Olá amigos do Gagá Games! A partir desta data eu, o incansável retrogamer metido a historiador que atende pela alcunha de André Breder, irei postar aqui no blog uma série de artigos que têm como objetivo resgatar e relembrar os principais acontecimentos na história dos video games, desde seu início em 1972, com o lançamento do primeiro Odyssey, indo até a quarta geração de consoles. Bem, então vamos começar a “viagem no tempo”!

Eventos importantes do ano de 1972

Odyssey, o primeiro console, autografado por Ralph Baer.
Odyssey, o primeiro console, autografado por Ralph Baer.

– Por causa das baixas vendas do arcade Computer Space, lançado em Novembro de 1971 pela Nutting Associates, Nolan Bushnell decide deixar a empresa e forma uma nova firma com Ted Dabney. Após ter que mudar o nome da empresa (chamada de Syzygy) por causa da existência de uma outra compania com o mesmo nome, Bushnell passa a usar o nome “Atari“.

– Em 24 de Maio, a compania Magnavox mostra ao mundo o Odyssey, o primeiro console de video game, em uma convenção na California.

Lançamentos importantes do ano de 1972

Um gabinete com o game Pong.
Um gabinete com o game Pong.

– O video game Pong é criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney. Instalado num console ligado a um monitor, o jogo era movido a moedinhas. Para testar a sua nova criação, os inventores deixaram a máquina em um bar em São Francisco, Califórnia. No dia seguinte, tiveram uma surpresa quando checaram a máquina e viram que ela estava lotada de moedas, mostrando que Pong havia sido jogado durante toda a noite. Aquelas moedas mudaram toda a perspectiva que os criadores tinham em relação a seu invento. Aí estava o primeiro video game lucrativo da história! Logo depois a Atari estaria fabricando máquinas de fliperama em massa com o game Pong.

– O Odyssey, criado por Ralph Baer, seria lançado no mês de Agosto. A vendas do console foram prejudicadas pela propaganda enganosa feita pela própria Magnavox, que fazia com que os consumidores pensassem que o Odyssey só funcionava nos aparelhos de televisão fabricados pela própria empresa.

Gregory Yob programa o game Hunt the Wumpus na linguagem BASIC para computadores “mainframe“. O jogo era uma espécie de pai do gênero “interactive fiction”, que tempos depois receberia a denominação de “text adventures”.

Don Daglow programa o jogo Star Trek em um PDP-10 computador “mainframe” no Pomona College na Califórnia.

Civilization (game que apesar do título nada tem a ver com a franquia Sid Meier Civilization) é feito em um minicomputador HP2000 no “Evergreen State College”. Tempos depois o game seria refeito e ganharia o nome de Empire Classic.

Próximo destino: 1973

No próximo artigo vamos viajar para o ano de 1973. Até lá!

Referências: Wikipédia

De Volta para o Passado… dos Video Games – Parte 1

42 ideias sobre “De Volta para o Passado… dos Video Games – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *