Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo para vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! Hoje vou relembrar um game lançado em 2002 para o Game Boy Advance, e que fez a alegria de muitos “caçadores de vampiros”: trata-se de Castlevania – Harmony Of Dissonance. Tenham todos uma boa leitura e até o próximo Sábado!

Introdução:

Castlevania – Circle of The Moon mostrou que o Game Boy Advance podia mesmo ser capaz de fazer um bom “MetroidVania”. Mas mesmo com todas as qualidades do primeiro game da franquia Castlevania neste portátil da Nintendo, ficou claro que algo melhor ainda poderia ser concebido, e que Circle of The Moon havia sido uma espécie de “primeiro teste”.

Surge então em cena o talentoso Koji Igarashi (também conhecido simplesmente como IGA), que foi uma peça fundamental no sucesso de Symphony of The Night. Ocupando desta vez o cargo de produtor de um game da franquia Castlevania, IGA tomou para si a missão de criar uma espécie de “Symphony of The Night de bolso”, um jogo que pudesse ser ainda melhor que Circle of The Moon e mais próximo do grande sucesso do PlayStation.

Depois de algum tempo de trabalho, surgia em 2002 o game Castlevania – Harmony of Dissonance, que colocava como protagonista um legítimo membro do clã Belmont, mesmo que ele lembrasse mais o visual de Alucard do que qualquer outra coisa. Detalhes bobos a parte, o novo Castlevania mostrava que IGA é mesmo competente no que faz, e se existe alguém capaz de fazer um “MetroidVania” tão bom, ou até melhor que Symphony of The Night, esta pessoa não pode ser outra, a não ser ele próprio.

Sobre o game:

A história de Castlevania – Harmony Of Dissonance é a seguinte: “alguns anos após o caçador de vampiros Simon Belmont derrotar Drácula, dizem que Juste Belmont, descente da família, também procurou pelas relíquias do vampiro. Maxim Kischine, o melhor amigo de Juste, tinha viajado para treinar dois anos antes disto acontecer, mas retornou inesperadamente, dizendo a Juste que Lydie, uma garotinha que eles tanto adoram, havia sido raptada. Maxim havia perdido misteriosamente parte de sua memória, e esqueceu-se completamente do período em que esteve em treinamento, só restava uma vaga lembrança sobre o rapto de Lydie. Maxim levou seu amigo Juste ao ponto onde ele acreditava que Lydie estava, e lá os dois encontraram um estranho castelo que não estava em nenhum mapa. Eles acreditaram que aquele poderia ser o famoso castelo do Conde Drácula. Agora os dois irão se separar e procurar por Lydie, nas salas obscuras deste tenebroso castelo que encontraram”.

Juste Belmont, assim como os outros caçadores de vampiros, usa apenas o lendário chicote “Vampire Killer” como arma principal, mas durante a aventura, ele poderá aumentar o poder destrutivo do chicote, fazendo com que ele tenha efeitos elementais, e outros poderes, como ser capaz de atirar bolas de fogo. Juste possui também a sua disposição as armas sagradas, que em Harmony Of Dissonance podem ser utilizadas sozinhas ou então combinadas com livros de magia (Spellbooks). Fazendo esta combinação, Juste pode lançar várias magias bem legais, que lembram muito o “Item Crash” de Richter Belmont. Em Harmony Of Dissonance existem também várias relíquias, algumas com funções semelhantes as do clássico Symphony Of The Night, que deixam o personagem principal do jogo ainda mais poderoso. A loja que vende itens e armaduras está de volta em Harmony Of Dissonance, facilitando a vida dos jogadores que passarem um bom tempo juntando dinheiro, pois poderão deixar com que o Belmont tenha uma boa defesa e também alguns poderes especiais que podem ser conseguidos através de medalhões e outros itens especias que o personagem pode se equipar. A Konami falhou feio não tendo colocado uma lojinha em Circle Of The Moon, mas se redimiu com este jogo.

No início o jogador pensará estar em um castelo simples como o do game anterior da série que saiu para o Game Boy Advance, Circle Of The Moon, mas logo descobrirá que em Harmony Of Dissonance existem, na verdade, dois castelos. É diversão em dobro, como ocorreu com Symphony Of The Night! O segundo castelo não é invertido como no clássico do PlayStation, mas possui inimigos mais difíceis que no primeiro. O legal em Harmony é que você não irá completar um castelo para depois jogar o outro, mas irá completando os dois simultaneamente. Neste ponto a Konami conseguiu se superar, e fazer o uso de dois castelos de uma forma mais inteligente do que a que ocorreu em Symphony of The Night.

Em Harmony Of Dissonance percebe-se que o poder gráfico do Game Boy Advance estava em grande ascensão na época em que este game foi concebido. O salto de qualidade entre este e o jogo anterior da série que também foi lançado para o portátil da Nintendo é evidente. Harmony conta com animações bem mais detalhadas e cores muito bem balanceadas. Os efeitos de magias estão muito bonitos e os chefões estão arrepiantes e bem animados. Em Circle Of The Moon os gráficos ficaram bastante escuros, o que atrapalhava na hora de jogar na telinha do Game Boy Advance, algo que gerou muitas críticas por parte dos jogadores. Já em Harmony Of Dissonance os gráficos estão mais coloridos e também mais nítidos, fazendo com que o problema do game anterior não se repetisse aqui. Vale citar ainda que os personagens e monstros estão melhores desenhados que os de Circle Of The Moon. Isso se deve ao talento da desenhista Ayami Kogima, que assim como fez em Symphony of The Night, arrasou na criação do conceito dos personagens do título. E mesmo que Juste Belmont seja quase que uma cópia de Alucard (o que gerou a reclamação de muitos fãs mais “puristas”), é inegável o bom gosto dos traços e do estilo gótico de Ayami, que deu novos ares para a série Castlevania, e que na época funcionou muito bem.

Os efeitos sonoros deste game estão excelentes! Os sons dos personagens e dos monstros estão muito bem feitos, sendo que alguns possuem até mesmo vozes digitalizadas. Ouvir toda esta qualidade em um portátil, é algo que realmente chegou a impressionar na época. Agora nem tudo são flores: apesar das várias melhorias se compararmos Harmony Of Dissonance com Circle Of The Moon, a qualidade sonora das músicas foi meio que deixado de lado, ou teve que ser comprometida em favor de outras áreas do jogo. Em Circle Of The Moon a qualidade de som das músicas era quase a de um Super Nintendo, mas em Harmony Of Dissonance a trilha sonora parece vindo de um Nintendinho 8 bits. Mesmo com a fraca qualidade de som, as músicas estão boas, no entanto.

Pra quem é fã de longa data da saga Castlevania vai estar rapidamente acostumado com os controles deste jogo. Juste pode fazer ações bem básicas, como pular, atacar, agachar, etc, além de outros movimentos especiais que irá ganhar no decorrer da aventura, mas em momento algum os jogadores ficaram perdidos em meios aos comandos e controles do personagem, pois tudo é realmente muito fácil de se utilizar. Um detalhe muito bom nos controles é que Juste pode portar seu chicote igual a Simon Belmont no game Super Castlevania IV do Super Nintendo, ou seja, segurando-se o botão de ataque e movimentando o direcional pode se infligir golpes consecutivos em um inimigo, além de pode usar o chicote como escudo para alguns ataques inimigos. Uma boa novidade nos controles é que Juste pode executar dashs e recuos bem rápidos. Isso é ótimo para se passar por salas que você já eliminou todos os inimigos e pegou todos os itens sem perder tempo.

Em relação a sua dificuldade, Harmony Of Dissonance é um dos games mais fáceis da série Castlevania. O jogador não encontrará grandes dificuldades em enfrentar os inimigos e chefões, desde que esteja sempre em um bom nível e portando boas armas e proteções. A maior dificuldade será mesmo a exploração dos dois imensos castelos. Mesmo sendo fácil, não pense contudo que este jogo não é divertido: você sempre estará querendo continuar a jogá-lo, mesmo que esteja com sono, pois seu modo de jogo é muito, muito viciante. E ao chegar ao final, a vontade de jogar tudo novamente é grande!

Conclusão:

Para aqueles que acharam Circle Of The Moon um ótimo game, Harmony Of Dissonance pode ser facilmente considerado quase como um novo Symphony Of The Night. Talvez muitos o considerem até melhor que o game estrelado pelo filho de Drácula. Para mim, ele não chegou a superar o clássico Symphony, mas mesmo assim se tornou um dos meus jogos preferidos da série Castlevania. Se você curte o estilo “MetroidVania” e ainda não jogou Harmony Of Dissonance, não deixe este título passar em branco, pois ele será garantia de muitos dias de diversão.

Recordar é envelhecer: Castlevania – Harmony Of Dissonance (Game Boy Advance)

87 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Castlevania – Harmony Of Dissonance (Game Boy Advance)

  • 22/06/2012 em 11:03 am
    Permalink

    SHADOW GEISEL.
    amigo é o seguinte eu nunca passei raiva com jogos piratas pois eu msm faço minhas compilações, nunca comprei um jogo pirata, e acho caro sim pagar 70 reais num jogo quando que com isso compro mais dois tubos de 50 DVDS virgens,de 4.7GB, ou um pouco menos de midias de 8GB.
    pelo menos não corro o risco de investir num jogo, que a primeira vista vendo no youtube parece legal mas que depois não me agrada, então eu prefiro assim, até pq hj em dia, as coisas fikam defazadas rapidamente, e os consoles atuais com leitores óticos, só dão problema, diferente dos cartuchos, que o console dura uma vida toda, então não faço esse tipo de investimento não amigo, o unico contra é o jogar o jogo online no caso do pirata, mas tem servidores piratas por ai que posibilitam esse feito, e como disse só gravo meus jogos em midias boas, nunca em midias inferiores, até pq na época do snes, vai me dizer que nunca jogou um cartucho pirata?
    então eu não vou desembolsar quantias em midias, pois pra midia não dou valor algum, por serem apenas discos, sem circuitos e talz, só se for em caso extremo msm, meu amigo.
    pois msm com jogos piratas ja me decepcionei pois o jogo parecia ser legal depois que copiei e joguei uma bela porcaria, então não corro esse risco, flows amigo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 12:55 pm
    Permalink

    estupido é sua linha de raciocinio amigo, lógico que não envolve só a midia em si, mas digo isso pra não me arriscar gastando dinheiro com jogos porcarias, a preços elevados, pois hj os jogos estão todos praticamente seguindo a msm linha, ok.
    e não estou trabalhando, no momento estou desempregado, mas podia ser bilionario não dou gosto as produtoras que estragam bons clássicos antigos de lucrarem, nas minhas custas, como ja disse aki antes, muitos jogos perderam sua indentidade, um exemplo ninja gaiden por exemplo, me diz aonde vc ve a história original de um dos melhores jogos das gerações passadas, nesses novos que sairam?
    acabou reviseram a história, kd a irene lew, a vingaça do Ryu Hayabusa, contra jaquio, seu enterno inimigo?
    no shinobi onde foi parar o protagonista joe mushagi, e o eterno vilão zeed.
    antes de bancar o ignorante pare e pense, ok.
    então estupido ninguem é só não vou enviar dinheiro no ……de produtoras que não deram continuidade, as histórias originais, pq mais que bons graficos kero histórias que batem com as antigas ok, então se sou ignorante vc é mais, mas lembrando quem começou a me chingar aki foi vc, ok.
    ou por acaso vc se acha melhor do que qualquer um?
    de resto, cada um que faça o que bem entender, afinal não é vc que paga minhas contas, ok.
    só estou retrucando o ignorante que me chamou, fosse mais flexivel nas suas palavras que eu não seria estupido tbm como vc foi comigo.
    bom dia.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 1:32 pm
    Permalink

    e em contra partida não sou a favor da pirtaria viu amigo, só que acho que não vale a pena investir em jogos ReBoot, assim como fizeram com o megaman x 8, onde o sigma ja não foi mais o chefão final, espero que a capcom corrija isso no próximo jogo pois senão ela furou de vez com os fãs do jogo, onde ja se viu colocar um emo como ultimo chefe que nem da pra saber se é personagem masculino ou feminino, e tbm voltar ao antigo conseito, pois os megama x de psx dão de 10 a 0 nesses dois do ps2.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 1:53 pm
    Permalink

    Não sei quando o papo foi parar na pirataria mas, tem gente que curte a ideia de pagar zilhões de impostos sendo que o país continua uma merda. Não descriminem o cara que joga versões do jack, tá mais do que no direito dele, enquanto há essa solução pois no momento que ficar difícil burlar esse sistema ele não poderá fazer isso. Brincadeira cara essa dos games, qualquer estadunidense pode curtir os jogos a valer, inclusive no mercadão de usados, mas pro brasuca é outros 500, acho lindo de ver pessoas levantando a bandeira da originalidade quando no mínimo devem ter muitos outros produtos piratas como, sistema operacional pirata, mp3 baixados, séries, filmes e etc, no brasil poucos podem se dizer estar acima disso, e eu não conheço nenhum.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 3:52 pm
    Permalink

    concordo com o amigo JULIANO, nós não temos o luxo que os gringos tem, aki os impostos são muito caros, meu primo comprou o GOD OF WAR 3 do PS3 original e pagou 129 reais, o lugar mais barato que achamos pois em outro lugar tava 170 reais, agora eu pergunto, se a taxa de impostos fosse menor, compensaria ter os games todos originais não só akeles de nossa preferencia, que gostamos de colecionar, aliás nem esses a gente pode ter direito devido ao governo e seus absurdos impostos, então é por isso que o brasil e considerado umas das ilhas do pirata, pois se o governo tomasse consciencia e deixasse os impostos com valores justos, seria bem mais facil.
    mas não eles cobram impostos altos em tudo, e não fazem nada pelo pais, pelo contrario esse dinheiro vai parar na corrupção, ou pelo menos boa parte dele, por isso todo mundo quer ser politico aki no nosso pais, pois sabe que politico é grana facil, enrriquecimento rapido, e talz, certa vez vi noi olhar digital, o presidente de uma das grandes empresas de games, dizer: QUE SE OS IMPOSTOS FOSSEM MENORES NO PAIS A IMPRESA JA ESTARIA AKI, POIS AI PODIAM VENDER UM JOGO ORIGINAL ENTRE 20 E 40 REAIS NO MAXIMO.
    agora eu pergunto qual o motivo de a sony não investir e nem vir para o brasil?
    PIRATARIA, COM CERTEZA.
    mas pq?
    POR CAUSA DOS ALTOS IMPOSTOS BRASILEIROS, POIS A CORJA DE POLITICOS SÓ QUER ENCHER O BOLSO E TIRAR O POUCO QUE GANHAMOS EM IMPOSTOS.
    então meu amigo Juliano, vc tem toda razão, cada um que se divirta como o bolso der, até a cambada de politicos não tomar vergonha na cara e deixar os impostos, justos, pois isso todo mundo ta careca de saber, o brasil é o pais com umas das maiores cargas tributarias do mundo, onde ja se viu, vc pagar 5 reais em um vidro de shampoo, e desses 5 reais, entrte 65 á 75% serem impostos, coisas basicas do dia á dia, então é isso, não que sejamos a favor da pirataria, mas penso que os politicos deviam pensar mais, pois são eles msm que estão transformando o brasil, num pais onde só tem pirataria, e é isso.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 6:02 pm
    Permalink

    desculpa, mas não dá pra aceitar esse tipo de argumento. você não compra jogos piratas porque acha que os originais não representam um bom investimento. compra porque não quer pagar uma quantia, quando pode pagar um valor irrealmente mais barato. preço de jogo é sempre a velha desculpa de quem quer comprar pirata porque quer e ponto final. quando os jogos custavam 300 reais na época do PS2, essa desculpa não era apenas desculpa, e sim justificativa. mas hoje vc consegue comprar jogos relativamente recentes de consoles (como Dead Space 2) por menos de 90 reais, mesma faixa de lançamento de pcs.
    você afirma que não compra original pq pode se arrepender. só que vc esqueceu de falar como você recompensa a desenvolvedora do jogo nos casos em que vale a pena fazer isso, quando o jogo é bom.
    o argumento dos impostos também acho pura falácia. você (ou seus pais) deixam de pagar IPTU pelo fato das ruas e estradas estarem em péssimas condições? não. e por quê? porque sabe que se o fizerem, correm o risco de perder o imóvel. não faz sentido esperar que os impostos pagos com games salvem o mundo.

    “Não descriminem o cara que joga versões do jack, tá mais do que no direito dele…” tá no direito dele nada, camarada. ou tá esquecendo que pirataria é crime? violar direitos autorais é crime. só não dá cadeia por que teriam que prender mais da metade do mundo pra poder fazer cumprir a lei. pirataria é errado. se você pratica, faça isso sem palavras hipócritas, como dizer que está fazendo justiça pelos altos impostos ou por os jogos não serem mais tão bons como eram antes. oras, se os jogos não são bons, não joga! tudo gira em torno da conveniência própria. não me venham com falsos heroísmos. eu já comprei muito jogo pirata na época do PS1 e 2. parei não só por bondade, e sim pela relação custo-benefício. com original vc joga online, sem dor de cabeça (só naqueles casos que jogos defeituosos são lançados descaradamente. mas isso não é privilégio apenas dos games. lembre-se que montadoras de carros vivem fazendo recall e ninguém nunca morreu por causa disso), seu console dura bem mais. só pra dar um exemplo: meu PS2 quebrou três vezes durante os quatro anos em que esteve no uso, sendo que a primeira foi um ano depois da compra (sem contar as mídias que perdi ou tive que regravar). comprei meu PS3 em 2009, e sabe quantas vezes ele deu defeito? nenhuma. jogo todos os dias na maior tranquilidade, com a certeza de que não estou lesando ninguém. quando o jogo não é bom, paciência. quando é bom, sei que estou prestigiando as pessoas certas. mas como eu disse: cada um faz o que a consciência lhe permite. abraços a todos, e que venham mais debates de alto nível, sem esquecer de respeitar os participantes sempre.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 6:08 pm
    Permalink

    seu primo devia pesquisar mais. dá pra achar esse jogo por menos de 90 reais, inclusive com frete grátis ou por carta registrada com seguro (oito reais) em sites como mercado livre. tem uma ótima loja de games, a Bigboy Games, que vende jogos nessa faixa. por exemplo, eu comprei nessa loja o Sonic and Sega All Stars Racing por R$59,00. não é o jogo mais incrível do mundo, mas é bem divertido e valeu a pena. antes do lançamento do Ps3, eu dizia com todas as letras que um jogo original nunca seria vendido por menos que R$130,00. como é bom estar errado, às vezes.
    mais uma vez, amigo: preço não é argumento, é falácia. se o jogo custasse R$10,00 e o pirata R$2,00 (como acontece com filmes em DVD), ainda teria muita gente comprando por 2. R$2,00 é uma fortuna? pq ainda tem gente que compra? três palavrinhas: Lei de Gerson (pesquisa na Wiki se não sabe do que se trata).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 6:12 pm
    Permalink

    cara, games não são quadros ou peças de teatro. leva uma média de 3 anos para fazer um bom jogo, com custos de aluguel de máquinas, prédio, salários de profissionais altamente qualificados, marketing e outras coisas mais. um jogo nunca poderá ser vendido nessa faixa de preços que você citou. só se a empresa quiser morrer de fome. jogos mais antigos, que já se pagaram, são vendidos até mais baratos justamente por esse fato, por já terem se pagado. vc não pode estipular um valor que vc quer pagar e ignorar a realidade e todos os custos financeiros que o produto demanda.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 6:15 pm
    Permalink

    @Shadow Geisel
    NÃO ME VE NHA COM ESSA AMIGO MEU PS1 TA FIRME E FORTE ATÉ HJ, COMPREI ELE EM 2002 E NUNCA DEU PROBLEMA SABE PQ?
    PQ COMPRO MIDIAS DE QUALIDADE, E JANMAIS COMPRO JOGO DE CAMELO, MEU JOGOS SÃO GRAVADOS EM VELOCIDADE 1X, E MEU PS2 TEM 3 ANOS E NUNCA DEU PROBLEMA TBM, O BICHO PEGA DE PRIMEIRA.
    ENTÃO SHADOW GEISEL, NÃO DESPRESTIGIANDO A EMPRESA, MAS SIM OS TRIBUTOS DO GOVERNO, ELES MSMS IMPLANTARAM A PIRATARIA NO BRASIL DEVIDO AS CARGAS TRIBUTARIAS, QUANTO AO IPTU, BOM AI JA É UMA NECESSIDADE, JA JOGO NÃO É NECESSIDADE, VC NÃO VAI PASSAR FRIO, FOME, DESCONFORTO, POR NÃO JOGAR UM DETERMINADO JOGO, JA O CONFORTO DO LAR É IMPAGAVEL, ENTÃO VC FEZ UMA COMPARAÇÃO, COMPLETAMENTE SEM NEXO, POIS DA TRANQUILAMENTE PRA VIVER SEM JOGAR, O QUE ME DIZ DE UNS 50 ANOS ATRÁS?
    QUAL SUA PREOCUPAÇÃO MAIOR?
    PAGAR CARO EM UM JOGO OU DEIXAR DE PAGAR O IPTU, PELO QUE ENTENDI OS JOGOS PRA VC ESTÃO ACIMA DE TUDO ATÉ DO PRÓRPIO ALIMENTO PRA SOBREVIVER-MOS.
    MAS DE BOA, MEUS GAMES NUNCA DERAM PROBLEMA, SÓ JOGO JACK SPARROW NELES, E TO COM ELES BONS ATÉ HJ, POIS COMO DISSE NÃO COMPRO JOGOS BAIXO E COMPRO MIDIAS DE QUALIDADE, E EU MSM FAÇO MINHAS GRAVAÇÕES, EM VELOCIDADE 1X, ENTÃO SE VC GOSTA DE DAR DINHEIRO PRO GOVERNO AI JA É COM VC, POIS SE FOSSE PARA A EMPRESA DESENVOLVEDORA DO JOGO, COMO DISSE NO OLHAR DIGITAL UM ALTO EXECUTIVO DISSE QUE SE OS IMPOSTOS FOSSEM MENORES UM JOGO SAIRIA NO BRASIL POR 20 REAIS, OK.
    SE VC PODE ESBANJAR DINHEIRO PROBLEMA SEU, EU NÃO VOU DAR DINHEIRO PRA UMA COISA QUE NEM NECESSIDADE BASICA É, PREFIRO SIM COMPRAR JOGOS EM CARTUCHOS ANTIGOS, ESSES SIM TEM VALOR INCALCULAVEL PRA MIM, NÃO JOGOS EM DVD, CD OU BLU RAY, OK.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/06/2012 em 6:20 pm
    Permalink

    @Shadow Geisel
    Eu não quero nem entrar muito no mérito da discussão por que isso não vai mudar a opinião de ninguém, expus o que acho e tu falou o que acha, tá selado o respeito nos argumentos, não tem nada o que possamos mudar.
    Só gostaria de saber se estás totalmente acima da pirataria, usando um windows original(seja comprado ou o que vem na máquina), ou usas linux. Não baixas nada ilegal, tipo músicas, filmes e etc? Não acho válido ser contra pirataria só em games usando coisas piratas em outros departamentos, seria hipocrisia igual. Era só isso que tenho a dizer.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2012 em 8:55 am
    Permalink

    Nossa quanto tempo não vejo uma discussão tão acalorada por aqui e pela vida.

    Bem amigos desse nobre site:

    Eu vou dizer minha opinião como jogador antigo.
    Quando eu era menino, eu ganhei muitos jogos na época no saudoso Atari. Naquela época já existia a pirataria nos discos, era raro e em fitas de video cassete e fita de audio os K7’s.

    Hoje com a popularização da net ficou bm mais fácil adquirir tais jogos, sem contar a emulação, que ajudou muita gente que não conhecia (ou não por não ter condições financeiras). Minha experiência com games foi tendo tanto os genéricos como os originais.

    Olha gastei muito dinheiro chegando a ter 22 consoles e mais de 800 jogos de plataformas diversas, joguei até meus dedos incharem e sangrarem, era jovem, tinha tempo disponivel e não tinha muitas responsabilidades, apesar de no passado possuir uma locadora com apenas 12 anos.

    A pirataria é um mal sem cura aqui no Brasil pois gera muitos empregos alternativos tanto que ja trabalhei com isso e foi muito lucrativo mas eu pensei que não deveria me aproveitar disso e decidi largar por livre escolha, só que continuei consumindo produtos alternativos.
    Hoje uso a internet como forma de adiquirir o que quero. Se é certo isso sei que não é mas o que me dói é saber que tem tanta coisa a ver e nossa vida tão pequena, sendo que é melhor aproveitar ela do que morrer sem viver nada do que gosta.
    Concordo em que devemos valorizar as empresas, mas aqui em nosso massacrado pais ninguem pensa nisso, é só ver ai, vai um pais que ainda tem analfabetos, tem gente morrendo em hospitais, ruas, e o governo faz vista grossa e não faz nada, mesmo nesse ano eleitoral em que decidi por espontâniedade não dar mais meu voto a nenhum deles.

    Pego um exemplo bem simples: quem nunca jogou papel no lixo, eu mesmo confesso que as vezes jogo ele na rua e me sinto mal depois por isso, porque, pois esse papel pode entupir uma boca de lobo e dar variso problemas pois não só eu mas muitas pessoas não o fazem.

    Hoje, voltando aos jogos, eu uso de emuladores e roms, e muito tem me agradado bastante, só que não os comercializo, uso pessoal. As vezes se alguem quiser é so me dar o pen drive ou o hd e passo numa boa, compartilho pois muitos consoles ja foram descontinuados. Gosto de ter produtos originais mas hoje eu faço downlaods. Só que mesmo em pessoas abastadas de grana, eu ja vi Backups e Cd’s de musica não originais em seus aparelhos de som e DVD’s e eles falam que n compram originais, pois é muito caro. Também não os compro, salvos preço baixo, porque tenho outras prioridades. Ainda bem que existe emuladores que rodam com perfeição os seus jogos favoritos. Mas quem pode comprar o faça, mas sem abusos porque ja vi casamentos acabarem por causa desse habito de colecionismo desenfreado.

    Respeito a opinião de todos só queria passar um pouco o que penso, não sou a favor da pirataria mas não posso julgar.

    Jesus falou aquele povo:
    Atire a primeira pedra quem nunca pecou.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2012 em 10:41 am
    Permalink

    @Ulisses Old Gamer 78

    EISSO AI ULISSES, SE VC É DE 1978 COMO EU JA VIU MUITA COISA EM GAMES, E TBM VIU A REVIRAVOLTA QUE TUDO DEU HJ EM DIA, A PIRATARIA SE DEVE AO PRÓPRIO GOVERNO COM SUAS ALTAS CARGAS TRIBUTARIAS, ELE MSM É O VILÃO DA HISTÓRIA E QUER SE PASSAR POR MOÇINHO, SE NÃO FOSSE ISSO E OS JOGOS COMO OUTRAS COISAS FOSSEM MAIS ACESSIVEIS COMPRARIAMOS, AS ORIGINIAS, PELO MENOS A PARTE QUE GOSTAMOS, EU MSM SEMPRE CURTI OZZY, BLACK SABBATTH, NÃO ACEITAVA NA MINHA COLEÇÃO CDS PIRATAS, NÃO DELES, DEPOIS ACABEI DANDO FIM EM TUDO, MAS É POR AI MSM AMIGO.
    SE O GOVERNO NÃO COLABORA, COMO PODEMOS COLABORAR COM ELE, NÃO É MSM?
    SHOW DE BOLA SEU COMENTARIO, E DEIXA OS QUE PREFEREM PAGAR MUITO MAIS DA METADE DO JOGO EM IMPOSTOS, ALIMENTAREM OS BOLSOS DOS CORRUPTOS, É O QUE DIGO, FLOWS AMIGO.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2012 em 12:12 pm
    Permalink

    Richter …

    Mas nosso mundo está assim mesmo desse jeito porque o povo não se importa com politica e palavreado dificil.
    Poderia ficar horas falando e vendo e respeitando os pontos de vista mas o que devo fazer é minha parte, por exemplo se todos fazem, porque não sair de vez em quando disso??

    Sabe porque o mundo anda assim de verdade, é que o homem em sua ignorância e egoísmo não quis ser governado por Deus! Aí escolheu o homem para governar e ta assim, o mundo jazendo no mal e a humanidade sofrendo. Isso é o meu ponto de vista e é o que creio pois sou Cristão mas não procuro desrespeitar o que acreditam ok.

    A vida é uma só para ser vivida e entendo sua chateação e provavelmente seu desabafo mas procure fazer aquilo que é bacana, que seja prazeroso mas nunca desrespeitando ou invadindo o espaço das pessoas ok, só um conselho pois eu era uma pessoa no passado e hoje sou outra que procura ser melhor agora e no futuro sempre.

    Fica bem ok.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2012 em 2:17 pm
    Permalink

    @Ulisses Old Gamer 78
    ULISSES meu amigo tbm sou Cristão Católico com muito orgulho, ja fui pior no passado, hj quase com 34 anos nas costas nem parece o que ja fui antes, mas sei que tenho que melhorar cada vez mais.
    mas ja aprontei quase de tudo nessa vida no periodo da adolescencia, usei drogas, bebia até cair, mulheres, etc…
    hj ja vejo as coisas de um patamar diferente, me libertei do cigarro por mais de 3 anos, mas devido a um relacionamento que tive não ter dado certo voltei a fumar, e ando desmotivado pra parar por hora.
    e tem a kestão do desemprego tbm, estou labutando pra ver se arrumo um trampo, bom mas isso não é discussão pra se falar no forum.
    ENTÃO AMIGO EU PENSO DESSA FORMA, PQ EU VOU ENCHER OS BOLSOS DOS POLITICOS COM IMPOSTOS ACIMA DO NECESSÁRIO?
    UM AI DISSE QUE SERIA IMPOSSIVEL VENDER JOGOS ORIGINAIS COM IMPOSTOS RECOLHIDOS POR 20 Á 40 REAIS, BOM JA DISSE A ELE QUE NÃO REPLICOU QUE VI ESSA MATÉRIA NO OLHAR DIGITAL, DE UM ALTO EXECUTIVO, DE UMAS DAS MAIORES EMPRESAS DE GAMES DO MUNDO, OU A MAIOR HJ NÉ, POIS TODOS DÃO MAIS PREFERENCIA A SONY, A NINTENDO JA ERA, ESCULACHOU DEMAIS , O X-BOX, BOM ESSE NUNCA FUI FÃ.
    JA OS PORTATEIS GOSTO DE TODOS.
    BOM MAIS É ISSO AMIGO, VC PAGA SUPONHAMOS, 100 REAIS EM UM JOGO HJ, DESSES 100 REAIS, QUANSE QUE 70% SÃO IMPOSTOS, COMO DEI O EXEMPLO A OUTRO QUE NÃO REPLICOU, QUE NUM VIDRO DE SHAMPOO, SE PAGA ATÉ 80%, DE IMPOSTOS, ISSO DE PRODUTOS DE NECESSIDADE BASICA, IMAGINA UM JOGO QUE É COISA SUPÉRFULA, ENTÃO NO MEU RACIOCINIO, LÓGICO, SE O BRASIL ESTÁ NESSA PIRATARIA DANANDA, E CULPA É DOS GOVERNATES, QUE SÃO AMBICIOSOS, ENTÃO ELES KEREM ACABAR COM A PIRATARIA, MAS A CONTRA PARTE NÃO FAZEM NADA PRA DIMINUIR OS IMPOSTOS, ENTÃO FIKA 0 Á 0.
    ELES SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSAVEIS PELA PIRATARIA NO PAIS, SEJA DE JOGOS, DE APARELHOS ELETRONICOS, CIGARROS, ETC…..
    então amigo ulisses não tem acordo, essa noite msm baixei 3 jogos pra PS2, e agora me diz quem nunca usou algo pirata?
    não adianta kerer tirar a trave do olho do outro se a pessoa não encherga a propria trave no seu olho, como disse JESUS.
    então ninguem é certo, seja o que for algo pirata msm os defensores da originalidade usam , seja um programa de computador, um antivirus hackeado, dentre muitas coisas, então penso eu que essas pessoas devem olhar o calcanhar antes de acusarem os outros, tenha um bom sabado amigo, abraços.
    e fike com DEUS.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2012 em 5:44 pm
    Permalink

    não coloque palavras na minha boca, meu caro. quem te disse que dou mais importância a games que a comida? e quem te disse que eu esbanjo dinheiro, só porque dou R$70,00 em um jogo? na minha casa eu pago gás, água, luz, telefone, internet, e compras do mês. o que eu gasto por mês com jogos não é nem 10% das minhas despesas totais.
    e eu não disse que um aparelho que roda games piratas VAI dar defeito. eu usei o exemplo para refutar o seu argumento (vazio) de que compra piratas para poupar o leitor do seu aparelho. e outra: mesmo que eu desse mais valor a games que entretenimentos x ou y, não é isso que está em discussão. o assunto é sobre pirataria ser certo ou errado, e os motivos que levam uma pessoa a comprar games originais ou piratas. seu argumento da importância dos impostos não tem relevância. vc diz que não quer pagar impostos em um jogo original por causa da má administração do dinheiro público. um governo ruim, mesmo no brasil, pode mudar. é “só” o povo do país criar vergonha na cara, pensar mais um pouco em cultura e deixar de se importar só com futebol e votar com consciência. agora os impostos, esses são um mal necessário que estarão presentes em qualquer governo, seja benigno ou maligno.

    nunca disse que sou perfeito, que nunca usei nada pirata. se vc prestou atenção aos meus comentários anteriores, deve ter me visto afirmar que eu comprava games piratas até a geração de PS2. a questão é: pra quem é mais fácil largar o “hábito” de comprar coisas ilegais? uma pessoa que compra jogos e dvds originais (meu caso) ou uma pessoa que só não pirateia o próprio ar que respira porque não consegue (você). é uma questão de mudança de costume (por exempplo, não comprar disco pirata da banda que vc mais curte já é um bom começo). raramente eu baixo mp3 da net. se houvesse uma forma prática de comprar mp3 pela net, com certeza eu faria, tendo em vista que não devo ser obrigado a comprar um disco inteiro de uma banda que não sou fã apenas por causa de uma música. não vou arriscar de colocar meus dados como cartão de crédito na rede só pra comprar um mp3. comecei comprando filmes em dvd originais. depois passei para os jogos. hoje, posso afirmar que o uso que eu faço de produtos ilegais é mínimo. e outra: nunca vi nenhum político obrigando ninguém a ir ao camelô comprar disco pirata. se você quer usar pirata, usa. eu nunca disse que quem faz isso merece ir pro inferno. mas não fica dizendo que político obriga os outros a comprar pirata só pra se sentir melhor, pois sabe que está fazendo uma coisa errada.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2012 em 6:25 pm
    Permalink

    @Shadow Geisel
    eu ja disse que não compro produtos piratas, eu pago caro nas midias que compro pois só compro midias de qualidade, e faço scans de todas as capas dos meus jogos, filmes e afins.
    e tbm não mke venha com á história dos politicos, pois são corruptos sim, jamais comprei um jogo de PS2 na minha vida em camelo, só de PS1 na época que foi lancado, eu baixo e gravo tudo em casa msm, e faço isso pro meu consumo não vendo pra ninguem, então não estou fazendo mal a ninguem, pois é pro meu consumo, e outra se alghuem me pedir baixo com maior prazer.
    não pirateio o ar que respiro não…rssss
    agora me diz uma coisa no seu pc, tem só componentes originais, e harwares, originais?
    seu windows é original?
    tudo que vc usa no dia á dia é original?
    só me responda isso, pois se aki é o segundo paraguay é pq os msm que kerem combater a pirataria, estão incentivando o que tanto são contra, então meu caro, é isso ou isso, ou vc está disposto a acabar com a pirataria, ou deixa ela rolar, ja que não tem como combater uma coisa, e não fazer nada pra tonar as coisas mais acessiveis para os mais humildes, então seu comentario é que foi ( VAZIO e SEM FUNDAMENTO )

    ” e pela ultima vez, não compro jogos piratas eu msm baixo e gravo, pra uma qualidade melhor, e em midias melhores e mais caras, ok )

    VC DEVE SER O TODO CERTINHO NÉ, NUNCA FOI NUM CAMELO NA VIDA, OU NUMA DESSA LOJINHAS DE 1 REAL, TA BOM ME ENGANA QUE EU GOSTO.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2012 em 7:40 pm
    Permalink

    nunca disse que sou perfeito, que nunca usei nada pirata. se vc prestou atenção aos meus comentários anteriores, deve ter me visto afirmar que eu comprava games piratas até a geração de PS2. a questão é: pra quem é mais fácil largar o “hábito” de comprar coisas ilegais? uma pessoa que compra jogos e dvds originais (meu caso) ou uma pessoa que só não pirateia o próprio ar que respira porque não consegue (você).

    o foco do debate não é o meu comportamento. se eu pular de um prédio, você vai pular também? como eu já disse: se vc quer consumir pirata, fique à vontade. só não venha fingir que faz isso como forma de protesto, ou por causa da desonestidade dos políticos (quem disse que eu defendi políticos, em algum momento dos comentários?). você faz isso para proveito próprio, simples assim. isso é tão falso quanto se eu dissesse que compro originais apenas para ser correto e prestigiar a empresas que criam os jogos. ISSO É UMA CONSEQUÊNCIA DO ATO DE COMPRAR ORIGINAIS. ANDO NA LINHA MAIS PELAS VANTAGENS QUE CITEI ANTERIORMENTE. mas discutir isso é sem sentido. o mais importante é viver onde todos só pensam em levar vantagem sobre os outros acima de qualquer coisa, e ainda se acham no direito de julgar aqueles que eles mesmos colocaram no poder.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/06/2012 em 12:22 am
    Permalink

    @Shadow Geisel
    CARA FAZ O SEGUINTE, VC PAGA MINHAS CONTAS?
    VC É O TODO CERTINHO, PARABÉNS, EU NUM FAÇO ISSO PQ GOSTO E SIM, PQ NUM SOU OTÁRIO ASSIM COMO VC QUE ALIMENTAA CORRUPÇÃO DO PAIS.
    ENTÃO CARA, FIKA NA SUA QUE EU FIKO NA MINHA OK, VC NÃO PAGA MINHAS CONTAS, NÃO SABE NADA DA MINHA VIDA PRA ESTAR LEVANTANDO ESSAS COISAS, JAMAIS PIRATEAVA O AR QUE RESPIRO, ESSE CONCEITO PARTIU DE VC,PENSO EU QUE QUEM DITA O CONCEITO É QU TEM VONTADE DE FAZER, OU ESTOU ERRADO?
    ENTÃO VÊ SE SE LIGA E PRIMEIRO PROCURE SABER O QUE SE PASSA ANTES DE FIKAR SOLTANDO OS CACHORRO EM CIMA DOS OUTROS, SE VC TEM DINHEIRO PRA JOGAR FORA O PROBLEMA É SEU, EU NÃO TENHO INFELIZMENTE, E SE TIVESSE, COMPRARIA JOGOS ORIGINAIS, MAS NÃO AKI NO BRASIL, PODE TER CERTEZA, VIRIA COMO CONTRABANDO, OK.
    VAI LÁ EM BRASILIA E BJA OS PÉS DOS POLITICOS QUE VC TANTO DEFENDE KRA, MAS ME DEIXA EM PAZ, OK, VC NÃO SABE NADA DA MINHA VIDA PRA FIKAR FALANDO ASNEIRAS, RACIOCINE PRIMEIRO ANTES DE FALAR, POIS QUEM FALA SEM PENSAR, TEM ALGUM PROBLEMA, OK.
    E DIGO E REPITO NÃO COMPRO JOGOS PIRATAS, EU MSM FAÇO MINHAS COMPILAÇÕES EM CASA, NUNCA JOGUEI DINHEIRO FORA COM MIDIAS RUINS GRAVADAS DE LOJINHA DE 1.99 KRA.EU PREFIRO ASSIM, AGORA SE VC KER PAGAR MINHAS CONTAS AI A CONVERSA MUDA, MAS ENQUANTO ISSO FIKA NA SUA, OK.
    POIS QUEM METE O NARIZ NA VIDA DOS OUTROS COISA BOA NÃO É.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/06/2012 em 7:29 am
    Permalink

    olha só o nível do sujeito. além de não ter argumentos, ainda fica xingando gratuitamente uma pessoa que nem conhece. quando acaba o respeito, acaba a discussão. imagino como você deve tratar seus familiares…
    um abraço pra todos do blog, e até a próxima.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/06/2012 em 5:34 pm
    Permalink

    não me xingou? que memória curta. não lê nem os próprios comentários: “PQ NUM SOU OTÁRIO ASSIM COMO VC QUE ALIMENTAA CORRUPÇÃO DO PAIS…”

    nossa, passei de amigo (no primeiro comentário seu) a um “otário que incentiva a corrupção por comprar jogos originais”.

    cara, um vou te dar um conselho que vc nem merece ouvir, mas tudo bem: aprenda a levar em consideração a opinião de outras pessoas. em nenhum momento eu disse que quem usa pirataria está errado. só questionei o fato que alguém disse que o cara estava no direito dele em comprar piratas. não está não, pois do ponto de vista puramente jurídico, pirataria é crime. em nenhum momento eu me referia a vc quando expunha meus argumentos. aprenda a ser menos passional quando discutir em um fórum de blog. um carinha, logo no começo, falou que vc tinha feito um dos comentários mais estúpidos que ele já tinha lido. e vc começou a xingar e esculachar o cara. vc me acusou de soltar os cachorros em cima de vc (sendo que, mais uma vez, em nenhum momento eu me referi a alguém específico quando comentava), mas foi exatamente o que vc fez pelo simples fato de eu refutar os seus argumentos. durante toda a discussão eu mantive o mesmo nível de conversação (e sem erros de português, flws rsrsrs). discutir é isso mesmo, cara. é apresentar a sua opinião e se preparar para ouvir o contrário. quando eu digo que você usa argumentos para diminuir a culpa por usar piratas (pouco importa se você compra mídias ou não, pois o que está em questão aqui é que os direitos autorais estão sendo desrespeitados e o dinheiro não está indo para os compradores, e não se o pirateiro está incentivando) falo isso porque era algo que eu mesmo fazia, quando comprava pirata. não estou te julgando. não conheço nada a seu respeito, com exceção do seu comportamento apresentado aqui no blog. então, não é nada pessoal. relaxa. se você for explodir e ficar dando barraco toda vez que alguém discordar de você, é melhor você se mudar para uma ilha deserta, pois isso vai acontecer durante toda a sua vida. e não se preocupe, pois tenho bastante cultura para não ser classificado como um estúpido ignorante. uma das minhas qualidades é saber respeitar a opinião dos outros, por mais pífia que ela seja. a melhor forma de responder a alguém que te acusa de ter um argumento vazio é provando a essa pessoa que ela está errada, não xingando como donas-de-casa que batem boca no meio da rua. abraços.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/06/2012 em 7:03 pm
    Permalink

    @Shadow Geisel
    amigo não disse erro de portugues, sei escrever muito bem, ok, e vc que se diz tão cheio de cultura, devia saber que na net, a ligunagem é outra até pra evitar delongas nas conversas, vc abrevia, fala na linguagem da net, que cultura é a sua heim amigo?
    a menos que vc seja o unico que usa net em sites de discussão, ou msn que digite as palavras todas corretamente, parabens pra sua cultura e por vc ser tão culto, fiko imaginandose não o fosse.kkkkkkk..
    quanto a falar que eu lhe xinguei não não falei ennum palavrão ofendendo vc, na msm maneira que então vou considerar xingamento vc me dizer que se eu pudesse pirateava até o ar que respiro, então foi uma troca com troco, se vc pode denegrir minha imagem senhor cultura, pq eu não posso fazer o msm?
    ah!!!!!!!é verdade coloquei ” msm “, erro de ” PORTUGUES NÉ “?..KKKK
    cara se vc tivesse cultura ia saber que na net todo mundo fala assim, e se por acaso vc não sabe o que signmifica a expressão flws, ou flows, em linguagem de net, é a msm coisa que até mais, etc….culto pra caramba vc….rssssss
    bom, quanto essa discussão de pirataria, nem vou falsr mais nada, pois eu duvido que vc não consuma nada que seja ilegal, tipo mp3, sistemas operacionais, ex: windows dentre outros, por acaso vc paga o office, paga um antivirus, ou será que todos os componentes dentro do seu pc são originais, vc paga por um programa de photoshop?
    bom podia fikar falando de muitas coisas aki que garanto que vc senhor cultura, usa e as vezes nem sabe que é ilegal, então olhe primeiro tudo em sua casa, se por acaso vc tiver um aparelho de som, filmes, componentes eletronicos, que são ilegais e kerer me mandar eu aceito de bom grado hahahahahahaha….
    e não me venha com discursos sem fundamentos de novo, de uma forma ou de outra todos estamos ligados a pirataria, decada de 90, os cartuchos que vc tinha ou alugava em locadoras será que eram todos originais?, nintendo, tec toy etc….
    ou quando vc ia numa locadora alugar um cartucho, ou um filme e visse que fosseparalelo, vc chegava no dono da locadora e mandava ele tirar de circulação pois não eram originais, e quanto aos seus cartuchos de games, será que eram todos originais e não tinha nenhum paralelo?
    bom senhor culto, portugues correto na net, unico entre bilhões de usuarios, é ai que tá, olhe pro seus pés antes de olhar pros dos outros, e espero que essa discussão acabe por aki, pois opnião é uma coisa, ja começar a ofender os outros é outra coisa, assim como vc me ofendeu eu te ofendi, professor de algebra, doutorado em letras…….hahaahahahaha……bom é só isso que tenho a dizer, não vou mais discutir com vc tenho tantas coisas mais importantes pra fazer do que falar com uma mente limitada, que não ve o leque de possibilidades ao seu redor, ahhhh……acho que nunca deve ter entrado em uma loja de 1.99 né, só pode né, afinal, acho que até o concreto da calçada vc deve checar pra ver se é original quem é que sabe, será que tudo em sua casa é realmente original, com todos os impostos devidamente recolhidos e vc tem nota fiscal de tudo que tem, falo nota fiscal original, não pirata viu…kkkkkkk.
    bom pra mim chega, vc transformou essa conversa em maça podre ja, pode me insultar a vontade, não perco mais meu tempo com vc não, e é só senhor filosofia, agora estará ignorado pela minha parte.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/06/2012 em 5:22 pm
    Permalink

    Zerei esse game ano passado mesmo, usando meu Dingoo!

    Gostei muito desse daí, apesar que a qualidade da música caiu em relação a Circle of Moon (provavelmente abaixaram a qualidade para poupar espaço no cartucho). Achei legal o fato dos sprites estarem maiores que os do Circle of Moon (isso ajuda a acertar os inimigos, principalmente para mim, já que minha visão não está muito legal :P)

    Mas meu favorito do GBA é o Aria OF sorrow ^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/07/2012 em 1:59 pm
    Permalink

    a ovelha negra da saga castlevania sem duvida nenhuma é a versão no N64, akleas duas versões que sairam pra ele, foram as piores, e que até colocaram o nome desse lindo clássico dos games quase no lixo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/07/2012 em 5:29 pm
    Permalink

    @Vini
    comentario sem pé nem cabeça, qualquer pessoa que joga castlevania desde a decada de 80 sabe muityo bem que akele castlevania do N64 foi o pior de todos, então se liga antes de fikar falando asneiras, talvez nem nascido era nessa época né kra?
    e se for entende muito pouco pelo menos dessa série, mas digo nascido, com idade da razão ja viu não um bebe, e se não conhece a série inteira, vc é que ta falando coisa sem pé nem cabeça, se informe primeiro ok, veja os comentarios, do lixo que foi akele jogo na época.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.