Blogs sobre Retrogames, já existem ao montes por aí, agora aqueles dedicados únicamente aos RPGs clássicos, são raros. Confira abaixo uma entrevista que fiz com Leonardo Maciel, o Sir Kao do blog Retro Fantasy, um blog bacana onde o assunto é só RPG das antigas:

André Breder – Qual seu nome verdadeiro, idade e cidade/estado onde mora?

Sir Kao – Meu nome é Leonardo Maciel, tenho 25 anos e moro em Campinas/SP.

André Breder– Como foi seu primeiro contato com um game do gênero RPG?

Sir Kao – Bom, como muitos garotos da minha geração, era um pivete de 7 anos quando coloquei um cartucho de Phantasy Star no meu saudoso Master System. E vou revelar algo que não devia, não gostei de cara, pois é, só estava acostumado com jogos como Alex Kidd e Double Dragon, e todos aqueles menus e encontros aleatórios me deixaram frustrado na época, mas logicamente isso foi pesar alguns anos depois, quando me apaixonei por Final Fantasy.

André Breder– Como surgiu a ideia de criar o blog Retro Fantasy?

Sir Kao – Na papel a idéia surgiu há muuuuito tempo. Existiam dois sites brasileiros que eu gostava muito de acessar quando adolescente, o Evil Gambit’s Lair e a RPG-A, alguém se lembra? Ambos eram sites bem populares dedicados exclusivamente aos RPGs, porém, por problemas da vida eles evaporaram. Eu como um profundo apaixonado pelo gênero, sentia falta de sites assim, além disso, eu preferia muito mais jogar os clássicos do que esses RPGs novos que precisam de um curso de 48 horas e habilitação para começar a jogar. Pronto, essa foi a fórmula, “RPG + Nostalgia + Drogas = Retro Fantasy”.

Leonardo Maciel, o Sir Kao do blog Retro Fantasy.
Leonardo Maciel, o Sir Kao do blog Retro Fantasy.

André Breder– Qual o principal fator/característica que te fez se apaixonar pelo gênero RPG?

Sir Kao – Já começou me encurralando. Sabe aquele detalhe crucial que te faz casar com alguém e você não sabe explicar? Apesar da comparação infeliz, é esse o caminho. Eu costumo definir os RPGs com uma palavra que não consigo encontrar em nenhum outro jogo, liberdade. O fato de você poder trilhar seu próprio caminho, de poder evoluir para alcançar seus objetivos, de ir aonde quiser, desbravar o mundo e descobrir seus segredos mais ocultos, isso é liberdade, isso é RPG.

André Breder– Qual RPG você passou mais tempo jogando? E quanto tempo foi gasto até conseguir fechar o game?

Sir Kao – O culpado foi Final Fantasy Tactics, esse cara me tirou pelo menos ¼ da minha vida! Na verdade, fechar o jogo foi relativamente rápido, porém, FFT é um gênero de jogo que costumo chamar de “horizontal”, ou seja, ele expande de forma contrária ao objetivo focal de simplesmente finalizar o jogo, que é na parte de exploração de segredos e evolução dos personagens. RPGs assim são um belo exemplo da liberdade que eu mencionei, e também são muito perigosos, fique longe deles!

André Breder– No RPG qual modo de jogo te agrada mais, os RPG tradicionais ou os Action/RPGs?

Sir Kao – Rapaz, é difícil tomar uma posição definitiva quanto a isso, na verdade eu costumo gostar mais do RPGs Táticos, mas no meu conceito, um Action RPG bem elaborado pode me agradar muito mais do que um RPG tradicional, exemplo? Secret of Mana, sempre achei esse jogo fantástico, seu sistema simples e dinâmico, somado à jogabilidade multiplayer, faz um Action RPG deixar qualquer RPG tradicional no chinelo, e tenho dito.

André Breder– Curte também os MMORPG’s (Massively Multiplayer Online Role Playing Games)?

Sir Kao – Já curti bastante, mas hoje tento evitá-los, pois quem já jogou sabe que podem ser tão prejudiciais quanto drogas pesadas. Um exemplo é o popular World of Warcraft, esse jogo realmente surpreende pela temática e imersão, porém, o fato de ter tantas possibilidades pode facilmente te prender mais do que em sua própria vida. Portanto, é sempre bom apreciar com moderação e lembrar que enquanto estava estava lendo isso, mais 10 chineses foram pra cucuia jogando online.

André Breder– No seu blog, o Retro Fantasy, há uma série de posts intitulados “Perdidos no Japão”, que abrange games de RPG que ficaram como exclusivos do Super Famicom, ou seja, estão todos em japonês. Você já descobriu muita coisa boa, que infelizmente nunca teve um lançamento oficial em inglês?

Sir Kao – Olha, pra baralho, muito é pouco para descrever o que já descobri. Exemplos são jogos como Bushi Seiryuuden, Chaos Seed e Dark Half, que me impressionaram por estarem bem à frente de seu tempo. Infelizmente, muitos títulos excelentes foram deixados no Japão exatamente pelo má aceitação do ocidental com a complexidade de jogos para consoles, felizmente é um detalhe que está mudando gradativamente, mas mesmo hoje, ainda vemos alguns títulos que não atravessam os mares, o que comprova que ainda precisamos abrir nossas mentes, não é fácil conseguir aprovação para trazer esses jogos, é só vermos o motivo da lendária Working Designs ter fechado e teremos a resposta.

André Breder– Ainda em relação aos seus posts no Retro Fantasy, você está sempre divulgando o trabalho de romhackers no campo da tradução de games do gênero RPG. Fale um pouco mais sobre este assunto.

Sir Kao – Um detalhe que me motivou a fazer isso é que já fui um romhacker, de meia-tijela, mas já fui. Para quem já tentou traduzir algum jogo, sabe que não é um trabalho fácil, e muitas vezes não se ganha o devido reconhecimento, por isso considero um ato heróico de quem faz isso somente movido pela paixão por algum jogo, sem ganhar nenhum tostão, é algo que merece ser divulgado e os romhackers reconhecidos. Sabe, uma vez me senti muito feliz quando um romhacker norte-americano me agradeceu por ter divulgado seu trabalho, e eu entendo esse sentimento de ter o seu trabalho reconhecido, não existe nada igual.

André Breder– Você curte RPGs de mesa?

Sir Kao – Bom, já que é pra avacalhar na nerdice mesmo, já curti bastante, quando era mais pivete joguei um pouco de GURPS, um pouco de Tagmar (é brasileiro, alguém já ouviu falar?), mas o que eu mais joguei foi o clássico AD&D. Hoje prefiro ficar só nos RPGs eletrônicos mesmo, não tenho mais paciência de preencher fichas e rolar dados, mas ainda considero o RPG de mesa uma ótima forma de jogo social, bom, melhor do que truco.

André Breder– Voltando aos “RPGs eletrônicos”, quais são os seus 10 RPGs preferidos?

Sir Kao – Essa dos 10 é complicada, sempre acabo me arrependendo de cometer uma injustiça. Mas vamos lá:

1 – Final Fantasy VI

2 – Chrono Trigger

3 – Ys

4 – Secret of Mana

5 – Phantasy Star (o Gagá me mata)

6 – Final Fantasy VII

7 – Final Fantasy Tactics

8 – Lunar: The Silver Star

9 – Suikoden

10 – Super Mario RPG

André Breder– Para você qual console/plataforma do passado, foi a que teve o maior número de RPGs de qualidade?

Sir Kao – Ah, sem dúvida o Super Nintendo, esse cara não foi o primeiro, mas foi único no quesito RPGs. Era uma época em que a falta de recursos técnicos avançados dava margem à criatividade, e veja só, clássicos eternos foram criados nele, alguns nunca superados, o motivo disso é simples, hoje não se aposta no que é diferente, mas no que rende mais.

André Breder– Apesar do seu blog abordar apenas RPGs clássicos, você também curte RPGs de consoles mais modernos, como Game Cube, PS2, PS3 e Xbox 360?

Sir Kao – Não posso revelar… tá bom, na verdade curto alguns sim, de PS2 eu joguei bastante o Dragon Quest VIII, que apesar dos gráficos, mantém a jogabilidade clássica da série, além do excelente Disgaea e do desconhecido Growlanser Generations. Do PSP joguei o Legend of Heroes, estilo Lunar, achei bem legal, e o remake de Final Fantasy (acho que não conta). Um que ainda gostaria muito de jogar é o Baten Kaitos de GameCube, quem sabe quando eu tiver um Wii. Só isso, já tentei outros, mas não sei, algo sempre me faz voltar nos clássicos, é a velhice mesmo.

André Breder– Fica aqui um espaço para as suas considerações finais!

Sir Kao – Um grande abraço a todos os velhacos companheiros de blog e a todos os viajantes que sempre acessam o Retro Fantasy e deixam um comentário, nem que seja para me xingar. É isso, boas aventuras aos amantes de RPGs!

Entrevista com Sir Kao, do blog Retro Fantasy.
Tags:

51 ideias sobre “Entrevista com Sir Kao, do blog Retro Fantasy.

  • 29/04/2010 em 2:22 pm
    Permalink

    cara, não conhecia esse blog, quero dizer ja tinha ouvido falar mas nunca tinha “visitado”. eu gosto muito de rpgs classicos (embora não tenha mais saco/tempo de joga-los) e vou ficar de olho… esse cara parece ser gente boa (e tambem gosta de rpgs taticos!)… p.s.:eu conheço tagmar…rs

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 2:52 pm
    Permalink

    Sir Kao?
    É só um dos caras que me fizeram escrever o GLStoque.

    O Retrofantasy é um dos blogs mais bem organizados que já vi, não sei porque, mas sinto isso nele. As vezes nem é assim, mas passa uma credibilidade incrível.

    Adorei a entrevista Kao, Meus Parabéns!
    Já que você perguntou, eu me lembro do EVIL GAMBIR LAIR sim. Eu visitava muito esse site na época da discada. Foi onde baixei a maoria dos RPGs que joguei no Znes. A Link To The Past, Mario RPG, Final Fantasy V e os Castlevanias de GBA são um exemplo disso. Lembro-me até dos ótimos detonados encontrados nele. Era ótimo!

    Sucesso pra você e pro Retrofantasy. E espero que você não se esqueça de deixar as instruções para o seu sucessor continuar sua missão de localizar os RPGs Perdidos no Japão, caso você venha a falecer, como já combinamos.

    Arrasa Nem!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 4:18 pm
    Permalink

    E o líder da nossa guilda finalmente alcança o reconhecimento sendo entrevistado pelo Breder.

    Como um dos integrantes do Retrofantasy, posso falar que o Sir Kao é uma pessoa bem legal de se lidar, além da sua contribuição ímpar para o conteúdo da blogosfera retrogamer.

    Ah, e antes que venha a cobrança: essa semana eu posto o capítulo 5 do Retronado, ok? heheheh…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 4:28 pm
    Permalink

    Sir Kao agora ficou famoso! hehehe

    É, realmente como o Sir Kao, posso dizer que nunca vi um cara tão fascinado por RPGs antigos, o Retro Fantasy realmente é a sua marca registrada.

    Obs: Eu já mestrei Tagmar pro Sir Kao =) (não querendo contar vantagem ;D)

    Vida longa ao Sir Kao e o Retro Fantasy!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 4:48 pm
    Permalink

    O blog do Sir Kao é muito interessante, e até mesmo pra quem não curte RPG’s ou então seja um prego neles, como eu sou.
    Considero importantíssimo a atenção do blog aos romhackers que traduzem por meramente prazer esses jogos tão desconhecidos à nós, ocidentais.

    Parabéns Sir Kao, e parabéns Breder por mais uma ótima entrevista!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 4:51 pm
    Permalink

    O Retrofantasy é um dos melhores blogs retrogamers. A iniciativa de encontrar RPG´s japoneses que nunca chegaram aqui é simplesmente brilhante.

    Eu sempre dou uma passada lá pra ver o que tem de bom, ou seja, tudo. Sempre encontro um RPG que me salta aos olhos e eu fico: PÔ COMO EU QUERIA JOGAR ESSE TRECO!

    Sir Kao é o cara que forma a trinca retrogamer (Gagá, Sabat e Kao) + o GLStoque no meio (Ui!).

    E é isso aí Breeder, mais uma vez trazendo a tona um cara fodástico dos retrogames, sua iniciativa é ótima! Parabéns….

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 5:43 pm
    Permalink

    “era um pivete de 7 anos quando coloquei um cartucho de Phantasy Star no meu saudoso Master System. E vou revelar algo que não devia, não gostei de cara”

    Vem cá, eu abro espaço no MEU blog para você dar suas declarações, e o senhor me solta uma bomba dessas logo no início da entrevista? Quer morrer? 🙂 Pelo menos entrou nos cinco favoritos, tá perdoado…

    “hoje tento evitá-los, pois quem já jogou sabe que podem ser tão prejudiciais quanto drogas pesadas”

    É exatamente por isso que nunca joguei um MMORPG. Fora que eu detesto essa sigla… como diabos se pronuncia isso?

    “mas ainda considero o RPG de mesa uma ótima forma de jogo social, bom, melhor do que truco.”

    E bem mais inofensivo também. Num carteado, você pode acabar esganando o seu parceiro quando ele joga aquele ás fora de hora. No RPG não, você só INTERPRETA um personagem que pode querer cortar a cabeça dos amigos 🙂

    Curiosamente, sua lista de RPGs favoritos é quase idêntica à minha. Por incrível que pareça nunca joguei Secret of Mana nem Super Mario RPG, mas hoje eu QUASE comprei o Secret no Virtual Console — só não comprei porque não é compatível com o controle do Wii, tenho que esperar o controle de GameCube chegar.

    E parabéns pelo Retro Fantasy, eu adoro o seu blog. Gosto quando você fala de rogue-likes, que geralmente não têm muita atenção da blogosfera retrô. A série sobre os RPGs de Super Famicom também está uma beleza.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 6:08 pm
    Permalink

    Valeu Gagá, no post do Sandro tem um comentário meu que tbm teve o mesmo destino pelo jeito. E eu só coloquei o Fara – Puto porque eu tava fazendo tentativas diferentes pra ver o que é que tinha de errado, se era o meu brownser, a minha net ou o sistema de comentários do blog. Me desculpa mas eu realmente fiquei puto, já era o segundo comment q simplesmente não aparecia. Mas agora já to mais calmo, seu blog ainda mata alguem do asilo retrogamer!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 6:25 pm
    Permalink

    Ótima entrevista André!

    Pois é, um outro RPG que eu gostaria de sugerir ao Leonardo é o Paper Mario Thousand-Year Door para Game Cube. É ótimo!

    Eu gosto de RPG, mas eu prefiro aqueles em que, no sistema de batalhas, a estratégia prevaleça à habilidade “técnica” do jogador. Ou seja, que o indivíduo precise mais de fosfosol do que agilidade nos dedos. Gosto também de resolver puzzles e quebrar a cabeça prá valer, tem alguns RPG’s que se focam em batalhas, ao invés dos puzzles, estes eu não curto.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 6:46 pm
    Permalink

    @maximuscesar
    Conhece? Então não me sinto mais nerd total. O problema dos RPGs é a dedicação que exigem, e como o tempo fica cada vez mais curto com a idade, muitos acabam deixando de lado mesmo.

    @GLStoque
    Obrigado pelos elogios GLStoque, que legal saber que o Retro Fantasy te influenciou um pouco, fico muito orgulhoso, pois você arrasa mona!

    O Evil tenho boas lembranças pois foi numa época de descoberta da internet e da emulação, a RPG-A já veio depois, mas era bom igual.

    Com certeza, só quero ver quem vai ser o louco de continuar depois de saber que o Perdidos no Japão tirou minha vida. 😛

    @Adney Luis
    Valeu Adney! Tirando o transtorno obsessivo-compulsivo, eu acho que dá pra me aguentar sim… capaz, eu mesmo faço isso por pura diversão, só quero que todos se divirtam igualmente. 😉

    @Meme
    O Meme é tão legal que me chama de “fascinado” pra não falar “nerd” de vez. É verdade, você mestrava Tagmar, e no final virava mais zona do que jogo, deve ser por isso que eu gostava tanto.

    @Nesbitt
    Muito obrigado Nesbitt. Eu ainda vou acabar transformando os romhackers em rockstars, assim todo mundo vai querer ser um e nunca mais veremos jogos em japonês. Veja só como sou humilde.

    @Fara – Puto
    Thanks Fara! Fico muito lisonjeado com os elogios (isso foi redundante?), mesmo, sou velhaco e me emociono fácil, então pode parar, hein, mas não acho que estou podendo tanto assim. No reino retrogamer, o Gagá é o rei, o GLStoque a rainha, o Sabat o príncipe e eu o bobo da corte.

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Muito obrigado Gagá! Sempre quis estragar um pedaço do seu blog! Poisé, a sorte é que ainda moro em outro estado, então vai ficar difícil de me matar por enquanto, a não ser que mande uma carta com Final Fantasy Mystic Quest, daí sim eu tenho um infarto, ô coisa ruim.

    Secret of Mana você tem que jogar antes de morrer, pois falta pouco tempo pra nós, e tem que chamar mais 2 amigos pra jogar, senão é que nem comer doce de abóbora sem coco ralado.

    E sim, roguelikes são a melhor invenção da humanidade, já recebi vários xingos por falar de roguelikes sem gráficos, e só por pirraça vou continuar falando, até alguém ficar nervoso e hackear o blog.

    @Sandro Vasconcelos
    Opa, vou anotar esse rapaz. Eu também prefiro esses tipos de RPG, lembro que vi um amigo jogando aquele Kingdom Hearts, e não fui com a cara exatamente por isso, exige muita habilidade manual, mas não vi muito desafio estratégico. Até hoje, os melhores RPGs em questão de puzzles foram o Lufia 2 e o BrainLord, mais um ponto para os clássicos. =D

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 7:50 pm
    Permalink

    Belissima entrevista Sir Kao, ganhou mais um fã! Além de tudo vc é xará meu (Leonardo).
    Quando puder visita meu blog, o QG Master , vc ta na lista de parceiros lá.
    O endereço é qgmaster (ponto) blogspot (ponto) com
    (pro anti spam não barrar, rs)

    Parabéns para o Breder tb pelas perguntas!

    Abração,
    Leo S.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 11:05 pm
    Permalink

    Aproveitando que meus comentários estão aparecendo, eu tenho uma sugestão pra vc Kao, eu fiquei de conseuguir seu msn pra poder falar sobre isso mas num consegui.

    Bom, eu tive uma idéia de Post pro blog q é impossível que eu a coloque em prática, mas acho q vc é capaz. É o seguinte, eu notei que MUITOS RPG´s começam com o personagem dentro do seu quarto e portanto o post consistiria em mostrar os RPG´s famosos que tem esse inicio de história e tentar achar um porque disso ser assim (ou pelo menos criar uma teoria pra isso). Se vc comprar a idéia me avise que eu vou ser o primeiro a ler!

    Abraço

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/04/2010 em 11:22 pm
    Permalink

    Retro Fantasy é blog obrigatório para aqueles que curtem retrô-RPGs. E tudo graças à competência do Sir Kao… Curto muito a abordagem que você faz dos RPGs, abordando as inovações que ele trás, o contexto do seu lançamento, muito bom. Parabéns!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/04/2010 em 12:03 am
    Permalink

    Obrigado pelos elogios GLStoque, que legal saber que o Retro Fantasy te influenciou um pouco, fico muito orgulhoso, pois você arrasa mona!

    Adorei o “Arrasa Mona!”. Mais um que me deixa orgulhoso.
    O Retrofantasy se parece com o GLStoque um pouco, ambos são RetroBlogs com um foco ainda mais específico. Podem ser considerados até primos distantes por isso.

    Com certeza, só quero ver quem vai ser o louco de continuar depois de saber que o Perdidos no Japão tirou minha vida.

    É só você deixar de herança para a Blogsfera Retrogamer que eu me encarrego de que sejam cumpridas as tarefas. Quero ver quem vai discutir com a Titia aqui. Me Larga que eu sô Lôka!

    A não ser que mande uma carta com Final Fantasy Mystic Quest, daí sim eu tenho um infarto, ô coisa ruim.

    Ow… como eles tiveram a pachorra de lançar um jogo tão feio e ruim e ainda chamar de Final Fantasy? Fico indignado com isso.

    Sir Kao é o cara que forma a trinca retrogamer (Gagá, Sabat e Kao) + o GLStoque no meio (Ui!).

    Ahhhhhhhhh! Que Luxo! Fui classificado no patamar dos meus ídolos!
    Ai… sabia que depois da entrevista minha carreira ia deslanchar… Ai! Tô Doida! E agora como fica o fututo ensaio?

    PS: Como eu cheguei por último é lógico que vou
    ATRÁS. E Eu Sou Fraca?

    Orakio Rob, “O Gagá” :

    Sir Kao :
    No reino retrogamer, o Gagá é o rei, o GLStoque a rainha, o Sabat o príncipe e eu o bobo da corte.

    Ei, sai fora! Eu quero essa vaga de bobo da corte!

    Ah! Eu achei que eu era o mais bobo.
    Mas achei Rainha um título espetacular.
    Fazendo a Linha Diana!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/04/2010 em 12:22 am
    Permalink

    @Marcio
    Você também? É dos meus! Obrigado por fazer do blog parte do seu café, fico muito feliz em saber disso. 🙂

    @Lobim
    Opa, e confirmo com orgulho, Final Fantasy VI não merecia virar um filme, mas um livro, que é a melhor forma de reaproveitar uma obra-prima.

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Olha lá hein, ser bobo da corte não pra é qualquer um, fazer piadas sem graça como as minhas não tem pra ninguém, as suas já são muito engraçadas.

    @Leo S.
    Opa, fale a a verdade, os Leonardos são os melhores, não é? Toca aí rapaz! Gostei do seu blog também, já é meu parceiro com certeza, e muito sucesso para ti também. 😉

    @RONALD M OGAVA
    Que mentira hein, um japonês falando que sou mais viciado do que ele, tsc, tsc… o anti-spam devia barrar essas coisas. 😛

    @mahousenhi
    Thanks mahou! É verdade, pra velharada que está começando, qualquer tipo de ajuda que quiserem será o maior prazer, e puxem bastante o saco do Gagá, hein?

    @Fara
    Ótima idéia Fara! Estava pensando em algo assim faz algum tempo atrás, assim como jogar, eu também adoro tirar um sarro dos clichês nos RPGs, talvez eu faça um esboço em breve, vamos ver no que dá.

    @Zolini
    Zolini, mil desculpas cara! Eu já frequentava seu blog faz tempo, mas só li “Zolini” no MSN quando você já tinha saído, sou muito distraído, nem preciso dizer que dei um belo tapão na minha cara.

    Muito obrigado pelos elogios, que bom que gosta do meu trabalho, também aprecio o seu, e se me bloqueou por causa da mancada, eu vou entender perfeitamente. 😛

    @GLStoque
    Poisé, mas veja só, pro Gagá não basta ser rei, ainda mais com uma companhia tão poderosa como a sua, dessa forma vai ser páreo duro competir com ele em nível de bobagens!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/04/2010 em 2:40 am
    Permalink

    Caceta, olha a cara do Kao kkkk

    Eu imaginava ele um senhor de cabelo certinho pro lado, óculos e blusa de lã tamanha educação desse cara… e o fulano é o maior roqueiro doido cabeludo ahUAHuhaHAUhauHA

    Parabéns pela entrevista Kao XD Curti muito as respostas cara! Não preciso dizer que o Retrofantasy é um dos meus blogs favoritos né maninho, ja disse isso uma pancada de vezes, e quanto a pessoa SR LEONARDO KAO, trata-se de um cara excepcional, gente finíssima e que eu ainda vou aparecer lá na casa dele pra tomar uma cerveja e jogar dominó!

    Parabéns a você Breder pela coluna, vc manda muito bem nas perguntas e ficou show de bola essa parada de entrevistas! ^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/04/2010 em 9:56 am
    Permalink

    Maneiro! Muito bom gosto Kao! hehe

    Eu acessava direto o Evil Gambit’s Lair e o RPG-A também. Bons tempos de tempo livre que não voltam nunca mais. hehehehe

    Tagmar nunca joguei; acabo ficando mais nos Storytellers mesmo (Vampiro, Aparição e coisas do tipo). Já joguei D&D, mas não é muito a minha praia.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/04/2010 em 2:57 pm
    Permalink

    @Bean
    Haha, valeu Bean! E não é só pra cuidar, é pra jogar hein, abração.

    @GLStoque
    Falou e disse GLStoque, e já já o rei acaba decapitando todo mundo.

    @Sabat
    Hehehehe, poisé, quem vê cara não vê conteúdo. Acho que se eu mostrasse essa cara de tonto desde o começo, ninguém daria credibilidade, agora já avacalhei mesmo.

    Valeu por tudo Sabat, mas como eu disse antes, tirando o transtorno obsessivo-compulsivo, até que sou um cara suportável. Minha casa é sua casa meu amigo, um dia vamos beber, jogar dominó e contar histórias.

    @O Senil
    Obrigado Senil. Poisé, nem me diga rapaz, são tempos que não voltam mais, mas tem uns saudosistas que ainda tentam recordar.

    Tagmar era legalzinho, na verdade era mais um AD&D adaptado, bom, mas a verdade é que qualquer RPG é bom com o mestre certo. 😉

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/04/2010 em 3:03 pm
    Permalink

    Gostei muito da entrevista. Como sempre o Bredder mandando bem. Quanto ao Sir Kao, mais uma figuraça que faz a alegria do pessoal retrô. É muito bom saber que tem gente batalhando pra fazer essa cena crescer aqui no Brasil. Falow!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/04/2010 em 11:27 pm
    Permalink

    Muito boa a entrevista, sou ligadão no Retro Fantasy! Na verdade sou ligadão em todos os sites de Retro Games. Mas o Fantasy é legal porque aborda só um tema específico, volta e meia eu to lá enchendo o saco do Kao por causa dos sprites estáticos dos remakes de FF.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/05/2010 em 3:06 am
    Permalink

    Cara, essa entrevista foi muito boa, me fez reviver algumas coisas muito boas, como o Dark Half, que eu tentei jogar há muitos anos em japonês mesmo e desisti…
    Só um adendo, o Evil Gambit’s Lair ainda existe, agora com um perfil um pouco diferente, mas com um fórum bem interessante.
    Parabéns ao Sir Kao pelo blog, já está nos favoritos e espero que tenha vida longa!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/05/2010 em 3:23 pm
    Permalink

    Primeiramente, quero matar o Gagá pois tive que escrever as respostas de novo.

    @piga
    Obrigado piga. O caminho é difícil e pixelado, mas vamos em frente!

    @João do caminhão
    Haha, que é isso João, eu acho um barato quando você comenta, discussões sobre jogos são sempre saudáveis, cada um tem sua opinião e podem usar com sinceridade no blog, desde que não xinguem minha mãe. 😛

    @gorin
    Obrigado gorin. Ah sim, eu vi a nova roupagem do EGL, mas eu gostava mais do site antigo, ainda mais quando emulação e RPGs eram novidade para muita gente, e sabe como é velho, né? Antes era sempre melhor.

    @Zolini
    Ufa rapaz, já tinha pensando que a mancada havia sido colossal. Já é meu parceiro, sucesso para ti também, abração! 😉

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/05/2010 em 10:38 am
    Permalink

    Fico feliz pela entrevista com o Sir Kao (Kaosoleum para os clássicos), ele também foi o primeiro moderador do Fórum Unificado de Traduções (Fundo preto e em phpbb), na gestão do FServe, da Tradu-Roms.

    Acompanhei vários projetos do Kao e um deles está se tornando realidade, que é o Perdidos no Japão, acredite, desde 2002 a 2005 que esse projeto estava engavetado, graças à hospedagem que consegui, veio a RetroFantasy! 🙂

    Sim, também acompanhei os clássicos sites EGL e RPG-A (esse pessoal está no IRC)

    PS: Romhacker é a glória, gogogo Addams Family Values Tradu BR 😛

    PS2: Faltou perguntar quais os top ten roguelikes..

    Abraços e felicidades.

    @Orakio “O Gaga” Rob Recomendo o captcha sem perda de comentários..

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2010 em 6:56 am
    Permalink

    gamer_boy :
    @Orakio “O Gaga” Rob Recomendo o captcha sem perda de comentários..

    E você poderia me indicar o link para eu baixar essa preciosidade?

    Pelo que eu vi, não existe um plugin decente para o CAPTCHA para WordPress. O ideal seria que, ao clicar em submit, um código em Javascript fizesse a verificação e exibisse um erro NA MESMA PÁGINA, sem que a tela mudasse para a outra. Um cara também comenta sobre isso:
    http://www.dragonblogger.com/removed-captcha-plugin-for-wordpress/

    Eu vou fazer um teste e remover o CAPTCHA por uns dias para ver o que acontece com o SPAM no blog. Vamos ver.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2010 em 5:03 pm
    Permalink

    Muito boa entrevista parabéns, só acho que devia explorar mais o seu PSP, atualmente eu to jogando p/ PSP LOST REGNUM, Vahalla Knigth 2, e Legend of Mana do Play 1 convertido p/ psp.

    E na boa p/ mim não existe jogo melhor que o Heroes Of Might Magic para PC, 1,2,3,4 e 5 … mas claro tb sou da Nostalgia o 2 p/ mim é o melhor junto com Heroes 3.

    E falando em Nostalgia fiquei com uma curiosidade a respeito do
    “RPG + Nostalgia + Drogas = Retro Fantasy”.

    Que tipo de drogas? pode revelar aqui? haha

    Massa

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2010 em 7:20 pm
    Permalink

    Olha eu aqui atrasado como sempre ^^’.

    Parabéns André Breder e Sir Kao! Como sempre uma ótima entrevista do Caduco.

    Como sempre digo, não sou fã do gênero RPG. Não tenho muita paciência pra jogar RPGs, nem os títulos das minhas séries favoritas (Ys e Phantasy Star) eu consigo jogar.

    Porém, nem por isso que deixo de acompanhar o Retro Fantasy. Sempre encontro algo interessante lá, como o Synopsis Quest Deluxe (curti muito):

    http://www.retrofantasy.com.br/synopsis-quest-deluxe-porque-rpg-tambem-e-comedia/

    E morte ao captcha do Gagá!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/05/2010 em 10:20 pm
    Permalink

    @Gramanho
    Valeu Gramanho. O PSP eu ainda preciso explorar melhor mesmo, o aparelhinho realmente tem muuuuita coisa boa.

    Heroes nem se fala, eu também gosto muito dessa série, e os velhacos como nós sabem que os melhores mesmos são os primeiros, depois foram só empurrando com a barriga.

    Quanto as drogas, bom, tem crianças que acessam o site, eu acho… 😛

    @ANTIDEUS
    Muito obrigado antideus. Sinto falta das suas broncas, claro, todas com a devida razão, tanto que te intimei a fazer parte da equipe, mas eu compreendo a sua decisão, afinal, quem entende faz melhor sozinho. Apareça mais vezes! 😉

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/05/2010 em 4:15 pm
    Permalink

    @gamer_boy

    Ae po legal saber que eu nao sou o unico fãn de HoMM, eu tenho os jogos originais com as caixinhas manuais e tudo… jogo muito isso desde o primeiro. Vamos conbinar de jogar sim acho que o HoMM 2 ou 3 sao as melhores opcoes p/ gnt divertir…

    @Sir Kao

    Já refiz toda solda no meu atari, e arrumei o conector do meu intellivision, estao todos prontos p/ nossa sessao nostalgia! quando vai rolar heim?

    Ps: Meu diploma de Eng. Eletrico serviu p/ alguma coisa =D

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/05/2010 em 6:55 pm
    Permalink

    Sir Kao :
    @ANTIDEUS
    Muito obrigado antideus. Sinto falta das suas broncas, claro, todas com a devida razão, tanto que te intimei a fazer parte da equipe, mas eu compreendo a sua decisão, afinal, quem entende faz melhor sozinho. Apareça mais vezes!

    Fiquei fora da blogsfera gamer brasileira por uns 3 meses ou mais, por isso parei de comentar nos blogs inclusive no seu. E, que é isso, não sou melhor do que ninguém. Se fosse começar a blogar, tentaria fazer parte da equipe de algum blog, pois dá muito trabalho fazer um blog sozinho XD.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/05/2010 em 4:48 pm
    Permalink

    Esse eh o orgulho da minha vida, meu filhote meu amor, eu sou apaixonadíssima por sir kao não sei viver sem ele, agora que estara longe vou morrer de tristeza, te amo demais minha vidinha, ele me completa em tds os aspectos, estarei sempre com vc. te amo
    Kkau

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/05/2010 em 5:27 pm
    Permalink

    KKauzinha :

    Esse eh o orgulho da minha vida, meu filhote meu amor, eu sou apaixonadíssima por sir kao não sei viver sem ele, agora que estara longe vou morrer de tristeza, te amo demais minha vidinha, ele me completa em tds os aspectos, estarei sempre com vc. te amo
    Kkau

    Uau, acho que vou deixar o cabelo crescer também 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.