Olá galera do Gagá Games! Aqui é o seu amigo André Breder para trazer até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! Hoje vou falar sobre um game que eu, até bem pouco tempo, não conhecia: Choujin Sentai – Jetman. Lançado em 1991 para o Famicom, este é um game de ação onde o jogador controla uma esquadrão de heróis japoneses no melhor estilo Changeman/Flashman! Bem, tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Introdução

O Famicom (a versão japonesa do NES) tem alguns games exclusivos interessantes. Choujin Sentai – Jetman, baseado em uma série japonesa de mesmo nome, é um belo exemplo desta minha afirmação: um game muito gostoso de se jogar, e que é garantia de diversão até o seu fim!

A série Chojin Sentai Jetman (algo como “Esquadrão dos Homens-Pássaros Jetman”) foi produzida pela Toei Company, e exibida originalmente pela TV Asahi entre 15 de Fevereiro de 1991 a 14 De Fevereiro de 1992 . Ao todo foram 51 episódios. A série foi transmitida parcialmente (legendada com vozes na versão japonesa) em Portugal em 1993 pela RTP1. Diferentemente de outras séries da Toei, Jetman possui um contexto mais sério, e é tida por muitos fãs do gênero como o melhor Sentai já produzido.

Sobre o game

Choujin Sentai – Jetman é um game de ação/plataforma, produzido pela desconhecida (pelo menos para nós aqui do Ocidente) Angel. O jogo bebeu da fórmula de outros games consagrados da geração 8 Bits, como Ninja Gaiden e Mega Man, e mesmo não estando no mesmo patamar de qualidade dos títulos citados, ainda sim é um game bem feito.

Ao inciar o game o jogador deve escolher o nível de dificuldade, depois uma das cinco fases disponíveis, que no game são chamadas de áreas e indicadas por letras, na ordem que preferir. Feito isso deve-se então escolher um dos cinco integrantes do esquadrão Jetman: Red Hawk (Falcão), White Swan (Cisne), Blue Swallow (Andorinha), Yellow Owl (Coruja) e Black Condor (Condor). Se um deles morrer durante a fase, volta-se para a tela de seleção de personagens, e o jogador deve então escolher outro que esteja disponível, para continuar a fase, sendo que se o jogador já tiver feito um boa progressão na área, o novo personagem selecionado voltará em uma parte mais adiantada na fase, e não no seu início, que é o que ocorre quando o jogador perde um personagem antes mesmo de completar a metade da área.

Se os cincos personagens morrerem, o jogador deve então ir para uma tela de continue, que aqui são em quantidade ilimitada. É interessante notar que após passar uma área do jogo, mesmo personagens que tenham morrido voltam vivos como em um passe de mágica para poderem ser selecionados na próxima etapa. A sexta e última área só é liberada ao completar todas as cinco áreas principais.

Os personagens podem ser divididos em três grupos em relação ao tipo de arma que possuem: Red Hawk e Black Condor usam espadas; White Swan e Blue Swallow usam pistolas; e Yellow Owl é o único do grupo que utiliza apenas os seus punhos. Enquanto os que utilizam as espadas ou os seus punhos possuem um ataque mais forte, os que utilizam as pistolas podem atingir inimigos a distância, mesmo que seus ataques sejam menos contundentes.

No final de cada área, os cincos heróis se unem para enfrentar um monstros gigantesco por meio de… um robô gigante, lógico! Como é comum nos seriados japoneses destinados ao público juvenil, em Choujin Sentai – Jetman cada herói tem um veículo que forma uma das partes do robô gigante.

Gráficos e Sonoridade

Os gráficos de Choujin Sentai – Jetman são medianos, sendo que as cores usadas no game estão bem diversificadas e com uma tonalidade condizente com o mesmo, sem cores berrantes que poderiam deixar o jogo infatilizado demais. O design dos personagens e inimigos é bem simples, e os mesmos trazem poucos detalhes. Os cenários variam entre alguns bem detalhados e outros mais simplórios. Em compensação a animação durante o jogo é perfeita: os personagens se movimentam de forma rápida pela tela, dando ao game um clima extremamente empolgante. As únicas cutscenes durante o jogo ocorrem quando se está para enfrentar um chefe, e mostram a montagem do robô dos heróis. Apesar de bacana, acaba se repetindo toda vez a mesmissíma coisa, portanto se tornando pouco interessante com o decorrer do tempo.

A sonoridade já é bem melhor, com uma trilha sonora diversificada, que traz temas eletrizantes! Todas as composições do game são ótimas, portanto o jogador deve aumentar bem o volume quando estiver jogando Choujin Sentai – Jetman! Os efeitos sonoros também são todos muito bons, sem sons irritantes ou desagradáveis.

Jogabilidade

A jogabilidade é muito boa, com todos os comandos podendo ser acionados pelo jogador de forma rápida e precisa. Cada personagem pode atacar com sua arma, pular, chutar, pular e chutar/atacar ao mesmo tempo, se agachar, e ainda possuem um golpe especial limitado que elimina todos os inimigos que estiverem na tela.

Durante as batalhas com o robô gigante a jogabilidade muda um pouco, mas nada que demore para o jogador pegar as manhas. Aqui o importante é saber atacar nos momentos certos e até mesmo saber a hora onde é melhor se manter em posição de defesa. Nesta etapa do game o jogador tem a sua disposição uma forma de jogar interessante: uma barra denominada “power” vai aumentando de maneira constante durante o combate, e é dividida em 4 partes, cada qual reservando um tipo de ataque especial. O jogador deve então saber utilizar de maneira sábia os ataques especiais para poder vencer os combates de forma mais rápida, ao mesmo tempo que se defende dos ataques do inimigo, que também pode utilizar ataques especiais.

Dificuldade

O nível de dificuldade do game vai variar de acordo com a escolha do jogador. Inicialmente ficam disponíveis os níveis Easy e Normal, mas após terminar o game uma vez, pode-se escolher entres os níveis Hard e Very Hard ao se fazer um macete que é informado na tela final do jogo. Quanto mais alto o nível de dificuldade, maior é o número de inimigos na tela, e nos níveis Hard e Very Hard a coisa complica ainda mais, já que aqui os personagens começam com apenas um ponto de vida, ou seja, basta um mero esbarrão em um inimigo para morrer.

O golpe especial que elimina todos os inimigos que estão na tela é uma ótima pedida para os momentos de aperto, mas como é um poder limitado, que só pode ser utilizado uma única vez, deve ser então usado com sabedoria. Ao matar alguns inimigos no decorrer das fases pode-se até conseguir um item em forma de pássaro que permite que o jogador possa utilizar o golpe especial mais uma vez, mas isto ocorre de forma aleatória no jogo. Itens de cura também podem ser conseguidos ao destruir inimigos menores, o que ajuda a diminuir um pouco a dificuldade do game.

Apesar de liberdade em escolher as áreas (fases) na ordem que bem entender, o jogador deve ter em mente que elas seguem uma ordem na questão da dificuldade que apresentam, ou seja, enquanto a área A é a etapa mais fácil do jogo, a E é a mais complicada das fases incialmente disponíveis, só perdendo mesmo para a última área. A dificuldade nas batalhas contra os chefes segue a mesma lógica das áreas do game.

A existência dos passwords (liberados cada vez que uma área é vencida) e de continues infinitos, ajudam em muito na queda da dificuldade do game, pois mesmo jogadores menos habilidosos podem jogar a exaustão, até serem capazes de vencer alguma etapa que esteja dando mais trabalho.

Conclusão

Choujin Sentai – Jetman é um belo game de ação da geração 8 Bits. Não inova dentro do gênero, mas cumpre aquele que, para mim, dever ser o papel principal de um game, que é o de divertir aquele que o joga, e como foi divertido jogar este jogo!

Se você que está lendo esta análise, curte os games de ação do NES/Famicom e não conhecia este game, corra atrás de Choujin Sentai – Jetman agora mesmo e não irá se arrepender.

Recordar é envelhecer: Choujin Sentai – Jetman (Famicom)
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11 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Choujin Sentai – Jetman (Famicom)

  • 20/03/2010 em 10:59 am
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    Sempre ouvi falar muito bem dessa série, que é tido como o mais adulto dentre os Super Sentais (ou Grupo de Cinco Heróis com Roupas Colantes Coloridas). Parece que passou no SBT há muuuuuitos anos atrás, mas não tenho certeza quanto a isso.

    O jogo parece ser bem divertido e mostra o potencial que o Famicom/NES tinha.

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  • 20/03/2010 em 11:23 pm
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    do mesmo time da ANGELTIME(filhos da NATSUME) esse dai.
    os caras sao fans de policiais espaciais e coisas do tipo.
    o músico saiu da konami. o artista era da capcom.
    depois de final mission(scat) e do kage(shadow of the ninja)
    eles correram pra fazer o solbrain e o jetman.
    só tu ver o detalhe dos sprites dah pra ver que eles
    usavam mirroring de sprite direto a um nivel absurdo.
    melhor que isso, soh o metal sladery glory e olhe lá.
    tu ve os outros jogos da natsume, da sammy ateh mesmo os
    la grange point, super contra e tiny toon 2, ninja gaiden 3
    da tecmo, gun nac da compile, mas putz, os caras faziam o que queriam no flipping dos sprites. gráfico monstro pro famicom.

    claro, nao eh o solbrain em detalhe e parallax pra todos
    os lados com flipping, mas tah tudo ali. soh pegar
    um emulador ai e ver a vram trabalhando.
    pra mim, esse ai e o solbrain lideram em primeiro lugar
    no conjunto pro nintendo 8 bit.

    a idéia da jogabilidade com o robo gigante eh bem legal…
    eh tipo street fighter, defesa pra tras, select magia,
    timming pros golpes… monstro camera fotografica sempre
    enxendo o saco com os 3 hits…
    jogar no hard (segura A+B e aperta start na apresentacao)
    a coisa fica PRO.

    GRANDE JOGO, BAITA MUSICA.
    chooojinnnn seitaii
    JEEEEEETOMAAAAAAAAAN!!!

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  • 21/03/2010 em 9:58 pm
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    Detalhe, o ultimo chefe do jogo, é na verdade o monstro do episódio 23 e 24 (aonde inicialmente Great Icarus aparece inicialmente) e curiosamente o fim do jogo é diferente do fim da série, não irei spoilear para não acabar a surpresa. XD

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  • 06/11/2010 em 2:04 am
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    legal esse jogo , a primeira vez que joguei ele foi na época que saiu a primeira temporada de Power Rangers , naquele dia eu aluguei o cartucho na locadora pra jogar no meu Dynavision 4 , na capa do cartucho estava escrito Might Morfing Power Rangers , mais no final do jogo eu li que estava escrito Jetman , aí eu matei a charada : como a nintendo não tinha Power Rangers para 8 bits resolveu então usar o jogo do Jetman , o que era comum naquela vez , pois aconteceu com muitos outros titulos a mesma coisa , por exemplo : o jogo do Rei Leao que tambem nao tinha pra 8 bits , usaram o jogo do Mutlei cão do Dick Vigarista , mais gostei do jogo , naquela vez não tinha ouvido fala do Sentai Jetman , só conhecia os Changeman , Flashman e Maskman .

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