retroween3Olha o dia das bruxas aí! E você pensando que só seus amigos com Playstation/Xbox poderiam curtir jogando um game apropriado à data, hein? Pois aqui está o Gagá Games com o Retroween, indicando jogos das antigas para você jogar no dia das bruxas. O Retroween foi elaborado pelo Samuel do Retrobits, e o Sir Kao do Retrofantasy também está participando. Quer entrar nessa? É só tascar o banner nos seu blog e falar sobre o seu jogo favorito para o dia das bruxas!

panoramacotton-banner

Como eu sou do contra, não escolhi um jogo de terror, mas sim um SHOOTER! Mas não é um shooter comum, porque você controla uma bruxinha montada em uma vassoura! Não, não pare de ler, prometo que você está prestes a conhecer um dos melhores jogos da história do Mega Drive!

Tá de sacanagem, Gagá?

Não, rapaz, não tô não! Panorama Cotton é continuação de uma série de shooters side-scrollers bem legais. Só que em Panorama Cotton os caras decidiram quebrar a tradição e criar um rail shooter — se não conhece o gênero, saiba que engloba jogos como Space Harrier: visão atrás do boneco, em três dimensões, e tiro para tudo que é lado. Detalhe: o cartuchão tem vinte megas!

panoramacotton-stage4-008989E alguém deveria ser acorrentado a uma rocha e ter o fígado bicado por corvos diariamente pelo crime de não ter lançado este jogo fora do Japão. Vamos colocar as coisas da seguinte maneira: se eu não contasse que o jogo foi desenvolvido por uma tal de Success, vocês iriam jurar que a Treasure tinha um dedo nisso. Panorama Cotton é basicamente um Space Harrier MELHORADO, com gráficos absolutamente inacreditáveis para o Mega Drive. Ele está cheio de efeitos visuais supostamente impossíveis no console, e tem uma trilha sonora ridiculamente empolgante. É uma verdadeira proeza técnica.

Você controla a já mencionada bruxinha por áreas abertas, túneis, cenários apocalípticos e até debaixo d’água, atirando em tudo o que vier pela frente. O design das fases é muito interessante e criativo: no terceiro estágio, por exemplo. você chega ao final de um túnel e a tela subitamente para, e começa a andar para o lado. Você vai atirando nos inimigos que chegam pelas laterais quando sem mais nem menos a bruxinha sai voando parede afora, ganhando os céus… depois de curtir um ar fresco, ela volta para o túnel de ação lateral. Segundos depois a tela passa a rolar na diagonal… É muito, muito louco. Só jogando para entender.

panoramacotton-stage2-011155Na quarta fase, uma grande rocha flutuante no fundo do cenário parece ser apenas um elemento decorativo, até chocar-se contra uma montanha pouco antes do chefe aparecer. Aliás, os chefes são as coisas mais esquisitas que você possa imaginar, indo de robôs malucos a selvagens voadores… chega a dar pena atirar em alguns inimigos, de tão curiosos que são.

O jogo é um verdadeiro espetáculo. Teve uma tiragem de apenas cinco mil cópias, e os poucos cartuchos que pipocam nos ebays da vida costumam ser vendidos a preços absurdos, tornando Panorama Cotton uma das maiores raridades do Mega Drive. Uma pérola que muita gente sequer conhece. Se você cometer o crime de não jogar Panorama Cotton, ao menos curta o vídeo que eu fiz aí embaixo resumindo alguns momentos interessantes.

Mas não aumenta muito o som não que deu um tilte no meio da gravação e dá um estalo… nada que vá matar alguém, mas se você tiver um home-theater seu cachorro pode ficar surdo. E feliz dia das bruxas 🙂

Blogs que já estão participando do Retroween

* Retrobits
* Gagá Games (Post do Caduco)
* Gagá Games (Post do Gagá)
* Alucard Website
* Retro Fantasy
* Shugames
* Ziro Video Game Nerd
* Game Retrô
* Cemetery Games
* Retroplayers
* GLStoque

Participe você também! Use o banner e avise a gente para colocarmos seu blog na lista!

Retroween: Panorama Cotton
Tagged on:                 

22 thoughts on “Retroween: Panorama Cotton

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *