Quem viveu a briga Nintendo Versus Sega, como eu, durante a década de 90, lembra muito bem que dois personagens, cada um oriundo de uma das duas empresas, serviram para ilustrar perfeitamente este período de “guerra”: Mario e Sonic. Ambos disputavam, a unhas e dentes, a preferência dos jogadores da época, sendo que a maioria tinha realmente que escolher de “qual lado” ficar, tendo em vista que eram poucos aqueles que podiam ter em sua casa tanto um Mega Drive quanto um Super Nintendo.

Hoje em dia a história já é bem diferente: desde que a Sega deixou de produzir consoles e passou a apenas criar e lançar games, não demorou para que o ouriço super sônico desse as caras nos consoles da antiga arqui-inimiga Nintendo. Até mesmo os antigos “inimigos” já participaram juntos de alguns games, como é o caso do título Mario & Sonic at the Olympic Games. Mas para você caro amigo retrogamer, que viveu de perto a “fase” onde Mario e Sonic nem sonhavam em um dia serem amigos, faço a seguinte pergunta: Entre Mario e Sonic, qual o seu personagem preferido?

UPDATE: enquete encerrada. Foram 609 participantes, e os resultados foram:

Qual seu personagem preferido?

* 56% dos participantes (341 votos) escolheram o Mario.

* 44% dos participantes (268 votos) preferiram o Sonic.

Agradeço a todos os que pariticiparam! Nesta enquete o italiano bigodudo saiu ganhando, mas o bacana mesmo é ver que ambos os personagens, Mario e Sonic, continuam sendo muito importantes na visão dos retrogamers. Que venha então um novo New Super Mario Bros e que Sonic 4 traga o ouriço de volta aos eixos! 8)

Enquete encerrada: Qual seu personagem preferido? Mario ou Sonic?
Tagged on:                 

78 thoughts on “Enquete encerrada: Qual seu personagem preferido? Mario ou Sonic?

  • 17/08/2010 at 6:23 pm
    Permalink

    Leandro :

    Eric Fraga :
    Super Mario Bros NÃO é muito melhor, NÃO está a anos-luz de Sonic. Os jogos de Mario certamente SÃO melhores, mas por uma pequena margem, não há uma distância de qualidade tão extrema assim não.

    Concordo.
    O Sonic tem sim uma jogabilidade de exploração quando vc pretende reunir todas as esmeraldas. A SEGA tinha lançado uma boa base pro Sonic extender e crescer bastante, mas infelizmente erraram muito na composição da personalidade mesmo o tornando extremamente marrento e anti-social (Vai ver que isso tem a ver com aquele papo de complexo/síndrome/seilá do porco-espinho que a gente vê no Evangelion em relação ao Shinji ), e aquele jogo mais recente que ele vira uma espécie de lobisomen … puuuutzzz … que mancada da SEGA.
    Como personagem, o Sonic é muito mais interessante e extensível do que um bombeiro sorridente bonachão.
    Agora vou me esconder debaixo a mesa …

    É, foi uma mancada da Sega mesmo. Quiseram resolver o problema de jogabilidade de Sonic, mas apenas criaram uma cópia fajutade God of War. Juro que não entendi! Será que eles achavam que quem gosta de jogos violentos e com vários combos como God of War iria achar bacana ver a mesma jogabilidade com Sonic batendo em bichinhos? Ou o contrário: quem gosta dos jogos velozes de Sonic iria querer jogar um beat´em up no mesmo jogo?

    Acho que essa combinação jamais iria dar certo. mas é fácil falar agora,né hehehe se eu pudesse opinar, diria pros caras manterem Sonic veloz, com suas fases velozes, e incluir Tails e Knuckles para fases com maior exploração. Diria pra COPIAR na maior cara-de-pau o level design das fases dos melhores jogos do Mário para esses 2 amigos de Sonic que ainda possuem grande carisma. Acho que teríamos assim um grande jogo de plataforma, mas com um personagem principal e seu estilo veloz, e 2 personagens coadjvantes com seu estilo “Mario” de passar as fases hehe e quebrar o clima veloz, mas sem ser tão radical nas mudanças. essa é a minha opinião.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/08/2010 at 6:49 pm
    Permalink

    Joguei muito os dois, ultimamente relembrei o jogo Super Mario World 2: Yoshi Island com certeza um dos jogos mais bonitos que já joguei, mas sempre fui um jogador que na hora que pega um jogo a primeira coisa que eu fazia era verificar se no options existia a opção de level, eu colocava direto no hardest alias faço isso até hoje, com God of War 1, 2, 3 e Metal Gear Solid 2, 3 e 4. Sonic não tinha essa opção começou a ter no game boy advanced, e assim começa a ruina de um dos jogos que mais gosto, nunca tive dificuldades para zerar mario, achar suas passagens secretas e tudo mais, mas sonic depois de muito esforço cheguei no fim do primeiro jogo somando um total de 23 vidas e 5 continues, então você descobre que ao enfrentar o chefão final você vai ter que enfrenta-lo sem nenhum anel, ou se quer escudo, não pode levar porrada e ainda tem que bater nele oito vezes desviando de bolas de energia e ainda evitando de ser esmagado, para mim sonic representava realmente um desafio sem contar que eu adorava as musicas e as fazes não eram tão repetitivas, cada uma tinha um tema bem diferente.

    Adoro mário, mas, sou fã do sonic e seus bons tempos

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/08/2010 at 6:57 pm
    Permalink

    Eu acho que os games são mto parecidos sim. As argolas, a invencibilidade, o estilo de mundos distintos (do Mario 3), entre outras coisas que quando jogo, percebo.

    Entretanto, a SEGA não cometeu o mesmo erro feito em Alex Kid; com Sonic ela deu uma inovada, colocando a velocidade, atributo técnico que o Genesis era superior ao SNES (velocidade de processamento). Mas dizer que o Ouriço não foi influenciado por Mario seria um pouco de ismo, ao meu ver, tanto é que esta enquete, entre muitas outras, vivem comparando os títulos.

    Enfim, concorrer com Mario é foda, ele é o’ concur, o Clovis Bornay dos games.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/08/2010 at 6:58 pm
    Permalink

    E agora?!?!

    Cena 1 – Um garoto de 12 anos entra numa locadora de videogame às 08:00 horas da manhã e pede para jogar Super Mario III… Sai de lá às 13:00 da tarde, morto de fome, com os dedos cansados, mas feliz por ter passado por TODAS as fases, que usar flauta é coisa para criancinhas… A sensação de todos aqueles olhares por trás do meu ombro, observando a minha jogatina, e quando enfim eu derroto o Bowser… Não tem preço.

    Cena 2 – Um garoto de 13 anos entra numa locadora de videogame e pede para jogar Sonic II… Já pega todas as esmeraldas nas duas primeiras fases, passa voando pelas outras sem perder uma única vida e em menos de uma hora zera o jogo… Com a maravilhosa cara de mal do Super Sonic na tela da TV… Isso também não tem preço.

    E agora?

    Eu escolho Mario. Na época não tinha uma preferência, pois não havia uma correspondência entre Mário e Sonic para mim. Como já disseram, Mário é para exploradores, para atravessar muitas fases, descobrir novos caminhos, adquirir novas habilidades, fazer coisas inusitadas, de maneira humorada e até mesmo infantil.

    Sonic já era mais “adolescente”, e eu era adolescente, era correr como nunca, pular nos momentos certos, descobrir um cantinho da fase na qual todos passavam direto, terminar a fase no menor tempo, conseguir as esmeraldas e se exibir com o Super Sonic… Tudo de uma maneira direta e mais jovial, mais voltada para minha faixa etária, acredito.

    Mas, como já disse, prefiro Mário. Acho que o último jogo de Sonic do qual gostei foi Sonic III (Mas o melhor de todos é o Sonic CD!), mas ali já se pronunciava uma queda… A Sega perdeu a mão, enquanto a Nintendo ainda segue firme com seu bigodudo.

    Vou parando por aqui… Que esta discussão promete!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/08/2010 at 9:34 pm
    Permalink

    Comparações diretas entre os jogos “classicos” do Sonic e do Mario são um pouco complicadas… o Mario é um ótimo jogo de plataforma, mas o Sonic é um ótimo jogo de “plataforma em velocidade”, por assim dizer. Mesmo considerando-me retrogamer “moderado”, nunca fui um super-fã de jogos de plataforma – já jogos de “plataforma em velocidade” sempre me pareceram mais bacanas.

    O Sonic atingiu um novo público – os apressados.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/08/2010 at 1:52 am
    Permalink

    Olha… Sonic tem toda aquela caracteristica de teenage porco-espinho rebelde e veloz pra kacete e tal, gosto do dinamismo do jogo ( Sonic 1,2 e 3.. e Sonic CD Tbem ! ) mas se vc segurar o botão do ‘FODA-SE’ e correr a tela toda vc consegue passar das fases.

    Agora .. no (meu herói) MÁRIO… a história e OUTRA!!

    É coisa pra quem curte explorar por completo o game, coisa que no Sonic, vc tbem tinha , mas pra isso teria que abdicar da verdadeira graça do game ( A supervelocidadefromHEELdokaralho ) enquanto no MÁRIO, vc pode passar sem explorar ou não , mas é na exploraçaõ e apelação que ta a graça no mário

    ahh… e mais um detalhe

    Enquanto o Sonic é um Pet super duper velóz from hell, com tênis de super amortecedores de impacto…

    o MÁRIO é um italiano baixinho ( ou seja, imigrante no mundo dos cogumelos ), gorducho e encanador de meia idade, que espanca as tartarugas atrás de uma mulher estúpida ( sim sim, ela é! ela realmente se deixa “capturar” por qualquer um!) que nunca ganhou nem ao menos um beijo dela , no MÁXIMO um “Thank You Fucking Mário” !! Com um irmão gêmeo criado apenas pra ser um 2 player, MÁRIO tbem é chegado nuns “Cogumélos do Sol” pra Crescer um poko mais ( ou seja, cogumelos de fermento ) ele tambem VOA! ( seja travestido de abelha, esquilo, capa amarela…) Enfim…

    Por isso que meu voto vai pro MÁRIO! ELE É FODA! MY HERO!

    “The end, in the mushroom kingdom”

    John Agra

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/08/2010 at 7:19 am
    Permalink

    Eu tive Nes e Master System. Meu primeiro jogo foi Mario Bros 1, Porém, apenas à 3 meses zerei Mario 1 e 3 via emulador. No Master jogava Sonic 1,2,e chaos. No mega Drive(do meu primo) adorava o Sonic & knucles. No Saturn comprei Sonic Jam (coletânea dos jogos do Mega)> Com meu Dreamcast veio Sonic Adventure 1 e assim que saiu o 2 eu comprei. No meu Pc Joguei Sonic Heroes(eu e meu filho adoramos), Sonic Riders, Sonic all star racing, e Sonic Adventure 1 DX. Como podem ver, apesar de eu achar Mário um excelente jogo, Minha relação com Sonic é muito maior. Ah, baixei Sonic pro celular de minha esposa. Sonic é foda! Tão rápido quanto a ejaculação precosse de um adolescente!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/08/2010 at 11:38 am
    Permalink

    Votei no ouriço azul. Apesar de ter começado a gostar desse negócio de ser “um gamer” com o Super Mário Bros no meu famiclone Bitsystem, foi com o Sonic que eu só não me apaixonei por esse estilo de jogo (plataforma) como também fiquei embasbacado quando vi aquela velocidade “sônica” no comercial do Mega no horário nobre. Aquilo era demais pra um “moleque de 11 anos”…
    Depois ganhei o Mega Drive III e tratei de conseguir emprestado o Sonic 1. Ali comecei a gostar do ouriço como nunca! (Ainda mais que quase ninguém tinha SNES aonde eu morava). Mas eu concordo com a opinião do Elielson, os dois tem um estilo “diferente”, apesar de serem de plataforma. E hj em dia o Mário é um “superstar” e o Sonic virou um cara meio “underground”! Mas os dois fazem parte da história dos videogames, isso ninguém pode duvidar.
    Abraços.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/08/2010 at 2:01 pm
    Permalink

    Mario é o melhor e mais importante personagem de TODOS os games: não dá pra comparar com nehum outro….se não existisse Mario não existiria os jogos como conhecemos hoje….

    Se você lembrar de videogames com certeza MArio é um dos primeiros que virá a sua mente…ainda mais porque é um jogo fantástico(principalmente eu Mario 3) que nos faz viajar por um mundo encantado….parece mais com aqueles sonhos de criança….

    Por outro lado Sonic é um excelente personagem com jogos mais excelentes ainda….só que a CEGA está estragando ele cada vez mais…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/08/2010 at 9:44 pm
    Permalink

    Incrível, hein? Mesmo com o Sonic vivendo há 10 anos com muitos jogos ruins, (na minha opinião) ele até que resistiu bem ao poderoso Mário.

    44 % é um número expressivo, não sei se outro personagem dos games conseguiria tal equilíbrio.

    Eu fiquei imaginando o Mário e sua jogabilidade nos cenários do Sonic: não daria certo. Os inimigos seriam bem fá eis de serem vencidos, e os buracos e plataformas seriam passados com facilidade. Mas as fases terminariam com uns 7 minutos.

    E Sonic e sua jogabilidade nos cenários do Mário? Não daria certo. Ficaria um jogo travado. A gente iria querer correr com o Sonic, mas as fases sem loopings e com diversos buracos iriam irritar muito.

    Não tem jeito, cada herói já tem sua identificação: se a gente segura um joystick, e vê o Mário na tv, a gente vai querer explorar. Se a gente pega o joystick e vê o Sonic na tv, a gente vai querer correr.

    É o instinto do retrogamer hehehe

    E acgo que essa teoria poderia ser aplicada a vários personagens marcantes dos games: podem mudar os cenários, mas acho que não podem mudar a essência do personagem.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/08/2010 at 2:05 pm
    Permalink

    Vocês deveriam ter perguntado se o pessoal prefere Samus Aran ou a Blaze! Pô, o André não formulou muito bem a enquete… 😉

    Rs… Brincadeiras à parte, eu votei no Mario. O cara é gordo, usa um bigode brega, sua profissão não é das melhores e mesmo assim as “princesas” se apaixonam por ele 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/08/2010 at 2:12 pm
    Permalink

    Jorge Lucas :

    Vocês deveriam ter perguntado se o pessoal prefere Samus Aran ou a Blaze! Pô, o André não formulou muito bem a enquete… ;-)

    Bem, respondendo a sua enquete… a Samus é linda, mas a Blaze é o sonho de consumo de todo cara que um dia já jogou algum Streets of Rage!!! Blaze is the number one!!! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/08/2010 at 11:13 am
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    A Samus até que tentou chamar mais a atenção com aquela Zero Suit, mas a Blaze é inesquecível! 🙂

    E pode deixar que eu não vou contar para a sua esposa. *Gagá cafajeste! Vou pegar um ônibus pro Rio de janeiro agora mesmo e acabar com essa farsa! :-)*

    @André Breder
    Eu gosto bastante do “Encontro das Aranhas 5″… digo, esposas assim são bem raras.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback: Gagá Games » André Breder is watching you: Você é “ista”?

  • 23/10/2010 at 11:50 pm
    Permalink

    nossaaa dificil essa heim!!!
    porra, adoro os dois, mas mesmo assim ainda prefiro o Mario!!
    Pow tipo ele tem vários outros joguinhos além dos “principais” como
    Mario Kart e Mario Party – mano esses joguinhos são muito foda me divirto
    pra Karamba!! rs
    Mas, não posso negar que Sonic é muito, muito bom também!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/10/2014 at 2:13 am
    Permalink

    My spouse and I absolutely love your blog and find
    nearly all of your post’s to be just what I’m looking for.
    Does one offer guest writers to write content for
    you? I wouldn’t mind composing a post or elaborating
    on most of the subjects you write with regards to here.
    Again, awesome web log!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *