Retrogamer que se preze tem sua listinha de emuladores favoritos. Aqui no meu Debian Linux eu uso Gens/GS, Zsnes, openMSX… Todos esses emuladores oferecem uma experiência bastante autêntica em termos de desempenho. Mas faltava uma coisa para tornar tudo mais real: um joystick das antigas.

Faz algum tempo que comecei a procurar por um controle de seis botões, igual ao do Mega Drive, para ligar aqui no meu PCzão. Entrei em contato até com a TecToy, mas eles não vendem o controle. Pois eis que depois de vagar um pouco por aí eu fiquei sabendo que a SEGA havia lançado versões do controle do Sega Saturn para PCs, com conector USB e tudo! Deem uma espiada:

controle_saturn-001

Vale lembrar que o Saturn tinha dois controles oficiais: um grandão meio desajeitado e um outro quinhentas vezes melhor, muito parecido com o do Mega Drive, só que com dois botões L e R na frente, que é o modelo em questão.

A caixa do controle, depois de ser atacada por um pitbull e enviada pelo correio
A caixa do controle, depois de ser atacada por um pitbull e enviada pelo correio

Achei o dito cujo à venda no eBay, numa lojinha com boa cotação. Várias outras lojas de lá vendem o danado, mas essa aí parece mesmo uma boa pedida. Contando com o frete saiu a US$ 24,00. E rapaz, o controle chegou aqui apenas nove dias depois! Claro que a caixa do controle veio completamente esmagada porque eu fui pão-duro e não quis pagar pelo envio especial, mas felizmente o envelope que envolvia a caixa era do tipo PBR-4E (Plástico Bolha Rules 4 Ever!), e os componentes eletrônicos resistiram a todos os sacolejos do correio — incluindo o “final blow” dado pelo meu porteiro, que deu um baita pancadaço com o envelope na bancada da portaria na hora de me entregar.

O aspecto externo do controle é plenamente autêntico: o material parece ser o mesmo dos controles velhos, “SEGA” não foi escrito com “C” no início e não há parafusos cor-de-rosa na parte traseira. Muito bom, parece que o produto é original mesmo. A foto aí de cima é da loja, mas acreditem, é isso aí mesmo que eles mostram.

O controle é USB, e não necessita de drivers. Na loja e na caixa eles dizem que é compatível com Windows e Mac. Bom, eu uso Linux, e felizmente funcionou de tacada, numa boa. Fui logo dar uma partidinha de Gaiares para testar, e que maravilha. Parecia que eu tinha 14 anos de novo! Testei no Gens/GS (Mega Drive), no Zsnes (SNES), no Yabause (Saturn) e no lxdream (Dreamcast). Hoje eu testei também com o Oddworld que comprei no Steam, joguei por horas. Perfeito. Melhor, impossível.

Se vocês tiverem qualquer dúvida sobre o controle, postem aí nos comentários que eu esclareço. Agora estou à caça de um adaptador para ligar o meu controle de Dreamcast no PC. Se alguém souber de alguma coisa…

Review: controle do Sega Saturn, versão USB
Tagged on:             

38 thoughts on “Review: controle do Sega Saturn, versão USB

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *