Este post é parte de uma série sobre o pequeno Dingoo, portátil xing-ling que roda emuladores de consoles velhos. Para acessar o índice desta série e saber mais sobre o Dingoo, clique aqui. Amanhã vou publicar minha análise completa do aparelho.

Tem perguntas que não foram respondidas? Pergunte aí nos comentários para que possamos ampliar este FAQ.

O que é o Dingoo?

Um portátil xing-ling que roda uma pregada de emuladores e ainda faz outras coisas. É chinês, e seus maiores atrativos são a versatilidade e o preço baixo.

Como é esse Dingoo?

Assim:

Meu bebê...
Meu bebê...

O que o Dingoo faz?

  • Roda um monte de consoles velhos (o mais recente é o Playstation 1, que roda lento);
  • Reproduz filmes nos mais variados formatos;
  • Toca MP3;
  • Tem rádio;
  • Exibe fotos;
  • Tem saída para TV (permite fazer tudo isso aí em cima na TV);
  • Roda Java (desenvolvimento em estágios iniciais, mas já roda);
  • Conecta ao PC via USB para transferência de arquivos;
  • Reproduz som pelos alto-falantes ou via fones de ouvido;
  • Edita textos com um teclado virtual (é preciso baixar o programa);
  • Aceita cartões miniSD de até 8 GB, mas há quem diga que funciona com maiores;
  • Exibe PDFs.

O que o Dingoo não faz?

  • Exibir PDF; (agora exibe!)
  • Rodar jogo de Playstation 2, PSP, Nintendo DS e outros consoles mais modernos;

Quanto custa, e como eu compro?

  • Se tem cartão internacional, compra na DealExtreme. O meu custou 150 reais (eles não cobram o frete). Não fui tributado, mas isso é loteria, e talvez você tenha que morrer uns 60 paus em impostos;
  • Se não tem cartão internacional, compra no Mercado Livre pagando entre 300 e 380 reais, sujeito a eventuais tributações. Ou pede ao primo do sobrinho do seu ex-vizinho que mora lá fora para comprar.

Mas o PSP não é melhor para emulação?

  • Acredito que sim. Mas custa no mínimo umas 600 pratas no Mercado Livre. Se você está interessado nos jogos do PSP, pode pagar e quer pagar, vai fundo. Mas lembre-se de que você vai ter que hackear o console, o que pode ser meio complicado em firmwares mais recentes.

E os emuladores não são uma porcaria?

  • Não. Corre por aí que os emuladores são ruins, e alguns dos que vêm com o aparelho são mesmo. Acontece que um sujeito portou o Linux (Dingux) para o Dingoo, e instalando o Linux nele você tem acesso a muitos emuladores excelentes.

Linux? Por que instalar, e como faço?

  • Os emuladores são bem melhores, e você não perde o sistema nativo (escolhe entre os dois sempre que ligar o Dingoo). Instruções aqui no Gagá Games na quinta-feira.

Não quero instalar o Linux no meu Dingoo.

  • Se você valoriza o Mega Drive  e o SNES como eu valorizo, não compre. Os emuladores nativos desses consoles não valem o seu dinheiro. Se vai comprar pelos outros consoles (GBA, Master System, NES, Neo Geo, arcades de luta), aí tudo bem, porque esses emuladores nativos são bons. Mas eu não vivo sem um bom emulador de Mega Drive e de Super Nintendo. Agora, se você estiver disposto a arregaçar as mangas e sujar as mãos de graxa instalando o Linux, vai poder usar um monte de emuladores bons, e aí sim o investimento vale. Continue lendo e seja feliz.

Como conecto o Dingoo ao computador?

  • Tem saída USB e vem com cabo. No Windows, é só conectar que o aparelho é exibido lá no gerenciador de arquivos, exceto no Vista e no Windows 7, onde você precisa baixar um driver. Instruções aqui. Só isso. No Linux, como root, rode o comando tail -f /var/log/messages, conecte o Dingoo, veja qual vai ser o nome de dispositivo exibido (tipo /dev/sdb), monte com o comando mount -t vfat /dev/sdb /mnt/tmp (se a pasta /mnt/tmp não existir, crie-a ou use outra de sua preferência). Acesse a pasta /mnt/tmp para copiar para o Dingoo os arquivos que quiser e, depois que acabar, desmonte com um umount /mnt/tmp. Deve ter um jeito de fazer uma regrinha básica com o udev para fazer isso tudo sozinho, mas não manjo nada de udev.

Quanto espaço tem no Dingoo?

  • 4 GB de espaço.

Aceita cartão SD?

  • Sim, cartão miniSD de até 8 GB (ao menos até onde eu sei, mais do que isso é problemático). O cartão miniSD é essencial para instalar o Linux (Dingux).

A saída para TV é boa? Dá para ver filmes?

  • Numa boa. A imagem fica com qualidade excelente (desde que o vídeo tenha boa qualidade, obviamente). Mas atenção: o Linux que roda no Dingoo ainda não é compatível com a saída para TV. Só o sistema nativo oferece esse recurso por enquanto.

E que formatos de vídeo ele reproduz?

  • Formatos: RMVB, RM, AVI, WMV, FLV, MPEG, MP4, ASF, MOV; Codecs de Video : WMV1, WMV3, WMV7, WMV8.1, WMV9, MP42, mp4v, DIV3, DiVX5, XViD, MJPG, MPEG1, MPEG2. Usando o MPlayer no Dingux você roda ainda mais coisas, incluindo o popular MKV, muito usado em animes.

A bateria dura quanto tempo?

  • Li na Wikipedia que dura sete horas. Não sei se procede, mas parece que dura um bocado mesmo. Dizem que dura muito mais do que a do PSP.

E quando a bateria morrer de vez, dá para trocar?

  • Lá no DealExtreme já estão vendendo até uma bateria melhor para o Dingoo. Mas você vai ter que abrir o aparelho e brincar com um ferro de solda. Parece magia negra, mas é coisa simples e qualquer eletricista sabe fazer. Raios, talvez até o pipoqueiro aí da esquina saiba, pergunte a ele.

E se algum botão quebrar? e se a carcaça rachar?

Existem vários modelos de Dingoo? Qual eu compro?

  • Sim, com pequenas diferenças, dê uma espiada. A principal diferença é que um deles não permite instalar firmwares personalizados da comunidade, mas isso não é lá muito grave, pois você continua podendo atualizar o firmware oficial. Eu disse O FIRMWARE OFICIAL. Se tentar um firmware personalizado, vai brickar o seu Dingoo e dizem por aí que o bicho não volta ao normal nem por decreto. UPDATE (02/02/2010): o tal Dingoo problemático acaba de ser desbloqueado, podem estourar a champagne.

Firmware? Que isso?

  • Volta e meia a fabricante oficial do Dingoo lança uma atualização de firmware. A atualização resolve problemas ou traz melhorias ao sistema nativo do Dingoo (por exemplo, primeiros modelos resetavam quando você apertava os botões Y e B juntos). Para saber como atualizar o firmware, dá uma espiada.

Não dá para instalar o Dingux no meu modelo de Dingoo…

  • Isso é lenda, até agora ninguém comprovou isso. Tente outra vez. Se não conseguir, tente o instalador alternativo.

Meu Dingoo brickou/travou/se f*#%@! Morra, Gagá maldito!

  • Calma, meu filho, sua mãe não te deu educação não? 🙂 Eis aqui um procedimento para “desbrickar” o Dingoo. Que eu saiba, até agora ninguém brickou um Dingoo em definitivo (exceto com o lance que eu expliquei na pergunta sobre os diferentes modelos de Dingoo, não deixe de ler!), então relaxe que tudo tem solução.
Dingoo: perguntas frequentes
Tags:     

