Olá amigos leitores do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo para vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! Bem, no programa… er… digo… post de hoje eu irei recordar um dos meus jogos preferidos do Mega Drive: trata-se do clássico Sonic 2, um game que mesmo não tendo inovado tanto, conseguiu pelo menos ser tão bom quanto o Sonic original! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Uma nova aventura para Sonic!

Já no final de 1991, Sonic era um personagem consagrado no mundo dos games, tendo arrebatado uma legião de fãs ao redor do mundo. E a SEGA que não é, e nunca foi boba, tratou logo de criar uma sequência para o ouriço super-veloz. Sonic 2 foi lançado em 1992 e trouxe como novidade um companheiro para o ouriço azul: trata-se de Tails, uma raposa que possui duas caldas e que consegue ser tão veloz quanto Sonic. Quando o jogo foi lançado no Brasil houve uma grande confusão em relação ao sexo de Tails, pois apesar da palavra raposa ser um substantivo feminino, na verdade Tails é macho, e não uma fêmea como muitos pensaram na época.

História

Após ter sido derrotado por Sonic, o Dr. Robotnik não aceitou de forma passiva seu fracasso. Novamente o cientista maligno capturou vários animais para colocá-los dentro de perigosos robôs, e os espalhou por toda parte. Robotnik construiu também uma fortaleza voadora que foi nomeada por ele como Death Egg. O cientista sabe que novas Esmeraldas do Caos surgiram, e ele sabe também que se deseja realmente que seus planos de dominação do mundo dêem certo desta vez, ele deve possuí-las antes de Sonic. O ouriço por sua vez fará de tudo para resgatar as Esmeraldas do Caos antes de Robotinik, além de salvar seus amigos. Com a ajuda de Tails, a vitória de Sonic é mais que certa!

Mais para uma versão turbinada do primeiro…

Sonic 2 é bem semelhante ao jogo anterior, com fases de loopings e obstáculos, além dos inimigos robôs que na verdade são inocentes animais da natureza. Ele pode ser considerado até como uma versão melhorada do original, já que, fora a inclusão de Tails na história e uma coisinha aqui e outra ali, não há grandes novidades ou inovações. Muitos fãs chatos poderiam até reclamar disso, mas para felicidade da SEGA o jogo foi muito bem recebido pelos jogadores de todo o mundo, o que mostrava que todos estavam mesmo era afim de jogar um novo game com o ouriço Sonic o quanto antes, mesmo que este não fosse inovador. Mantendo o padrão de qualidade do primeiro já era suficiente para agradar aos fãs, e isso foi o que Sonic 2 apresentou aos fã do ouriço-azul.

Monitores iguais aos do primeiro jogo…

Os monitores de itens em Sonic 2 são os mesmos já vistos em Sonic 1, e são eles: Super Argolas (dá 10 argolas extras), Invencibilidade (deixa Sonic quase indestrutível, já que ele ainda morrerá se cair em um abismo ou se for esmagado), Vida Extra (dá uma vida extra ao jogador), Escudo (deixa Sonic protegido) e Super Velocidade (deixa Sonic ainda mais rápido temporariamente). Vale ressaltar que os mesmos efeitos ocorrem com Tails, caso o jogador esteja com ele como personagem principal.

Os “postes” também estão de volta em Sonic 2. No primeiro jogo eles serviam unicamente para salvar o andamento do mesmo, funcionando como uma espécie de “checkpoint”, mas em Sonic 2 além de salvar o jogo, eles dão acesso ao Estágio Especial, de onde o jogador consegue as Esmeraldas do Caos. Para que isso ocorra, é necessário acioná-los com mais de 50 argolas douradas e entrar dentro do círculo de estrelas que irá surgir.

Estágio Especial

O Estágio Especial é uma espécie de corrida em que o jogador tem que juntar o número de argolas douradas que for pedido, sempre tomando cuidado com as bombas. A tela do Estágio Especial é simples, tendo apenas um contador de argolas. No momento em que está para chegar perto do próximo checkpoint (sendo que são três por corrida), ele vai avisar quantos anéis estão faltando para que o jogador possa passar para a próxima etapa. Vale ressaltar que quando se joga com Sonic e Tails ao mesmo tempo, o número de argolas douradas necessárias para passar cada etapa é superior, do que seria ao se jogar com apenas um dos personagens. Cumprindo cada corrida, o jogador receberá como prêmio uma Esmeralda do Caos.

Mas vamos falar das (poucas) novidades…

Uma das novidades que Sonic 2 trouxe em relação ao primeiro jogo, foi a existência de 3 menus na tela-título: 1 Player, 2 Player VS e Options. O menu 1 Player é o modo normal do jogo; já o menu 2 Player VS traz a tela dividida, para que dois jogadores possam fazer um desafio mano-a-mano para ver quem termina a fase primeiro; e no menu Opções pode-se escutar as músicas do jogo e escolher com qual personagem vai jogar no modo normal do jogo, sendo três opções: Sonic sozinho, Tails sozinho, ou Sonic + Tails. A outra opção é referente ao modo 2 Player VS, onde pode se escolher em ter durante as fases todos os tipos de itens ou apenas os teletransportes.

Outra boa novidade é em relação as Esmeraldas do Caos. Estas misteriosas pedras foram responsáveis pela restauração do mundo no primeiro jogo, só que na história de Sonic 2 elas estão de volta mas em número de 7. Caso Sonic consiga coletar todas as Esmeraldas do Casos durante sua aventura, ele não só irá fazer o melhor final do jogo, como também poderá usar o poder destas pedras, e se transfomar em um ser quase invencível: o Super Sonic!

Super Sonic?

Se o jogador for habilidoso o bastante nos estágios especiais, e conseguir recuperar de forma rápida todas as 7 Esmeraldas do Caos, ele poderá fazer uso do poder de se transformar em Super Sonic durante a aventura, facilitando em muito a sua vida, já que Sonic em sua forma “Super” só morre se for esmagado, se cair em um abismo ou então afogado. Para ativar o modo Super Sonic será necessário coletar 50 argolas douradas e então pular com Sonic, que ele se transformará! Ele ficará amarelo, mais veloz e ainda poderá destruir os seus inimigos apenas encostando neles. Fãs de Dragon Ball Z acham que o Super Sonic foi baseado na forma Super dos personagens da raça “Sayajin” do anime… e não é que parece ter sido mesmo?!

Gráficos

Os gráficos de Sonic 2 estão excelentes e contam com mais animações e cores mais definidas se formos fazer uma comparação com os gráficos do primeiro jogo. Os cenários são super detalhados e bem variados entre si, mostrando todo o bom gosto da equipe que produziu o jogo. Os personagens e inimigos foram muito bem desenhados, e não ficam devendo em nada para o que foi visto no Sonic original.

Efeitos e Trilha Sonoras

Os Efeitos Sonoros são tão variados e diversos quantos os do primeiro jogo, sendo que alguns efeitos do Sonic original dão novamente as caras em Sonic 2, fazendo de maneira perfeita uma “ligação sonora” entre ambos os jogos. Todos os efeitos são ótimos, e cumprem muito bem seus papéis durante o jogo.

As músicas estão excelentes! A Trilha Sonora de Sonic 2 é maior e é tão legal quanto a do primeiro jogo, tendo temas dos mais variados tipos! Novamente o compositor e baixista Masato Nakamura, membro da banda Dreams Come True, foi o responsável pela Trilha Sonora, o que garantiu a qualidade indiscutível das músicas. Vale ressaltar que o tema de encerramento do jogo é na verdade uma versão de uma das músicas da banda de Nakamura. Trata-se da música “Sweet Sweet Sweet”.

Jogabilidade

A jogabilidade em Sonic 2 continua tão simples e precisa quanto a do primeiro jogo, onde a principal forma de atacar continua sendo o simples pular sobre os inimigos. Mas há uma grata novidade, que é o movimento chamado de “SpinDash”. Para executá-lo deve-se segurar o direcional para baixo e então apertar de forma contínua qualquer um dos botões do controle. Quanto mais você apertar esses botões, maior será o impulso conseguido. Com esse movimento Sonic e Tails conseguem mais velocidade para fazer subidas ou acertar inimigos.

Dificuldade

Sonic 2 traz mais desafios e obstáculos do que o jogo original. As fases estão em maior número, mesmo que o número de atos tenha diminuído, sendo que há apenas dois atos para a maioria das fases. Fugindo da “regra” da maioria, a fase Metropolis possui três atos e as fases Sky Chase, Wing Fortress e Death Egg possuem um único ato. Os chefes de cada fase vão ficando cada vez mais difíceis a medida em que se prossegue no jogo, e eles continuam sendo apenas o Dr. Robotinik dentro de alguma nova “geringonça”. Uma exceção ocorre durante a última e derradeira fase Death Egg, onde Sonic terá que encarar seu pior pesadelo antes de poder acertar as contas com Robotinik: enfrentar uma cópia sua robotizada! Trata-se de “Metal Sonic”, um robô que imita os principais movimentos do ouriço-azul super sônico! É sem dúvida um dos chefes mais difíceis do jogo, ainda mais que você o enfrenta sem possuir nenhuma argola dourada, ou seja, basta um “esbarrão” no inimigo para perder uma vida. Só que o pior ainda está por vir: vencendo “Metal Sonic”, o Dr. Robotinik usará uma espécie de robô gigante que imita sua própria aparência grotesta para tentar eliminar Sonic! Este é sem dúvida o chefe mais difícil de todo o jogo, e somente ao vencê-lo é que se poderá curtir o belo final de Sonic 2.

Conclusão

Sonic 2 foi uma continuação a altura do primeiro jogo, e do que os fãs esperavam para um novo jogo da série. Não trouxe grandes inovações, como já mencionei, mas serviu de “aperitivo” para saciar a “fome” dos fãs de Sonic, até que jogos mais complexos e inovadores do ouriço pudessem ser concluídos pela SEGA. Muitos fãs até consideram Sonic 2 como o seu jogo preferido da série Sonic. No Brasil o sucesso não foi diferente, e quem comprou um Mega Drive entre os anos de 1994 e 1996 sabe muito bem que uma cópia do cartucho de Sonic 2 vinha junto do console, o que só ajudou a popularizar ainda mais este grande jogo por aqui! Quem dera os atuais jogos do ouriço fossem tão bons quanto o velho Sonic 2…

Recordar… é envelhecer: Sonic 2 (Mega Drive)
Tags:             

12 ideias sobre “Recordar… é envelhecer: Sonic 2 (Mega Drive)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.