adorava essa época ! Ver a revista nova na banca, comprar e ler em casa, cada informação. E o resto do mês era só lendo novamente, e depois esperando a próxima… ah, bons tempos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *