Bem amigos leitores do Gagá Games, este é um aviso que com certeza não vai mudar nada na vida de ninguém (a não ser na minha, claro) mas que eu achei que tinha que fazer. Desde que me tornei membro do Gagá Games, em meados de 2008, tenho feito postagens regulares, sendo que neste último ano elas até que não estavam tão regulares assim, sendo que eu fazia apenas um post por semana, exceto durante o período em que eu estava de férias. Meu foco por aqui foram as análises de games clássicos, que eu divulgava na minha coluna ironicamente batizada de “Recordar é envelhecer”. Só que eu não poderei mais continuar com o “compromisso” de fazer um post por semana dentro desta coluna, como vinha fazendo. E os motivos são os mais diversos, portanto citarei apenas os principais logo abaixo:

Falta de tempo: Meu tempo disponível para os games está muito curto atualmente, e como eu gosto de sempre jogar os games que analiso até o fim, para só depois escrever sobre eles, a elaboração e a finalização dos meus posts está cada vez mais demorada.

Estou jogando mais games atuais do que clássicos: Tenho usado meu pouco tempo disponível para jogar games que eu nunca havia jogado antes, e todos eles são games mais recentes, que não servem para eu elaborar posts aqui pro Gagá Games.

Quero ter tempo para fazer outras coisas também: Pode parecer que não é, mas escrever para um blog, mesmo que uma vez por semana, é algo que custa bastante tempo. E por conta de eu mesmo me cobrar uma participação no mínimo semanal aqui no Gagá Games, muitas vezes deixei de fazer coisas que eu também gosto, só para jogar games clássicos e depois escrever sobre eles. Tudo isto é muito divertido, mas se passa a ser uma obrigação, com o tempo isso acaba nos cansando. E hoje quero ter tempo para fazer outras coisas, que são igualmente prazerosas e divertidas.

Portanto a partir de hoje não estarei mais participando do Gagá Games. Foi bom enquanto durou, mas tudo um dia tem um fim. Agradeço a todos os que disponibilizaram seu precioso tempo lendo meus rabiscos por aqui. Nós vemos no futuro, em algum lugar (ou não).

Um aviso do seu amigo André Breder…

45 thoughts on “Um aviso do seu amigo André Breder…

  • 31/10/2012 at 12:34 am
    Permalink

    Opa Breder, gostava bastante da sua seção aqui no GagáGames. Com certeza deixará um pedacinho faltando no meu sábado de manhã que era quando eu geralmente lia seus posts. Mas as coisas são assim mesmo.
    Álias, lí no Cosmic Effect que o Gagá comprou um XBOX 360, ele também anda bem sumido do seu próprio site por sínal e agora que acho que vai sumir de vez.Pelo jeito só o Senil vai continuar com sua coluna mesmo enquanto o Cosmão aparece esporadicamente.

    Não quero aqui profetizar nada, mas acho que em breve veremos o fim do Gagá Games mesmo.
    No mais, boa sorte ai Breder, se cuida.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 7:14 am
    Permalink

    Entendo o seu lado, eu também diminui bastante o ritmo de postagens no shugames e aqui também, no Gagá, por conta de falta de tempo (filho incluso). É complicado gerenciar tudo e ainda arrumar tempo pra jogar jogos clássicos, terminá-los e elaborar um bom texto sobre eles.

    Pior ainda quando isso se torna uma obrigação, mesmo que semanal, aí parece que a coisa desanda de vez. Se aceita uma dica, aí vai: não se obrigue a nada, escreva quando dá vontade, acho que essa é a regra maior, inclusive para que saiam textos de qualidade.

    Abraços e tudo de bom.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 7:31 am
    Permalink

    Breder, obrigadíssimo pelo tempo que você dedicou ao blog e pelos ótimos posts que fez. Seus textos logo agradaram a um montão de leitores e foram muito importantes para dar ao Gagá Games a identidade que tem hoje. Thanks a lot!

    O mais importante aqui no Gagá Games sempre foi a diversão, a última coisa que quero é que postar seja uma obrigação. Se a brincadeira já não diverte tanto assim, o melhor é ser honesto com os leitores e dar fim à coisa mesmo. Ótima a sua atitude.

    Enfim, tudo tem um fim, e uma das coisas mais importantes na vida é saber a hora de parar (e parar bem). Você teve uma “carreira” exemplar aqui no blog, e merece os parabéns de todos nós.

    Abração, Breder, e boa sorte nos seus futuros projetos!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 7:47 am
    Permalink

    Fala Breder!!!

    Pois é, infelizmente a vida prega algumas peças na gente, e temos que tomar certas decisões. É como já disseram: o importante aqui é se divertir postando. Quando se torna (mais) uma obrigação, é melhor parar. Vamos fazer o possível para tentar preencher essa lacuna deixada pela sua ausência.

    Boa sorte nas suas próximas empreitadas, e vê se aparece de vez em quando por aqui…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 8:23 am
    Permalink

    … e o resto… é silêncio…

    Ele viveu como um guerreiro… e morreu como um herói…

    … que sua Centelha una-se à Matriz das velharias… junto aos heróis retrogamers…

    adeus André e boa sorte velho…

    …..

    …….

    Hee-Hoo e tudo de melhor sempre…..

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 8:47 am
    Permalink

    É pessoal, estamos ficando cada vez mais velhos e atarefados, novas prioridades surgem, compromissos e vontades, é o ir e vir da vida, e nesse momento ela está cobrando você Breder, é uma mistura de ansiedade e saudades ao mesmo tempo por deixar algo que tanto tempo se dedicou…
    Obrigado por tantos bons momentos que você nos recordou!!

    Obs: Cara, o Rock in Rio é só ano que vêm, eu tô achando que você já tá indo lá pro portão de entrada guardar lugar na fila…uahuahuha

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 8:48 am
    Permalink

    Poxa Breder. Eu entendo seu lado, porém acho que você não deveria dizer jamais que não participará do blog novamente. 🙁

    Eu aqui estou na mesma situação que você. Meu pai tá com cancer, estou gerenciando a empresa da família praticamente sozinho, estou com minha esposa em casa em um pós-operatório e fora as coisas cotidianas da vida, como montar minha casa e jogar.

    Quando o Orákio me convidou pra escrever no blog, ele deixou claro que isso aqui é diversão e não trabalho. Então sempre fui postando quando dava. Então acho que deveria ser assim também de sua parte. Deu vontade, loga aqui e posta algo. Sem se cobrar pra fazer isso. 😀

    Tiago Steel,

    Também não vamos exagerar. 😀

    A renovação é algo natural. Tá aí o Dr.Mame pra provar isso. E se necessário o Orákio vai trazer mais gente talentosa pra cá. O lance é que isso aqui não é trabalho. Ninguém aqui ganha dinheiro com isso, principalmente o Orákio, dono do site. Ele ganhou uns consoles, talvez ganhe uns trocados com os anúncios do ML e só. Na minha opinião isso não cobre nem os gastos de manter o site no ar, quem dirá encher a barriga colocando comida no prato.

    Verdade seja dita. Tanto a gente que escreve como o pessoal que participa faz por amor. Na hora que isso faltar, aí sim será hora de parar.

    No mais, vida longa ao Gagá Games!!!

    Falow 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 10:22 am
    Permalink

    Uma coisa é certa, deixará saudades. Desde quando eu conheci o Gagá Games no início de 2009, para mim foi muito gratificante aprender um pouco mais sobre os jogos com o Recordar é Envelhecer, e todo dia acessar o blog para ver como estava os votos das ‘enquetes infames’ e os comentários fervorosos que elas instigavam. É uma pena sua saída dos posts no Gagá, mas espero que sempre que tiver um tempo, apareça nos comentários, será ótimo.

    Deixo aqui meu agradecimento e o desejo boa sorte no caminho que você desejar seguir. Até mais.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 10:32 am
    Permalink

    Amigo Breder.

    Escrevo essas linhas como se tivesse terminado um bom jogo tipo Contra, ou um Tartarugas Ninja. Meu amigo espero que voce nao deixe de lado seu blog amigo.

    Sei que o Sr. tem suas proiris, mas gostaria que continuasse a escrever, mesmo que uma vez por mês.

    Amigo você fará falta mesmo não te conhecendo pessoalmente.

    Independente das crenças, raças e gostos temos algo em comum, os games e o Heavy Metal (apesar de eu ser cristão e o Dave Mustaine tambem temos bom gosto ok.)

    Que seus caminhos sejam trilhados sabiamente e que tudo o que fizer seja bem feito amigo.

    Um grande abraço de seu outro retro paulista.

    Ulisses

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 1:09 pm
    Permalink

    Cara, parabéns pelos seus textos. Foi sempre um prazer ler a sua coluna semanal. Brigadão por todos os textos legais que você fez com o passar dos anos. Vira e mexe sei que vou me deparar com eles ao pesquisar um jogo no Google ^^

    Eu vejo seu afastamento como temporário, afinal daqui a alguns anos os jogos que você joga agora serão velharias, e tenho certeza que você ficará feliz ao escrever sobre eles 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 6:50 pm
    Permalink

    Bem, agradecemos pelos bons posts e pelas ótimas enquetes. Uma pena que pra continuar isso iria te atrapalhar, então, faz o que quiseres, pois é tudo da lei. Ainda assim, apoio o que diz o pessoal, não precisa postar uma vez por semana nem ter um tempo definido. Se tiver algum dia alguma coisa pra dizer, fique à vontade!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 7:33 pm
    Permalink

    Vai deixar saudades andré!! Como o amigo citou acima não deixe também seu blog, seus reviews e suas enquetes eram sensacionais, vlw pelo ótimo trabalho prestado para o blog, boa sorte e sobrando tempo claro sempre apareça!
    Abraços!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 7:42 pm
    Permalink

    Grande Breder, foi um prazer ler seus textos aqui no Gagá e o senhor ter compartilhado com nós seu conhecimento sobre muitos games legais e outras coisas mais.

    Boa sorte aí em suas empreitadas futuras.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 8:25 pm
    Permalink

    Parabéns André!
    Parabéns?
    Sim,pela atitude e sinceridade de parar no momento que você definiu como certo,é claro que eu vou sentir muito sua falta e de seus textos também,mas respeito e entendo sua decisão,boa sorte e…ainda acho que você voltará seja em algum blog seja no gagá…mas isso só o tempo dirá.
    Grande abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/10/2012 at 10:14 pm
    Permalink

    Eu entendo, já tive vontade de encerrar meu humilde e incipiente bloguinho umas dezenas de vezes (especialmente quando chega a fatura da hospedagem), mas deixo lá e escrevo quanto dá. Se cansou e virou obrigação, é hora de parar mesmo.

    Boa sorte ao Breder nas futuras investidas (dentro do mundo gamístico ou não).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/11/2012 at 9:39 pm
    Permalink

    Esse é o problema de jogos ‘velhos’, Praticamente só gente ‘velha’ joga, gente ‘velha’ já tem lá seus 30 anos, esposa e filhos, trabalho complicado, vida agitada.

    Não é mais o molequinho que chegava da escola e só tinha lição para fazer (ou não) e ficava a tarde toda no videogame.

    Aquele moleque cresceu, a maioria dos seus amigos nem joga mais os jogos da infância e os que jogam só jogam (pouco) jogos atuais e com temática adulta.

    Jogar, manter o espírito retrogamer e ainda escrever sobre isso é complicado. Eu jogo até mais do que deveria, mas não conseguiria escrever, em uma conversa de bar entre amigos até poderia falar sobre um jogo ou outro, alguns detalhes, mas não escrever…

    …É André, é triste, mas eu entendo. Não somos mais moleques, mas o espírito permanece e as boas lembranças não morrem jamais!

    Boa sorte e obrigado!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/11/2012 at 8:10 pm
    Permalink

    Puxa Breder, é realmente uma pena vc se aposentar tão novo da blogsfera retrogamer. Mas entendo e admiro você, pois eu também deveria tomar uma atitude como essa ao invés de simplesmente sumir lá do QG.
    Mas a vida tá muito corrida e eu pretendo voltar um dia, quem sabe.
    Abração e sucesso sempre meu amigo!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/11/2012 at 9:47 am
    Permalink

    Olá, amigos!
    Acho que a onda retrogamer está chegando ao fim. Já estava com essa impressão antes, tanto que aproveitava todas as oportunidades para inserir, nos comentários, pedidos diretos ou disfarçados de publicações gamísticas retrô, já que adoro a era de ouro (até 16 bits).
    Comecei a perceber que o fim estava próximo com as mudanças na linha do Cosmic Effect e com o sumiço crescente do Gagá. Tive certa esperança de estar errado com o crescimento da Old!Gamer e com a manutenção da Game Sênior, embora outras publicações do gênero tenham enfraquecido. Mas agora que o Gagá está na Live e André Breder resolveu se dedicar aos games da nova geração, volto a temer o fim de uma era…
    Mas não devemos viver de lamentações. Realmente, esses caras já revisitaram todo o passado dos vídeo games. Terminar um jogo por semana só para escrever no blog? O cara é um verdadeiro herói! Não tem culpa de minha noobice que me faz levar semanas para terminar um game, isso quando termino (nunca consegui vencer a bruxa no Castle of Illusion do Master, p.ex.). Daí posso dizer que, para mim, os inúmeros posts antigos do “Recordar é Envelhecer” servirão por incontáveis eras ainda. Só me resta agradecer a Breder e desejar sucesso nas suas novas empreitadas da vida gamística. Afinal, os games do passado já foram do presente um dia, assim como os de hoje serão o retrô do amanhã.
    Boa sorte André e muito obrigado por toda a diversão proporcionada por seus textos.
    Valeu.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/11/2012 at 12:07 pm
    Permalink

    Que pena a sua saída André com muita certeza esse blog vai perder qualidade mas isso aqui é um ciclo de vida os velhos uma hora saem e entram novos postadores boa sorte e muitas felicidades pra você.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2012 at 9:02 pm
    Permalink

    Dcnautamarvete,

    Dcnauta, valeu pelo comentário. É muito gratificante saber que as coisas que a gente escreve realmente agradam às pessoas.

    Quanto ao meu sumiço, e por tabela respondendo também ao Tiago, no momento eu tenho jogado mais jogos recentes, e com isso venho mesmo me dedicando menos aos retrogames.

    Pode ser que seja uma fase, videogame é assim. Numa hora a gente só quer saber de RPGs, na outra tem vontade de vomitar só de ver a abertura de um Final Fantasy 😛

    Eu acho que a onda retrô (não só aqui como em outros blogs) atingiu um pico há uns dois anos, quando vários blogs soltavam posts incríveis toda semana. De lá para cá o ritmo foi caindo aos poucos, e hoje a retrosfera está meio devagar. Coisa cíclica, eu acho… daqui a algum tempo (seis meses? Dois anos? Quem sabe?) a onda volta a crescer. Portanto, não fique chateado!

    Aproveitando, agradeço a todos pelo carinho com o Breder e fico muitíssimo feliz pelos posts dele terem agradado tanto! O Breder é um velho amigo e foi muito legal tê-lo aqui postando com a gente.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2012 at 11:22 pm
    Permalink

    Acho que a onda retrogame jamais vai sumir de vez prova disso são os jogos que saem o tempo todo com bastante feeling e inspiração retrô, quem sabe o Gaga não resolve falar desses games nas colunas novos com feeling velho como: Unepic, Bit Trip Runner, Pid, Fez, Braid e afins, e precisando de gente pra escrever sobre essas levas novas é só chamar Gaga^^ E longa vida ao gagagames ^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/11/2012 at 8:48 pm
    Permalink

    Tenho sentido desde aquele post que o Gagá disse que comprou um “Xis-Box”, que muitos retrogamers estão deixando de ser retrogamers (óbvio)!
    Se isso é bom ou ruim, só o tempo dirá, afinal, não me sentia tão alone com o meu fascínio pelos clássicos.
    André, parabéns pela excelente coluna, foi bom enquanto durou…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/11/2012 at 4:56 am
    Permalink

    puxa aposentou se bem meu amigo acho q de todos blogs e sites q eu entrava os unicos posts q liam por completo érm os seus os outros eu sempre dava akela ´´bizoiada´´ rapida e ja passava batido mas os seus posts não eram diferentes eles éram tão explicativos tinha um jeito facil e descomplicado de ler mas aprecio sua decisão se não a qualidade de seu magnifico trabalho ia cair e vc não ia deixar uma boa impressão na sua saidera ^^ só te faço um pedido meu parceiro não deixe de jogar videogame mesmo q seja 1 vez na semana ok? obrigado pelos seus posts tudo de bom !!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/11/2012 at 12:23 am
    Permalink

    Toda sexta feira me pegava pensando “qual será o jogo que o Breder vai avaliar essa semana?”, era muito bom entrar no Gaga Games sábado e ver qual era o jogo da semana avaliado pelo Andre. Sua coluna vai deixar muitas saudades, só espero que vc continue visitando o Gagá Games e comentando tambem, no mais, boa sorte nos seus futuros projetos!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/11/2012 at 2:24 am
    Permalink

    É triste ver o fim daquilo que a gente gosta, nada dura para sempre e isto é uma das verdades mais cruéis na existência. Eu frequento o Gagá games desde 2008 e passei ótimos momentos lendo seus textos, andré. De certa forma, o Gagá games já faz parte de minha vida, é um dos poucos blogs de games que eu ainda frequento… Mais de 4 anos lendo suas matérias, André e agora, saber que não poderei mais fazer isso, dói um pouco… Vou sentir saudade dos seus textos, vou sentir saudade de você, pois, de certa forma, ver um post assinado por você já virou sinônimo de credibilidade e familiaridade. Gostaria muito que reconsiderasse, mas não vou pedir tal coisa, deve ser tão difícil para você ir embora quanto para nós darmos adeus, provavelmente até mais…. Então, adeus, lhe desejo tudo de bom e obrigado, pelos bons momentos que você trouxe, com suas matérias, a mim e a todos os leitores do Gagá games.

    See you in another life, brother!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/11/2012 at 5:29 pm
    Permalink

    Poxa, notícia triste, mas ao mesmo tempo todos nós compreendemos. Sei como é complicado atualizar um blog, ainda mais da forma como vc fazia, terminando os jogos e tudo mais. Tem que ter muito tempo e parece que quanto mais o tempo passa, menos tempo livre temos pra fazer tudo que gostamos. Daí temos que focar em uma ou poucas dessas coisas.
    De qualquer forma, boa sorte, Breder! E parabéns pela excelente passagem aqui pelo Gagá Games!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 28/11/2012 at 1:53 pm
    Permalink

    Gente! Coméisso?

    ôooo Bréder!
    Fiquei triste com a notícia de sua saída, sei lá, acho que seus posts regulares eram uma coisa que mantinha as coisas regulares, sabe? Você raramente sumia, participava de tudo, estava sempre presente e de repente vai embora. Pô, que paia.

    Entendo perfeitamente o que você está sentindo. O GLStoque também está devagar, mas está muito feliz. A coisa precisa desacelerar para manter o prazer por mais tempo. É como fazer aquilo, na empolgação, quando tá rápido demais e frenético demais é bom dar uma paradinha para não acabar logo.

    Espero que você continue por aí, participando em especiais, memes e essas coias. Além de aparecer de vez em quando para brigar comigo por nada ou dividir o spotlight de algum podcast por aí.

    Boa sorte!
    Abraços!

    PS: O visual aqui tá só melhorando, hein? Gostei de vê.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/12/2012 at 3:20 pm
    Permalink

    Fala André!

    Rapaz, o seu trabalho foi sempre fantástico!
    É a coluna que eu mais acompanho aqui no Gaga Games.
    Com certeza, tamanha qualidade da sua coluna da um imenso trabalho.
    Você mostrou-se profissional até mesmo em sua despedida, mais uma demonstração de respeito aos leitores.

    Sempre que ver seu nome, lembrarei do seu trabalho aqui.
    Quem sabe em breve você consegue continuar este trabalho, só que agora com jogos mais atuais 🙂

    Obrigado por todo trabalho de imensa qualidade que sempre disponibilizou a mim e a todos os leitores.

    Boa sorte e abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/05/2013 at 6:05 pm
    Permalink

    É uma pena mesmo viu? adorova os seus posts cara, principalmente de muitos jogos que marcaram época na vida da gente. tudo de bom aé parceiro dos games! obg pelas postagens show de bola todas as semanas. abraço!!! ^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *