Quem foi que disse que console novo só presta para jogar FPS?

O meu Wii é uma máquina de retrogaming. A quantidade de velharias que eu jogo nele supera facilmente a quantidade de jogos novos. É, eu sei, bizarro isso de comprar videogame novo para jogar games velhos, né?

Eu decidi transformar o Wii na minha máquina oficial de retrogaming. É claro que dá para jogar todo tipo de videogame com emuladores no PC, mas para mim videogame foi feito para a gente jogar sentado no sofá, com um controle na mão, e não colado no monitor do PC, usando o teclado. Daí a necessidade de arranjar um console que oferecesse meios para que eu desfrutasse de uns bons clássicos do passado no conforto da minha sala.

Neste post, vou passar para vocês a minha experiência com retrogaming no Wii. Espero que seja útil para alguém, e aceito suas sugestões para a gente ampliar o post e deixá-lo mais completo, ok? O espaço dos comentários é todo de vocês!

Virtual Console

A opção mais prática (e a única 100% legal) para quem quer jogar títulos antigos no Wii é o Virtual Console. A loja virtual da Nintendo vende vários títulos de consoles antigos a preços que variam de cinco a 12 dólares (entre dez e 20 reais, mais ou menos).

O procedimento de compra é simples: você conecta seu Wii à internet, acessa o Wii Shop Channel, navega entre os jogos por console ou categoria ou dá uma busca pelo nome do jogo. Quando achar o que deseja, você clica em comprar, informa os dados do seu cartão de crédito internacional, compra “Wii points” (a compra mínima é de 1000 Wii points, ou 10 dólares, sendo que o que sobrar fica no seu saldo para compras futuras) e baixa o jogo. DICA: algumas pessoas têm o cartão recusado na hora da compra. Muitas vezes elas erram na hora de digitar o CEP, que tem que estar IGUALZINHO ao que aparece na fatura do seu cartão. Ou seja, até um tracinho (ou a ausência dele) pode fazer diferença.

A maioria desses jogos permite que você interrompa a jogatina a qualquer momento para retomar mais tarde, exatamente de onde parou. Mas não é save state: quando você retoma o jogo, o ponto de save é apagado, não dá para dar load e tentar de novo a luta contra aquele chefe maldito, por exemplo. Encare o recurso como uma alternativa a ter que deixar o console ligado para continuar mais tarde. Obviamente, os jogos que oferecem save, como os RPGs, preservam a funcionalidade e você pode salvar como faria em um cartucho comum.

O Virtual Console está cheio de velharias deliciosas. Eu não sei quanto a vocês, mas eu adoro Mappy.

Os jogos são bem fieis aos originais. Eu, pelo menos, nunca notei nenhuma bizarrice nos (muitos) jogos que comprei. Gráficos, música, jogabilidade, tá tudo direitinho. Minto: jogos de Nintendo 64 que usam o rumble pack não tremem o controle. Mas no geral a coisa flui muito bem. Quem busca qualidade na emulação pode entrar nessa onda tranquilo. Mas a turma que gosta de acionar mil opções de filtros para melhorar a imagem em emuladores de PC pode tirar o cavalinho da chuva: no Virtual Console a coisa é simples e direta, não há opções extra disponíveis para nada.

Uma coisa legal do Virtual Console é que, além dos clássicos do passado, rolam também jogos que saíram apenas no Japão em seu lançamento original. O exemplo de maior destaque é o famoso Castlevania: Rondo of Blood de PC Engine, que está disponível para venda no serviço.

Vale lembrar que nem todos os jogos podem ser jogados apenas com o Wiimote. Se você comprar um jogo de NES ou Master System até dá, mas para jogos de Super Nintendo ou Nintendo 64, por exemplo, você vai precisar de um controle de Gamecube ou de um Wii Classic Controller Pro. Eu falo sobre os dois mais abaixo, vai lendo aí…

Coletâneas diversas e jogos de Gamecube

O Wii por si só já tem uma boa variedade de coletâneas de títulos antigos lançadas, mas essa quantidade dobra graças a um grande trunfo do console: sua retrocompatibilidade com jogos de Gamecube (recurso que deixará de existir nos novos modelos de Wii, portanto fique ligado).

Se você tem interesse em jogar títulos de Gamecube no seu Wii, é bom avisar que só dá para jogar os jogos dele com o controle do Gamecube. O Wiimote simplesmente não funciona quando o Wii roda um jogo de GC. Se você tiver um aí sobrando, ótimo. Se não tiver, pode gastar menos comprando um usado ou adquirindo um daqueles genéricos vagabundos (não recomendo, o que eu comprei deu problema na alavanca em menos de duas semanas). Se parar um dindin na sua mão, recomendo a aquisição do controle de Gamecube oficial que a Nintendo lançou pensando nos donos de Wii. Ele tem um fio compridão e funciona que é uma beleza, eu recomendo muito. Comprei no PlayAsia.

O melhor de tudo é que, embora títulos do Wii ainda custem caro no eBay, é fácil achar no site de leilões norte-americano jogos usados para Gamecube a preço de banana. E é aí, meus amigos, que nós fazemos a festa. Procurando bem, você consegue uma baita coletânea de títulos antigos até por uns trinta reais (contando com o frete). O único porém é que você precisa ter cartão de crédito internacional. Obviamente dá para achar no Mercado Livre também, mas os preços e a variedade costumam ser mais interessantes no eBay. Brasileiro é fogo e mete a mão 🙁

Seguem algumas coletâneas dignas de nota, tanto para o Wii quanto para o Gamecube, com os respectivos links para as ofertas disponíveis no eBay. Se você sentiu falta de alguma coletânea aqui, diga nos comentários que eu acrescento para a lista ficar completa:

Faltou alguma coisa? Conte aí nos comentários!

Emuladores

Felizmente o Wii conta com um monte de emuladores legais para a gente fazer a nossa festa. O único porém é que você vai ter que desbloquear seu console para instalar os emuladores, não tem outro jeito. O procedimento foge ao escopo deste post, mas olha aí um tutorial bom sobre o assunto aqui. Só tenha em mente que você pode inutilizar seu aparelho se faltar luz durante o processo, e mil outras coisas podem dar errado. Não venha dizer que eu não avisei depois.

Com o console desbloqueado, você pode rodar vários emuladores (vejam só o tamanho da lista). Obviamente você vai ter que arranjar as roms em algum lugar, mas não me pergunte onde!

Aí vão minhas opiniões sobre alguns emuladores:

  • DOSBox Wii: emulador de DOS que aceita teclado USB. Não cheguei a testar, mas nosso amigo Cosmonal diz que é lindo para jogar adventures antigos usando o Wiimote como ponteiro do mouse (“joguei Quest For Glory e King’s Quest VI com ele, funcionou perfeito”, disse ele quase em lágrimas ^_^).
  • Genesis Plus GX: emulador de Mega Drive e Master System, com alta compatibilidade (roda até Virtua Racing). Nos meus testes, os jogos rodaram até um pouco mais rápidos do que o normal… alguém sabe desacelerar esse treco? No geral, um ótimo emulador com um monte de opções para você mexer. Oferece recurso de save state para continuar a partida de onde parou.
  • MednafenWii: este saiu há pouco tempo e não aparece na lista que indiquei acima. Já falei sobre o Mednafen de PC aqui, e felizmente ele foi muito bem adaptado para o Wii. Nos meus testes, rodei jogos de Master System, NES, Game Boy, Game Boy Advance, Game Gear e Neo Geo Pocket com perfeição. E o bichinho ainda afirma rodar Lynx, PC Engine (segundo o desenvolvedor, os jogos de CD ficam lentos), Virtual Boy (!), Wonderswan e PC-FX! Também oferece save states.
  • O2em: uau, emulador de Odyssey 2 no Wii! E funciona que é uma beleza, tem até teclado virtual. Testei uma meia dúzia de jogos (dentre eles “Balão travesso”, que eu amava jogar quando moleque) e rodaram perfeitamente.
  • Snes9x GX: este emulador de Super Nintendo roda Mario Kart na velocidade certa, tem filtros para melhorar a imagem (quando ativados o desempenho cai um pouco) e save states. Nos meus testes funcionou muitíssimo bem, eu adorei.
  • Wii2600: emulador de Atari 2600. Uma beleza, os jogos rodam bem pra diabo.
  • Wii7800: emulador de Atari 7800. Também funciona direitinho, vale a pena conferir.

Cada emulador tem suas próprias exigências em relação aos controles que você pode usar. Mas pelo que eu vi, todos ou quase todos os emuladores dão um jeitinho para permitir a jogatina com Wiimote e nunchuk mesmo, além de oferecer outras opções mais interessantes, especialmente com o Wii Classic Controller Pro.

Controles

Este é um ponto que confunde muita gente, então vamos explicar com calma.

O Wii vem com o Wiimote e o nunchuk para você jogar títulos feitos para o Wii. Com essa dobradinha você pode jogar jogos de ALGUNS consoles disponíveis no Virtual Console, mas não de todos. Para curtir tudo sem medo, você vai precisar do Wii Classic Controller Pro ou do Controle de Gamecube, já que ambos têm mais botões e, se não me engano, são aceitos por todos os jogos do Virtual Console. Se você comprar Ocarina of Time no Virtual Console e só tiver o Wiimote e o nunchuk em casa, meu velho, gastou seu dinheiro à toa. Não vai rolar nem por decreto.

Como você precisa do controle de Gamecube para jogar os títulos de Gamecube no Wii (já falei sobre isso aí em cima, mas repito: jogo de Gamecube no Wii só funciona com o controle de Gamecube) muita gente acaba comprando só o controle do GC e deixando de lado o Wii Classic Controller Pro. Acontece que eu tenho aqui o Wii Classic Controller Pro, e recomendo fortemente.

Wii Classic Controller Pro. Não é uma gracinha?

Ele tem um monte de botões, duas alavancas, pad digital… e os botões estão dispostos de maneira mais convencional, o que é bom para jogos de luta (ninguém merece jogar Street Fighter II no controle do Gamecube). Se estiver com um dindin na mão, pode comprar o Classic Controller Pro que você vai curtir. Mas não esqueça que não dá para jogar jogos de Gamecube com ele! É, eu sei, a Nintendo é uma maldita e faz a gente gastar dinheiro com mil acessórios diferentes.

ATENÇÃO: existe uma versão anterior desse controle, o Wii Classic Controller (sem “Pro” no final). Ele é diferente e eu nunca joguei nele. Minha opinião vale para a versão Pro, que você vê na foto acima.

Uma coisa interessante que muita gente não sabe é que o Wii permite o uso de controles de vários controles de consoles antigos. Não conectando diretamente, mas através de réplicas oficiais ou lançadas por terceiros, ou ainda por meio de adaptadores milagrosos. Isso torna a experiência bem mais autêntica, não é não?

Vamos começar pelos controles que foram adaptados para o Wii. Notem que nem todos são oficiais.

Esses aí são os que eu conheço. Conhece mais algum? Avise aí nos comentários!

Adaptadores de controles

Para quem já tem os controles em casa e não quer gastar uma fortuna nos controles adaptados, uma boa pedida são os adaptadores de controles. Você conecta o adaptador ao Wii e conecta o seu controle velho ao adaptador. Uma beleza.

Nenhum desses adaptadores é oficial, e a qualidade deles pode variar bastante, visto que costumam ser amadores ou fabricados por empresas desconhecidas:

Desses adaptadores, o único que eu tive a oportunidade de testar foi o Wii RetroPad Adapter. O criador dele é brasileiro, e enviou uma unidade de presente para mim. Eu testei o adaptador com controles de Atari, Master System e Mega Drive, obtendo excelentes resultados em todos eles.

O Wii RetroPad Adapter é meio cru, mas funciona bem pra diabo!

Uma vantagem do Wii RetroPad Adapter é que, ao contrário dos outros adaptadores, que se conectam à entrada de controle no Wii, ele se conecta ao Wiimote, permitindo a você jogar bem longe da tela. O adaptador faz com que o controle em questão assuma as funções de botões do Wiimote Wii Classic Controller. Só tive problemas com um emulador de Atari 2600, o Wii2600, que por algum motivo insano usa o botão DOIS como botão de tiro. Como o botão de tiro do controle do Atari conectado ao adaptador assume a função do botão 1, a coisa não dá certo. Escrevi um email para o criador do emulador, e ele me disse que está trabalhando em uma nova versão que permite configurar os botões. Aí sim! Mas no emulador de Mega Drive e Master System os controles originais funcionaram lindamente. Não testei no emulador de SNES porque não tenho controle de SNES aqui em casa.

Ah, o criador do Wii RetroPad Adapter está desenvolvendo uma nova versão do adaptador, com embalagem plástica mais bonitinha (a versão atual é uma placa solta, bem zoneada). Essa nova versão incluirá apenas o conector DB9, que aceita controles de Atari, Master System, Mega Drive e outros. Mas não temam, porque um cabo adicional trará conectores para controles de SNES, Playstation 2 e NES.

Concluindo

Eu acho o Wii bacanérrimo para jogar jogos velhos. E com o preço caindo, o negócio fica ainda mais interessante! Além de todos esses jogos velhos emulados, você ainda pode desfrutar de jogos de Wii e Gamecube, o que não é nada mal, não é mesmo?

Se quiser compartilhar sua experiência retrô com o Wii aí nos comentários, mande brasa! Eu agradeço!

Retro-Wii: compre um Wii para rodar velharias!
Tagged on:     

88 thoughts on “Retro-Wii: compre um Wii para rodar velharias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *