PC Engine, “o enjeitado”

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O PC Engine talvez seja o console mais “enjeitado” da história. Como não fez sucesso aqui no ocidente, muita gente mal sabe que ele existe. É uma grande injustiça, porque o console foi lar de jogos absolutamente maravilhosos. Mas os elefantes não esquecem, e os velhos balofos do Gagá Games também não! Por isso, eu, o Gagá, decidi começar a falar um pouco sobre o console aqui no blog.

A Hudson Soft, que lançava jogos para o MSX e o Famicom (e criou clássicos como Bomber Man e Adventure Island), desenvolveu o console e encontrou na NEC a parceira de que precisava para distribuí-lo no Japão, em 1989.

Embora marqueteado como um console de 16 bits, na verdade o PC Engine era um console de 8 bits, porém com uma placa gráfica de 16 bits. Isso dava a ele alguma vantagem sobre os concorrentes da época (notadamente o Famicom e o Master System). Sendo assim, dá para notar que embora os gráficos definitivamente sejam melhores que os de seus rivais de 8 bits, com a chegada do Mega Drive e do Super NES o console perdia tecnicamente.

O PC Engine acoplado à unidade de CD

O PC Engine acoplado à unidade de CD

Ao invés de cartuchos, o console usava HuCards — cartões do tamanho de um cartão de crédito — para distribuir seus jogos. Nos Estados Unidos os HuCards foram chamados de TurboChips. Aliás, o console que era bem miudinho em tamanho em sua versão japonesa chegou aos Estados Unidos em tamanho bem maior (sabem como é, coisa de americano) e ganhou novo nome: Turbografx-16.

No Japão, o PC Engine a chegou a desbancar o Famicom do topo das paradas, só saindo de lá com a chegada do SNES. Já no ocidente a história foi bem diferente, e o console fracassou. A Nintendo tem boa parte da culpa, já que tinha um acordo de exclusividade com as third-parties nos Estados Unidos. Isso obrigava a NEC a licenciar os jogos de fabricantes americanas, como a Capcom, para então localizá-los por conta própria, o que não só saía caro como era um processo lento.

A grande revolução do PC Engine veio na forma da unidade de CD lançada para o console (ao contrário do que ocorreu com o console original, a unidade de CD foi praticamente obra da NEC, e não da Hudson). Com ela, os jogos ganharam imagens mais detalhadas, aberturas animadas, vozes e, principalmente, trilhas sonoras fantásticas. Embora muita gente pense que o PC Engine foi o primeiro console a ter um drive de CD, na verdade a honra pertence ao FM Towns Marty, um console obscuro lançado pela Fujitsu apenas no Japão.

Gagá e Valis III: um caso de amor :-)

Gagá e Valis III: um caso de amor :-)

Foram lançados para o CD da NEC clássicos como Ys, Valis e outras pérolas. A maior limitação do CD era a pequena quantidade de memória RAM (64 K), o que levou a NEC a lançar os “System Cards”, cartões que aumentavam a memória do sistema e traziam uma nova versão do Bios. Para jogar alguns jogos mais avançados, é preciso ter um System Card mais avançado. Os System Cards lançados foram:

  • System Card 1.00
  • System Card 2.00
  • System Card 2.10
  • Super System Card
  • Arcade Card Pro
  • Arcade Card Duo

Os jogos que precisavam do Super System Card traziam a inscrição “Super CD”. Os que precisavam do Arcade Card Duo, “Arcade Card CD”.

Dentre os jogos de destaque para o console temos o mascote Bonk (o simpático carequinha que ilustra este post), o imortal Bomber Man, o famoso Dracula X, a série de pinballs Crush (da qual eu já falei por aqui) Valis (temos um post especial do colaborador Alucard sobre a série), uma penca de shooters de grande qualidade e o mega-clássico Ys.

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Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o PC Engine pode recorrer a emuladores. O mais famoso é o Magic Engine, que é pago mas tem excelente qualidade e roda no Windows, no MAC e no Linux (via Wine), e você ainda concorre a games todos os meses. Além do mais, tem uma versão gratuita que funciona direitinho. A única limitação é que depois de cinco minutos ela reseta, mas é fácil contornar o problema: é só salvar o jogo e dar load que a contagem reinicia.

Outra opção é o Mednafen, que também é muito bom, gratuito e roda também nos três sistemas, mas você vai ter que aprender a usar a linha de comando… ele funciona muito bem aqui em casa (rodo o Debian Linux) e além de emular muito bem o PC Engine, também emula Lynx, GameBoy (Color), GameBoy Advance, NES, Neo Geo Pocket (Color), PC-FX e WonderSwan. O emulador é poderoso e tem uma longa lista de comandos. Você tem que baixar as ROMs dos HuCards para jogar. Eis um exemplo de linha de comando para rodar um joguinho de CD:

mednafen -pce.cdbios SuperCD-ROMSystem3.pce Valis.cue

Mas tem um front-end bonitinho para a turma do Linux. A turma do Windows pode dar uma olhada neste tópico.

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About Orakio Rob, "O Gagá"

Dono do império corporativo Gagá Games, o velho Gagá adora falar sobre si mesmo em terceira pessoa. E sim, é ele mesmo que está escrevendo este texto.