88 ideias sobre “Dingoo: perguntas frequentes

  • 17/01/2010 em 11:44 pm
    Permalink

    Gagá, na parte “Não dá para instalar o Dingux no meu modelo de Dingoo…”, seria legal colocar para os desesperados o instalador alternativo do Dingux que surgiu recentemente: http://www.dingoobr.com/?p=687
    Na parte “Existem vários modelos de Dingoo? Qual eu compro?”, os modelos para o mercado interno não impedem a atualização do firmware, mas tão somente o “flasheamento”. Assim, impede-se a possibilidade de instalar firmwares personalizados, como a versão PT-BR feita pela nossa comunidade, além de poder impedir o funcionamento do overclock nativo, por exemplo…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/01/2010 em 12:09 am
    Permalink

    @Zolini
    Isso até me ocorreu, só que eu ainda estou meio confuso com esse negócio… ainda não entendi se ele instala o Dingux inteiro ou se instala só o dualboot. Se eu não entendi, provavelmente quem seguir o link também não vai entender e vai me perguntar…

    Quanto ao firmware, quer dizer que dá para instalar as atualizações de firmware oficiais, né? Vou ver se ajeito lá depois, valeu pelos esclarecimentos…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:[Dingoo] Episódio #1 Gagágames – DingooBR | Dingoo Brasil

  • 09/02/2010 em 2:14 pm
    Permalink

    O meu parou de funcionar o som dos vídeos .rmvb. Já tentei atualizar o firmware e mesmo assim não deu certo. Alguém tem alguma idéia? O engraçado é que as músicas .mp3 funcionam de boa e o som dos jogos também. Valeww

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/04/2010 em 12:06 am
    Permalink

    Ô Gagá!!

    Todo mundo consegue jogar o Metal Slug do NeoGeo no Dingoo, por que so EU não consigo???
    Como faz pra converter as ROMs do NeoGeo?
    Já tentei umas Zerocentas e trinta vezes e dá erro!
    Me dá uma luz aí, blz?!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/04/2010 em 4:06 pm
    Permalink

    Gostaria de deixar um comentário aos desenvolvedores/tradutores da versão para o Português. Quando vocês fizeram a tradução, provavelmente do arquivo em Inglês, e como o Inglês não tem acentos, quando convertido não dá pra ler arquivos de texto em Portuuês porque as palavras que tem acentos aparecem como caracteres especiais.
    Deveria ser implementada a tradução para nossa língua encima do idioma Espanhol ou alguma outra língua que aceitasse acentos, mas indico o Espanhol mesmo. Assim não teria problemas com esses caracteres. Obrigado.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/07/2010 em 11:01 am
    Permalink

    Putz, eu PRECISO de um. Principalmente pelo Neo Geo e Snes =)

    Uma pergunta: como é a qualidade geral dele? Você diz ser xing-ling, mas isso é só por ser chinês ou é vagabundo mesmo? Controles, carcaça, bateria e tal. Não suporto aquelas drogas chinesas que a bateria para de carregar na segunda carga, que o plástico resseca, que a solda derrete.

    Valeu.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/07/2010 em 11:07 am
    Permalink

    Ahh, acabo de ver seu post falando que é boa a qualidade. Acho que vou comprar.
    Além da DealExtreme, outras lojas chinesas também vendem, como a FocalPrice. O preço é praticamente o mesmo e também não tem frete.

    Resta saber se algumas dessas não vendem um falsificado.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/07/2010 em 11:38 am
    Permalink

    @Otto Teixeira
    É simplesmente fantástico o Dingo, recomendadíssimo, comprei o meu e não me arrependo nem um pouco. Roda tudo de boa. A qualidade de hardware dele é boa mas a qualidade da fabricação na minha opinião deixa um pouco à desejar. Deviam usar materiais melhores, por ex. o meu eu abri e em vez de solda tinha uma espécie de cola vermelha ligando o fio da bateria à placa mãe dele, tive que soldar eu mesmo. Os botões somem com o tempo, pra evitar que isso aconteça, faça como eu compre papel contacte, recorte o tamanho certinho dos botões e cole neles, assim evitará que os mesmo sumam, quando precisar tirar o papel é só tirar com cuidade que a tinta não vai sair, esse tipo de papel não tem muita cola.
    Abraços
    Ednaldo

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/07/2010 em 1:04 pm
    Permalink

    Eae Gagá, blz??

    Consegui converter o Metal Slug pra MVS, só tive que “deszipar” e “rezipar” antes de converter a ROM. O problema é q dentro do ZIP original tinha uma pasta com os arquivos da ROM, o q eu fiz foi tirar esses arquivos da tal pasta e zipar de novo, sem pasta nenhuma; feito isso, converteu de boa! =D

    Agora vou ter q comprar outro Dingoo, pq ñ largo o meu de jeito nenhum (vou com ele desde as filas dos bancos até o banheiro, na hora da necessidade “fisiosólida”), mas minhas crianças tbm o querem o tempo todo, pra JOGAR, pra assistir filmes, pra JOGAR, pra ouvir músicas, pra JOGAR, pra ver slides de fotos, pra JOGAR…

    Só ñ gostei do modelo novo (a330) dobrável. Parece aqueles “BRICK GAME” de 1900 e bolinha, com a diferenca que é dobrável… =P

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/07/2010 em 1:12 pm
    Permalink

    @MSD Santos
    Esse dobrável não é bem oficial… é uma longa e complicada história, que é contada melhor aqui:
    http://www.dingoobr.com/?p=2672

    Em suma, tem até outro Dingoo a330 na parada… é uma confusão dos infernos, coisa de fabricante chinês 🙂 Mas eu também ainda estou muito satisfeito com o meu Dingoo, não dou, não vendo e não troco.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/07/2011 em 10:00 am
    Permalink

    Alguém me ajuda??
    Problema no cartão miniSD.
    Galera meu adaptador miniSD fica frouxo quando inserido no Dingoo e não reconhece.
    [Estou pondo com os conetores pra cima, na mesma direção da tela, fica quase metade de fora, mas dá o click normal]
    [Se ponho ele virado pra baixo o cartão quase some no slot]
    Qual a posição correta do cartão?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/07/2011 em 2:10 pm
    Permalink

    Olhando o Dingo com a tela para cima, insira o cartão com os dentes/partes metálicas para baixo, essaé a forma correta de se encaixar. Seu adaptador deve estar com a largura menor do que o normal. Se continuar sugiro que compre outro.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/07/2011 em 2:54 pm
    Permalink

    Gagá comprei esse adaptador aqui:
    http://www.dealextreme.com/p/transflash-microsd-to-mini-sd-converter-card-5341
    [ 1 mês de espera… Aff… Tinha umas doletas sobrando na Paypal e comprei junto com uma capinha pra PSP que ficou filé no Dingoo… ]

    Acho que o problema deve ser o adaptador, pq testei o cartao microSD no celular e funcionava… agora não funciona mais…
    Tava mexendo, formatei ele pra FAT32, tentei passar o packlocal pro cartão, quando estava quase na metade, parou a transferência, e agora o cartão não reconhece mais, nem no celular…

    No Dingoo não reconheceu nenhuma vez.

    O estranho é que foi criado uma pasta automaticamente com o nome miniSD, mesmo quanto retiro o cartão ela continua lá…

    Vou tentar testar em um Dingoo de um colega aqui pra ver…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/07/2011 em 12:05 am
    Permalink

    Ixi, mano!! Com certeza você zuou os contatos do leitor de miniSD do seu Dingoo, quando tentou pôr ele pra dentro na posição errada. Se um dos contatos encosta no outro, dá ao Dingoo um sinal falso de cartão MiniSD inserido, e pode até queimar o chip controlador do leitor caso seja um conector de energia engatado em algum de dados. O melhor que você tem a fazer é desembolsar uns trocados, levar o Dingoo em uma assistência técnica e pedir pra verificar isso. Com o cartão MicroSD pode ter acontecido o mesmo, ou seja, o leitor MiniSD em curto causou um curto no cartão MicroSD. Nesse caso a única solução é comprar outro… =/

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/07/2011 em 7:48 am
    Permalink

    @MSD Santos
    🙁
    Cara o pior é que continua informando miniSD no explorer… Já testei com outro cartao novo[testado no computador] e nada. Mas ainda tenho dúvidas se não é o adaptador… Mas vale lembrar que quando inseri o cartão invertido não coloquei ele até o final, ele ficava um pouco pra fora[o estranho é que dava o click de cartão de inserido]. O que me fez por invertido, foi que na posição correta antes não dava o click, e eu ficava com medo do cartão se perder. Era pra ter um desenho indicativo da posição do cartão. O pior é que eu já instalei o dualboot e tava na ânsia de rodar o Dingux…
    Mas eu ainda não testei o adaptador em outro dingoo ainda resta esperança 🙂
    Vlw a dica!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/07/2011 em 2:55 pm
    Permalink

    @ErivandoXP
    Então é certeza q os contatos da entrada de cartão do seu Dingoo estão em curto. Manda pra oficina q eles arrumam, a menos q vc manje disso. Isso aconteceu comigo, mas o curto estava no adaptador (igual ao q vc comprou). Eu mesmo arrumei, mas depois de algum tempo ganhei outro e acabei trocando…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/07/2011 em 3:24 pm
    Permalink

    @MSD Santos
    Ontem fui ajudar um colega a montar o pc dele ai eu aproveitei que ele tem um Dingoo e testei o cartao dele no meu [mas infelizmente, o cartão tava formatado e não pra saber se reconheceu]…

    Ai fui por o meu adaptador no Dingoo dele, ai advinha… Entrou totalmente… Fiquei com medo de ter estragado o dele tbm agora…
    Acho que vou abandonar esse adptador de vez…

    Ainda não sei se estragou o dele tbm, pq ele tava ansioso que eu montasse o pc novo e não deu muita atenção ao Dingoo…

    O adaptador que vc tinha era igualzinho à esse da DealXtreme?
    Vc concertou o adaptador? :O

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/07/2011 em 8:23 pm
    Permalink

    @ErivandoXP
    Tecnicamente e fisicamente sim, o meu adaptador é igual ao seu. A única diferença é a marca (o seu é da Sandisk e o meu, da Kingston). E eu consertei sim. Coisa simples, foi só separar os contatos (pequenas perninhas de cobre) dentro dele, usando uma agulha e muita atenção, deixando-os exatamente paralelos uns com os outros. Na entrada do cartão miniSD do Dingoo tem os mesmos contatos, mas em tamanho um pouco (pouco mesmo!!) maior. Se vc ñ tem nenhum problema de tremedeira na mão, pode tentar fazer o mesmo, mas com o MAXIMO CUIDADO, pq se vc quebrar um terminal desses, vc vai ter q gastar umas doletas (sem falar na dor de cabeça) pra comprar outra entrada de cartão igual, sem falar na mão de obra do técnico pra troca-la.

    Nota: A posição correta de inserir o cartão miniSD no Dingoo é com os contatos virados para trás, ou seja, olhando para a tela do Dingoo, vc não verá os contatos do cartão.

    Se vc colocou o cartão desse jeito no Dingoo do seu amigo, não se preocupe, ele vai estar desfrutando o seu Dingux (rsrsrssss). Agora, se vc viu a tela e os contatos ao mesmo tempo e empurrou o cartão com vontade, meu amiiiiigoo… =S

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/07/2011 em 8:32 pm
    Permalink

    Oops!! Esqueci de pôr na nota: O cartão quando inserido fica rente com o fundo do Dingoo. Quando vc olha o Dingoo de frente, vc não vê o cartão inserido, a menos que vc olhe embaixo. E ao inserir o cartão, nem sempre ele fará o “click”.; Isso depende da pressão da mola do leitor, portanto, varia muito de um Dingoo pra outro.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/05/2014 em 5:41 am
    Permalink

    You are so awesome! I don’t suppose I have read through anything like this before.
    So wonderful to discover someone with some genuine thoughts on this subject matter.
    Really.. thanks for starting this up. This web site is something that is
    needed on the internet, someone with a little originality!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *