Aqui no Gagá Games a gente está sempre falando de velharias gamers, jogos lançandos há vinte e tantos anos. Mas não nos limitamos a isso, porque tem muito jogo novo, saindo para plataformas novas, que tem aquele cheirinho de naftalina. Hoje vamos dar uma geral em alguns futuros lançamentos que podem agradar à turma da velha guarda. E no final tem um tema polêmico para a gente discutir, então não deixe de clicar no “Leia mais” deste post, seu apressadinho!

Retro City Rampage, o GTA de NES

Bom, é quase isso. A Vblank Entertainment está preparando este promissor joguinho para lançamento no WiiWare, o serviço de venda de jogos indie do Wii. Você deve se lembrar que a série Gran Theft Auto começou com gráficos 2D, para depois evoluir para aquele jogo tridimensional e bacanudo que todo mundo adora. Pelo visto, Retro City Rampage parece uma tentativa de imaginar o que aconteceria se o próximo GTA voltasse para os consoles antigos, com toda a bagagem que adquiriu ao longo dos anos.

O que você faz no jogo? Rouba veículos, atropela gente inocente e atira nos mocinhos. Familiar não? Talvez você já esteja pensando em pular para a próxima notícia, mas eu definitivamente recomendo uma assistida no vídeo:

É ou não é para a gente ficar animado com um negócio desses? Confiram o site oficial para maiores detalhes.

Ys VII parece uma ótima pedida

Quem é fã da série Ys levante a mão! Agora abaixe e vá comprar o novo título da série, que está chegando para o PSP ocidental. Lançado anteontem nos Estados Unidos, o jogo vem sendo bastante elogiado por manter viva a chama dos RPGs de ação. Quando a gente olha para as fotos nota logo os gráficos bonitos e coloridos, mas Ys sempre consegue manter aquele jeitinho de retrogame… não sei explicar.

Se você já conhece a série, provavelmente já encomendou três cópias, só para garantir. Se não conhece, talvez este seja um ótimo momento de conhecer uma das franquias de RPG mais clássicas do mercado. Se a trilha sonora manter o alto nível dos títulos anteriores, é bom você jogar com um fone de ouvido de qualidade.

ys7

Se eu tivesse um PSP, não teria nem o que pensar. E você, está esperando o quê?

Para quem está empolgado com o novo Metroid…

… que sai para o Wii agora, no dia 30, aí vão algumas informações legais para você ir esquentando os tamborins.

Alguns críticos já estão tendo a oportunidade de dar umas partidinhas do jogo. De modo geral, não há grandes reclamações sobre o jogo, embora alguns pontos dividam opiniões. A visão em primeira pessoa, por exemplo, obtida quando você aponta o Wiimote para a tela, impede Samus de se movimentar. Há quem diga que isso é ruim, por tornar as coisas mais difíceis, e quem elogie, por que daria uma tensão ao jogo.

metroid-otherm

O sistema de mira automático também divide os críticos. Como Metroid: Other M é jogado com o controle do Wii na horizontal e Samus é controlada pelo direcional em cruz, Samus não tem todos os ângulos que uma alavanca analógica (ou o próprio Wiimote) permitiria. Por isso há um sistema de mira automática. E tem gente que não gostou, dizendo que é meio automático demais, que você só sai metralhando o botão. Por outro lado, alguns críticos elogiaram o recurso, dizendo que funciona bem… se o jogo vai ser bom ou não eu não sei, mas pelo visto não será uma unanimidade como a série Prime.

metroid-otherm-lava

Aproveitando o ensejo, confira este artigo do IGN que mostra a evolução de Samus em fotos e leia as primeiras impressões (bastante positivas) deles sobre o jogo.

gaga_200x200Em breve, no Gagá Games…

Vamos começar logo pela “heresia”: estou pensando em incluir mais uma geração de consoles aqui no Gagá Games. Playstation 1, Sega Saturn, N64, 3DO e Jaguar podem estar aparecendo por aqui muito em breve. Eu adoraria ouvir a opinião de vocês a respeito, fiquem à vontade para postar seus comentários aí embaixo.

Outra coisa, talvez alguns de vocês tenham reparado que eu ando postando mais notícias e “retro-rápidas” do que análises de jogos e posts de maior profundidade. Coisas da vida, ando muito atarefado com o trabalho, mas a vida de tradutor é assim: tem horas em que você está entupido de trabalho, tem outras em que sobra um tempinho para fazer outras coisas. Estou com um trabalho meio monstruoso me ocupando, mas logo logo volto com aqueles posts enormes e enfadonhos que eu gosto de fazer :p

Jogos “novos” para gente velha…

27 ideias sobre “Jogos “novos” para gente velha…

  • 19/08/2010 em 10:27 am
    Permalink

    @Henrique
    O Neo-Geo já é trabalhado aqui, inclusive tem um especial de 20 anos do console.

    Enfim, eu sou a favor, pois existem grandes pérolas nesses consoles em diversos gêneros (e tb muitas porcarias, por sinal). Só não fale daquele maldito jogo de Sailor Moon do ps1 que junto com o Macross de NES, são umas das maiores porcarias q eu joguei.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 10:34 am
    Permalink

    Sou a favor.

    Qualquer game com dez anos ou mais (ou pertencente a duas gerações de consoles atrás) já é, tecnicamente, um oldgame. E a maior parte dos melhores jogos do PsOne, Saturn e N64 se encaixam aí. Claro, acho que não cabe falar de Alone in the Dark – The New Nightmare, por exemplo. Mas os três primeiros Tombraider e os três primeiros Resident Evil, por exemplo, já são clássicos. Eu joguei o primeiro Tombraider quando ele era novidade, e eu tinha 15 anos na época – hoje estou com quase 29. Só por aí já se vê a idade da coisa hehehe.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 10:53 am
    Permalink

    Eu gosto muito dos textos do blog, acompanho diariamente. Inserir a sexta geração só vai aumentar o leque de possibilidades pra quem faz os textos, e estes videogames estão relativamente bem velhos. Esse videogames são do começo da década de 90, desde lá já aconteceu o 11 de setembro, diversas guerras, e o Sonic e o Mário protagonizaram um jogo juntos. Seo seu priminho de 5 anos te ver jgando vai falar “credo, que trem feio”. Eu já considero eles retroconsoles (o playstation 2 é avô, e o Saturn nem tem mais membros na família). Mas eu acho que o GBA devia ser incluido tb. Tem muito jogão pro portátil com o clima retro que nós tanto adimiramos 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Jogos “novos” para gente velha… -- Topsy.com

  • 19/08/2010 em 11:02 am
    Permalink

    hahaha 3do e jaguar? alguem jogou esses consoles? uhauwhuahuwhaw piadas sem graça a parte acho que saturn psx e n64 são retroconsoles sim… e como o amigo heider disse acho que caberia gba tambem por aqui… apesar que eu não lembro de alguma matéria no gagagames sobre gamegear/gameboy… (psp eu ja vi, mas “retroportateis” não hehe)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 11:31 am
    Permalink

    Sou a favor tb!

    maximuscesar :

    hahaha 3do e jaguar? alguem jogou esses consoles? uhauwhuahuwhaw piadas sem graça a parte acho que saturn psx e n64 são retroconsoles sim… e como o amigo heider disse acho que caberia gba tambem por aqui… apesar que eu não lembro de alguma matéria no gagagames sobre gamegear/gameboy… (psp eu ja vi, mas “retroportateis” não hehe)

    Maximus, eu tive um 3DO, um Amiga CD 32, um Atari Jaguar e o seu cd-rom, o Jaguar CD!

    Aliás, poderiamos incluir nessa lista Gagá, consoles como Amiga CD 32, Nec PC-FX, Bandai Playdia e Apple Pinpin, que são da mesma geração do Saturn/PSX/N64. Falow!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 12:08 pm
    Permalink

    Gagá,

    O Retro City Rampage até parece o “Dificil De Matar” também para Nes, só que parece ser milhares de vezes melhor do que aquele joguinho horrendo.

    Você está falando sério que vai adicionar uma nova geração? Tomara! FFVII é maravilhoso e seria legal ter uma matéria sobre ele aqui no Gagá Games.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 1:25 pm
    Permalink

    Eu sou totalmente a favor da inclusão dos video-games de 32 e 64 bits. Como já dissera, qualquer jogo/console com 15 anos ou mais já é retrô para mim.

    André Breder :

    piga :
    @André Breder
    Quanto ao Jaguar, foi a pior compra que já fiz. Aliás, isso dá um bom artigo…..

    Um artigo sobre sua experiência com o Jaguar seria ótimo, assim como textos sobre os games destes consoles retrôs que você já teve! Fico no aguardo, pois você manda muito bem em seus textos!

