Vilões! Sem eles qual a graça teria um jogo de videogame? Do que adiantaria um mocinho bacana sem um vilão filho da mãe para se enfrentar? Eu particularmente até gosto mais dos vilões do que dos mocinhos, seja nos videogames ou nos filmes. Nas brincadeiras de criança eu sempre era o Darth Vader, ou o Vingador, ou o filho do Satã Goss cujo nome não me lembro agora, e tantos outros vilões legais. Por causa de meu fanatismo pelos vilões, resolvi escrever este artigo, onde falo um pouco sobre os 10 Maiores Vilões dos Video Games, na minha opinião.

Entraram na lista somente vilões que tiveram origens nos games mesmo, senão iria ser obrigatório incluir na lista vilões originários de filmes ou de livros, que acabaram se tornando games posteriormente. A única exceção que eu fiz foi em relação ao personagem Drácula, já que o morcegão da série Castlevania é de certa forma um personagem quase que próprio da franquia (ou você já leu no livro de Bram Stoker que Drácula tem uma richa com uma tal família Belmont? Ou então que ele tem um filho de nome Alucard?).

E claro, como aqui no Gagá Games só falamos de games que não ultrapassem a linha da quarta geração de consoles, só serão encontrados na minha lista vilões que tenham no mínimo “nascido” dentro deste período específico.

E eu gostaria também de deixar bem claro para os colegas que gastarem seu tempo lendo este post, que os vilões abaixo são apenas os meus preferidos, não sendo eles propriamente os 10 Maiores Vilões dos Video Games de uma maneira geral, ainda mais que isso é algo que sempre vai variar de acordo com o gosto pessoal de cada gamemaníaco.

E seria legal que os colegas que lerem este artigo usassem a parte dos comentários para dizer quais dos vilões que não entraram na minha lista que estariam de maneira obrigatória em uma que fosse feita por eles.

Bem, confiram então abaixo (não colocados em ordem de preferência, já que gosto de ambos praticamente da mesma forma) os meus 10 vilões preferidos do mundo dos games:

Bowser Koopa (Série Super Mario Bros)

Bowser

Wario? Donkey Kong? Wart? Nada disso! O grande arqui-inimigo de Mario e sua turma com certeza é o terrível Bowser Koopa! Esse horrendo vilão, que mais parece um cruzamento de tartaruga com dragão, é a pedra no sapato de Mario há anos, e a briga entre os dois está longe de se encerrar. Bowser tem uma fixação pela bela princesa Peach, já tendo sequestrado a “pobrezinha” várias vezes. Eternamente tentando dominar o Reino dos Cogumelos, o réptil super desenvolvido tem sempre que amargar mais uma derrota frente ao “poder” e coragem dos irmãos Mario.

Dr. Ivo “Eggman” Robotnik (Série Sonic)

Robotnik

Mais conhecido simplesmente como Dr. Eggman, o grande arqui-inimigo de ouriço Sonic é o típico cientista maluco, com QI e maldade elevados a terceira potência. Mais um vilão com pretenções de dominar o mundo, Eggman possui uma mania doentia de tranformar tudo o que tem vida em robôs, e que são utilizados por ele como verdadeiros soldados de guerra. Para ter seus sonhos maléficos transformados em realidade, o cientista está sempre a procura das lendárias esmeraldas do Caos, que são capazes de dar um poder quase que ilimitado para quem as possuírem. Felizmente ele é mais um vilão que, como a exemplo de Bowser Koopa, sempre tem seus planos frustrados pela ação das forças do bem, e assim como o inimigo de Mario, Eggman parece que nunca irá se cansar de ser derrotado pelo corajoso Sonic e seus amigos.

Dracula (Série Castlevania)

Dracula

O Conde Dracula da série Castlevania é outro vilão que há mais de 20 anos está presente na vida dos gamemaníacos mundo afora, e durante um período de mais de 900 anos vem atormentando a humanidade com suas idas e vindas do mundo dos mortos. Somente os membros da lendária família Belmont, e mais algumas poucas pessoas com poderes especiais, foram capazes de derrotar o Senhor dos Vampiros de tempos e tempos, e trazer então uma paz momentânea para o mundo, que duraria até uma próxima aparição do Conde. O vampirão era para reviver apenas a cada 100 anos, mas alguns servos do mal, fazendo o uso de rituais macabros, acabaram trazendo Dracula de volta do inferno mais do que o esperado pelos heróis do clã Belmont. O poder demoníaco de Dracula é tamanho, que mesmo sendo derrotado de forma definitiva no ano de 1999, sua alma amaldiçoada ainda teima em reencarnar em outras pessoas. Um vilão que nem mesmo a morte é capaz de pará-lo (aliás a entidade “Morte” é um dos maiores aliados do vampirão), com certeza merece estar numa lista de Maiores Vilões dos Video Games.

Dr. Albert Wily (Série Mega Man)

Dr Wily

Dr. Wily é mais um vilão do tipo cientista maluco. Inicialmente ele trabalhava em parceria com o renomado Dr. Thomas Light para o bem da humanidade. Os dois criaram juntos oito robôs chamados Robot Masters (também chamados Super Robots), mas quando apenas o Dr. Light ganhou crédito pela criação dos Robot Masters, Dr. Wily enloqueceu e quis vingança, e passou a ter a doentia idéia de dominar o mundo. Tomado pelo ódio e pela inveja, Wily decidiu utilizar os Robot Masters para o mal, sendo que eles haviam sido criados originalmente para servir a humanidade e não para destruí-la. Para azar de Dr. Wily, surge em seu caminho Mega Man, um robô criado pelo doutor Thomas Light. A partir daí Wily teve seus planos malignos seguidamente atrapalhados pelas boas ações do robôzinho azul. Mas reza a lenda de que foi Wily quem criou o robô Zero, que programado pelo cientista maluco teria transformado o herói Mega Man em uma pilha de sucata. Se essa “lenda” for algo concreto, o Dr. Wily pode ser considerado como um dos únicos vilões na história dos videogames que conseguiu vencer definitivamente seu arqui-inimigo.

Sigma (Série Mega Man X)

Sigma

Sigma foi criado pelo Dr. Cain e era considerado como o mais poderoso dos Reploids. Quando alguns dos Reploids começaram a agir de forma violenta contra os humanos, Sigma assumiu a liderança dos “Maverick Hunters”, um grupo de robôs que deveriam lutar contra os Mavericks, nome dado aos Reploids que se tornaram nocivos a humanidade. Só que por ironia do destino, Sigma acaba se tornando o maior e o pior Maverick que o mundo poderia conhecer! Ao passar para o lado inimigo, este vilão deu muito trabalho para os robôs X e Zero, e mesmo sendo derrotado pela dupla várias vezes, ele sempre reaparecia ainda mais poderoso tempos depois. Mesmo como vilão, Sigma continuava sendo um robô carismático, e conseguiu trazer vários Reploids e Mavericks Hunters para o seu lado. Era um ótimo estratégista e também excelente manipulador. Este gênio do mal cibernético acabou sendo derrotado definitivamente em Mega Man X 8, para o bem de toda a humanidade.

M. Bison (Série Street Fighter)

Bison

Bison, o líder da organização criminosa Shadaloo, é mais um vilão que queria dominar o mundo (porque será que todo grande vilão tem sempre esta mesma “idéia” doentia?). Possuía poderes sobrenaturais que o faziam um lutador quase que invencível. Participou de um torneio de luta na intenção de desenvolver todo o potêncial de seus poderes (fase Alpa/Zero da série), mas acabou não conseguindo atingir sua plenitude, pois teve seu corpo destruído durante a explosão da base da Shadaloo. Mas a alma de Bison, no entanto, sobreviveu à explosão e assumiu o controle da personagem Rose, permanecendo nela até que seus cientistas criassem um novo organismo para ele (o corpo visto em Street Fighter II). Bison promoveu então um segundo torneio, para que ele pudesse continuar desenvolvendo seus poderes, e ao mesmo tempo pudesse se vingar de pessoas que de forma direta ou indireta seriam responsáveis por sua primeira morte, e que de mesmo modo, desejam ver o vilão morto mais uma vez. No final, Bison acabou sendo destruído por Akuma, que o matou com o Shun Goku Satsu e enviou sua alma para o inferno, para ser destruída.

Shao Kahn (Série Mortal Kombat)

Shao Kahn

Shao Kahn é um dos vilões mais sanguinários da história dos videogames. Só pra começar a história deste mau cárater de olho junto, o mesmo envenenou seu imperador só para assumir o poder de Outworld. Não contente com isso, Kahn resolveu posteriormente expandir seus domínios, começando a invasão de outros reinos, tendo inclusive matado o Rei de Edenia e tomado sua mulher para si. Mas a sede de novos reinos e mundos de Kahn não estava saciada ainda, e ele planejou uma invasão ao planeta Terra! Felizmente os “Elder Gods” conseguiram impedí-lo, mas fizeram um acordo que caso as forças de Kahn obtivessem 10 resultados positivos em um sangrento torneio, o mesmo poderia realizar seu sonho de invadir e conquistar a Terra. Kahn e suas tropas conseguiram 9 vitórias, graças ao poder do feiticeiro Shang Tsung, mas o “fiel” servo do mal acabou sendo derrotado pelo guerreiro da Terra conhecido como Liu Kang, quando estava perto de conquistar sua 10ª vitória. Só que Kahn, safado como ele é, não respeitou a imposição dos “Elder Gods” e resolveu invadir a Terra mesmo sem ter obtido a 10ª vitória no torneio, contudo o vilão acabou quebrando a cara, e ele pessoalmente sofre uma derrota frente as forças do bem. Mas Kahn parece ser brasileiro, e não desiste nunca! Após vários eventos cheios de traições, conspirações e pessoas sendo desmembradas, Kahn conseguiu cumprir seus objetivos de fundir cada reino com Outworld. Mas o seu último triunfo acabou sendo sua maior queda: sem mais nada para conquistar, Shao Kahn acabou enlouquecendo!

Death Adder (Série Golden Axe)

Death Adder

Apesar de não ter sido o principal vilão de todos os jogos da série Golden Axe, nenhum se destacou mais do que Death Adder. Já na sua primeira aparição, o gigante maligno transformou o mundo de Yura em um verdadeiro caos, tendo ordenado que seus exércitos das trevas, composto por monstros, esqueletos, gigantes e afins, matassem milhares de pessoas. Até mesmo os três personagens principais do primeiro jogo da série (Ax Battler, Tyris Flare e Gilius Thunderhead) tinham motivos pessoais para ver o vilão a sete palmos debaixo da terra, pois ambos tiveram entes queridos mortos pelo impiedoso Death Adder. Já não bastasse toda a sua maldade, Death Adder ainda tinha a arma mais poderosa de todas: o lendário Machado Dourado. Mesmo com tanto poder em mãos, acabou sendo derrotado, mas foi trazido de volta a vida tempos depois, no jogo Golden Axe: The Revenge of Death Adder, onde re-começou seu reino de terror em Yura. Novamente vencido o vilão ainda foi trazido do inferno mais uma vez em Golden Axe: The Duel, e até então, descansa em “paz” nos quintos dos infernos. Mas seu nome nunca será esquecido por toda uma legião de fãs de uma das melhores séries criadas pela SEGA.

Dark Force (Série Phantasy Star)

Dark Force

Dark Force, também chamado de “Dark Falz” (Phantasy Star I) ou “Dark Phallus” (Phantasy Star IV), é um vilão literalmente demoníaco! Foi esse “coisa ruim” o grande culpado pela corrupção de Lassic, o Rei do sistema Algol, durante o século 342, fazendo com que o mesmo buscasse a destruição dos planetas Palma, Motavia e Dezoris. Lassic acabou sendo morto pelas mãos da heroína Alis e de seus amigos, o que fez com que Dark Force viesse a possuir o corpo do governador de Motavia. Alis então lutou contra Dark Force e conseguiu vencê-lo, livrando seu mundo da destruição. Mas isto era apenas o começo. Dark Force retornaria a vida ainda mais algumas vezes, e causaria grandes problemas para os habitantes de Algol, até ser definitivamente derrotado, já que a entidade “Escuridão Profunda”, que era quem trazia o bandidão de volta a vida de tempos em tempos, acabou sendo destruída durante os eventos mostrados no jogo Phantasy Star IV. Mesmo assim, é um vilão que os fãs da série Phantasy Star jamais irão esquecer.

Mr. X (Série Streets of Rage)

Mr. X é o maléfico líder do sindicato do crime que aterroriza a cidade dos policiais Axel Stone, Blaze Fielding e Adam Hunter. Totalmente covarde e sem piedade alguma, Mr. X nos dois primeiros confrontos com as forças do bem, usou de uma metralhadora para tentar dar “cabo” de seus inimigos, pouco se importando se ele “acidentalmente” acertava e matava seus capangas durante o ato.

Após ser derrotado pela segunda vez, Mr.X acabou sendo reduzido a apenas seu cérebro doentio, mas mesmo assim continuou controlando o sindicato do crime e tratou de colocar uma cópia sua, totalmente cibernética , para lutar contra seus oponentes.

Mr.X é um vilão do tipo “Bruce Willis”, ou seja, realmente “duro de matar”, e portanto merece ser lembrado em uma lista que reúna a “nata” do mundo dos vilões!

Os 10 Maiores Vilões dos Video Games!
Tags:     

14 ideias sobre “Os 10 Maiores Vilões dos Video Games!

  • 16/03/2009 em 9:47 am
    Permalink

    Só para ser chato, o Bison/Vega não morreu no fim das contas no SF2, como visto em SF4 ele conseguiu novamente um novo corpo… e ainda conseguiu pegar da Rose o q restava do poder dele…

    Bowser e Eggman já foram aliados d seus inimigos em jogos d RPG dos mesmos, sendo q Eggman foi mais legal pq ele agora será o vilão do RPG novo do Sonic, já q o mesmo no final aparece dominando o mundo,rs(sorry, spoiler)… Não é lenda q o Zero foi criado por Willy, c não m engano no X4 ou X5 mostra isso…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/03/2009 em 4:04 pm
    Permalink

    @Tallarico
    Em relação ao SF4 eu estou completamente por fora sobre o seu enredo, mas acho bacana que Bison ressurja mais uma vez do mundo dos mortos. Este é um vilão que merece ser eterno na minha opinião!

    Se Bowser e Eggman já foram aliados de seus respectivos adversários em algums games, isto não os torna menos vilões ou apagam as maldades que ambos fizeram no passado.

    E em relação ao Zero ao mesmo tempo que você diz que não é lenda o fato dele ter sido criado por Dr. Wily, diz também que não tem certeza disso (“c não m engano no X4 ou X5 mostra isso”)… ou seja, posou de “sabichão” mas não tem certeza realmente da veracidade de sua própria afirmação… uahuahauhauha…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/03/2009 em 8:50 pm
    Permalink

    @P.A.
    Eu não coloquei na lista nenhum vilão vindo da franquia Resident Evil por dois motivos: primeiro porque aqui no Gagá Games o espaço é somente para os games que não passem da quarta geração de consoles (os famosos videogames de 16 bits), e a série Resident Evil nasceu já na quinta geração; e segundo porque… acredite se quiser… eu até bem pouco tempo nunca havia jogado um jogo da franquia Resident Evil! O primeiro que joguei (e que estou jogando atualmente) é o Resident Evil 4…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/03/2009 em 9:10 pm
    Permalink

    Resident Evil 1 para mim é um dos melhores jogos que já joguei. Ele realmente me dava medo! As vezes eu acho que a quinta geração já tá quase para caducar, apesar de ainda ser muito recente para ser considerada gagá… Quem sabe na proxima geração de video-games nós poderíamos acolher a pobre quinta geração (cujos gráficos são considerados feios para a geração atual(

    Acho que o VILE poderia também entrar na lista… Afinal ele é quase tão imortal quanto o Sigma!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/03/2009 em 4:57 pm
    Permalink

    Pode crer, falha minha mesmo! Afinal você já havia citado que não passaria da quarta geração!

    Sobre o RE4, acho um bom jogo… Apesar de ser muito criticado pelos mais fanáticos pela série, creio eu pelo principal fato de ter tirado os zumbis e pelo fato de ser em 3ª pessoa! Eu sou fã pra caramba da série, mas só o fato de não serem zumbis no jogo é que me desiludiu um pouco mesmo, do resto, achei um puta dum jogaço! Tanto que estou jogando novamente no Ps2. Mas acho que você deveria jogar os anteriores também, eles sim, estão focados mais no terror do na ação, como é o caso de RE4… Claro, só um conselho! 😉

    Abraços!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/03/2009 em 6:00 pm
    Permalink

    @P.A.
    Cara eu tenho até uma cópia “piratex” do Resident Evil de PS1, e já tentei jogar o mesmo algumas vezes mas não dá… acho chato pra baralho!

    Só fui pegar o Resident Evil 4 pra jogar porque ouvi falar antes que ele era mais focado na ação do que em puzzles, e confesso que estou curtindo este jogo pra caramba exatamente por ele ser bem diferente do Resident Evil original!

    O lance de eu não gostar dos jogos clássicos da série RE, é porque eu realmente não sou muito chegado em jogos do gênero “Survival Horror”… eu curto mais jogos que são mais focados na ação mesmo (exceto quando o assunto é um bom RPG, com uma boa história que te faz ficar preso no jogo por dias a fio).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/03/2009 em 9:55 pm
    Permalink

    Ahh bom, se é assim então você tá jogando o RE certo mesmo! Pois os anteriores são mais focados no horror do que na ação. Eu como sou fã da série, gostei de todos que joguei até agora… Apesar de não ter jogado todos ao fundo! xD

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » Os 10 Maiores Heróis dos Video Games – Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.