Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo para vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! Já havia falado por aqui sobre os games Sonic 1 e Sonic 2, ambos lançados para o Mega Drive, e nada mais natural do que falar agora sobre o clássico Sonic 3! Bem, tenham uma boa leitura e até uma próxima oportunidade!

É hora de inovar!

O primeiro Sonic foi uma revolução quando foi lançado: gráficos, som, jogabilidade, tudo beirava a perfeição! Sonic 2 manteve o ouriço em alta, sendo um jogo que trazia tudo o que havia dado certo no jogo anterior mas sem inovar muito, a não ser pela inclusão do personagem Tails na série. Após estes dois jogos de sucesso, era hora da SEGA fazer um jogo que fosse inovador, ou Sonic corria o risco de perder seu impacto no mundo dos games.

Em 1994 saia então Sonic 3, que mantinha as tradições da série mas que, felizmente, trazia grandes novidades para os fãs do ouriço super sônico! Até mesmo um novo personagem da série faria estréia neste episódio: Knuckles.

História do jogo!

Mas antes de tudo, vamos falar um pouco sobre a história do jogo: em uma misteriosa ilha chamada “Floating Island”, uma pedra preciosa é guardada e protegida: trata-se da “Master Emerald”, que mesmo tendo seus poderes como desconhecidos, acabou atraindo a atenção de Dr. Robotinik. A “mente do mal” vê neste rara esmeralda sua chance de derrotar Sonic de uma vez por todas, para poder assim conquistar o mundo inteiro! Só que há um problema para ser resolvido por Dr. Robotinik: como pegar a rara esmeralda se a mesma é protegida pelo corajoso Knuckles, um sobrevivente de uma antiga civilização de equidnas?

Usando todo seu diabólico Q.I., Dr. Robotinik arma então um maléfico plano: sabendo que Sonic viria atrás dele caso tivesse conciência de suas intenções de roubar a “Master Emerald”, o cientista usa de toda sua “malandragem” e diz a Knuckles que é o ouriço Sonic quem está pretendendo pegar a esmeralda rara, deixando o equidna vermelho furioso! Logo Sonic é surpreendido por Knuckles, que rouba dele as sete Esmeraldas do Caos e foge com elas. Agora Sonic tem duas missões: impedir que a “Master Emerald” seja roubada por Robotinik e recuperar suas amadas esmeraldas.

Escudos com poderes elementais!

A novidade mais bacana que Sonic 3 trouxe para os fãs foi a inclusão de três tipos de escudos elementais, que além de oferecerem proteção, também dão poderes/habilidades especiais para Sonic! São eles: Water Shield, o mais indicado para as fases aquáticas, pois estando com este escudo não é necessário recolher bolhas de ar enquanto estiver debaixo d´água; Flame Shield, protege Sonic de morrer queimado ao cair em um rio de lava ou de ser atingido por uma bola de fogo; e Lightning Shield, que cria uma espécie de campo eletromagnético ao redor de Sonic, atraindo assim todos as argolas que estiverem próximas, algém de oferecer proteção contra alguns tipos de ataques inimigos.

Os poderes, ou habilidades, que cada escudo oferece a Sonic são bem variados e únicos: com o Water Shield pode-se “quicar”, executando assim pulos mais altos; com o Flame Shield Sonic pode virar uma bola de fogo super-sônica e fazer ataques diretos aos inimigos; e com o Lightning Shield pode-se ganhar a habilidade de executar uma espécie de pulo duplo.

Salve seu jogo… e continue depois!

Visando facilitar a vida do jogador, Sonic 3 traz a possibilidade de salvar o jogo. Ao todo são seis “slots” disponíveis para que o jogador guarde seu progresso, permitindo então que ele possa continuar quando bem entender, caso tenha que parar com a jogatina repentinamente. Pode até mesmo escolher a opção “no save”, onde não há a possibilidade de salvar o jogo… algo mais indicado para os jogadores mais “hardcore” ou que possuem tempo suficiente para jogar Sonic 3 do começo ao fim em um mesmo dia.

Dois modos de jogo!

Existem dois modos de jogo em Sonic 3: 1 Player e Competition. O modo 1 Player é o principal, onde o jogador tem as fases normais para serem batidas até encarar o malvado Dr. Robotinik no estágio final. Já o modo Competition é um modo especial, onde o jogador se diverte em vários cenários diferentes tendo que bater tempos, ou então joga em desafio com um segundo jogador.

No modo principal do jogo há a possibilidade de se escolher entre jogar com Sonic tendo a compania de Tails, ou apenas com Sonic, ou ainda apenas com Tails. Vale destacar que Tails está bem mais legal que sua “versão” vista em Sonic 2. Agora é possível voar com ele (mas por um tempo limitado), e debaixo d´água Tails tem a vantagem de poder nadar com suas quatro patas. Realmente ficou bem legal criar estas particularidades em Tails desta vez, para que ele não ficasse totalmente idêntico ao Sonic em relação aos seus movimentos e habilidades.

São três submodos existentes no modo Competition: GrandPrix, onde o jogador corre em todos os cenários em sequência, podendo ter a compania de um segundo jogador ao mesmo tempo ou não; MatchRace, onde o jogador escolhe as pistas que vai correr, podendo contar com um segundo jogador também; e Time Attack, onde é possível jogar apenas o primeiro jogador, que deve bater recordes. Um detalhe legal no modo Competition é que nele é possível jogar com o personagem Knuckles, só que ele está muito parecido com Sonic em relação aos seus movimentos, e não possui suas habilidades exclusivas, que seriam vistas apenas no jogo Sonic & Knuckles, que seria lançado após o Sonic 3.

Estágios Bônus e Estágios Especiais?

Uma diferença que merece (e deve) ser notada pelo jogador é em relação aos “postes” que servem para salvar o progresso no jogo. Em Sonic 3 eles não levam o jogador para o estágio especial como ocorria no jogo anterior, mas sim para uma fase bônus. Tendo mais de 50 argolas, o jogador poderá ativar as fases bônus nestes postes, bastando entrar em um cículo de estrelas que será formado. Neste estágio o jogador poderá coletar vários tipos de “shields”, itens e argolas.

Os Estágios Especiais, que são onde se pode recuperar as Esmeraldas do Caos, agora são acessados por meio de argolas gigantes que ficam espalhadas (e algumas muito bem escondidas) nas fases do jogo. Cada Estágio Especial é um cenário em 3D, onde o jogador deverá obter todas as esferas azuis. Caso consiga coletar 50 argolas o jogador ganhará um Continue, e se conseguir coletar todas as argolas do estágio, o jogador ganhará 50 mil pontos (o que concede automaticamente uma vida extra). Para conseguir fazer as argolas aparecerem neste estágio é necessário modificar algumas esferas azuis.

Gráficos

Mantendo a tradição na série, Sonic 3 traz gráficos impressionantes! Os cenários de fundo estão como sempre cheios de detalhes e dão uma noção de profundidade bem bacana. Os cenários são bem variados, e todos possuem suas particularidades: das tradicionais ilhas cheias de cachoeiras até fases na neve, tudo foi muito bem feito e são um verdadeiro colírio para os olhos, pois os cenários do jogo são realmente de uma beleza indiscutível! A paleta de cores usada no jogo é bem variada também, e mantém tudo dentro do padrão do que os fãs do ouriço já estão acostumados. O design dos personagens mantém o tradicional, mas já é perceptível que Sonic começava a ter leves mudanças quanto a sua aparência, sendo que Tails está mais parecida com sua versão original do que o ouriço. Gráficos nota dez para um jogo nota dez!

Efeitos e Trilha Sonora

Os efeitos sonoros são bem variados e todos estão dentro do padrão criado com base no que foi feito nos dois jogos anteriores do ouriço super-sônico. Até mesmo efeitos utilizados nos outros jogos dão novamente as caras em Sonic 3, o que ajuda a passar a sensação de estar realmente jogando uma continuação de Sonic 2. Não há do reclamar dos efeitos, pois todos são muito bem feitos! Sons irritantes em um jogo do Sonic? Pelo menos em Sonic 3 isso não tinha acontecido ainda, felizmente!

A trilha sonora é um show a parte! Temas realmente bacanas já se tornaram uma marca registrada na série, e a SEGA não poderia fazer feio em Sonic 3, e não fez! Do primeiro ao último tema, tudo está totalmente de acordo com o legado musical dos dois jogos anteriores! A grande maioria das músicas são bem empolgantes e possuem um clima “pra cima”, algo mais que normal em uma aventura estrelada por Sonic. Curiosamente o cantor pop Michael Jackson seria contratado para compôr todas as músicas do jogo, mas a idéia acabou sendo descartada por causa de mais um dos escândalos protagonizados pelo “astro” na época em que Sonic 3 se encontrava em estado de produção. Mas a influência da música de Jackson é algo bem perceptível na trilha sonora do jogo, e há quem jure que o tema final de Sonic 3 é muito, mas muito semelhante com uma música do cantor.

Jogabilidade

A jogabilidade de Sonic 3 continua tão simples e prática quanta a vista nos jogos anteriores da série, mas desta vez há algumas leves mudanças e aperfeiçoamentos. Sonic e Tails continuam podendo executar o movimento “SpinDash” para assim pegarem mais impulso, algo que realmente não poderia faltar. Como já dito anteriormente, desta vez Tails está com algumas particularidades, como a possibilidade de voar por um certo período de tempo e também a vantagem de nadar quando estiver na água. Os já falados escudos elementais dão novas habilidades e ações possíveis para o ouriço, enquanto que para Tails eles só oferecem proteção. Sonic pode agora até mesmo criar uma espécie de escudo protetor enquanto ataca seus inimigos, bastando o jogador apertar o botão de pulo duas vezes seguidas, algo que é bem prático para destruir inimigos com espinhos em volta de si, e que não poderiam ser destruídos com o pulo comum. O que já era bom ficou ainda melhor em Sonic 3!

Dificuldade

Bastar jogar um pouco de Sonic 3 para perceber que ele está levemente mais difícil que Sonic 2. Até mesmo simples monitores (com a cara do asqueroso Robotinik) podem machucar os heróis agora! Existem mais plataformas e botões para serem acionados durante as fases do que o que foi visto nos jogos anteriores da série, e há algumas fases que podem até fazer com que o jogador fique um pouco perdido ao tentar encontrar o final da mesma. Ao todo o jogo traz 6 fases, cada qual com dois atos para serem completados, sendo que no final do primeiro ato de cada fase é necessário enfrentar um robô construído por Robotinik, e somente no final do segundo ato é que haverá a luta contra o cientista do mal. Os chefes começam fáceis mas vão ficando um pouco complicados a medida que se avança no jogo. A última luta contra Robotinik é difícil e exigirá que o jogador tenha uma boa agilidade e controle nos comandos do jogo. Sonic 3 pode não ser um jogo tão difícil, mas também não é nenhum “mamão com açúcar”.

Conclusão

Sonic 3 conseguiu manter o ouriço em alta, sendo um jogo muito bem feito e que soube de forma sábia manter a tradição da série ao mesmo tempo que conseguiu inovar. Um jogo divertido, com um bom desafio, e digno de levar o nome Sonic no título. Bem diferente de alguns jogos mais recentes do ouriço que poderiam ter feito o favor de nunca terem sido lançados, pois só servem para matar os fãs de raiva e deixar uma enorme mancha negra na história do mascote da SEGA.

Recordar é envelhecer: Sonic 3 (Mega Drive)
Tags:         

7 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Sonic 3 (Mega Drive)

  • 10/05/2009 em 12:11 am
    Permalink

    Eu adoro esse jogo (principalmente junto com Sonic & Knuckles). A cena do Sonic descendo de esqui é sensacional e uma das mais memoráveis do Sonic clássico (junto com o Knuckles o ajudando na seqüência direta no Hidden Palace).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/05/2009 em 12:30 am
    Permalink

    Neste jogo e no anterior, as Esmeraldas do Caos não afetam o Tails; mas elas afetam o Knuckles no jogo seguinte, por que esta diferença afinal?

    Oras, se tanto o Tails como o Knuckles são parceiros do Sonic; então porque as Esmeraldas do Caos apenas afetam um e não o outro?

    É claro que eu sei que as Super Esmeraldas (na junção dos dois jogos) dão poderes ao Tails; mas por que então ele não é afetado antes pelas Esmeraldas do Caos, alguém aqui por favor me explique isto?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/05/2009 em 3:20 pm
    Permalink

    Sávio :
    Neste jogo e no anterior, as Esmeraldas do Caos não afetam o Tails; mas elas afetam o Knuckles no jogo seguinte, por que esta diferença afinal?
    Oras, se tanto o Tails como o Knuckles são parceiros do Sonic; então porque as Esmeraldas do Caos apenas afetam um e não o outro?
    É claro que eu sei que as Super Esmeraldas (na junção dos dois jogos) dão poderes ao Tails; mas por que então ele não é afetado antes pelas Esmeraldas do Caos, alguém aqui por favor me explique isto?

    Sávio, eu estou longe de ser um expert em relação ao universo do ouriço super sônico, tendo apenas jogado alguns de seus games por diversão, sem me importar tanto com sua história. Portanto não tenho como sanar estas suas dúvidas. O lance é mandar um email pra própria SEGA… hehehehhee…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/05/2009 em 3:22 pm
    Permalink

    O Senil :
    Eu adoro esse jogo (principalmente junto com Sonic & Knuckles). A cena do Sonic descendo de esqui é sensacional e uma das mais memoráveis do Sonic clássico (junto com o Knuckles o ajudando na seqüência direta no Hidden Palace).

    O lance da junção dos games Sonic 3 e Sonic & Knuckles foi uma idéia bacana da SEGA, pena que só pude ter contato com estes games via emulação, só joguei no console mesmo o Sonic 1 e 2.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.