    Verdade. Aliás, a “geração 32/64 bits” é totalmente dúbia, em termos. Por ocnta do grande reinado do Playstation (em matéria de vendagens) na época, vários outros consoles ficaram totalmente no limbo, a ponto de pouquíssima gente conhecê-los. Eu mesmo já vi e joguei várias vezes em um 3DO (que, apesar de vários erros de marketing na época, tinha as suas qualidades – O Super Street Fighter dele era sensacional, sem falar do primeiro The Need for Speed), mas conheço muito pouco do Jaguar, por exemplo. E os outros mais obscuros citados pelo piga eu só ouvi falar, nunca ao menos toquei em um deles.

    Esses consoles mais obscuros renderiam matérias interessantíssimas, ainda mais se forem inseridas as experiências dos nossos velhinhos com esses consoles. Seria como uma aula de história dos games para a geração mais nova que visita o blog.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 3:49 pm
    Permalink

    Sou a favor também.

    E já que uma idéia sempre dá origem à uma idéia melhor, gostaria de sugerir que fizessem primeiro uma análise dos consoles, antes das análises dos jogos.

    Algo parecido com o que o Sandro fez com o especial de 20 anos do Neo Geo, que ficou bacana.

    E concordo 100% com o Heider, o GBA mereceria um espaço, só por ter o seu Double Dragon Advance.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 4:02 pm
    Permalink

    Pra mim tá válido incluir esses consoles ! Da era dos sprites, tem de tudo aqui no blog, mas a época de quando o 3D engatinhava com Lara Croft de bunda quadrada, Virtua Fighter e Toshiden começarem à ditar os padrões dos fightings games das próximas gerações. Até porque é interessante poder fazer análises do tipo evoluções de uma série, de sua transição do 2D para o 3D. Aliás(2!), seria legal ver o olho crítico do Gagá em ação nas análises dos primeiros games do Playstation, do uso do 3D como paradigma de desenvolvimento de games, o que foi descartado, o que virou padrão e etc.

    Outra é que esses consoles já podem ser considerados bem velhinhos. O Playstation e Saturn se não me engano são do segundo semestre de 1994, são 16 anos ! Tempo pra caramba, tanta coisa aconteçeu, já teve guerra, fim de país, revolução, Sonic com Mario, novos planetas, PT na presidência…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 5:54 pm
    Permalink

    Também sou a favor dessa geração incluida no blog, na verdade nunca entendi essa “birra” pelos 32/64bits aqui no Gagá, pra mim eles sempre foram retro, até o Dreamcast ao meu ver é considerado retro por muitos lugares e eu também concordo, afinal lá se vai mais de uma década do lançamento dele.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 6:53 pm
    Permalink

    Ótima ideia, desde que não perdesse o foco dos 4, 8 e 16 bits. Gostaria muito que tivesse uma seção de PC Engine / TurboGrafx-16 e PC Engine CD / TurboGrafx-CD, que é um sistema que gosto muito. Ainda porque não apelei e pedi algo de Game Gear, Atari Lynx, etc.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/08/2010 em 10:02 pm
    Permalink

    Boa ideia gaga isso viu vai ser muito bom relembrar obras primas desses classicos games viu pra mim que pegou desde o começo a epoca dos games então vai ser nostalgico ver os jogos de cada plataforma aqui bela iniciativa pelo jeito vou ver uns classicos que nunca ouvi falar hehehehe.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/08/2010 em 1:04 pm
    Permalink

    Gagázão,pelo menos o PSX e o eterno Saturn devem dar as caras por aqui…o Saturn merece uma seção de clássicos desconhecidos,já que boa parte dos títulos nunca deixou terras orientais;e o PSX com seus RPGs maravilhosos.
    Grande abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/08/2010 em 10:15 pm
    Permalink

    Também acho válido a presença da geração 32/64 bits, pois tem excelentes jogos (e algumas tranqueiras tbm) nesses consoles. E falar de ilustres desconhecidos como o pessoal já citou (Playdia, FX-NEC) e tbm aqueles que afundaram (Virtual Boy, por ex.) Eu acharia bem interessante. Talvez o Gagá ceda as pressões…ou não!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2010 em 12:49 pm
    Permalink

    Baita jogo esse Retro City Rampage, ah se tivesse ele nos meus velhos tempos, ia alugar a fita até estragar, isso se não alugasse e trocasse o chip por uma horrível na cara de pau, eheheehehe. Ótima matéria, Metroid é uma grande pedida, só os Ys que só tive roms mas nunca joguei nada nada.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.